Provavelmente, nem a maior das crises que você já imaginou ter que gerenciar na vida chegou perto da que estamos vivendo hoje. Depois de um ano, os sinais de cansaço e desgaste de todos são evidentes. Logo, manter a motivação da equipe na pandemia, nesse momento, se tornou um desafio ainda maior para muitos líderes.
Estudos que vêm sendo realizados nesse período mostram que, além de cansados, os profissionais em geral têm estado mais ansiosos, impacientes, deprimidos e estressados e, assim, menos produtivos e criativos. Tudo isso é, inclusive, justificável em um cenário de isolamento social, incertezas, insegurança, medo e luto.
Sendo assim, diante de todos esses fatores, exigir alta performance em vendas e estimular o time utilizando as mesmas estratégias e ferramentas de antes não será muito efetivo. Mas, então, o que fazer para aumentar a motivação da equipe na pandemia? Neste artigo, trazemos algumas dicas e também conversamos com Suely Schmitt, da Versa Treinamentos Corporativos e Embaixadora Agendor, sobre como lidar melhor com esse momento na gestão comercial.
Brasileiros estão mais ansiosos e deprimidos e o estresse diminui engajamento no trabalho
Depois de um ano do início da pandemia de Covid-19, os pesquisadores já puderam analisar alguns dos efeitos que a situação tem provocado, sobretudo em termos de saúde mental. Reunimos aqui alguns estudos que dão pistas sobre alguns fatores que podem estar ligados ao impacto na motivação da equipe na pandemia.
Aumento acentuado de ansiedade e depressão
Desde que começamos a viver esse momento, 80% da população brasileira desenvolveu sintomas moderados a graves de ansiedade e 68% de depressão, de acordo com uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O levantamento, divulgado em outubro de 2020, também revelou que 65% dos entrevistados têm sentimentos de raiva e 50% tiveram alteração no sono.
Ainda, segundo um estudo da Universidade de São Paulo (USP) realizado em onze países e publicado em fevereiro deste ano, o Brasil lidera os casos de depressão e ansiedade na quarentena. Mulheres, jovens, pessoas com histórico de desordem mental e desempregados foram os mais afetados, conforme os estudiosos.
Home office, estresse, engajamento e motivação da equipe na pandemia
Depois de ouvir 2 mil pessoas cerca de 40 dias após o início da pandemia, o LinkedIn constatou que o home office já estava afetando a saúde mental dos brasileiros: 62% dos profissionais que estavam trabalhando em casa na época relataram estar mais ansiosos e estressados com o trabalho do que antes.
Além disso, um estudo realizado na China e nos Estados Unidos e publicado no Journal of Applied Psychology apontou que as pessoas que apresentaram níveis mais altos de estresse nesse período foram as que tiveram menos engajamento no trabalho. Ou seja, é evidente que o esgotamento interfere na motivação da equipe na pandemia.
Por outro lado, esses mesmos pesquisadores também constataram que os gestores que se preocuparam com o bem-estar dos funcionários e priorizaram o crescimento profissional e a felicidade no trabalho conseguiram ajudar a reduzir o estresse e aumentar o envolvimento dos colaboradores.
Como aumentar a motivação da equipe na pandemia, depois de um ano que tudo começou?
No atual contexto, aumentar a motivação da equipe na pandemia e manter a sua produtividade não se trata de uma tarefa nada fácil para os gestores de vendas: “sinceramente, nunca a criatividade foi tão exigida de líderes de times de venda como agora”, afirma Suely, que, além de CEO da Versa Treinamentos, também atua como supervisora de vendas
Diante do desafio, ela resolveu adotar algumas táticas para amenizar os sentimentos negativos do time e ajudar as pessoas a se sentirem mais confiantes para vender. O trabalho focou principalmente em quatro pilares: fé, força, positivismo e visão de futuro.
Além de algumas técnicas desenvolvidas pela Suely, as dicas abaixo também contam com contribuições de supervisores de venda remota mentorados pela Versa Treinamentos. Confira!
Estimule os elogios, a amizade e o apoio
Votação do Anjo da semana: “essa pessoa tem a função de identificar abordagens ou argumentações bem feitas, elogiar, dar apoio e incentivar. Seus “superpoderes” variam de um simples elogio a uma pizza entregue na casa de quem mais vendeu, utilizando sempre o critério da meritocracia.”
Correio da amizade e mensagens de motivação: “a atividade envolve a escrita de cartas de cada um falando do que mais gosta nos colegas de equipe e desejando algo especial. Além disso, criei o “Bom dia, Time!”, com mensagem diária no Whatsapp trazendo uma imagem de inspiração, uma frase famosa ou motivacional. E toda sexta feira faço um card personalizado para cada um destacando algo que percebi e que fez a diferença”.
Incentive os sonhos e o olhar para o futuro
“Para resgatar os sonhos dos vendedores e ancorar o pensamento no futuro feliz e seguro que desejamos, propus que os vendedores enviassem pelo WhatsApp e colassem imagens dos seus sonhos nas estações de trabalho. Ver essas fotos me fez revisitar meu próprio sonho de futuro. É alentador ver diploma, apartamento, passaporte, avião, uma praia deslumbrante, moto, carro zero, certificado de curso, tantas metas pessoais se revelando.”
Conheça: uma ferramenta importante para ajudar os profissionais de vendas a atingirem seus objetivos pessoais é o Funil dos Sonhos!
Reforce sempre que esse momento vai passar
“Estamos reforçando sempre às pessoas que essa fase é um ponto na nossa linha de vida e que, como todas as adversidades enfrentadas pela humanidade, essa também vai passar, mas exige de nós todos mais serenidade, equilíbrio e saúde mental.”
Veja mais: 8 dicas de gestão para acelerar ou aprimorar adaptação a vendas remotas
Cultive ainda mais o hábito da comemoração
“Sempre tivemos o hábito de comemorar as metas alcançadas com um jantar, mas agora formalizei a comemoração remota, conseguindo subsidiar a pizza, sushi ou outro prato com entrega nas residências dos vendedores. Assim, combinamos o horário e nos encontramos na mesma plataforma que usamos na empresa para celebrar, ver os filhos, companheiros, pets e ter momentos de descontração e boas risadas.”
Veja mais: O que um líder de vendas precisa desenvolver ainda mais em 2021?
Aumente a frequência e o tempo de feedbacks individuais
“Aumentamos a frequência e o tempo de feedbacks individuais para proporcionar apoio e escutar mais do que falar, ouvir anseios e dificuldades, como, por exemplo, das mães buscando conciliação de espaço e tempo com os filhos em casa.”
Traga comparativos que possam ser motivadores para o time
“Buscamos comparar os resultados mês a mês em relação ao ano de 2019 e nos surpreendemos como conseguimos manter números semelhantes e até superiores em alguns meses de 2020-2021. Essa leitura motiva e orgulha os colaboradores, pois percebem a própria competência diante do cenário extremamente desafiador. É o passado inspirando o presente para que o time enxergue o futuro melhor que nos espera.”
Mais do que nunca, o papel do líder de vendas é determinante!
Para lidarmos com esse contexto prolongado de distanciamento social, trabalho remoto e instabilidade nas vendas, a proximidade do líder com cada vendedor é essencial. Então, resumindo as dicas desse artigo, encontre maneiras de estar presente para conseguir ajudar o time a passar por isso de forma mais tranquila.
Isso inclui, inclusive, cuidar da sua própria motivação – que também deve estar desgastada depois de um ano que exigiu tanta adaptação. Busque maneiras de se fortalecer cuidando da saúde física e mental e também por meio do relacionamento com a sua equipe. Seja transparente sobre como está e os inclua nesse processo de troca para lidar com os desafios, para que juntos possam se fortalecer!
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