A metodologia de análise de dados é uma das melhores formas de impulsionar o crescimento do negócio. De acordo com o relatório The Future of Sales, da Gartner, 60% dos setores de vendas B2B vão trocar suas estratégias baseadas em intuição e achismos por métodos orientados por dados até 2025.
Principais aprendizados deste artigo
- Uma metodologia de análise de dados envolve o processo de coleta, organização, integração e avaliação das informações obtidas para entender o desempenho de um setor, negócio ou mercado, como o comportamento dos clientes.
- Existem quatro tipos de análise de dados: análise preditiva; prescritiva; descritiva; e diagnóstica.
- As metodologias de análise de dados quantitativos são: investigação por pesquisas e questionários, pesquisa correlacional ou experimental e investigação causal comparativa.
- Já as de dados qualitativos são: feedback; avaliação de um produto, serviço ou atendimento; grupos focais; entrevistas individuais; testes de usabilidade etc.
- A melhor forma de coletar e analisar dados é usar um sistema de CRM, que se integra a diversas outras ferramentas e permite avaliar as informações em um só local, como comportamento dos clientes e performance da equipe.
- Saiba quais são os indicadores e KPIs mais relevantes para entender o sucesso do seu time de vendas e marketing!
De fato, a coleta, integração e análise de informações precisas sobre o negócio e seus respectivos setores faz a diferença nos resultados corporativos.
Assim, não é mais necessário tomar decisões pautando-se apenas nas experiências passadas. É possível definir caminhos e ações pelo acompanhamento de números e estatísticas do negócio e dos clientes.
Dessa forma, a elaboração de estratégias se torna mais assertiva e realista, podendo ainda prever cenários futuros e criar planos para a empresa lidar com eles.
E, para isso, é necessário implementar uma cultura orientada por dados e organizar processos para que a empresa extraia todo o potencial de sistemas modernos e inteligentes.
Neste artigo, preparamos este guia básico para você dar os primeiros passos no universo da cultura data-driven. Confira, a seguir, o que é metodologia de análise de dados, seus principais tipos, exemplos e como fazer uma análise de dados eficiente e que dê bons frutos ao seu negócio. Boa leitura!
O que é metodologia de análise de dados?
A metodologia de análise de dados é um processo realizado para coletar, organizar e integrar dados relevantes a fim de mensurar o desempenho e os resultados de algum setor, projeto ou negócio. Quando aplicado nas empresas, tem como objetivo verificar informações para basear as tomadas de decisão e estratégias.
Outro ponto relevante que precisa ser destacado é a necessidade da tecnologia para aplicar esse método. Sistemas como os de CRM e automação de marketing, por exemplo, integram diversas plataformas e fornecem dados em tempo real em um só local.
Afinal, usar apenas planilhas para guardar dados e gerar relatórios gera maior gasto de recursos, o que não contribui para a produtividade e agilidade no trabalho.
Já as ferramentas compostas por big data, inteligência artificial e machine learning conseguem automatizar diversas tarefas e gerar dados precisos sobre o desempenho do setor e da empresa.
Sabendo disso, as empresas investem cada vez mais em tecnologia e na implementação da cultura data-driven. O maior objetivo é entender tudo o que acontece internamente e com seus clientes, proporcionando a criação de estratégias condizentes com as metas corporativas.
Leia mais: Big data: como usar dados em sua estratégia de vendas?
Quais os benefícios da metodologia de análise de dados?
Há diversos benefícios em adotar uma metodologia de análise de dados, como:
- tomada de decisões mais ágil e precisa;
- conhecimento aprofundado sobre o negócio, a equipe e o cliente;
- mensuração de resultados e indicadores de desempenho em tempo real;
- armazenamento de informações valiosas para a criação do planejamento estratégico e plano de ação;
- possibilidade de identificar gargalos operacionais;
- verificação de tendências e oportunidades de negócios;
- minimização de riscos;
- redução de custos;
- melhoria da experiência do cliente e, consequentemente, sua satisfação.
Tipos de análise de dados
Antes de falarmos sobre as diversas metodologias que podem ser utilizadas pelo seu negócio, vale destacar que há quatro tipos de análises de dados aplicados em estratégias corporativas.
De modo geral, algumas focam em coletar informações e gerar insights com base no passado, no presente ou no futuro.
- Análise preditiva: analisa dados para projetar cenários e identificar tendências a partir de padrões, com foco no futuro. Ela pode ser usada para atrair, conquistar e reter clientes, por exemplo, além de encontrar novas oportunidades de crescimento.
- Análise prescritiva: busca a descoberta do melhor caminho para atingir metas relevantes por meio da análise das consequências de cada um deles. A ideia é mitigar riscos e atingir os resultados desejados.
- Análise descritiva: como o próprio nome já indica, ela descreve eventos e situações, como comportamentos do cliente e tendências, baseando-se nos dados em tempo real.
- Análise diagnóstica: tem a proposta de diagnosticar e entender causas e efeitos em determinada situação. Por exemplo, a identificação das necessidades e o comportamento do cliente em cada etapa do funil de vendas.
Saiba que usar um tipo de análise de dados não anula a possibilidade de usar outro. O ideal é que sejam aplicados em diversas situações para comparar resultados e ter uma visualização completa das melhores estratégias a adotar.
Basicamente, é possível implementar metodologias diversas para coletar dados quantitativos ou qualitativos.
Continue aprendendo: Como fazer análise preditiva de vendas de forma simplificada
Metodologia de análise de dados quantitativos
A metodologia de análise de dados quantitativos se refere à coleta de informações para transformá-las em números e estatísticas. Ela agrega diversas ferramentas, como pesquisas e questionários feitos para um grande público.
Veja alguns exemplos e suas formas de aplicação:
- investigação por meio de pesquisas: uso de pesquisas online e enquetes para entender o comportamento, as necessidades e as preferências dos clientes. Podem ser feitas em redes sociais, e-mail marketing ou após uma compra ou atendimento;
- pesquisa correlacional: visa correlacionar duas ou mais variáveis para analisar padrões, relacionamentos e tendências;
- investigação causal comparativa: busca identificar causa-efeito entre duas ou mais variáveis para entender o impacto de uma variável independente sobre outra dependente, verificando como atuam de acordo com determinadas alterações;
- pesquisa experimental: baseada em uma teoria que precisa ser validada.
Metodologia de análise de dados qualitativos
Já a metodologia de análise de dados qualitativos envolve uma investigação mais subjetiva diante de uma questão determinada, ou seja, que não consegue se quantificar com números. Ela foca, portanto, na experiência de cada pessoa em relação a algo, como o atendimento feito pela marca, a facilidade de comprar no site etc.
Alguns exemplos desse método são:
- feedback;
- avaliação do produto ou serviço;
- entrevistas individuais;
- grupos focais;
- teste de usabilidade;
- observação de comportamentos e hábitos;
- verificação de dados de estudos e relatórios.
De modo geral, a ideia é definir um público-alvo e levantar hipóteses para identificar padrões, melhorar processos e otimizar estratégias.
Exemplos de metodologia de análise de dados
Confira alguns exemplos de metodologia de análise de dados quantitativos e qualitativos para entender melhor todas as possibilidades que sua empresa pode implementar!
Dados quantitativos
- Pesquisa de satisfação do cliente após um atendimento, compra ou pedido de suporte.
- Menções da marca nas redes sociais ou em sites e blogs de terceiros.
- Produtos e/ou serviços mais ou menos vendidos em cada região.
- Pesquisas de intenção de votos realizada em período eleitoral.
Dados qualitativos
- Pesquisa de satisfação de colaboradores.
- Estudos de caso para entender as experiências de determinados clientes.
- Motivos de perda de clientes.
Como fazer uma análise de dados segura e completa?
Não há como escapar: a melhor forma de fazer uma análise de dados eficiente e aplicar todas as metodologias disponíveis é usar a tecnologia como aliada. O software de CRM, por exemplo, é perfeito para coletar, integrar e analisar tudo o que diz respeito à gestão do relacionamento com o cliente.
Essa ferramenta possibilita que as equipes de vendas, marketing e atendimento trabalhem juntas, acessando os mesmos dados em um só local. Assim, é muito mais fácil definir as melhores estratégias para alcançar os resultados.
As dicas para você usar o CRM e fazer uma análise de dados completa são:
- defina o objetivo da pesquisa e o que será analisado;
- escolha a metodologia de análise de dados e quais informações serão verificadas;
- entenda seu público-alvo e defina a estratégia para coletar os dados;
- faça a coleta e analise os resultados periodicamente para gerar insights valiosos e resolver problemas de modo ágil.
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