Métricas de cold mail são indicadores que mostram o desempenho das campanhas de e-mail frio — mensagens enviadas para clientes em potencial que não tiveram nenhum contato anterior com a empresa, mas que têm o perfil de compra do produto ou de contratação do serviço oferecido.

Mensurar a taxa de abertura de e-mails, sobretudo nestes casos, é essencial. Afinal, você já está “trabalhando no escuro”, se arriscando em iniciar um contato com uma pessoa que nunca demonstrou interesse pelo que você vende.

Saber qual foi a recepção dela à abordagem realizada é fundamental para decidir os próximos passos.

Além de melhorar a eficiência da sua estratégia, as métricas de cold mail evitam, por exemplo, que seus e-mails sejam apontados como spam, o que não é nada bom para a reputação do negócio.

Percebeu a importância desse acompanhamento? Então, veja qual benchmarking de métricas de e-mail frio seguir para guiar seus resultados!.

Principais aprendizados deste artigo

  • As métricas de desempenho são essenciais para descobrir se sua campanha de cold mail está dando certo ou se precisa de ajustes para gerar o resultado esperado.
  • Por meio de ferramentas para enviar e-mail marketing, é possível automatizar a atividade, bem como monitorar os resultados.
  • Além de soluções específicas para automatizar o envio de e-mails, usar um CRM é essencial para uma boa gestão de relacionamento com o cliente e para impulsioná-lo a evoluir na jornada de compras.
  • Veja os motivos pelos quais vale a pena usar a ferramenta no e-book “Vantagens do CRM: como usar na empresa e vender mais

O que são métricas de cold mail?

As métricas de cold mail são indicadores que mostram os resultados de campanhas estruturadas no envio dos chamados e-mails frios. Essas mensurações ajudam a identificar se a estratégia gerou a resposta esperada ou se é preciso ajustar algum ponto para atingir os objetivos .

Por que é importante fazer o acompanhamento de métricas de e-mail? Para ter essa resposta, pense no seguinte: quando você envia uma mensagem para uma pessoa, espera que ela a abra e leia, certo? No caso do envio de um e-mail frio, esse comportamento tem ainda mais peso.

O motivo é que o destinatário nunca entrou em contato com a sua empresa, não sabe o que é vendido, nem as vantagens que terá ao comprar as soluções. Logo, se não abrir seu e-mail, continuará sem ter essas informações, e você perderá a chance de iniciar um relacionamento comercial que poderia virar uma ótima venda. 

É por razões como essa que é tão importante fazer o benchmarking de métricas de e-mail frio, pois a mensuração mostra o interesse pelo que foi enviado, além de percentuais de respostas, conversões, descadastramentos, entre outros índices. 

Caso os resultados estejam abaixo do esperado, abre-se um caminho para reverter a situação e fazer valer a pena o esforço empregado nessa estratégia que pode dar ótimos frutos!

Sobre isso, leia o artigo: “O e-mail marketing ainda vale a pena? Guia completo

5 principais métricas de cold mail e como mensurá-las

A taxa de abertura de e-mail costuma ser a primeira métrica que surge à mente quando o objetivo é acompanhar os resultados desse tipo de estratégia, não é mesmo? Porém, além dela, existem outras que geram insights tão importantes quanto.

Então, se você quer mensurar o desempenho da sua campanha de e-mail frio de maneira eficiente, coloque na sua lista:

  1. taxa de abertura de e-mail;
  2. taxa de cliques (CTR);
  3. taxa de resposta;
  4. taxa de conversão;
  5. taxa de descadastro.

Veja, abaixo, detalhes de cada uma dessas métricas.

1. Taxa de abertura de e-mail

Mostra quantas pessoas abriram o e-mail em relação à quantidade enviada. É essencial para descobrir o interesse dos destinatários pela sua mensagem, gerando a oportunidade de melhorar a abordagem utilizada.

A fórmula para mensurar essa métrica é:

taxa de abertura de e-mail = (número de e-mails abertos / número de e-mails enviados) x 100

2. Taxa de cliques (CTR)

Revela o poder de atração das suas mensagens ao mostrar quantas pessoas clicaram sobre ela. Além de avaliar desempenho de e-mails, a CTR pode ser usada para anúncios, links, publicações e outros conteúdos de marketing e vendas.

Seu resultado é obtido aplicando a seguinte fórmula:

CTR = (cliques / impressões) x 100%

Sendo:

  • cliques: número de vezes que clicaram sobre a mensagem;
  • impressões: quantidade de exibições dos materiais aos destinatários.

3. Taxa de resposta

Percentual de pessoas que responderam ao seu e-mail em relação à quantidade enviada. Ajuda a entender a qualidade e o nível de confiabilidade dos conteúdos.

O cálculo é feito usando a seguinte fórmula:

taxa de resposta = (número de respostas recebidas / número de e-mails enviados) x 100

4. Taxa de conversão

Considerada um dos índices  importantes em estratégias de cold mail, a taxa de conversão aponta quantas pessoas realizaram a ação desejada, por exemplo, assinar a newsletter, preencher um cadastro ou entrar em contato com o vendedor.

A fórmula para obter o resultado dessa métrica é:

taxa de conversão = (número de conversões / número de e-mails enviados) x 100

5. Taxa de descadastro

Por outro lado, essa é a métrica mais indesejada, pois mostra quem não teve interesse em receber mais seus e-mails. Também chamada de taxa de unsubscribe, para saber o resultado, é preciso aplicar a fórmula:

taxa de descadastro = (número de descadastrados / total de e-mails enviados) x 100

7 estratégias para melhorar os resultados das métricas de cold mail

Segundo um levantamento da QuickMail, ferramenta de envio de cold e-mails automatizados, a taxa média de abertura de e-mails frios é de 44%. Outros resultados apontados foram:

  • taxa de resposta: entre os melhores 25% das campanhas, a média é de 20% ou mais;
  • taxa de cliques: média de 3,67%;
  • taxa de descadastro: média de 2,17%.

Esses números fizeram você pensar sobre quais seriam os percentuais ideais para a sua empresa? Pois a resposta para isso é: depende! 

Isso porque você deve considerar, por exemplo, o perfil do seu público-alvo e se essas pessoas têm o hábito de usar e-mail, o ramo de atuação do negócio, entre outras variáveis e características da sua companhia.

Porém, nem tudo está perdido! O que podemos dar a você, neste momento, são dicas de como melhorar sua estratégia de cold mail, como estas:

  1. segmente os destinatários para enviar conteúdos alinhados com seus perfis e necessidades;
  2. faça testes A/B para chegar ao melhor formato de e-mail;
  3. personalize as mensagens;
  4. use títulos atrativos;
  5. atente-se à gramática e ao tom de voz ao redigir os textos;
  6. explore gatilhos mentais para potencializar as conversões;
  7. faça follow-up para não perder nenhuma etapa da jornada do cliente. 

As dicas deste infográfico também ajudarão você! 

métricas de cold mail

Como fazer o acompanhamento de métricas de e-mail? 

Existem diversas ferramentas que ajudam a enviar automaticamente cold mails e acompanhar as taxas e métricas da estratégia, como a MailChimp. Paralela a essas soluções, também é essencial usar um sistema de gestão de relacionamento com o cliente.

Um CRM alinhado a e-mails marketing e de vendas ajuda a:

  • segmentar clientes;
  • personalizar os conteúdos;
  • criar fluxos para envio automático;
  • analisar resultado de campanhas;
  • e muito mais!

Confira este vídeo:

Agora que você tem todas essas dicas e orientações, basta colocá-las em prática e explorar todo o potencial gerado por uma estratégia de cold mail! 

E para ter resultados mais significativos, baixe agora mesmo o e-book gratuito e exclusivo “Como escalar resultados com métricas de vendas