Sabe por que você deve aprender de uma vez por todas o que é automação comercial e como usá-la a favor do seu negócio? De acordo com o CEO Pablo Fava da Siemens, a maior tendência empresarial de 2023 é a consolidação da transformação digital para tornar os processos cada vez mais eficientes.
Principais aprendizados deste artigo:
- A automação comercial é uma estratégia que utiliza sistemas tecnológicos para automatizar processos e tarefas que antes eram feitos manualmente, de modo lento e bastante vulnerável a erros.
- O sistema de automação comercial é um software que dá suporte ao processo de venda da equipe, melhorando o trabalho de vendedores e gestores.
- Os softwares de automação funcionam por meio da coleta, do armazenamento, da integração e da análise de dados que permite acompanhar o desempenho do time e acompanhar o comportamento do cliente.
- As maiores vantagens da automação comercial é que aumenta a produtividade, reduz custos operacionais, agiliza a tomada de decisão, melhora a previsão de vendas, aprofunda o relacionamento com o cliente e identifica erros e gargalos em processos.
- O sistema de CRM, que faz a gestão de clientes e integra diversas outras plataformas, é um exemplo de automação comercial. Assim como ferramentas de gestão de contratos e controle do estoque.
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Durante a edição do Innovation Forum 2022, ele destacou que uma das tendências são as plataformas as a service que coletam e armazenam os dados em nuvens, aprimorando o acesso às informações e à sua segurança digital.
E é justamente sobre esses tipos de sistemas digitais que falaremos a seguir, mostrando como eles atuam no aumento do faturamento e da eficiência corporativa de empresas pequenas, médias e grandes.
Ou seja: chega de lutar para registrar e acompanhar pedidos e entender quais produtos e serviços são mais ou menos vendidos!
Preparado para revolucionar sua equipe de vendas? Continue a leitura e veja o que é sistema de automação comercial, suas maiores vantagens, exemplos e dicas para aplicá-la no dia a dia da organização.
O que é automação comercial?
A automação comercial é o processo de automatizar tarefas e atividades feitas manualmente com a finalidade de agilizar sua execução e torná-la mais eficiente e assertiva, evitando erros e esquecimentos. Ela é realizada por meio de ferramentas e sistemas tecnológicos que reúnem e analisam dados, otimizando a tomada de decisão.
Sem falar que ela é considerada uma poderosa estratégia para conhecer os clientes e acompanhar os resultados corporativos, entendendo gargalos e processos que precisam ser reestruturados.
Pensa só: qual a quantidade de dados que sua empresa gera diariamente?
Eles podem ser usados para acompanhar resultados e automatizar e otimizar processos, padronizando as tarefas de rotina e integrando diversas áreas da empresa.
O que é sistema de automação comercial?
O sistema de automação comercial é um software que apoia os processos da equipe de vendas, gerando dados para tomadas de decisão, otimização de atividades e conhecimento sobre o negócio. Pode ser usado em serviços, como vendas e atendimento ao cliente ou em produtos, como controle de estoque e logística.
O ideal é que o sistema de automação comercial ofereça dados em tempo real e integre diversas ferramentas e plataformas para possibilitar o acesso das informações em único lugar e a melhor gestão de equipes.
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Como funciona a automação comercial?
A automação comercial reúne softwares que coletam, armazenam, integram e analisam dados essenciais para melhorar o gerenciamento da equipe e de todo o negócio. Ela facilita o fluxo de informações em tempo real entre os setores envolvidos em determinadas atividades e a elaboração de relatórios completos com KPIs de desempenho.
Por exemplo, a automação de vendas pode completar um cadastro de cliente buscando informações em outros sistemas, como o ERP. Ou então unificar em um só local a gestão de compras e da cadeia de suprimentos.
Vantagens da automação comercial
As principais vantagens da automação de vendas são: agilidade e assertividade na tomada de decisões, conhecimento realista sobre os clientes, aumento da produtividade, melhora da performance e dos resultados obtidos, acompanhamento de processos, otimização de processos, redução de custos e melhor relacionamento com clientes.
Entenda melhor a seguir:
- tomada de decisão mais rápida e assertiva por ser orientada por dados, coletados em tempo real;
- identificação de gargalos e falhas em processos, tornando mais eficientes e lucrativos;
- aumento da produtividade, permitindo que o vendedor invista seu tempo em tarefas mais estratégicas;
- melhora do relacionamento com o cliente por permitir agilidade no atendimento e no acesso ao seu histórico e comportamento de compra;
- melhor previsão de vendas e controle financeiro da área;
- resposta mais rápida a novas oportunidades de negócios;
- acompanhamento integral do funil de vendas e dos resultados obtidos;
- maior transparência e compartilhamento de dados estratégicos para diversos setores, como vendas, marketing e atendimento ao cliente;
- organização e centralização das informações;
- mensuração de indicadores de desempenho importantes para o crescimento empresarial;
- melhora da comunicação interna e da colaboração entre equipes;
- aumento da vantagem competitiva da empresa no mercado.
Exemplos de automação no dia a dia
Há diversos exemplos de automação no dia a dia empresarial, como gestão de clientes e contratos; controle financeiro; monitoramento do estoque; serviços de marketing e atendimento ao consumidor; controle de logística; emissão de nota fiscal; envio de proposta comercial; mensuração de resultados coletivos e individuais, entre outros.
O software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), por exemplo, atua como suporte desde a pré-venda e a prospecção de leads até o fechamento de contrato e pós-venda.
Já um sistema voltado apenas para gestão de contratos permite que não haja esquecimentos e possíveis multas e processos judiciais ao perder prazos e obrigações estabelecidas. Além de oferecer assinatura eletrônica e outras funcionalidades digitais.
No caso de ferramentas para atendimento ao cliente, o CRM também é ótimo para integrar dados coletados pela equipe de vendas e suporte e acessar todo o histórico do consumidor com a empresa.
A automatização do atendimento ao cliente pode ser feita, por exemplo, como o uso de chatbot, robô com inteligência artificial que resolve dúvidas e questões simples no site, nas redes sociais ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
Ou seja, é possível utilizar a automação em diversos setores da companhia e otimizar tarefas e a rotina de trabalho de todos os colaboradores e gestores.
Como aplicar a automação comercial?
Para aplicar a automação comercial é fundamental analisar todos os processos operacionais e entender quais tarefas são repetitivas e levam bastante tempo para serem concluídas e quais etapas podem ser otimizadas com uso de sistemas digitais. Leve em consideração, ainda, o modelo do negócio e o setor de atuação.
Por exemplo, um restaurante ou uma loja podem utilizar a automação comercial para conhecer seus clientes, gerenciar o estoque e os dados financeiros. Já uma grande indústria, que possui processos maiores e complexos, teria sua eficiência elevada ao contar com sistema de gestão de clientes e de vendas integrado com vários setores.
Como saber se preciso de automação comercial?
- Se os seus processos são lentos e mal-organizados;
- Se há baixa produtividade e falta de comunicação adequada entre colaboradores e equipes;
- Se a tomada de decisão é tomada com base em achismos e suposições, sem ser orientada por dados concretos e reais;
- Se a previsão de vendas é falha;
- Se há perda de prazos de contratos ou esquecimento de contatar algum lead ou cliente;
- Se a empresa está crescendo e precisa integrar dados e setores;
- Se não há monitoramento de resultados em tempo real;
- Se for preciso reduzir custos e despesas de determinados setores.
Leia também: Por que integrar seu CRM com automação de marketing?
Qual o melhor sistema de automação comercial?
Para descobrir qual o melhor sistema de automação comercial a chave é encontrar um software simples de usar, que engloba as funcionalidades necessárias à equipe de vendas. A dica de ouro é uma ferramenta em nuvem, mais segura e acessível, e que se integra com outras plataformas usadas na empresa.
Um ótimo exemplo é o CRM do Agendor, que ajuda os vendedores a executarem suas atividades com maior rapidez e assertividade, acelerando o alcance das metas; e os gestores, por permitir um acompanhamento integral do funil de vendas e do desempenho coletivo e individual do time.
Sem falar que o software de CRM permite a integração com diversas plataformas de gestão, como de automação de marketing e captação de leads.
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Nele, eles falam sobre como a tecnologia pode revolucionar seu negócio, o que é automação comercial e de marketing e como integrar corretamente as ferramentas que potencializam as vendas da equipe. Bons estudos!