A presença digital é de grande relevância para diversos nichos na missão de gerar leads. Com a contabilidade não seria diferente e manter um site para escritórios e profissionais é uma demanda cada vez mais comum no segmento. 

Para que esse canal alcance o sucesso desejado, é preciso contar com as pessoas e as ferramentas certas. Você quer saber quais são elas e onde encontrá-las? Então, acompanhe com a gente e descubra!

Quais são os profissionais envolvidos na criação de sites de contabilidade?

Um site pode ser entendido como um “escritório” online da empresa contábil. Da mesma maneira que ocorre com o espaço físico, o ambiente digital precisa demonstrar o profissionalismo e a autoridade da equipe.

Para isso, certos profissionais são muito importantes para colocar as páginas no ar com a qualidade necessária. A seguir, você conhecerá os principais responsáveis pela construção do site!

Desenvolvedor

O especialista em programação e desenvolvimento trabalha na criação do código que dá vida ao site de contabilidade. Ele projeta, implementa e mantém a estrutura técnica necessária para que as páginas e suas funcionalidades fiquem no ar, assegurando uma navegação fluida e segura.

Suas principais atribuições incluem: integração de sistemas, otimização de performance e garantia de compatibilidade entre diferentes dispositivos. Além disso, um desenvolvedor competente zela pela proteção dos dados, implementando práticas de proteção contra ameaças cibernéticas. 

Copywriter

Esses redatores persuasivos são também essenciais para o projeto porque escrevem textos que comunicam de forma clara e convincente os serviços oferecidos. Assim, eles produzem conteúdos que atraem e engajam os visitantes, colaborando para convertê-los em clientes. 

Os copywriters desenvolvem copy para o site e chamadas para ação (CTA) que incentivam as pessoas à interação — seja para solicitar mais informações ou para contratar serviços. Ademais, eles devem alinhar o tom e a voz da marca com o público-alvo, transmitindo profissionalismo e confiança.

Designer gráfico

Profissionais de design gráfico são responsáveis pela identidade visual do site de contabilidade, assegurando que cada elemento gráfico comunique qualidade e confiabilidade. Eles desenvolvem o layout, escolhem cores e tipografias, criam ícones que facilitam a navegação, entre outras funções.

O trabalho vai além da estética; ele envolve a criação de uma experiência visual que guia o usuário de forma intuitiva e agradável. Dessa forma, um site visualmente organizado mantém os visitantes engajados e transmite a seriedade necessária a um setor tão sensível como a contabilidade.

UX/UI Designer

Esses designers focam na experiência do usuário (UX) e na interface de usuário (UI). Isto é, eles trabalham para garantir que o site seja fácil de navegar, intuitivo e agradável desde o primeiro clique até a conversão final do visitante. 

Os profissionais de UX e UI analisam o comportamento das pessoas, identificando pontos de frustração e oportunidades de melhoria, criando wireframes e protótipos que otimizam a jornada do cliente. Além disso, eles colaboram estreitamente com desenvolvedores e designers gráficos para alinhar a funcionalidade do site à sua aparência visual. 

Quais ferramentas são necessárias para um website?

Além de mão de obra altamente qualificada, o site também precisa de ferramentas que viabilizem o seu funcionamento. E, mais ainda, o espaço demanda soluções que o ajudem a se tornar um verdadeiro sucesso para o negócio.

Descubra as principais ferramentas para um website de contabilidade!

Customer Relationship Management (CRM)

Um CRM serve para gerenciar interações com clientes e prospects. Ao ser integrado com o site, ele contribui para organizar e automatizar o processo comercial, além de segmentar a base de contatos. Para isso, a tecnologia mantém registros detalhados de comunicações e oportunidades. 

Entre as suas funcionalidades principais, podemos mencionar: o rastreamento de leads, a gestão de follow-ups e a análise de dados para melhorar a tomada de decisões. Logo, a ausência de um CRM gera dificuldades na organização das informações dos leads recebidos pelo site, potencialmente levando a perdas de vendas. 

Serviços de segurança

Proteger os dados da empresa e dos clientes é uma demanda urgente para os sites. Por isso, manter serviços de segurança no site é fundamental contra ameaças cibernéticas e vazamentos de dados — que vêm se tornando cada vez mais comuns e perigosos.

Medidas de proteção incluem: implementação de firewalls, sistemas de detecção e prevenção de intrusões (IDS/IPS), criptografia de dados sensíveis, entre outros. A conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também é essencial para a segurança e para evitar penalidades legais. 

Sem esses serviços, um site pode ficar vulnerável a ataques de hackers, roubo de dados e comprometimento da privacidade dos usuários. Além disso, ele pode ser penalizado por motores de busca (como o Google), reduzindo a sua visibilidade e performance nos resultados de busca.

Chatbots

Atendimento em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, atualmente é possível graças aos chatbots. A tecnologia possibilita a interação com visitantes do site, respondendo perguntas e guiando-os em suas necessidades. 

O chatbot contribui para oferecer suporte imediato, capturar leads e melhorar a experiência do usuário — especialmente, fora do horário comercial. Assim, a ferramenta de comunicação colabora para o aproveitamento de oportunidades comerciais e de engajamento com os visitantes.

Ferramentas de automação de marketing

Por fim, o site também precisa contar com soluções que deem precisão e agilidade às suas tarefas de marketing. Com ferramentas como HubSpot, Mailchimp e RD Station, o envio de e-mails, a segmentação de público para os disparos e campanhas em redes sociais serão simplificadas.

Os serviços possibilitam criar ações personalizadas, acompanhar o comportamento dos leads e analisar resultados de forma eficiente. Com eles, as campanhas poderão ficar mais organizadas e eficazes, reduzindo desperdício de tempo e de recursos.

Dicas para ter sucesso com a criação de site de contabilidade

Depois de conferir os principais profissionais e ferramentas para o seu site de contabilidade, veja estas informações valiosas para alcançar a alta performance com o canal digital!

Invista na experiência do usuário

Garanta que as páginas e os conteúdos sejam intuitivos e fáceis de navegar. Para isso, use uma estrutura clara, com menus e botões visíveis. Assegure-se também de manter um design responsivo; isto é, que funcione bem em todos os tamanhos de telas (como computadores e celulares).

Ofereça conteúdo relevante e atualizado

Publique artigos no blog e informações no site que atendam às necessidades do seu público-alvo. Além disso, mantenha o conteúdo atualizado e relevante para atrair pessoas, captar clientes, fortalecer a autoridade profissional, mostrar a sua expertise no setor contábil e fechar negócios.

Priorize a segurança do site

Vale reforçar a necessidade de implementar medidas robustas de segurança, como criptografia de dados e firewalls. Além de proteger a empresa e os visitantes, a medida também contribui para melhorar a visibilidade e autoridade das páginas frente aos buscadores.

Use chamadas para ação eficazes

Inclua botões e links que incentivem as pessoas a entrar em contato ou solicitar serviços. Os textos devem ser breves, claros e persuasivos, está bem? Então, torne as chamadas para ação visíveis e atraentes visando aumentar as conversões. 

Aplique técnicas de otimização para os mecanismos de busca (SEO)

Boas práticas de SEO, como o uso de palavras-chave relevantes e meta descrições, poderá aumentar as chances de o site aparecer nas primeiras páginas do Google. A velocidade de carregamento das páginas também é importante, e a rapidez ajuda a conseguir um bom ranqueamento nos buscadores.

Como você viu neste conteúdo, a escolha dos profissionais e ferramentas certos fará a diferença nos resultados do site de contabilidade. Então, garanta o time de pessoas certas com a CROWD e o CRM com o Agendor a fim de assegurar o sucesso do canal digital.

Agora, que tal continuar a sua descoberta sobre boas práticas para o setor contábil? Confira 6 práticas vitais para fidelizar clientes de contabilidade

Esse artigo foi escrito por Gabriel Matias, CEO da CROWD. Especialista em Transformação Digital, ele conecta você aos melhores profissionais de tech e marketing com IA, instantaneamente. A CROWD é uma plataforma de talentos que reúne mais de 30 mil profissionais de marketing e tecnologia prontos para trabalhar para o seu negócio. Contrate rápido e fácil com a CROWD!