Você tem ideia sobre o que é Business Intelligence e para que serve? Pois saiba que essa pode ser a solução que você busca para impulsionar o seu negócio a alcançar o sucesso empresarial.
Principais aprendizados deste artigo:
- Business Intelligence é uma metodologia que transforma dados aleatórios em informações fáceis de compreender e úteis para a gestão das empresas, uma vez que orienta a tomada de decisões.
- A BI possibilita otimizar os processos diários, aumentar a vantagem competitiva e a receita, reduzir os riscos e os custos e ainda aprimorar as estratégias de marketing e vendas.
- É preciso criar e acompanhar os indicadores de desempenho em vendas certos, para obter dados assertivos e ter sucesso na aplicação da Business Intelligence.
- O Business Intelligence, quando bem aplicado, pode ser muito útil na elaboração e implementação do seu processo de vendas. Confira como no nosso audiobook gratuito!
Utilizar essa estratégia é de extrema importância nos dias de hoje. Em especial porque com os notáveis avanços tecnológicos, empresas do mundo todo buscam formas de coletar e analisar grandes volumes de dados e transformá-los em informações relevantes e capazes de aumentar a vantagem competitiva do negócio. E é aí que entra o BI.
Para compreender melhor o que é isso, para que serve e como aplicar no dia a dia do seu negócio, que preparamos o artigo a seguir. Continue lendo para aprender e ainda conferir 3 exemplos práticos de Busi
Neste artigo, você vai entender melhor o que é Business Intelligence e análise de dados para a gestão do negócio. Continue a leitura para conferir também 3 exemplos disso para alavancar suas vendas.
O que é Business Intelligence e para que serve?
Business Intelligence é uma metodologia que utiliza um conjunto de ferramentas tecnológicas para transformar dados “aleatórios” em informações valiosíssimas para a empresa. Tais informações, que são produto do BI, são úteis para fundamentar tomadas de decisão importantes.
Assim, deixa-se de decidir com base em achismos e intuição e passa-se a decidir de forma mais racional e assertiva.
Nesse sentido, as ferramentas de Business Intelligence coletam, organizam e fazem o cruzamento de todos os dados provenientes de qualquer departamento da empresa, inclusive o de vendas.
Como resultado, você tem à disposição um quadro com diferentes gráficos que traduzem todos aqueles dados em informações de extrema relevância.
Essas, por sua vez, orientam e embasam as tomadas de decisão, além de uma visão mais ampla e sistêmica sobre o empreendimento, possibilitando a geração de insights valiosos. Logo, a Business Intelligence serve para orientar a tomada de decisões. Ficou claro?
>>>> Leia também este post do nosso CRO, Julio Paulillo, no Transformação Digital: o que é inteligência comercial? Como usar em sua empresa?
Principais vantagens do Business Intelligence para as empresas
O Business Intelligence oferece uma série de vantagens às empresas que aderem a essa metodologia. Dentre as principais, podemos citar:
- maior assertividade nas tomadas de decisão;
- processo mais eficientes;
- melhoria no relacionamento com o cliente;
- aumento das receitas;
- maior vantagem competitiva;
- gestão de risco mais aprimorada;
- maior facilidade na identificação de falhas processuais;
- aumento da produtividade;
- redução de custos operacionais;
- aprimoramento das estratégias de marketing e de vendas.
>>>> Leia também: como melhorar os seus negócios através da inteligência em vendas
Business Intelligence: 3 exemplos para se inspirar
Compreendeu o que é BI na tecnologia da informação e as vantagens disso para os negócios? Então continue com a leitura e veja 3 exemplos do uso dela no mundo real!
1. O lançamento do novo Fiat Uno
No lançamento da versão 2011 do Fiat Uno, a empresa queria que este carro fosse mais a cara do seu público-alvo.
Para isso, a companhia realizou uma série de pesquisas de mercado e coletou um grande volume de dados sobre o comportamento de seus seguidores nas redes sociais.
Com a ajuda de ferramentas de Business Intelligence, foi possível analisar tudo e a empresa, então, conseguiu visualizar seu mercado, entender as características e as demandas de seus consumidores e traçar melhores estratégias para o lançamento do novo Uno.
Como resultado, o carro foi um sucesso de vendas e recebeu o prêmio de Carro do Ano em 2011 pela revista Auto Esporte. Você lembra desse comercial? Ele marcou época, então, relembre aqui:
2. HelloFresh e o aumento das conversões
A HelloFresh, empresa no ramo de alimentação, estava enfrentando um problema com a geração de relatórios do departamento de marketing digital, que demorava muito para gerar tais documentos e o fazia de forma manual e ineficiente.
Ao implementar o Business Intelligence, ela conseguiu automatizar a geração desses relatórios, economizando de 10 a 20 horas de trabalho.
Isso possibilitou à empresa segmentar seu público-alvo em 3 perfis e direcionar seus esforços de marketing com mais assertividade. Além disso, com o BI, a empresa agora consegue visualizar os dados em tempo real, o que permite otimizar as campanhas.
Como consequência, a HelloFresh conseguiu impulsionar suas taxas de conversão e de retenção dos clientes. Se você quer conhecer mais sobre essa empresa e seu modelo de negócio, confira este vídeo (em inglês):
3. Santander e mais de 2 mil novas contas abertas
Finalizando a nossa lista de exemplos de Business Intelligence, temos o caso do Santander. A empresa utilizou a solução de BI para prospectar novos clientes empresariais e ampliar sua base de correntistas.
Para isso, a companhia cruzou os dados de sua carteira com fontes externas e conseguiu mapear potenciais clientes. As empresas tidas como alvo eram aquelas de médio porte e com potencial elevado de varejo.
Com o mapeamento feito e as informações precisas em mãos, o departamento de marketing e de vendas puderam executar seu trabalho com mais assertividade. Como resultado, o Santander conseguiu mais de 2,2 mil novos correntistas em um ano.
E aí, ficou claro o que é BI na tecnologia da informação e o impacto disso nas vendas? Então que tal implementar essa solução no seu negócio?
Afinal, como deu para perceber, o Business Intelligence e análise de dados para gestão do negócio é uma importante ferramenta empresarial, assim, você precisa conhecer seus detalhes e usá-la corretamente.
Dessa forma, pode empregar todo seu potencial para conhecer os clientes, entender o que eles desejam e oferecer exatamente isso, se destacando em relação à concorrência.
Para isso, o primeiro passo é criar e acompanhar indicadores-chave de desempenho de seu negócio. Por isso, criamos uma série de e-books e ferramentas (planilhas grátis prontas para usar) que você pode baixar em nosso site.
Conheça algumas delas: