Quer descobrir quais são os melhores CRM do mercado?
A tarefa não será fácil, porque existem diversas ótimas opções, por aí.
Nesse contexto, como fazer para definir o melhor CRM para usar em sua empresa?
Para ajudar você nessa missão, criamos um checklist com 10 itens que não podem falta em um bom CRM.
Antes de iniciar a leitura, confira esta apresentação de slides criada pela equipe do Agendor:
Checklist: 10 itens que os melhores CRM do mercado precisam ter
Softwares de CRM são ferramentas de automação do processo comercial. Com ajuda dos principais CRM do mercado, é possível conhecer melhor seus clientes, gerenciar oportunidades de vendas, monitorar e comandar a equipe comercial, dentre diversas outras vantagens.
Confira 10 perguntas que selecionamos e que vão ajudar você a escolher o melhor programa CRM para sua empresa:
1. Proporciona acesso remoto?
Atualmente, os melhores CRM do mercado são todos instalados na nuvem. Não nos servidores ou máquinas de sua empresa. Assim, toda a equipe pode acessar as informações que precisa de onde estiver.
Além de poder acessar as informações que precisa até mesmo durante uma visita a um cliente ou em uma viagem para outra cidade ou país, um CRM remoto também proporciona a possibilidade de fazer home office. Assim, os colaboradores têm mais qualidade de vida e a empresa diminuiu gastos de deslocamento e até energia.
2. É um SaaS?
Além do acesso remoto, as ferramentas SaaS proporcionam o uso de seu software por meio de uma taxa mensal.
SaaS significa Software as a Service, isto é: software como um serviço.
Assim, paga-se um valor mensal bastante acessível, em lugar de um cara licença de instalação por máquina. Outra vantagem do SaaS é que existem diversos planos com diferentes preços, para que você escolha o que melhor atende às necessidades de seu negócio.
As atualizações são constantes e gratuitas e é possível mudar de plano, ampliando ou reduzindo, na hora que quiser, com alguns cliques de seu mouse.
3. Tem app no celular?
Outra característica dos melhores CRM do mercado é a possibilidade de usar o CRM no celular.
Com a evolução dos smartphones, é possível utilizar diversas funcionalidades dos principais CRM do mercado nesse aparelho, com destaque para as relacionadas com vendas externas.
Saiba mais: Como um app para funil de vendas pode otimizar seus resultados
4. Conta com um assistente de vendas inteligente?
A inteligência artificial está transformando as vendas. Hoje, as informações que seu CRM dispõe podem ser usadas para que ele dê sugestões de ações e indique o melhor caminho a seguir durante um processo de venda.
Leia também: CRM no celular: trazendo mais autonomia para sua equipe comercial
5. Usa geolocalização para definir rotas de vistas?
Se os melhores CRM do mercado contam com um app no celular, por que não usar o recurso da geolocalização para definir rotas mais inteligentes?
Esse tipo de detalhe é muito importante. E você deve verificar sempre todas as possibilidades, para escolher o melhor CRM para sua empresa.
6. Histórico completo de relacionamento com o cliente?
Este é um ponto fundamental de qualquer CRM. O histórico de relacionamento com o cliente mantém arquivados todos os contatos com ele. Assim, é possível resgatar detalhes de negociações e pedidos, mesmo que tenham acontecido há vários anos.
Oura vantagem desse recurso é que se um vendedor que atendia determinado cliente sair da empresa, seu substituto saberá exatamente todo que aconteceu com esse cliente.
Para isso, basta acessar o sistema e conhecer suas preferências, produtos que mais compra, localização, contatos etc. Não deixa de ser uma forma de preservar o conhecimento da empresa.
Outra funcionalidade que os principais sistemas de CRM disponibilizam é a integração dos e-mails com o histórico, evitando que se tenha que procurar na caixa de entrada aquele e-mail importante que você precisa encontrar.
7. É possível categorizar motivos de perda de clientes?
Perder uma venda já é ruim. Perder e não aprender com isso, é pior ainda. Se você quer escolher o melhor CRM, procure um que permita assinalar os motivos de perda de vendas.
Dessa forma, será possível evitar esses erros no futuro e aperfeiçoar cada vez mais seu pipeline de vendas.
8. O funil de vendas é intuitivo?
O funil de vendas é uma representação gráfica de todas as oportunidades de negócio que estão em andamento em sua empresa em determinado momento.
Ele mostra em que etapa do processo de vendas cada uma se encontra, qual seu potencial de sucesso, valor que está sendo negociado e outras informações importantes.
Assim, o gerente de vendas sabe que negócios precisa priorizar e a melhor maneira de gerenciar seus recursos e equipe.
Além disso, com uma boa ferramenta de funil de vendas, os melhores CRM do mercado permitem que você crie o pipeline de vendas perfeito.
Quer saber como criar um? Então, confira este infográfico criado pela equipe do Agendor:
Veja mais: Como melhorar o funil de vendas online e projetar suas vendas em cada etapa do pipeline
9- Envia lembretes automáticos de tarefas e follow-up?
Pode parecer incrível, mas muitos vendedores perdem excelentes oportunidades de vendas simplesmente porque esquecem de retornar um telefonema ou responder um e-mail.
Ao ativar os lembretes de seus compromissos, enviados por e-mail ou SMS, os vendedores nunca mais deixarão um cliente esperando uma resposta.
10. Fornece indicadores de desempenho e relatórios de vendas?
Por fim, nenhum software poderá estar na lista dos melhores CRM do mercado se não contar com relatórios completos.
Com eles, é possível acompanhar não penas as metas de vendas, mas outras tarefas desempenhadas pelos vendedores, como visitas, propostas enviadas, telefonemas e outras.
Ao usar filtros para encontrar as informações que precisa, o gestor de vendas pode descobrir quem são os melhores vendedores, orientar os que precisam melhorar, fazer planejamentos, previsões de vendas e tomar decisões com mais segurança.
Ficou claro para você como escolher o melhor CRM para seu negócio respondendo essas 10 perguntas?
Então, aproveite para conhecer mais sobre o Agendor. Baixe nosso e-book gratuito: Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais