Uma assinatura de e-mail pode ser muito mais que a conclusão de uma mensagem: pode servir para demonstrar profissionalismo, gerar identificação e até estimular clientes a continuarem sua jornada pelas etapas do funil de vendas.
Principais aprendizados deste artigo:
- A assinatura do e-mail serve para informar os dados de contato do remetente do e-mail, incluindo nome, cargo, empresa, perfil no LinkedIn, telefone, site e outros.
- Com espaço limitado, o conteúdo da assinatura deve ser objetivo e funcional. É preciso equilibrar os elementos usados para não poluir e prejudicar a comunicação da mensagem.
- A interação via e-mail permite conduzir o cliente pela jornada de compras e pode ser usado de diversas maneiras, seja para apresentação de serviços, follow-up de propostas ou comunicação de campanhas de marketing.
- Organize as interações com o público combinando canais de atendimento com o CRM de vendas, ideal para centralizar a operação e otimizar a forma como faz negócios.
Continue lendo para conferir 4 modelos de assinatura de e-mail, dicas de como criar a sua e os motivos para usar o recurso.
O que é uma assinatura de e-mail?
A assinatura de e-mail é um texto no rodapé da mensagem, contendo dados como seu nome, informações para contato, cargo, citação favorita e foto de perfil. Além disso, representa uma oportunidade para profissionais demonstrarem personalidade, carisma e inteligência.
Dependendo do caso, isso pode ser feito com uma foto criativa, uma citação, uma boa identidade de marca e informações adicionais que demonstram suas habilidades.
Dessa forma, pode até gerar oportunidades incríveis e atrair clientes.
Apesar de tomar pouco espaço e não poder comprometer o conteúdo da mensagem, existem modelos de assinatura de e-mail profissional que vão além de concluir o texto.
Como fazer uma assinatura de e-mail para o time de vendas?
Para fazer uma assinatura de e-mail comercial, é importante ter em mente as informações essenciais para contato. Ao mesmo tempo, o visual e a mensagem devem ser limpos, objetivos e capazes de despertar confiança. Lembre-se: a assinatura é uma ferramenta para gerar valor, bem como todo o restante da mensagem.
Separamos dicas de como criar a assinatura da maneira mais simples e eficaz possível, usando apenas texto e elementos visuais básicos.
1.Componentes de uma assinatura de e-mail criativa e profissional
Ao criar um modelo de assinatura de e-mail para vendas, é importante equilibrar as informações para fixar o que é mais importante. Você precisa deixar claro quem é a pessoa que assina a mensagem e a organização que ela representa.
Dar um pouco mais de personalidade, com foto pessoal e ícone do perfil no LinkedIn por exemplo, pode ser uma boa ideia para determinados segmentos. Em geral, empresas B2B valorizam representantes que dão esse senso de atenção exclusiva.
Dito isso, você pode usar os seguintes componentes para assinar seus e-mails:
- nome;
- cargo;
- foto de perfil;
- dados de contato;
- citação;
- links importantes;
- redes sociais;
- CTA;
- logotipo;
- requisitos legais.
2. Objetividade para apresentar informações
Outro fator a se considerar é que a assinatura usa um espaço reduzido no conteúdo da mensagem e, para cumprir o seu papel, deve ser concisa e objetiva.
Por exemplo, se o seu nome completo for muito grande, utilize apenas o primeiro nome e o sobrenome principal.
Da mesma forma, na hora de apresentar o seu cargo, vá direto ao ponto e evite termos podem gerar confusão. Siglas como CEO, CFO e COO são bem conhecidas, ao contrário de gerente de sucesso e alegria, subsecretário de onboarding ou especialista em relações comerciais.
Você também pode optar por colocar a equipe que integra, no lugar do cargo. Por exemplo, substituindo “Vendedor” por “Vendas”. De toda forma, é importante que a assinatura informe o nível hierárquico, caso seja líder ou gestor de vendas.
3. Elementos visuais
Existem dois elementos visuais que são fáceis de incorporar na assinatura e que fazem a diferença: o logotipo e a foto pessoal. O motivo é simples, afinal, eles facilitam a identificação do remetente e passam uma imagem mais confiável.
Além desses, há a possibilidade de incluir banners, GIFs e animações. Porém tais itens são mais complexos de implementar e exigem moderação para não poluir a assinatura.
4. Pense na responsividade
O e-mail não está limitado ao computador. O uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, está cada vez mais difundido. Assim, ao criar a assinatura de e-mail profissional, prefira uma arte ou formatação de texto que mantenha a qualidade visual em telas de todos os tamanhos.
4 modelos de assinatura de e-mail para você inspirar
Para ajudá-lo a se inspirar, criamos 4 modelos de assinatura de e-mail simples, em formato de texto, que você pode replicar em praticamente qualquer serviço de envio de e-mails. Além disso, há a possibilidade de aproveitar o template para montar um design mais criativo e destacado.
1. Assinatura com frase motivacional
A inclusão de frase motivacional demonstra personalidade e criatividade, mas não é indicada para segmentos mais conservadores. Confira o modelo:
Agradeço a atenção,
Jorge Ramos | Gestor de Marketing
“O lucro é subproduto das coisas bem feitas.” Philip Kotler
Tel/WhatsApp: (99) 99999-9999
E-mail: jorge.ramos@marketing.com.br
www.sitedaempresa.com.br
2. Assinatura com botão para CTA
O modelo de assinatura de e-mail com CTA inclui um botão ou link com chamada para ação, ou seja, mensagem que incentiva e encaminha o cliente para a próxima etapa do funil de vendas.
Uma empresa de SaaS, por exemplo, pode ter um link que leva para a página de assinatura. Já uma distribuidora, pode direcionar para o catálogo de produtos.
Veja como fazer:
Qualquer dúvida, estou à disposição,
Aline Souza
Equipe de Vendas | Envolver Embalagens
(11) 3322-4455
alinesouza.vendas@envolver.com.br
Solicite um orçamento!
3. Assinatura com termos de compliance
Com a LGPD e a evolução da cultura de compliance no mercado B2B, há a possibilidade de incluir disclaimers e termos legais na assinatura.
Confira o exemplo:
Atenciosamente,
Agatha Guimarães
Líder de Vendas
(99) 99999-9999 | emailvendas@suaempresa.com.br
*Importante: O conteúdo deste e-mail e anexos é confidencial e destinado apenas ao receptor mencionado. Caso tenha recebido a mensagem por engano, favor informar o remetente e não compartilhar ou fazer cópias dos elementos aqui tratados.
4. Assinatura com prova social
Por fim, existe a oportunidade de usar a assinatura de e-mail para enaltecer prêmios, conquistas e avaliações recebidas pela empresa:
Aguardo sua resposta,
João Silva
Representante de Vendas
Multimarcas Top | Marca líder em satisfação do cliente com avaliação 5 estrelas
(99) 99999-9999 | email@suaempresa.com.br
Uma ressalva referente a esse modelo de assinatura é que não se deve usar prêmios fictícios ou avaliações de fontes internas, ou que não passaram por auditoria externa.
Dica extra: some esforços com o WhatsApp Web!
O WhatsApp Web é um ótimo recurso para interagir com os clientes e somar aos esforços feitos via e-mail. Sabia que você pode usar a extensão do aplicativo para atender o público e gerenciar parcerias direto do CRM do Agendor? Pois é, assista o vídeo e veja como funciona:
Por que criar uma assinatura de e-mail diferenciada vale a pena?
Pense da seguinte forma: ao receber uma mensagem direta nas redes sociais, você teria interesse em uma DM de um perfil sem foto ou sem bio? Pois é, a maioria diria não. Sem esses componentes, o que foi dito perde a credibilidade e tem tudo para cair no esquecimento.
O mesmo acontece nas relações comerciais. Imagine enviar um e-mail de prospecção, despertar o interesse no cliente e não colocar seu nome ou informações de contato.
É claro que ele pode sempre responder para o endereço que emitiu a mensagem, mas e se o usuário preferir comunicação por outro meio, como chamadas de voz ou via WhatsApp?
Quando falamos em atendimento ao cliente e experiência de compra, sabemos como o canal de interação faz a diferença para gerar conforto e satisfação.
Por fim, há um componente simples que pode ser integrado à assinatura de e-mail, sobre o qual já falamos antes, e que tem um grande potencial: o CTA.
Considere a seguinte situação: um representante de vendas entra em contato com o cliente, apresenta os serviços da sua empresa e consegue atrair o interesse do usuário. Porém, o prospect ainda não quer um contato direto.
Nessa hora, para não deixar a pista esfriar, você pode estender a interação de maneira passiva, basta colocar um link ou botão com o texto âncora “Acesse nosso catálogo on-line” ou “Descubra mais no site oficial”.
Esse componente abre um leque de opções que, em todo caso, deixa a pessoa que recebeu a mensagem à vontade para tomar a decisão no seu tempo.
Além disso, dependendo do cargo ou área de atuação, o encaminhamento pode desempenhar outras funções, como agendamentos, abertura de chamados e por aí vai.
Guia prático da prospecção: coloque sua assinatura para um bom uso
Conforme vimos ao longo do post, a assinatura de e-mail cria identidade, demonstra habilidades e pode ser uma peça-chave para mover o cliente do início ao fundo do funil de vendas.
E para fazer isso de maneira otimizada, nada melhor que começar com o pé direito, não é mesmo? Confira o eBook “Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados” para dominar essa importante etapa da jornada de compras. É grátis, basta preencher o formulário e baixar o conteúdo!
Quer ir além, investir no relacionamento com os clientes? Então conheça as principais funções do CRM do Agendor com a versão gratuita de testes. Cadastre-se e comece hoje mesmo. Até a próxima!