Você sabe qual é a definição de produto mínimo viável?

Suponhamos que você tenha tido uma grande ideia para o seu modelo de negócio e acredite que ela tem potencial de gerar um excelente retorno financeiro.

Em vez de dedicar meses de trabalho desenvolvendo uma versão final irretocável do seu produto, você pode criar um MVP e submetê-lo a testes para validar a sua ideia e obter um feedback do público-alvo.

Esse conceito de mínimo produto viável é muito utilizado por empresas que querem evitar prejuízos no desenvolvimento de projetos que podem não ser tão bem aceitos quanto se espera.

Para que você possa entender melhor o que é o mínimo produto viável, para que ele serve e por que ele é importante, te convidamos a dar continuidade a leitura deste guia sobre MVP.

Nas próximas linhas, vamos mostrar também um passo a passo descomplicado de como criar e testar um MVP:

  • Passo 1 – Defina com clareza a proposta de valor do seu MVP;
  • Passo 2 – Teste o seu mínimo produto viável;
  • Passo 3 – Interprete os feedbacks e faça os ajustes necessários.

Além disso, você também vai conferir neste conteúdo alguns exemplos de produto mínimo viável para se inspirar.

Leia também: Como fazer sua demonstração de produtos virar negócio fechado

O que é o produto mínimo viável MVP e para que ele serve?

Podemos definir o que é o mínimo produto viável (MVP – Minimum Viable Product) como uma versão mais enxuta de uma ideia que a empresa está desenvolvendo e quer lançar no mercado.

O MVP contém apenas os recursos e funções fundamentais do produto, exprimindo a essência da sua proposta de valor.

O mínimo produto viável é uma versão simples colocada para testes com uma amostra do público-alvo. A intenção é validar a ideia antes de lançar o produto final.

Ou seja, o MVP é um protótipo inicial que tem como objetivo verificar a viabilidade de um produto utilizando o mínimo possível de recursos, mantendo o foco no problema que tal produto se propõe a resolver.

Quer entender ainda melhor o que é e para que serve um Produto Minimamente Viável? Então, confira este vídeo do SEBRAE, com Martha Gabriel:

Para que serve o mínimo produto viável?

O mínimo produto viável (MVP) serve para que a empresa receba um feedback do seu público-alvo a respeito de uma solução que ela está desenvolvendo. A criação de MVP para startups é muito comum, e agiliza o processo de lançamento dos produtos.

A partir desse retorno, são feitas as adaptações necessárias antes de lançar a versão final no mercado.

O MVP serve para que, a partir de uma versão simplificada, consiga-se avaliar a recepção do público e o potencial que determinada ideia tem de trazer retornos financeiros.

O conceito de MVP pode ser aplicado não somente a produtos, mas também a serviços e projetos internos de diferentes tipos.

Em resumo, o produto mínimo viável é muito útil para que a empresa possa validar uma ideia antes de investir muitos recursos nela.

Outra ferramenta importante para quem quer lançar um novo produto é a pesquisa de mercado, veja dicas de como fazer a sua de graça e online nestes posts de nosso blog:

Qual a importância de contar com um produto mínimo viável?

A ideia central por trás do MVP é apresentar uma versão enxuta para uma amostra do público-alvo a fim de testar como eles recebem a proposta de valor desse protótipo inicial.

Tendo isso em vista, a importância do MVP reside no fato de que essa versão mais simples possibilita otimizar os custos que envolvem o desenvolvimento de uma ideia.

Além disso, por meio de um MVP é possível fazer uma gestão mais controlada dos riscos que envolvem o lançamento de um novo produto. Assim, evitam-se grandes prejuízos financeiros.

O mínimo produto viável é importante para validar a capacidade de retorno de um investimento antes mesmo que a versão final esteja pronta.

A validação do MVP funciona como um sinal verde para dar continuidade ao desenvolvimento do produto. 

Imagine dedicar tempo, dinheiro e mão-de-obra para desenvolver um produto por completo e, na hora de lançar, o público-alvo simplesmente rejeita a sua solução. É para evitar esse tipo de situação que o MVP se faz tão importante e necessário.

Passo a passo: Como fazer um produto mínimo viável?

Agora que você já conhece a definição de produto mínimo viável, para que ele serve e por que é importante contar com um MVP antes de lançar a versão final de um produto, é hora de conferir os passos fundamentais para você criar e testar um MVP.

Descubra nas linhas a seguir o passo a passo para você desenvolver e testar uma versão inicial da sua ideia e obter o feedback de potenciais clientes para implementação de melhorias antes de lançar o produto final.

Veja mais: Feedback de clientes: quem reclama merece um “muito obrigado”

Passo 1 – Defina com clareza a proposta de valor do seu MVP

Todo produto, serviço ou modelo de negócio precisa ter uma proposta de valor bem definida. Isso significa estabelecer quais problemas você pretende solucionar com a sua ideia e por que o seu público-alvo deve escolher fazer negócio com você e não com os concorrentes.

Ou seja, no MVP é preciso deixar claro os diferenciais competitivos da sua solução e o seu output central para quem o adquirir.

Recursos complementares e funções com potencial de agregar valor à sua ideia devem ser encarados como fatores secundários, pelo menos nesse primeiro momento.

Mantenha o foco na simplicidade e na proposta de valor primária. Deixe o perfeccionismo para uma eventual versão final.

Passo 2 – Teste o seu mínimo produto viável

Como testar um MVP?

Nesta segunda etapa, você deverá submeter o seu MVP a testes com o público-alvo. O objetivo é verificar se há, de fato, uma demanda pelo produto em desenvolvimento e se ele é realmente capaz de gerar valor para potenciais clientes.

Esse teste de viabilidade da sua ideia mostrará também a capacidade de satisfazer as necessidades do seu público.

Além disso, testar o MVP vai te ajudar a identificar falhas que deverão ser corrigidas antes do lançamento da versão final

Para entender o interesse do seu público-alvo na proposta de valor do seu MVP e verificar se vale mesmo a pena investir no desenvolvimento da sua ideia, você pode realizar pesquisas.

Por meio de questionários que mesclam perguntas abertas e fechadas, será possível compreender a recepção de uma amostra do público que teve acesso ao seu MVP.

Após desenvolver um MVP que contemple a proposta de valor, é hora de entender o interesse do mercado no produto a ponto de justificar o investimento.

Para a etapa de testes do MVP, é importante que você tenha bem definidas as suas buyer personas, que são representações semi-fictícias do que seria um perfil de cliente ideal para o seu produto.

Passo 3 – Interprete os feedbacks e faça os ajustes necessários

Concluída a fase de testes do seu MVP, você deverá organizar e analisar o feedback recebido do público que teve acesso à versão inicial do seu mínimo produto viável.

Essa é a hora de interpretar as percepções sobre o MVP e, a partir disso, identificar os ajustes que precisam ser feitos antes do lançamento da versão final.

Se o feedback for majoritariamente negativo, não se assuste. Uma má recepção do público-alvo não necessariamente significa que você deve descontinuar seu projeto e desistir da sua ideia.

Com base no feedback recebido, talvez você precise lançar uma segunda versão do MVP e submetê-la a novos testes.

Foque em aprimorar a sua proposta de valor a cada interação e deixá-la alinhada às expectativas e necessidades do público que se deseja atingir.

Entender como criar um Produto Minimamente Viável é realmente muito importante, por isso, trazemos para vocês mais um vídeo sobre este tema, só que em inglês,

Ele foi criado pela Harvard Business Review, por esse motivo achamos relevante que você assista este vídeo.

Produto mínimo viável: exemplos na prática

A prática de desenvolver um MVP e fazer testes com as versões mais simples e “inacabadas” de um produto é bastante comum.

Grandes empresas que conhecemos hoje, como o Facebook, a Apple, a Uber e a Dropbox, nasceram a partir de um MVP.

Confira a seguir dois exemplos de produto mínimo viável e saiba como esse método funciona na prática.

Uber

A Uber é hoje uma das maiores empresas de mobilidade urbana do mundo. Antes de ser lançada para o grande público, a startup precisou passar por testes.

O MVP do que viria a ser a Uber que conhecemos hoje foi lançado em 2010 em uma interface móvel que somente os fundadores e alguns outros usuários tinham acesso.

A proposta de valor desse MVP era bastante clara e se manteve até hoje:

  • Verificar o preço estimado antes de confirmar a viagem
  • Rastrear motoristas tempo real
  • Pagamento automático da corrida

Depois de testar seu MVP, os fundadores da Uber aprimoraram o aplicativo antes de lançá-lo para o público geral.

Dropbox

O Dropbox foi a primeira plataforma de armazenamento de arquivos na nuvem. A ferramenta, desenvolvida em 2007, era bastante simples de usar.

No entanto, para convencer os investidores sobre o potencial do produto, Drew Houston, criador da plataforma, criou um MVP em formato de vídeo.

O Dropbox era tão simples que um protótipo já poderia ser considerado a versão final.

No vídeo, intitulado DropBox Demo, Drew Houston narra as funcionalidades da ferramenta. Depois da publicação do vídeo de demonstração, o DropBox foi submetido a teste com usuários, os quais receberam muito bem a plataforma.

O vídeo é antigo, porque é o vídeo original usado com demonstração do Produto Minimamente Viável. 

Perceba que o MVP não precisa necessariamente ser usado e testado pelo público em um primeiro momento. Trata-se de uma forma de testar a hipótese: há mercado para esta ferramenta que criamos? Alguém precisa mesmo dessa solução? 

Como a resposta foi positiva, deram início a criação efetiva da solução, criando o produto e continuamente produzindo melhorias, até que se tornou um sucesso de mercado.

Resumindo: TUDO que você precisa saber sobre Produto Mínimo Viável – MVP

O que é?

Podemos definir o que é o mínimo produto viável (MVP – Minimum Viable Product) como uma versão mais enxuta de uma ideia que a empresa está desenvolvendo e quer lançar no mercado.

Para que serve?

O mínimo produto viável (MVP) serve para que a empresa receba um feedback dos do seu público-alvo a respeito de uma solução que ela está desenvolvendo.

Como ele é útil para as empresas?

O produto mínimo viável é muito útil para que a empresa possa validar uma ideia antes de investir muitos recursos nela.

Qual sua importância?

Por meio de um MVP é possível fazer uma gestão mais controlada dos riscos que envolvem o lançamento de um novo produto. Assim, evitam-se grandes prejuízos financeiros.

O mínimo produto viável é importante para validar a capacidade de retorno de um investimento antes mesmo que a versão final esteja pronta.

Bom, ficou claro o que é e para que serve um MVP?

Se você tem uma grande ideia e pretende desenvolvê-la, não deixe de criar um mínimo produto viável que concentre a essência da sua proposta de valor.

Faça isso e utilize os recursos disponíveis de maneira mais inteligente, evitando prejuízos durante o desenvolvimento da sua ideia.

Um bom sistema de CRM pode fornecer dados sobre seus clientes e, dessa forma, ajuda você a conhecê-los melhor. Assim, se você pretende lançar um novo produto, ter perfis segmentados e informações sobre como seus clientes se comportam pode ser extremamente relevante.

Baixe gratuitamente nosso guia de como usar o CRM em sua empresa e comece agora mesmo a conhecer melhor seu público-alvo: Guia para o sucesso com CRM – As práticas que deram certo na implantação de CRM para equipes de vendas