Você já pensou em deixar uma mensagem de saudação no WhatsApp para seus clientes? Saiba que essa é uma estratégia com grande potencial de aumentar as conversões, uma vez que personaliza e agiliza o contato com os possíveis compradores.
Principais aprendizados deste artigo
- Na comunicação com o cliente pelo WhatsApp, é preciso usar a automação com cautela, pois o atendimento personalizado muda o jogo na hora de levar ao fechamento.
- Existem muitos tipos de mensagens para clientes por WhatsApp: saudação, prospecção, nutrição de leads, atendimento e outras. Criar modelos de mensagem auxilia os vendedores a ter uma rotina mais produtiva.
- O WhatsApp Business é uma excelente ferramenta para impulsionar as vendas, mas uma gestão comercial de sucesso requer as técnicas corretas. Aprenda as 12 melhores nesta apresentação gratuita!
- Quer centralizar o relacionamento com os clientes e guardar os históricos de mensagens no CRM? Teste gratuitamente a integração do CRM do Agendor com o WhatsApp.
Antes de falarmos sobre frases prontas e mensagens de saudação para clientes no WhatsApp Business, vale a pena compreender a relevância da plataforma. Para isso, trouxemos alguns dados interessantes.
De acordo com estimativa da Meta, empresa dona do WhatsApp, são 197 milhões de brasileiros usando a ferramenta. Esse número coloca nosso país no segundo lugar do ranking dos que têm as maiores penetrações de uso da plataforma de troca de mensagens, atrás apenas da Índia.
Além disso, a mesma reportagem do site Terra que apresentou esse dado, revelou que os brasileiros querem se relacionar com as empresas via WhatsApp.
Veja:
- 81% acreditam ser melhor enviar uma mensagem do que usar o site das empresas;
- 80% concordam que a troca de mensagens é a forma preferida de comunicação com os negócios;
- 79% sentem frustração quando a companhia não trabalha com esse canal de comunicação.
Os dados deixam claros os motivos pelos quais WhatsApp é uma ferramenta essencial para o atendimento ao cliente, concorda?
Não sabe ainda como usá-los para essa finalidade? Não se preocupe! Criamos 11 exemplos de mensagens de saudação no WhatsApp para clientes.
Continue a leitura e confira!
Vale a pena investir em um bom atendimento pelo WhatsApp?
Não há como negar que o WhatsApp é o canal de comunicação com mais acessibilidade atualmente. A possibilidade de trocar mensagens instantâneas e enviar arquivos de diversos formatos otimiza a relação entre clientes e marcas.
Muitas vezes, quando um consumidor não encontra a empresa disponível no aplicativo, pode se aborrecer por ter que recorrer a outros canais, o que influencia diretamente a experiência do cliente e a percepção em relação a uma marca.
Prova dessa preferência vem de uma pesquisa do Opinion Box, a qual mostrou que 69% dos brasileiros acham o WhatsApp um ótimo canal de comunicação com as empresas, tanto que 79% usam o app para isso. E as principais formas de utilização são:
- comprar produtos ou contratar serviços (59%);
- tirar dúvidas ou pedir informações (77%);
- obter suporte técnico (69%);
- receber promoções (51%).
Ou seja, entrar em contato com possíveis clientes e encontrar novas oportunidades de venda nunca foi tão fácil.
Porém, é preciso começar da forma certa, e escrever uma mensagem para abordar clientes no WhatsApp realmente encantadora e irresistível.
Esse objetivo pode ser atingido, por exemplo, por meio de integrações nativas entre o aplicativo e soluções mais robustas para atendimento ao cliente, como o JivoChat.
Além de possibilitar a criação de mensagens prontas de saudação, o recurso ajuda a profissionalizar a comunicação com os clientes pelo WhatsApp.
Confira também: Como vender pelo WhatsApp: dicas para tornar o app seu aliado nas vendas
O que escrever na mensagem de saudação do WhatsApp?
Ao escrever uma mensagem de saudação no WhatsApp para seus clientes, o mais indicado é seguir estas diretrizes:
- apresentar-se de maneira profissional, mas também acolhedora, incluindo o nome da empresa e um toque pessoal na conversa;
- mostrar que está à disposição para atender ao cliente;
- otimizar a interação solicitando, logo no início da conversa, os principais dados para seguir o atendimento.
Vamos a um exemplo?
“Olá! Seja bem-vindo(a) à [nome da empresa]! Meu nome é [seu nome] e estou aqui para te ajudar no que for preciso. Me informe seu CPF para eu já iniciar o seu atendimento.”
Lembre-se sempre de criar um texto que respeite o perfil do negócio e do público-alvo, com linguagem apropriada para esse cenário, e fácil de ser compreendida.
Evite também textos longos e atente-se à grafia, garantindo não haver erros de português, pois falhas desse tipo comprometem a credibilidade da integração.
Como saudar um cliente pelo WhatsApp?
Para saudar um cliente pelo WhatsApp, comece com um cumprimento de abertura, que pode ser informal, como um “olá”, ou formal, como “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”.
Em seguida, chame-o pelo nome, se tiver essa informação no seu histórico de atendimento, e demonstre cordialidade, perguntando algo como “tudo bem?”.
Lembre-se de que a mensagem de saudação no WhatsApp para clientes é a porta de entrada para a interação entre vocês. Se, já neste momento, houver algum ponto de atrito ou desentendimento, as chances de essa pessoa desistir de interagir são altas.
Então, pense neste texto com cuidado e, se necessário, crie mais de uma mensagem e teste, até chegar a um formato ideal que possa ser usado por todo o time comercial, padronizando o atendimento.
Leia mais: Padronização de atendimento ao cliente: entenda a importância e como colocar em prática
Qual é a melhor mensagem de saudação para clientes?
A melhor mensagem de saudação no WhatsApp para clientes é aquela cujo texto é acolhedor, respeitoso, claro, eficiente, profissional, que reflete a imagem da empresa e que é criada especialmente para atender ao perfil e às características de determinado público-alvo.
Uma mensagem para abordar cliente no WhatsApp, por exemplo, precisa trazer informações breves, porém diretas, sobre o motivo do contato e quem está enviando o texto.
Geralmente, nesses casos, a pessoa não está esperando o contato — como acontece em estratégias de cold calling e cold mail. Por isso, a mensagem precisa trazer somente os pontos principais e, a partir da análise da devolutiva do potencial cliente, aprofundar a conversa.
Veja este exemplo de mensagem para abordar cliente no WhatsApp:
“Olá! [nome do possível cliente]! Meu nome é [seu nome], sou da [nome da empresa], e estivemos juntos no evento [nome do evento]. No dia, você comentou que precisava de um novo CRM para o seu negócio. O Agendor resolveu o problema que me descreveu. Posso enviar uma apresentação do nosso sistema por aqui, ou prefere por e-mail?”
Melhore suas mensagens de WhatsApp para clientes com as dicas deste artigo: Frases para chamar atenção de clientes: veja exemplos que funcionam!
11 exemplos de mensagens de saudação para clientes por WhatsApp Business para inspiração
Após descobrir tudo isso, que tal colocar a “mão na massa”? Confira as frases prontas e a lista de mensagens de saudação no WhatsApp para clientes que criamos para você.
Como não existe uma mensagem universal, que se encaixe em todos os contextos, separamos nossas ideias em cinco categorias para te inspirar ainda mais:
- saudação simples;
- para leads capturados pelo WhatsApp;
- para vendas e prospecção;
- sinalização de ausência;
- para informar o tempo de espera para atendimento.
Assim, você seleciona aquelas que têm mais aderência com seu modelo de negócio. Tudo pronto? Vamos lá!
1. Saudação simples
Esses modelos de mensagens são mais curtos e destinados a vários tipos de clientes. Por esse motivo, são mais superficiais e menos personalizados. Veja só!
- Olá! Seja bem-vindo a [nome da empresa]! Meu nome é João. Como posso ajudar?
- Olá! Bem-vindo a [nome da empresa]! Ficamos felizes em atendê-lo. Para iniciar nosso atendimento, poderia nos dizer seu nome, por gentileza?
- Bem-vindo a [nome da empresa]! Como podemos ajudá-lo?
Dica de leitura: Frases sobre atendimento ao cliente que você precisa conhecer
2. Para leads capturados pelo WhatsApp
Uma mensagem de saudação via WhatsApp para clientes também pode ser direcionada para leads capturados diretamente pela plataforma ou outros canais de comunicação do negócio. Para estes casos, veja como iniciar uma conversa.
- Olá, [nome do cliente]! Sou o Fernando, consultor do Agendor. Vi que você baixou nosso e-book sobre gestão de equipes e imaginei que este artigo poderia te interessar também, basta acessar este [link]. Qualquer dúvida, é só me acionar por aqui! Um abraço.
- Olá, [nome do cliente]! Vimos que você assistiu ao nosso webinar sobre gestão comercial e foi muito bom poder contar com sua presença! Imaginamos que poderia se interessar também pelo e-book sobre Gestão Comercial e CRM para continuar ampliando seu conhecimento. Se tiver alguma dúvida, é só nos chamar por aqui. Boa leitura!
Aproveite e leia: Pré-venda pelo WhatsApp: benefícios e melhores estratégias para aplicar
3. Para vendas e prospecção
As vendas por WhatsApp estão aumentando cada vez mais, conforme uma das pesquisas que citamos. Contudo, para converter essas conversas em negócios fechados, é necessário enviar a mensagem de saudação via WhatsApp para os clientes certa. Confira alguns exemplos.
- Olá, [nome do cliente], tudo bem? Sou o [seu nome] e encontrei seu contato por [indicação, grupo do WhatsApp, LinkedIn…]. Vi que se interessou por [o que sua empresa e o cliente têm em comum]. Aqui na [nome da sua empresa] oferecemos um [produto ou serviço] que pode trazer [benefícios para o cliente]. O que acha de conversarmos sobre como podemos ajudar a [nome da empresa do cliente] a [ganho em relação ao produto], no dia [data] às [horário]?
- Olá, [nome do cliente]! Tudo bem? Aqui é o [seu nome] da [nome da sua empresa], uma companhia que [soluções que sua empresa oferece]. O que acha de agendarmos uma conversa para falar mais sobre como a [nome da empresa] pode fazer isso pela [nome da empresa do cliente] também?
Leia também: Processo de atendimento ao cliente: 7 etapas para garantir a satisfação e solucionar problemas com eficácia
4. Sinalização de ausência
Nem sempre estamos disponíveis quando o cliente nos aciona, não é mesmo? Podemos estar em uma reunião de equipe ou a interação pode acontecer fora do horário comercial. De qualquer forma, é preciso informar esse fato ao consumidor. Veja como fazê-lo!
- Olá! Bem-vindo a [nome da empresa]! Infelizmente, não estamos disponíveis no momento. Nosso horário de atendimento é das [horário] às [horário]. Você pode deixar sua mensagem aqui e responderemos assim que possível. Um abraço!
- Olá! Obrigado pelo contato. No momento, nosso time de atendimento não está disponível, pois estamos em [motivo da ausência]. Escreva sua mensagem e retornaremos prontamente. Um abraço!
5. Para informar o tempo de espera para atendimento
Se for preciso, sinalize o cliente sobre o tempo de espera para dar um retorno. Lembre-se: é crucial respeitar o que foi divulgado. Caso contrário, ele pode ficar incomodado e desistir da compra ou interação.
- Olá! Agradecemos o contato. Retornaremos sua mensagem em, no máximo, 5 minutos. Para adiantar, poderia nos dizer seu nome, por gentileza?
- Olá, seja bem-vindo a [nome da empresa]! Responderemos sua mensagem em até 10 minutos. Obrigado por aguardar!
Agora que já sabe o que colocar nas mensagens de saudação no WhatsApp para seus clientes, basta entender qual texto se adequa para o atendimento que oferece e para o seu modelo de negócio.
Em seguida, é só cadastrar os conteúdos no seu WhatsApp Business e iniciar os atendimentos com mais qualidade!
Dicas para automatizar as mensagens de saudação do WhatsApp para clientes
O aplicativo WhatsApp Business oferece diversas funcionalidades que otimizam o trabalho dos operadores e vendedores. Assim, esses profissionais podem se dedicar a oferecer um atendimento de alta qualidade.
Dentre as principais funções disponíveis, estão:
- catálogo de produtos;
- respostas rápidas;
- etiquetas para categorizar contatos;
- mensagem interativa;
- pagamentos pela plataforma;
- mensagens automáticas.
Uma das funcionalidades mais úteis é a de mensagens automáticas, principalmente para o primeiro atendimento ao cliente. No entanto, vale seguir personalizando os atendimentos.
Na prática, quer dizer que você deve analisar a origem do cliente, as dúvidas e sua linguagem. Esses aspectos tornam o atendimento mais harmônico, elevam a qualidade no contato e proporcionam mais satisfação ao consumidor.
Lembre-se de que, em tempos de chats atendidos por robôs, um atendimento humanizado é um grande diferencial.
Extra! Veja no infográfico abaixo outras dicas de como ter sucesso nas vendas, as quais podem ser usadas tanto para o WhatsApp quanto para os outros canais de prospecção do seu negócio.
Como guardar o histórico das mensagens no WhatsApp entre seus vendedores e os clientes?
Bom, já mostramos que o WhatsApp é um aplicativo essencial para a rotina de vendas. Nesse ponto, é preciso lembrar que, além de enviar mensagens e construir relacionamentos, é fundamental manter o histórico das conversas muito bem documentado no seu CRM.
Apenas dessa maneira é possível realizar uma excelente gestão de informação na área comercial, recuperar antigas negociações facilmente, se necessário, associar as mensagens às empresas e contatos e, ainda, permitir um controle muito mais eficiente do funil de vendas.
Quer ir além? Então, baixe agora mesmo este kit exclusivo: Como organizar atendimento ao cliente: 5 materiais TOP
Como o Agendor ajuda a salvar esse histórico e a vender pelo WhatsApp?
Uma das melhores e mais práticas maneiras de salvar o histórico de conversas por esse aplicativo de mensagem, é pelo CRM do Agendor, que conta com uma extensão para o WhatsApp Web que conecta o perfil dos vendedores diretamente à plataforma.
Veja, no vídeo abaixo, como funciona a integração do WhatsApp com o Agendor:
Com o Agendor, sua empresa economiza tempo e dinheiro ao integrar o CRM à rotina da sua equipe comercial.
Veja o que a integração WhatsApp do Agendor oferece:
- histórico centralizado, com salvamento de mensagens de texto e áudio;
- sincronização instantânea;
- segurança garantida (conformidade com a LGPD);
- extensão Google Web para computador ou notebook;
- acompanhamento de negociações em tempo real.
Achou interessante? Então, abra agora uma conta gratuita no Agendor e teste essa incrível funcionalidade!