Quem é do universo de vendas, seja gestor ou vendedor, conhece muito bem o conceito de metas, certo?

O estabelecimento de metas é primordial para que toda a equipe fique na mesma página em termos de planejamento. Além de ser um excelente caminho para motivar a equipe diariamente em busca de um objetivo mais concreto. 

Afinal, por meio das metas é possível avaliar:

  • o desempenho de cada vendedor durante o processo comercial;
  • a performance geral da equipe no fechamento de negócios;
  • ou o desempenho de algum produto específico que a empresa possui.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre:

  • a importância de estabelecer metas apropriadas para seu time;
  • como as metas em CRM podem otimizar seu processo comercial;
  • as maneiras que o Agendor pode contribuir para um melhor acompanhamento e avaliação das metas da sua equipe.

Definindo metas de vendas ambiciosas (mas possíveis) para sua equipe

Não é segredo para qualquer gestor que estabelecer metas para o time de vendas é uma maneira muito efetiva de mantê-lo focado e determinado a apresentar resultados.

Quando essas metas estão atreladas a bonificações e prêmios, ou mesmo a objetivos pessoais, o esforço da equipe comercial pode ser ainda maior.

Confira também sobre a ferramenta do Agendor para engajamento e motivação de vendedores: Funil dos Sonhos de Vendas.

Um estudo feito pela Harvard Business Review, revelou que quando 10% ou 20% dos vendedores não batem a meta, o problema pode ser o vendedor. Se a maioria dos vendedores não batem, o problema é a meta.

Então, é importante estabelecer metas que sejam desafiadoras, mas possíveis dentro do seu cenário atual. 

Afinal, seu objetivo é que seus vendedores se sintam motivados pelas metas e não derrotados por elas, certo?

Como uma boa análise da realidade da sua empresa e dos objetivos estratégicos, é possível chegar a números e valores apropriados para que seus vendedores se engajem e alcancem os resultados desejados.

E essa análise é facilitada quando a tecnologia, mais especificamente um sistema de CRM de vendas, faz parte da sua rotina comercial.

Metas em CRM: a tecnologia a favor do bom desempenho comercial

Agora que já ficou claro como as metas ajudam a manter o time focado em seguir com o melhor desempenho, é hora de falar de algo ainda mais importante: monitoramento.

Afinal, de nada adianta estabelecer um plano de metas, se elas não estão sendo observadas e analisadas com certa frequência.E, para isso, uma ferramenta de CRM pode ser essencial. 

Pode ser muito trabalhoso para o gestor manter esse controle em planilhas e documentos soltos no computador. 

Portanto, para um processo de monitoramento inteligente, o melhor é manter essas metas em um CRM.

Assim, é mais simples para a gestão recolher dados como valor total vendido por cada vendedor em um período específico, por exemplo. 

Ou ainda monitorar se atividades como número de ligações e reuniões estão dentro do que foi estabelecido como objetivo.

Para trazer essa praticidade para o gestor, o Agendor conta com funcionalidades que colaboram para que essa análise seja feita com rapidez e qualidade.

Como o Agendor ajuda no monitoramento de metas

O Agendor pode trazer uma visão mais estratégica para a gestão e contribui para uma análise de metas mais prática e clara.

Com um simples clique dentro da plataforma, é possível que gestores e vendedores acompanhem, em tempo real, o andamento de cada meta estabelecida.

Além de discutir e rever estratégias relativas a ela, e ainda contornar possíveis desafios que possam impedir que essa meta seja alcançada.

Os principais recursos oferecidos pelo Agendor para esse acompanhamento são:

  • sumário semanal e mensal;
  • relatórios com métricas personalizáveis.

Relatórios e sumários: a base de todo o monitoramento

Sem relatórios claros e objetivos, monitorar metas (ou qualquer indicador) pode ser complicado.

Por isso, os sumários semanal e mensal, enviados diretamente para o e-mail do gestor, apresentam indicadores relativos a negócios ganhos e perdidos, ciclo de vendas, ticket médio de vendas, ciclo de vendas, entre outros.

Já a seção de relatórios do Agendor permite monitorar as métricas mais importantes para a gestão, tudo com confiabilidade dos dados e à distância de um clique.

Caso sua empresa acompanhe algum indicador que não está pré-configurado, há a opção de criar essa métrica personalizada, sem nenhuma dificuldade.

Por meio dos relatórios, o gestor pode avaliar metas em CRM de:

Ligações e reuniões

Uma meta comum para vendedores internos é o volume de ligações realizadas dentro de um período. 

Já para vendas externas, o número de reuniões feitas conversa diretamente com os negócios que estão em andamento na empresa.

Assim, é possível para o gestor acompanhar se essas atividades estão sendo cumpridas e as metas alcançadas e até mesmo conversar diretamente com um vendedor que esteja tendo problemas ou dificuldade com o andamento dessa meta.

Volume de vendas por produto

Lançou um novo produto e tem metas específicas de vendas para ele? Monitorar esse volume de negócios também é possível.

No relatório do Agendor, há o filtro por produto, que indica o volume de vendas realizadas de uma solução específica oferecida pela sua empresa.

Assim, o gestor consegue monitorar o sucesso de um novo produto ou considerar novas estratégias para ele, caso as metas não estejam sendo alcançadas.

Negócios fechados

Tanto nos relatórios, quanto nos sumários, é possível ao gestor ter visibilidade de quantos negócios foram fechados dentro de um período específico, bem como o valor de cada um.

Então, seja a meta relacionada a quantos negócios são fechados em um período de tempo ou ao valor desses negócios, o gestor consegue não só avaliá-las com precisão, como ainda ver qual vendedor teve o melhor desempenho e analisar aqueles que não estão performando tão bem.

Ciclo de vendas

Uma estratégia comum de vendas para fechar mais negócios em menos tempo é agir com foco na diminuição do ciclo de vendas.

Mas, como encurtá-lo se você não sabe com exatidão quanto tempo ele dura, certo?

Por isso, no Agendor você consegue ter essa informação e, caso uma das metas seja “fechar uma negociação em 40 dias” ou “reduzir o ciclo de vendas de 40 para 30 dias”, por exemplo. Esse controle no sistema do Agendor fica facilitado e pode ser feito de forma frequente.

Para saber mais sobre como criar as métricas mais relevantes para o seu negócio e entender exatamente como a seção de relatórios funciona, confira nosso vídeo sobre o assunto:

https://youtu.be/4q3eslJGU-I

Comece agora a acompanhar suas metas e leve seu time a um outro nível

Como já sabemos, as metas são base fundamental de uma operação comercial de sucesso.

E o uso da tecnologia para analisar a realidade da empresa, bem como o andamento e relevância de cada meta analisada pela gestão, torna todo esse processo mais rápido, prático e até mais confiável.

O Agendor, criado justamente para aprimorar a rotina de vendas, entrega ao gestor os dados necessários para avaliação das metas e para desenvolver estratégias que levam os resultados do time a um outro nível.

Para entender melhor tudo o que nossa plataforma pode fazer pela sua operação comercial, o que acha de conferir como o Agendor funciona na prática? É só iniciar o teste gratuito!