Você sonha em virar um gestor, alterar a área de atuação ou trabalhar em uma empresa melhor, mas na hora “H” sente aquele frio na barriga e medo de mudar de cargo? Saiba que é comum as pessoas terem medo de errar, não bater as metas, não se adaptar ao cargo e perder clientes antigos, principalmente quando falamos sobre os profissionais de vendas.
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Principais aprendizados deste artigo
- É natural sentir medo do desconhecido e, por isso, ao mudar de cargo na empresa, muitas pessoas sentem inseguranças profissionais e até pessoais.
- Os medos de mudar de cargo geralmente são: receio de errar, não ser bom o suficiente, não inovar e ser apenas mais um na multidão, sentir o julgamento de colegas de trabalho e gestores e, ainda, perder o emprego.
- Para superar os desafios, é indicado reconhecer seus pontos fortes, que o fizeram conquistar a nova função; ficar na zona de conforto durante as primeiras semanas até fazer o básico de forma excepcional.
- Antecipe-se aos obstáculos profissionais e saiba quais os maiores desafios de vendas no dia a dia e como superá-los!
Para realmente dar um grande salto na carreira, é fundamental entender quais são os medos, suas causas e como superá-los sem impactar a qualidade do trabalho.
O que queremos dizer é que essas inseguranças de mudança de cargo não podem se tornar um obstáculo ao ponto de fazer você desistir da vaga ou da promoção. Afinal, batalhou tanto para conquistar a nova função!
Continue a leitura e saiba quais são os principais medos de mudar de cargo na área comercial e o que fazer para não criar um bicho de sete cabeças durante essa transição.
Por que temos medo de mudar de cargo?
A mudança de cargo na empresa gera medos e inseguranças, que são vistos como mecanismos de proteção de cada pessoa. Os motivos variam, mas, de modo geral, são respostas do corpo às experiências e vivências pessoais e profissionais ao longo dos anos.
É natural sentir um frio na barriga antes de seguir rumo ao desconhecido e passar por situações que podem ser desconfortantes, como conhecer pessoas, trabalhar com uma nova equipe, atingir metas de vendas, conquistar uma nova carteira de clientes e se posicionar no trabalho desde o começo.
Só que esse medo pode ser paralisante — o que não é bom sinal — ou motivador. Isto é, você pode usar seus medos para evoluir profissionalmente e até mesmo agir com mais cautela no período de adaptação à nova função.
Ao descobrir as maiores causas da sua insegurança, é possível realizar cursos, aprendendo novas técnicas e habilidades comportamentais. Por exemplo, se você foi promovido a um cargo de gestão comercial, tem a opção de investir em treinamentos e formações de liderança.
Leia também: Como desenvolver a liderança? 11 dicas para o seu crescimento pessoal e do negócio!
Inseguranças mais comuns da mudança de cargo comercial
Seja a nova política da empresa ou a responsabilidade do novo cargo, é natural sentir inseguranças antes de assumir a nova posição na antiga ou nova organização.
Ao ler abaixo as inseguranças e os medos mais comuns de mudar de cargo na área comercial, saberá que não está sozinho. Tais sentimentos acometem muito mais vendedores e gestores do que você imagina. Confira!
1. Medo de errar
Todo mundo sente medo de errar, principalmente na vida profissional. Só que errar é normal (e humano!). Com certeza, muitos dos seus aprendizados vieram por meio de erros durante a carreira.
Logo, não tenha medo de falhar, porque isso pode fazer você nem ao menos tentar.
Como superar o medo de errar?
Se estiver muito inseguro, estude, busque novas fontes de conhecimento e domine o assunto.
Outra forma de minimizar esse sentimento é buscar práticas de automotivação e autoconfiança. Acredite que você conquistou a nova função porque é bom — os seus líderes já reconheceram isso.
Em vez de pensar apenas nos pontos de melhoria ou ficar inseguro se suas qualidades e habilidades são boas o suficiente para o novo cargo de vendas, pare um pouco e reflita como chegou até aqui.
É hora de reconhecer tudo o que gestores e colegas de trabalho veem em você. Afinal, eles não sabem os medos que tomam conta da sua cabeça: enxergam, na verdade, sua competência para ter sido promovido ou contratado para a função.
Até mesmo quem recebe uma promoção sente dúvidas se realmente é competente para o cargo. Por sinal, o medo do desempenho ruim acompanha todos os profissionais ao longo da carreira, sendo conhecido como “síndrome do impostor”. Sendo assim, trabalhe sua autoconfiança e dê o seu melhor!
2. Medo de ser mais um na multidão
Ao mesmo tempo que dá medo de errar, há o receio de não inovar ou não contribuir o suficiente. É um sentimento paradoxal, só que, neste caso, é preciso sair da zona de conforto e “mexer no time que está ganhando”.
Como superar o medo de ser mais um na multidão e sair da zona de conforto?
Para dar passos mais seguros, acompanhe as tendências do mercado, estude o que a concorrência e os parceiros estão fazendo e, assim, entenda o que faz sentido para aplicar na empresa. Existem técnicas de vendas que podem ser infalíveis para um negócio, e para outros não.
Saiba que assumir riscos, quando planejados e acompanhados, é vital para o crescimento profissional. Faça análises de dados regularmente para identificar as novas oportunidades e mitigar os possíveis desafios com novos clientes.
A avaliação constante de informações de vendas é essencial para gerar insights e torná-lo um vendedor ou gestor de alto nível – pensando “fora da caixa”.
Afinal, sabemos que não é benéfico se manter na zona de conforto, visto que isso impede de buscar melhorias, arriscar com novas ideias e identificar oportunidades interessantes.
Porém, por outro lado, a zona de conforto é uma aliada nas primeiras semanas após assumir o novo cargo. Assim, com pressão reduzida, é possível fazer um bom trabalho, dando um passo de cada vez.
Aproveite para aprender o máximo que puder sobre a empresa, suas soluções e os clientes. Faça o básico bem-feito, siga as orientações dos gestores comerciais e, quando se sentir mais seguro e confiante, deixe a zona de conforto para trás!
3. O julgamento dos colegas de trabalho
Quantas vezes você já sentiu medo de conhecer os novos colegas de turma na escola ou na faculdade? O mesmo acontece quando se muda de cargo dentro ou fora da empresa.
Como superar o julgamento da nova equipe?
Para desfocar dessa insegurança, pense na possibilidade de conhecer pessoas novas, ampliar seu networking e aprender com os mais experientes.
Além disso, mostre que você está ali para colaborar e somar à equipe, evitando cenários de competitividade, especialmente com quem já está há mais tempo na empresa e teme perder seu destaque no time.
Saiba mais: O guia completo do networking para fazer sua rede de contatos profissional!
4. Medo de ficar sem trabalho
A base de todos esses medos de mudar de cargo é a mesma: ficar desempregado. No fim das contas, ninguém quer um currículo com demissões ou vários trabalhos de pouco tempo em cada empresa.
Como superar o medo de ficar desempregado?
Para minimizar esse sentimento, mantenha-se sempre atualizado no seu mercado de atuação, inclusive dando aquela olhada em novas vagas para ver o que estão exigindo como requisitos.
Dessa forma, você pode se planejar para fazer cursos e participar de eventos e workshops regularmente, sentindo-se mais seguro e pronto para encarar novos desafios!
5. Medo de não a bater as metas
Seja uma promoção para vendedor ou uma contratação como gestor comercial, um dos maiores medos é não bater as metas e os objetivos estipulados coletiva e individualmente. Até porque, isso tem relação direta com os resultados de cada profissional.
É comum que, com novas responsabilidades e processos operacionais diferentes, o colaborador ou líder se sinta inseguro, principalmente se for em uma nova empresa.
Além disso, há o medo de não conquistar metas mais ambiciosas, que realmente ofereçam um desafio, e até mesmo de ser confiante demais, ter expectativas elevadas quanto aos resultados e, como consequência, um desempenho aquém do esperado.
Como superar o medo de não bater as metas de vendas?
A dica é manter-se sempre aprendendo — e disposto a adquirir novos conhecimentos.
Só que para agilizar os processos de evolução profissional no novo cargo, a chave é conversar com outros vendedores ou gestores mais experientes, buscar um mentor dentro ou fora da empresa e contratar um coaching executivo para estimular o autoconhecimento e o uso de seus pontos fortes.
Além disso, invista tempo e dedicação para conhecer profundamente seu público e oferecer um atendimento personalizado e humanizado, elevando as chances de fechar negócios.
6. Medo de não conhecer os produtos/serviços
Outra insegurança comum a praticamente todos os profissionais de vendas é o medo de errar na hora de oferecer um produto ou serviço ao cliente. Especialmente se o novo cargo é uma empresa diferente e/ou nicho de atuação nunca trabalhado antes.
Isso inclui também falhar na hora de compartilhar as especificidades técnicas do produto ou serviço, explicando algo errado ou se esquecendo de partes importantes para o entendimento completo do cliente.
O que pode mostrar falta de domínio e conhecimento aprofundado sobre o que é comercializado pela marca.
Como superar o medo de não conhecer as soluções da empresa?
A única solução aqui é: estude os produtos ou serviços oferecidos, peça para conhecê-los na prática e entenda os feedbacks dados pelos clientes sobre cada um deles.
Assim, é mais fácil ter variados pontos de vista sobre as soluções e, assim, dominar suas características técnicas e elencar os maiores benefícios gerados por elas.
Outra dica é conversar com outros vendedores e/ou gestores e tirar dúvidas sempre que for preciso.
É preciso conhecer a fundo as soluções, mas, caso não tenha certeza de alguma resposta, avise ao cliente que irá confirmar as informações e dará um retorno mais tarde.
Mesmo com muito estudo e conhecimento sobre a empresa, é necessário um tempo para se adaptar na prática. O resultado é o total domínio sobre as atividades corporativas, elevando o nível da negociação com o potencial cliente.
7. Medo de demorar a construir relacionamento com os clientes
Há ainda a pressão para construir relacionamento com os clientes e criar uma base de empresas que compram recorrentemente com seu negócio de forma rápida.
Afinal, por ser novo no cargo, na organização ou no segmento de atuação, nem sempre é fácil estabelecer conexões com o público rapidamente. Ainda mais se não há domínio sobre as soluções oferecidas.
Sendo assim, esse receio pode desencadear outro: medo de ter as vendas iniciais prejudicadas por falta de relacionamentos sólidos com os clientes.
Como superar o medo de construir relações com novos clientes?
Para ajudar, separamos dicas valiosas para evitar a ansiedade e construir — do zero — relações com novos clientes:
- seja autêntico e gentil;
- ofereça a venda consultiva e seja um verdadeiro parceiro;
- estude o cliente e entenda suas principais dores e como resolvê-las;
- faça follow-up de forma estratégica;
- use a tecnologia para integrar dados, conhecer seu público e oferecer um atendimento personalizado.
8. Medo de lidar com objeções dos novos clientes
Quando você está há muito tempo no cargo, já conhece as objeções mais comuns dos clientes da sua empresa. Porém, caso seu cargo seja vender produtos ou serviços diferentes, elas podem variar.
Dessa forma, há o medo de lidar com certas objeções relacionadas a produtos e serviços que não são conhecidos profundamente e, como resultado, receio de não superar a resposta negativa e os argumentos dados pelos potenciais clientes.
Como superar o medo de lidar com novas objeções?
Para ajudar a bater as metas, conhecer os produtos ou serviços profundamente e lidar com as objeções dos novos clientes, é indispensável pesquisar e estudar constantemente sobre a empresa e suas soluções.
Vá além do material básico oferecido durante a fase de integração (onboarding), entre outros treinamentos. Pesquise no site da empresa e o que os clientes falam sobre ela nas redes sociais e em sites como Reclame Aqui. Veja os problemas mais recorrentes e como contorná-los durante a negociação.
E mais: converse com vendedores mais antigos e saiba os pontos fracos e fortes das soluções, quais objeções são mais faladas e dicas de como abordá-las, entre outros aspectos relacionados diretamente ao trabalho.
Aprenda mais: Objeções de vendas: 5 passos para contorná-las como um expert
9. Medo de perder clientes antigos
É fácil encontrar vendedores e/ou gestores apegados afetivamente à sua carteira de clientes, especialmente pelos que estão há mais tempo na empresa. Porém, geralmente, não é possível levar todos os seus contatos para o novo trabalho e é necessário saber desapegar.
Só que esse desapego gera o medo de impactar o relacionamento com clientes antigos, perder seus contatos e até mesmo reduzir os bons resultados de compra recorrente.
Como superar o medo de perder clientes antigos?
Na verdade, o medo de perder clientes antigos pode ser visto como a insegurança de ter que montar uma nova carteira do zero.
Porém, não pense que isso é “dar um passo para trás”, afinal, o público de uma marca pode ser completamente diferente dos clientes da empresa em que você trabalhava. Sendo assim, estude-o profundamente e saiba onde encontrá-lo e prospectá-lo.
Para facilitar, pode pedir indicação aos clientes antigos, explicando sua nova função e produtos/serviços comercializados. É possível também que eles se interessem pelas suas soluções.
10. Medo de não se adaptar a uma nova cultura empresarial
Muitos vendedores e gestores de vendas sentem receio de não se adaptar à nova empresa. Afinal, cada negócio tem uma essência e uma cultura organizacional distintas.
E, por isso, apesar de haver um processo seletivo sério e eficiente, nem sempre o profissional se adapta à nova realidade e se encaixa nos valores corporativos.
Como superar o medo do novo ambiente de trabalho?
O primeiro passo é chegar “de coração e mente abertos” na nova empresa. Não fique comparando detalhes com seu antigo emprego, afinal, isso pode impactar sua adaptação à cultura organizacional.
Outra alternativa é conversar com colegas de trabalho mais antigos e entender como o negócio funciona na prática, no dia a dia. E, claro, dê tempo ao tempo: as novidades podem assustar no começo, mas podem surpreender ao passar dos meses.
11. Medo de não receber treinamento suficiente
Se a antiga empresa costumava oferecer treinamentos e capacitações regulares, é possível que um dos medos de mudar de cargo seja justamente não ser tão bem treinado como antes.
Sendo assim, existem receios como:
- qualidade do treinamento recebido para o novo cargo;
- falta de aprendizado prático para usar nos desafios do cargo;
- receber apenas um treinamento inicial básico.
Como superar o medo de não receber treinamento adequado?
É claro que a culpa de não receber treinamento suficiente não é do colaborador, mas da empresa. Logo, durante a entrevista, você pode perguntar como é o plano de carreira e os treinamentos feitos com a equipe de vendas e lideranças.
Assim, evita-se entrar em um novo cargo ou empresa que não atendam às suas expectativas e necessidades.
Use a tecnologia como aliada no novo cargo!
Quando as decisões são tomadas com base em dados, há o aumento da confiança em executar tarefas e pensar em novas estratégias para o sucesso da equipe de vendas.
Sendo novo ou não na empresa, é fundamental contar com sistemas de gestão que facilitem o trabalho, promovam análises em tempo real e permitam ter um desempenho acima da média.
Essas ferramentas contribuem diretamente com o aumento da segurança na hora de negociar e desenvolver bons relacionamentos com os clientes. Sendo assim, são essenciais para qualquer profissional, mesmo novo no cargo, se destacar em seu trabalho!
O CRM do Agendor, por exemplo, além de fornecer relatórios sobre a performance de todos da equipe, facilita a gestão do relacionamento com os clientes devido a diversos recursos valiosos, como:
- múltiplos funis de vendas;
- calendário com lembretes;
- histórico completo de cada cliente com contatos realizados, compras feitas etc.
Ou seja, com um software simples e fácil de usar, o medo de mudar de cargo é reduzido e, assim, a adaptação pode ser muito mais leve e rápida! Aproveite e faça um teste gratuito do CRM do Agendor para descobrir como se destacar profissionalmente.