O setor de Recursos Humanos (RH) das organizações precisa de organização para funcionar corretamente. Por isso, vale a pena investir em um CRM para empresas de recrutamento. Já pensou nisso?
Principais aprendizados deste artigo:
- O CRM — Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português — é uma ferramenta útil para otimizar o dia a dia de uma empresa de recrutamento e seleção de candidatos.
- A ferramenta permite fazer o acompanhamento da carteira de clientes, monitorar o desempenho da equipe comercial e ainda fazer a gestão e criar um relacionamento com os candidatos.
- É possível usar o CRM de RH para prever a necessidade dos clientes, analisar o histórico, centralizar as informações e ainda monitorar as estatísticas para aprender com os dados.
- Ficou com vontade de usar um CRM na sua empresa de recrutamento? Então, faça um teste GRÁTIS no Agendor, o software 100% brasileiro!
Pois bem, quando falamos em sistema de CRM, o que nos vem em mente é uma plataforma utilizada para controlar o histórico comercial com os clientes. Empresas B2B os usam para organizar seus prospects e as etapas do processo comercial.
Enquanto empresas B2C colocam informações que podem ajudar a fidelizar seus clientes. Entretanto, o que pouca gente imagina é que o CRM de talentos também pode ajudar empresas a gerirem seu banco de dados, seus clientes e até seus fornecedores.
Quer saber como usar o CRM para gestor em RH e melhorar o processo de recrutamento de novos talentos? Então, continue conosco para conferir 5 dicas de como usar a ferramenta para otimizar o setor!
Quais as vantagens de usar um CRM para uma empresa de recrutamento?
O CRM é útil em várias etapas do processo comercial: seja abrindo mercado e buscando novos clientes, seja gerindo os clientes atuais, seja otimizando seus contatos, ou até mesmo organizando as tarefas da empresa. Em uma companhia de recrutamento e seleção, a ferramenta ajuda a controlar os clientes, o desempenho das equipes e até fazer a gestão de candidatos.
Por causa disso, entre os benefícios do CRM de talentos, podemos citar:
- acesso ao histórico de contratações;
- redução do tempo de recrutamento;
- criação de um relacionamento com os candidatos;
- mapeamento da jornada dos candidatos;
- e muito mais.
E aí, foi convencido de usar um CRM para RH na sua empresa de recrutamento e seleção? Então, confira a seguir 5 dicas de como extrair o máximo da ferramenta!
Como usar um CRM para RH? 5 funcionalidades úteis
Caso queira usar um sistema de CRM para gestor em RH corretamente, fique atento a estas 5 dicas que trouxemos para você neste artigo!
1. Use o CRM para prever as necessidades de seus clientes
Observe os hábitos de contratação de seus clientes. Quais são as funções que eles mais contratam? Qual a época do ano que as empresas mais contratam? Os seus clientes contratam mão de obra no final do ano? Quais são os perfis que eles mais contratam?
Saber disso ajuda a sua empresa a ter sempre uma carta na manga: um perfil profissional sempre ao alcance para preencher as necessidades do seu cliente.
Quando uma vaga fica disponível, um funcionário é mandado embora ou a empresa precisa contratar mais um profissional para uma vaga, ter um perfil enquadrado às necessidades da empresa diminuirá o tempo de contratação.
Ao ajudar os clientes a contratarem rapidamente seus funcionários, sua empresa ganha a confiança deles, aumentando o nível de relacionamento e o número de negócios entre vocês.
2. Crie um histórico das contratações dos clientes
Nem precisamos dizer que ter todas as informações dos clientes ajudam a sua empresa a vender novamente para eles, certo?
Portanto, use as contratações e negociações antigas para aprender e garantir novas contratações e novos negócios entre você e seus clientes. Se você aprende com o histórico de negociações anteriores, consegue entender o que o cliente precisa nesse momento.
Seus clientes contrataram quantos funcionários nos últimos anos? Quanto tempo em média demorou o processo seletivo? Quais foram as exigências dos clientes?
Ter essas informações à mão também permite organizar um processo voltado para a necessidade do cliente, reduzindo o tempo entre a procura da vaga e a efetivação.
3. Estabeleça um relacionamento com os candidatos
Muitas vezes, um candidato que não foi selecionado para uma vaga, pode ser útil em um próximo processo seletivo.
E usando um sistema para empresas de recrutamento e seleção, o seu negócio tem fácil acesso aos candidatos quando um novo cliente precisar de perfis semelhantes para a mesma vaga.
Além disso, é importante saber se a relação de trabalho de um candidato deu certo na empresa que foi contratado.
Muitas vezes ele não ficou após a experiência, ou foi desligado em pouco tempo. Além de mostrar para o candidato que a sua empresa se preocupa com a carreira dele, o acompanhamento ajuda a sua empresa a saber se a vaga está preenchida — ou não.
Esses detalhes auxiliam a sua empresa a ter um banco de dados de candidatos atualizado e uma relação verdadeira não apenas com clientes, mas com os perfis que eles procuram.
4. Centralize as informações
Essa talvez seja uma das maiores utilidades do CRM para empresas de recrutamento: ajudar a criar um histórico centralizado dos clientes.
Antes de usar o CRM, uma empresa tem as informações de seus clientes totalmente descentralizada. Isso significa que o vendedor tem a informação anotada em sua agenda e só ele sabe as necessidades dos contatos.
Se o cliente ligar e o vendedor não estiver, dificilmente alguém pode ajudar. Por outro lado, se ele sair da empresa, todas as informações podem ser perdidas ou, pior, parar nas mãos da concorrência.
Sendo assim, com as informações centralizadas, a empresa consegue ter uma visão mais clara das necessidades dos clientes e assim, melhorar o relacionamento de negócios da sua empresa e seus clientes.
5. Aprenda com os relatórios e estatísticas
Para mensurar o resultado da sua empresa junto aos clientes, a equipe de vendas pode ainda estudar os relatórios do pipeline de vendas. Desse modo, é possível entender a performance comercial da empresa.
Ou seja, quantos clientes a companhia ganhou, quantos perdeu, o faturamento e as informações comerciais de maneira completa.
Além disso, essa ferramenta fornece um panorama completo do processo de vendas, ajudando a responder às principais perguntas que toda equipe de vendas quer saber: quais são os clientes potenciais? Quais são os principais clientes? Quais são os mais propensos a fechar com a sua empresa?
Olhar o desempenho estatístico da equipe de vendas, ainda ajuda a entender onde a sua empresa precisa otimizar os esforços e onde a sua empresa está perdendo clientes para a concorrência.
Os números são a melhor maneira de estudar o desempenho comercial de uma equipe de vendas, porque mostra o resultado do esforço dos vendedores nas metas da empresa.
Use o CRM para otimizar o desempenho da sua empresa de recrutamento
Como você pode ver, um sistema para empresas de recrutamento e seleção tem muitas aplicações e otimiza o dia a dia do negócio.
Seja para entender melhor o hábito de compras de seus clientes, seja criando um relacionamento com candidatos para futuras oportunidades, gerenciar a sua empresa de recrutamento com o CRM permite fazer do relacionamento o diferencial da sua empresa com clientes e candidatos.
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