Os ebooks são materiais destinados aos seus potenciais clientes e ajudam a transformar a sua marca em autoridade no assunto
Você já está acostumado com termos como marketing de conteúdo, marketing digital ou inbound marketing, tanto que sua empresa já deve ter blog – ou, ao menos, está nos planos futuros.
Agora, você sabe o que é um ebook exatamtente e já considerou que produzir esses materiais também pode impulsionar suas vendas?
Os artigos que sua empresa cria apontam dúvidas frequentes, relacionadas ao seu produto ou serviço, sempre sugerem dores e sintomas de algum problema comum ou sua solução.
Com este tipo de conteúdo, sua marca já atrai novos públicos em um ambiente digital – a lógica do inbound marketing.
No entanto, há muitas outras maneiras de não só atrair, mas nutrir e gerar ainda mais valor aos visitantes do seu site, aumentando as chances de que eles se tornem verdadeiros clientes fiéis do seu negócio.
A produção de ebooks é uma das estratégias mais eficazes neste sentido, pois também gera credibilidade e autoridade no mercado. Ou seja, transmite confiança de que a sua empresa sabe muito bem o que está fazendo.
Mas vamos por partes! Continue a leitura para entender com exemplos o que é ebook, como fazer um e ferramentas para te ajudar na criação!
O que você vai conferir:
O que é ebook?
Os ebooks são livros eletrônicos, geralmente disponibilizados em PDF ou outros formatos por meio do site da sua empresa. Esses materiais digitais não precisam ser tão longos quanto um livro comum, mas são definitivamente maiores que um artigo de blog.
Portanto, ao invés de tratar de assuntos mais simples (como os artigos normalmente fazem), um ebook tenta resolver questões mais específicas e de forma mais elaborada.
Eles podem ser guias sobre um problema, um manual, passo a passos completos e explicações longas sobre um produto, serviço ou fórmula que tenham a ver com o seu negócio.
Por exemplo, digamos que você tenha uma empresa no segmento de softwares e TI. É uma área que está sempre em constantes avanços e, geralmente, os clientes que precisam desses serviços podem não entender muito bem certos conceitos e assuntos.
Sendo assim, o ideal é fazer um ebook para resolver determinada dor do cliente e ajudá-lo nessas questões, ao mesmo tempo em que você consegue fazer a qualificação e gestão de leads.
Como ebooks podem aumentar as vendas?
Boa parte dos posts do seu blog servem para atrair o público para o seu site e potencialmente convencê-los de chegar mais perto de uma compra de fato. Porém, como já dissemos, os ebooks são usados por uma empresa como um método de nutrição.
Isto significa que o seu leitor, a buyer persona que você imagina do outro lado, já está mais interessado no seu negócio ou setor e está mais apto de se tornar um cliente, em comparação a um visitante comum.
Sendo assim, a sua persona: 1) já está procurando por uma solução para um problema (que você espera que seja resolvido por seu produto/serviço) e 2) ao baixar um ebook, percebendo a qualidade e utilidade daquele material, cria um maior laço de confiança na reputação da sua marca.
E é aí que o ebook opera como um método de convencimento, redirecionando seu leitor para uma possível conversão (ou seja, uma compra).
Como fazer um ebook?
O “esqueleto” do ebook pode ser sempre feito em editores de textos, como o próprio Google Docs. No entanto, ao mesmo tempo em que você
1. Escolha o tema do ebook
O primeiro passo para você fazer seu próprio ebook é definir o tema de acordo com o segmento e nicho do seu negócio.
Por exemplo, se você tem uma empresa de um software para gestão e desempenho, um bom tema para ebook seria “guia completo para gestão de projetos”, ensinando o leitor o passo a passo para o desenvolvimento de um novo produto, serviço ou implementação de um novo processo.
2. Planeje e organize o conteúdo
Com o tema definido, agora é hora de planejar e organizar o conteúdo. Os tópicos dentro do ebook precisam fazer sentido e seguir uma linha de raciocínio com começo, meio e fim.
Crie um esboço do seu ebook e vá organizando seu conteúdo, sempre tendo em mente que o leitor precisa compreender tudo que você está falando.
3. Escreva um conteúdo rico
Com relação ao conteúdo do seu ebook, você pode incluir pesquisas e fundamentos já estabelecidos sobre o assunto, bem como quais são as novidades sobre o tema abordado.
O importante é que na hora de criar um ebook, você ofereça o máximo de valor possível para o leitor. Ou seja, crie um material rico para educar o público com profundidade.
Na estratégia do inbound marketing, os conteúdos ricos possibilitam que mais clientes em potencial sejam captados.
4. Revise a gramática e ortografia
Parte fundamental do processo de criação de ebooks é a revisão, tanto da gramática quanto da ortografia.
Revise todo o texto com cuidado e carinho para ganhar mais credibilidade e repercussão positiva dentro do seu mercado.
Muito além disso, certifique-se que seu ebook esteja coeso e muito bem escrito para que as ideias sejam compreensíveis.
5. Crie o design do seu ebook
A diagramação, formatação e design também não devem ser deixados de lado ao fazer um ebook.
Certifique-se que ele tenha um bom visual, desde a capa até as imagens de boa qualidade dentro do conteúdo.
Faça um ebook com aspecto mais profissional, coerente e atrativo. Mais abaixo você verá algumas ferramentas para você criar um ebook!
6. Divulgue o ebook para seu público
Por fim, após ser escrito, revisado e criado, é hora de divulgar seu ebook tanto para quem já faz parte da sua base de clientes quanto para novos visitantes.
Crie uma landing page para que os usuários cheguem até seu ebook e você possa convertê-los em leads para acessar ou fazer o download do material.
Como dissemos, os ebooks são indispensáveis nas estratégias de inbound marketing.
Você também pode enviar o link da sua página para download do ebook para leads e clientes já existentes, garantindo que sejam contatos ativos e bem nutridos. Além, é claro, de divulgar nas redes sociais de sua empresa.
4 ferramentas para criar um ebook
A verdade é que o design pode representar um papel fundamental no sucesso das vendas. Uma boa identidade visual é capaz de fazer toda a diferença na imagem que uma empresa transmite para os seus clientes, por isso você deve criar seus ebooks levando em conta o design também.
Separamos algumas ferramentas para ajudar você na criação do seu ebook após ter todo o planejamento já elaborado. Confira abaixo as melhores opções!
Trakto
O Trakto se apresenta como o “editor feito para o empreendedor brasileiro vender nas redes”. É uma ferramenta bastante simples de usar para edições e ainda conta com modelos pré-prontos para muitos tipos de negócios.
É uma excelente opção para você criar o design do seu ebook de forma rápida e fácil. Existem dois planos, o gratuito com algumas limitações e o premium que oferece mais vantagens.
Google Apresentações
Sabia que você pode criar seu ebook pelo próprio Google Apresentações? A ferramenta já é bastante conhecida por ser a versão “online” do tradicional PowerPoint.
É uma alternativa gratuita e muito fácil de usar, em especial para quem está acostumado a montar apresentações. No caso de um e-book, você pode criar todo o conteúdo como apresentação, gráficos e imagens, e em seguida exportar o documento em PDF.
Adobe InDesign
Para a criação de ebooks com conteúdos e um design mais avançado, a sugestão é o programa InDesign da Adobe, criadora do famoso Photoshop.
É uma ferramenta de criação de ebook que exige mais conhecimentos e experiência, mas conta com funcionalidades únicas que podem agregar mais valor ao seu material.
Canva
Bastante conhecido por permitir criar posts para mídias sociais e diversos projetos de design, o Canva também serve como ferramenta para criar ebooks.
É possível abrir um projeto do zero no formato do ebook ou utilizar algum template que a plataforma oferece. Então, você pode personalizar com sua marca, imagens e conteúdo conforme o tema.
Apesar de ter ótimos recursos gratuitos, as melhores opções para design são pagas. Portanto, leve em conta esse fator ao criar seu ebook no Canva.
Leia também: Como melhorar o posicionamento de marca e a competitividade empresarial usando o design
Ebooks no Marketing Digital
O ebook tem uma segunda funcionalidade: captar os contatos de um lead. Este é o termo que usamos para potenciais consumidores – indivíduos que precisam ser trabalhados, convencidos e redirecionados para que decidam comprar ou contratar o que nosso negócio oferece.
Trata-se da mesma persona para quem escrevemos o ebook, por exemplo.
Se os seus artigos podem ser vistos por todos, os ebooks são uma ótima moeda de troca de informações. Como o usuário já está interessado no problema que o seu conteúdo promete resolver, ele irá de fato trocar informações simples (nome, e-mail, telefone e outras informações relevantes) para conseguir baixar o ebook – isto tudo em uma landing page.
Esta página é construída dentro do seu site especificamente para abrigar um formulário (que será preenchida pelo usuário interessado) e que gerará o arquivo para download.
Mas para o quê serve estas informações adquiridas? Primeiramente, elas podem gerar um banco de dados muito útil para que você entenda melhor o comportamento dos seus leads – o que querem, em que páginas visitam dentro do seu site, de onde vêm e quem são.
Em segundo lugar, é uma ótima maneira de crescer a lista de contatos do seu mailing com pessoais mais interessadas, para quem você poderá enviar campanhas específicas e até entrar em contato, aumentando ainda mais as formas de aumentar suas vendas – tudo isto, graças um ebook.
Conheça os ebooks do Agendor
Aqui no Agendor trabalhamos com a produção de ebooks e outros materiais de alta qualidade, que abordam assuntos como o processo comercial, a performance de vendas, a prospecção de clientes, a fidelização e pós-venda, entre outros.
Como estamos falando de inbound marketing neste artigo, nossa recomendação é você compreender o conceito completo da qualificação de leads.
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Você entenderá muitos conceitos e aprenderá dicas essenciais para o processo de qualificação de leads, como:
- O que é um lead;
- Qual o objetivo de qualificar um lead;
- Como qualificar um lead;
- O papel da equipe de pré-vendas neste processo;
- Captação de leads inbound e outbound;
- BANT, a metodologia de qualificação de leads;
- Como nutrir os leads na jornada de compra;
- Ferramentas essenciais pra otimizar a qualificação de leads.
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