Existem muitos mitos e verdades sobre automação de CRM que por vezes se embaralham e atrapalham a visão dos gestores sobre a importância dessa estratégia.
Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂
Principais aprendizados deste artigo:
- A crença de que a automação de CRM é exclusiva para grandes empresas é um equívoco. Empresas de todos os tamanhos podem colher benefícios significativos com a automação, inclusive pequenos negócios, como agências de turismo iniciantes.
- A automação de CRM facilita a personalização, sendo um dos principais benefícios dessa estratégia.
- Uma crença real é que a automação de CRM gera um ROI sustentável ao reduzir oportunidades estagnadas no funil, aumentar a personalização, agilizar o ciclo de vendas e focar em negociações mais complexas. Saiba mais sobre negociações complexas em: Kit para vendas complexas
- Contrariando a ideia de que a automação é um processo demorado, a implementação pode ser fácil e trazer benefícios quase imediatos. O CRM do Agendor, por exemplo, permite tornar o trabalho diário mais prático e menos repetitivo. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e automatize seu CRM agora mesmo!
Como efeito, muitos acabam não compreendendo exatamente as vantagens desse investimento, e perdem a oportunidade de atingir uma eficiência operacional ainda mais elevada, e que é capaz de converter mais vendas.
Uma das crenças limitantes nesse contexto é a ideia de que a automação de CRM é apenas para grandes empresas.
Essa conclusão é totalmente equivocada, afinal, até mesmo negócios pequenos e com operações simples podem colher significativos benefícios ao adotar a automação.
Assim, nosso objetivo com este conteúdo é clarificar os mitos e verdades sobre automação de CRM para que gestores de vendas e empreendedores possam tomar as decisões certas e potencializar o crescimento de seus negócios.
Continue a leitura do artigo para conferir!
1. MITO: Automação é apenas para grandes empresas
Como já comentamos no início do artigo, a crença de que a automação é apenas para grandes empresas é um equívoco.
Na realidade, todos os negócios, dos mais variados tamanhos, segmentos,e setores podem se beneficiar muito da automação de CRM.
Por exemplo, uma pequena agência de turismo iniciante no mercado pode:
- automatizar a captação e a gestão de leads, identificando potenciais clientes e registrando os dados sobre suas preferências de viagens e suas necessidades;
- criar pacotes e ofertas de maneira automática e personalizada com base no histórico de viagens, aumentando as chances de conversão;
- comunicar-se de forma ágil por meio do envio de e-mails automatizados e mensagens, o que garante que os clientes recebam informações importantes, como confirmações de reserva e atualizações de itinerário.
“Tudo isso não custa muito caro?”, você pergunta.
Claramente os custos variam de acordo com a solução escolhida, mas a ideia de que a automação de CRM é um investimento caro é, muitas vezes, um mito que impede pequenas empresas de explorar seu potencial total.
Além disso, os avanços tecnológicos democratizaram o acesso a soluções de automação de CRM, tornando-as mais acessíveis para empresas de todos os tamanhos.
Nesse sentido, é crucial desmistificar a crença de que a automação é um luxo inalcançável para pequenas agências de turismo, mas sim uma forma de alavancar e otimizar as operações de maneira eficiente.
Aproveite e conheça os 6 passos da gestão de leads:
2. VERDADE: Automação facilita a personalização
Sim, a automação de CRM facilita a personalização, e este é um dos principais benefícios dessa estratégia.
A automação permite que os dados sejam capturados e analisados em tempo real, e ajuda a construir uma base de informações confiável e precisa que pode ser utilizada para personalização das interações com os clientes.
E assim, cada interação é registrada e analisada, colaborando para uma visão mais abrangente do histórico do relacionamento com cada cliente.
Com isso, é possível agrupar clientes com interesses, necessidades e comportamentos semelhantes, o que cria uma segmentação personalizada para a criação de estratégias de fidelização e captação.
No entanto, a personalização promovida pela automação não se limita apenas à coleta e interpretação de dados, mas também à execução de ações personalizadas com base nesses dados.
Por exemplo, é possível automatizar o envio de ofertas especiais para clientes que demonstraram interesse em produtos específicos ou enviar lembretes personalizados para eventos importantes para o cliente.
Todos esses aspectos geram personalizações que são cruciais para transformar o relacionamento com o cliente e alcançar resultados ainda mais impressionantes de vendas e marketing.
3. MITO: Automatizar o CRM substitui completamente o esforço humano
Dentre os mitos e verdades sobre automação de CRM, esta é uma das crenças que mais causa confusão e até mesmo medo nos vendedores e gestores.
Mas, na verdade, a automação, por enquanto, está longe de substituir completamente o esforço humano.
A automação de CRM não visa substituir o esforço humano, mas sim aprimorá-lo. Ela permite que tarefas repetitivas e operacionais sejam realizadas de forma eficiente, liberando a equipe para se concentrar em atividades mais estratégicas e que exigem criatividade.
Um exemplo prático é o enviar follow-ups automáticos, mas a personalização dessas mensagens e a adaptação a determinados contextos ainda exigem o toque humano.
Ou seja, os vendedores podem ajustar suas abordagens com base em insights de interações anteriores que a automação não pode capturar completamente.
4. VERDADE: Automatizar o CRM melhora a colaboração e a tomada de decisão
A automação de CRM, sem dúvidas, melhora a colaboração e a tomada de decisão, e é por essa razão que ela é tão essencial para empresas que buscam aprimorar suas estratégias e sua operação de vendas.
Como já mencionamos, a automação centraliza dados cruciais em uma plataforma acessível a todos os membros da equipe, o que, na prática, elimina barreiras de comunicação e possibilita que todos tenham acesso rápido e fácil às informações relevantes, promovendo a colaboração e alinhamento de esforços.
Além disso, a integração de sistemas de automação de CRM promove uma comunicação mais eficiente entre diferentes departamentos da empresa.
Isso significa que as informações fluem de maneira mais suave entre vendas, marketing, atendimento ao cliente e outras áreas, facilitando a colaboração em iniciativas conjuntas.
Para mais, a automação evita que dados sejam cadastrados em duplicidade. Quando isso acontece em CRM que operam de forma 100% manual, pode resultar em confusão, retrabalho e, muitas vezes, em decisões equivocadas.
Nesse contexto, a automação ajuda a evitar esses desafios comuns, proporcionando uma gestão de dados mais eficiente e precisa.
5. MITO: Não é necessário automatizar quando a empresa já conta com um CRM tradicional
Um CRM tradicional, que opera manualmente, já pode trazer diversos benefícios para as empresas. Veja quais são os mais notáveis:
No entanto, quando a automação é incorporada, o potencial de otimização e eficiência atinge novos patamares.
Portanto, é um equívoco pensar que a automação não é necessária quando a empresa já conta com um CRM tradicional.
Afinal, com a automação, tarefas repetitivas, como atualização de registros, follow-ups e envio de comunicações, podem ser feitas de forma automática, o que evita esquecimentos e garante a consistência da operação.
Então, aquelas negociações que ficam estagnadas no funil, e não avançam por falta de follow-up ou qualquer outra ação, podem ser impulsionadas pela automação, que não se esquece de nenhum lead.
6. VERDADE: Automações de CRM geram ROI sustentável
Sim, é verdade que a automação de CRM gera um ROI sustentável.
Veja só a seguinte reflexão: quanto menos oportunidades ficam estagnadas no funil, e quanto mais elevada é a personalização, mais fácil será fechar negociações e alcançar resultados positivos a longo prazo.
Dessa forma, a automação é capaz de pagar seus custos mais facilmente, promovendo, sobretudo, um crescimento sustentável para a empresa.
No que tange a facilidade para fechar negociações, é importante destacar que a automação reflete nos seguintes aspectos:
- ciclo de vendas mais curtos;
- agilidade na identificação e abordagem de oportunidades de venda;
- redução do tempo gasto em tarefas operacionai;
- maior foco em negociações complexas;
- segmentações mais eficientes;
- comunicações mais significativas;
- fidelização aprimorada.
7. MITO: Automatizar um CRM é um processo longo e demorado
É um erro acreditar que a automação de CRM é um processo longo e demorado. Pelo contrário, a implementação pode ser fácil e trazer benefícios significativos quase imediatamente.
Para ilustrar como a automação pode ser simples, vamos entender como funcionam as automações no Agendor, tornando o trabalho diário mais prático e menos repetitivo.
As automações do Agendor são projetadas para facilitar diversas tarefas e proporcionar uma experiência mais eficiente. Com ela, todo novo negócio vem com uma tarefa agendada para nunca se esquecer de entrar em contato com o cliente, e todo negócio ganho no funil de vendas é duplicado automaticamente no funil de pós-vendas.
Já parou para imaginar como isso facilitaria o dia a dia da sua equipe?
O Agendor, por exemplo, oferece 3 tipos de automações:
- Agendar atividade automaticamente;
- Criar negócio automaticamente;
- Enviar e-mail automaticamente.
Para criar uma automação, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o Agendor e clique em “+ Usar esse modelo”;
- Selecione o tipo de automação desejado, como “agendar atividade automaticamente”;
- Escolha o funil e a etapa específica para acionar a automação (por exemplo, ao chegar à etapa de Follow-up);
- Defina os detalhes da automação, como o tipo de atividade a ser agendada e quando deve ocorrer;
- Pronto, a automação está criada, simplificando suas operações diárias.
Viu como a implementação da automação de CRM é simples, rápida e prática?
Como você viu, com o Agendor, você pode começar a automatizar sua operação de vendas agora mesmo!
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