Para colher os bons frutos das vendas, é preciso que os leads estejam maduros o suficiente para receberem a proposta do time comercial, certo? Diante disso, sabemos que tentar adiantar o processo de decisão do cliente em potencial pode prejudicar seriamente os resultados das vendas.
Principais aprendizados deste artigo:
- Um funil de vendas é uma ferramenta composta por três níveis que serve para representar as etapas pelas quais um cliente costuma passar durante sua jornada de compra.
- O processo de maturação de vendas é o caminho percorrido pelos leads, desde o início da jornada até o momento em que eles decidem fechar a compra.
- Já a maturação do funil é, basicamente, o estágio em que o cliente recebe a proposta comercial e avalia se irá aceitá-la ou não.
- Esse processo é importante porque permite que os vendedores identifiquem o momento mais propício para empregar as técnicas de fechamento de vendas.
- Para aplicar a maturação do funil, é necessário definir o perfil de cliente ideal, identificar as suas dores e necessidades, verificar se ele se interessa pelo que você oferece, responder a todas as suas dúvidas e garantir que ele passe de nível apenas quando estiver qualificado.
- Para acompanhar o processo de maturação do funil de vendas, é preciso entender bem como essa ferramenta funciona. Para isso, confira o nosso conteúdo: O que é funil de vendas: entenda na prática com eBook Gratuito. Você também pode fazer um teste no Agendor e conferir o que ele pode fazer para sua empresa.
No caso das negociações B2B, em que o nível de complexidade é mais elevado, portanto, é de extrema importância atentar-se ao grau de maturação dos leads.
Existe um timing certo para cada etapa do funil de vendas. E é importante identificar o momento mais adequado para as abordagens comerciais, respeitando a maturidade dos contatos.
Para que você possa entender melhor esse assunto, te convidamos a continuar a leitura e conferir o conteúdo que elaboramos sobre o que é e qual a importância da maturação no funil de vendas.
Além disso, descubra também nas próximas linhas 5 dicas fundamentais de como nutrir e amadurecer os seus leads para alavancar os resultados comerciais da sua empresa:
- Defina o perfil de cliente ideal;
- Identifique as dores e as necessidades dos leads;
- Certifique-se de que o lead realmente tem interesse em suas soluções;
- Esclareça todas as dúvidas que o lead apresentar;
- Estabeleça um SLA entre as equipes de marketing e de vendas.
Leia também: 3 Tipos de funil de vendas B2B e como criá-los
O que é funil de vendas?
Resumidamente, o funil de vendas é uma ferramenta utilizada para representar as etapas que os clientes costumam percorrer durante a sua jornada de compra.
Basicamente, ele é dividido em três níveis: topo, meio e fundo. A cada nível, o lead vai amadurecendo e se aproximando do fechamento do negócio.
E, enquanto isso, o time comercial pode avaliar o cenário real de oportunidades, de acordo com a proximidade desses leads do fechamento e o potencial de perda em cada uma das fases.
Veja mais: O que é funil de vendas? Como criar um? Veja o passo a passo!
O que é maturação de vendas?
O que é maturação de vendas pode ser definido como o processo pelo qual os leads passam até se tornarem prontos para adquirir determinada solução.
Do reconhecimento do problema até a consideração de possíveis soluções e decisão de compra, o lead passa pelo que chamamos de maturação de vendas. Ele é considerado maduro quando já se informou sobre o problema e está pronto para receber a proposta comercial.
Para acompanhar a maturação de vendas, seguir as etapas de um processo comercial estruturado é fundamental, veja este exemplo:
O que é maturação do funil de vendas?
Podemos definir, então, o que é maturação do funil de vendas como a etapa em que o cliente recebe a proposta comercial feita pela empresa e passa a avaliar se ela corresponde às suas expectativas e atende às suas necessidades.
Qual a importância do processo de maturação no funil de vendas?
A pressa para fechar uma negociação pode acabar surtindo o efeito oposto ao desejado e fazer com que o vendedor perca uma boa oportunidade de venda.
Nesse sentido, é importante entender e respeitar o tempo de maturação dos leads durante a sua jornada pelo funil de vendas.
Fazer uma proposta comercial antes de o lead estar maduro o suficiente pode colocar a perder todo o tempo e esforço investidos até então.
Por isso, para fazer o lead chegar à etapa de maturação no funil de vendas, é necessário desenvolver ações que eduquem e informem o lead sobre os problemas que ele apresenta e sobre as possíveis soluções para eles.
Veja também: Como criar um funil de vendas e atingir melhores resultados
Uma maneira de fazer uma boa maturação de leads é personalizando as etapas do funil de vendas para as particularidades do seu negócio, veja como fazer isso com ajuda do Agendor:
5 dicas de como fazer a maturação de funil de vendas
Agora que você já sabe o que é maturação de vendas e sua importância, é hora de conferir 5 dicas essenciais de como amadurecer os seus leads para fazer a proposta comercial no timing certo.
1 – Defina o perfil de cliente ideal
Para fazer a maturação de vendas, é imprescindível ter um perfil de cliente ideal bem estabelecido. Portanto, o primeiro passo deve ser definir o ICP de seu negócio e direcionar seus esforços de marketing e vendas para ele.
ICP significa Ideal Customer Profile, do inglês. Em português: perfil do cliente ideal.
Para isso, você deve analisar o histórico de seus clientes e os dados de vendas e descobrir aqueles que trazem maior rentabilidade para o negócio. Procure características comuns entre eles, como ramo de atividade, porte da empresa etc.
Defina um perfil com essas características, defina as estratégias de abordagem e tente achar mais clientes como esses.
Saiba mais: Perfil de cliente B2B: conheça o ICP e saiba como utilizá-lo!
2 – Identifique as dores e as necessidades dos leads
Saiba identificar quais são as dores que seus leads querem solucionar e que necessidades o seu produto ou serviço pode suprir.
Uma das melhores técnicas para fazer isso é o chamado SPIN selling, em que se fazem 4 tipos de perguntas para seus clientes:
- Perguntas de Situação: introdutórias para entender o contexto da empresa neste momento;
- Perguntas de Problema: perguntas que tentam descobrir que desafios o cliente está enfrentando;
- Perguntas de Implicação: perguntas para descobrir o que vai acontecer se esses desafios não forem resolvidos;
- Perguntas de Necessidade de solução: perguntas para deixar claro que a sua solução pode ser a resposta para isso.
Veja mais em nosso blog: Metodologia de vendas: só o SPIN Selling funciona?
3 – Certifique-se de que o lead realmente tem interesse em suas soluções
O processo de maturação vai depender do nível de interesse dos leads nas soluções que você tem a oferecer.
Essa é uma continuação do processo, a chamada qualificação dos leads.
Somente se sua solução realmente for atender às necessidades do lead e ele tiver condições de comprar em curto prazo vale a pena prosseguir.
Veja mais dicas aqui: Como qualificar os leads para fechar os melhores negócios?
4 – Esclareça todas as dúvidas que o lead apresentar
Esteja disposto a responder todos os questionamentos que o lead apresentar. Esclareça as dúvidas dele e transmita segurança ao falar sobre suas soluções.
Trata-se de um trabalho de follow-up e atendimento ao cliente constante!
Não pense que em 2 ou 3 contos você vai fechar um negócio, é preciso muito mais que isso para conseguir.
Este post tem mais sobre esse tema: O que 48% dos vendedores perdem ao deixar de fazer follow-up
5 – Estabeleça um SLA entre as equipes de marketing e de vendas
O SLA, ou Service Level Agreement, é um acordo firmado entre duas ou mais partes para garantir um nível de qualidade em determinado processo.
No caso das equipes de marketing e de vendas, o SLA serve para evitar que o lead seja passado de um nível para outro sem estar devidamente qualificado.
Assim, a fase de qualificação dos leads por parte da equipe de vendas fica mais ágil e assertiva, porque o pessoal de marketing já fez boa parte do trabalho.
Confira mais nestes posts:
- O que é SLA, Service Level Agreement, e como ele ajuda sua equipe a vender mais
- SLA de marketing e vendas: o que é, importância e passo a passo de como fazer na sua empresa
Bom, ficou claro o que é maturação no funil de vendas? Respeite as fases de maturação dos seus leads e obtenha resultados mais satisfatórios nas suas vendas.
Leia mais: Como um app para funil de vendas pode otimizar seus resultados
O Agendor é um sistema de CRM completo e conta com um funil de vendas que usa a metodologia Kanban, onde você pode colocar e consultar diversas informações, como valor da oportunidade, probabilidade de fechamento do negócio, dados do cliente e do vendedor e muito mais. Assim, tem uma visão instantânea de todas as negociações em andamento e pode tomar decisões de forma ágil e confiável, veja mais sobre ele neste vídeo:
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