A experiência do cliente representa o relacionamento entre a empresa e seus consumidores. Cada contato entre eles representa uma vivência diferente e o resultado das interações forma a percepção que quem compra tem de quem vende, das soluções que oferece e da marca.

Uma experiência positiva faz com que o cliente se aproxime da companhia e gera benefícios como melhora do relacionamento comercial, aumento do nível de satisfação e fidelização. Já a negativa pode levá-lo à concorrência.

Principais aprendizados deste artigo

  • A experiência do cliente vai muito além de apenas apresentar mesmices, mas aplicar, de fato, ações que auxiliem a encantá-los e fidelizá-los.
  • A experiência do cliente — ou customer experience (CX) em inglês — se refere às estratégias de uma empresa para aumentar a satisfação dos consumidores da marca. 
  • A prática promove não apenas a fidelização, mas o aumento considerável nas vendas e o uso mais assertivo dos recursos da organização. 
  • Para entregar uma boa experiência ao cliente, é crucial investir no omnichannel, focar no consumidor, usar dados para monitorar as jornadas e captar informações relevantes para otimizar os atendimentos. 
  • E para alcançar mais que apenas “fechar vendas”, uma experiência positiva acompanha o cliente mesmo após o fechamento do negócio. Isto é, continua no pós-venda.
  • A boa experiência também depende do bom atendimento. Então, aprenda como organizar seu atendimento ao cliente no nosso guia gratuito!
  • E para centralizar todas as informações e atender seu cliente mais rápido e com muito mais precisão, use o CRM do Agendor. Basta abrir uma conta gratuita agora mesmo!

O que você confere aqui:

Para quem começou a pesquisar sobre o impacto que a experiência do cliente causa nos resultados da empresa, o assunto pode parecer bastante superficial, um “bônus” que o negócio oferece. Entretanto, 72% dos gestores dizem que melhorar a experiência do cliente é sua principal prioridade.

“Prioridade!” Essa é uma palavra que deve permanecer na sua mente durante este artigo e após, quando você for aplicar o que aprendeu aqui. 

Gerar experiências positivas para seu cliente é fundamental para retê-lo, fidelizá-lo e torná-lo promotor — e não detrator — da sua marca. 

Portanto, continue a leitura e descubra o que fazer para ter retornos como esses no seu negócio.

O que é experiência do cliente?

Experiência do cliente — do inglês, customer experience, ou apenas CX — é o resultado de ações e estratégias que a força de vendas adota para gerar satisfação durante a jornada de compra. 

Se sua empresa ainda acredita que o preço é tudo o que um consumidor busca em uma marca, é hora de rever conceitos. Para ter uma ideia, segundo a Forbes, 97% dos clientes acreditam que a experiência afeta o nível de fidelidade a uma marca. 

A mesma publicação também revelou que 61% dos consumidores pagariam mais para ter uma boa experiência do cliente, e 60% procuram outra empresa caso recebam um atendimento ruim.

A verdade é que as empresas que se preocupam com a experiência entregue demonstram cuidado em todos os pontos de contato do cliente. 

Significa que, mais do que processos “redondos”, é preciso se preocupar em oferecer interações personalizadas. Essas, por sua vez, devem ser conduzidas por agentes dispostos a atender às necessidades de quem compra da melhor forma possível. 

É uma estratégia trabalhosa? Sim! Exige comprometimento e dedicação de toda a força de vendas, do marketing ao customer success? Sim! Porém, garantimos que o esforço vale a pena e os resultados são muito bons. 

Qual a importância da customer experience (CX)?

Você já parou para pensar sobre a relevância da experiência do cliente? Exemplos bastante conhecidos, como os da fintech Nubank e do streaming Netflix, não nos deixam mentir. Ambas as empresas acumulam faturamentos expressivos e conquistam cada vez mais público todos os dias.

A propósito, por falar sobre os resultados dessas companhias, a Netflix teve um aumento de quase 20% nos lucros em 2023, comparado a 2022. Já o Nubank registrou um lucro recorde no segundo trimestre de 2023 — US$ 225 milhões (R$ 1,1 bilhão). 

Se você se perguntou “o que as duas empresas têm em comum?”, nós respondemos: ambas são famosas por direcionar suas estratégias à satisfação e ao encantamento de consumidores, sempre em busca de melhorar as experiências que entregam aos clientes. 

Porém, se você continua por fora do poder transformador da gestão de vendas voltada para o consumidor, não se preocupe. Ao longo deste artigo, falamos sobre o conceito de experiência do cliente com exemplos inspiradores e, ainda, dicas para levar as lições de grandes marcas para seu negócio. 

Por que se preocupar com a experiência do seu cliente?

Você já parou para pensar na experiência do cliente que a sua empresa entrega?

Afinal de contas, por que tudo precisa ser tão impressionante? Desde quando ser bom já não é suficiente?

A verdade é que, há tempos, ser apenas bom não é mais suficiente no mundo dos negócios, nas vendas e na estratégia de atração de clientes. Com milhares de promessas, propostas e ruídos, até mesmo o ótimo pode ficar aquém da expectativa das pessoas.

Porém, acredite: sempre que alguém puder escolher um tipo de experiência, escolherá a mais incrível. Como cliente, ninguém paga por uma vivência com resultados menores do que surpreendente.

O problema é que, diversas vezes, a equipe de vendas não sabe o que fazer para entregar aos clientes uma experiência nesse nível. Alguns vendedores acreditam que seja impossível somente melhorar, enquanto outros acham que é a empresa a responsável por garantir o conceito, e não eles. 

O que acontece no dia a dia?

Nesse cenário, profissionais de vendas B2B ou B2C e empresas oferecem apenas “mesmices” para seus clientes e acabam, ao longo do tempo, os perdendo, pois vão embora em busca de novas oportunidades e vivências mais satisfatórias.

Situações assim acontecem porque as pessoas relacionam o incrível ao impossível e, assim, acreditam não haver como melhorar a experiência do cliente nas relações com a empresa. 

Porém, o fato é que não é tão difícil assim gerar um customer experience impressionante. Tudo o que é preciso é dominar e entender o que é experiência do cliente, de verdade!

Como?

Dessa forma, se você está em busca de como melhorar a experiência do cliente, precisa desenvolver uma estratégia que ajude a descobrir:

  • o que o cliente espera da sua empresa;
  • o que a concorrência oferece;
  • quais são as razões que levam à necessidade de compra;
  • como o seu produto/serviço se encaixa na vida do cliente;
  • quais são as alternativas ao seu produto;
  • quais os diferenciais da sua empresa;
  • porque as pessoas (e empresas) deveriam fazer negócios com você.

Com essa definição, é só entender o valor das suas soluções para o cliente e o que ele espera obter para, em seguida, aprimorar esses critérios na sua capacidade de oferta e, pronto! Está aí a resposta de como melhorar a experiência do cliente. 

Não achou fácil? Pois realmente não é. Trata-se de um trabalho minucioso, é verdade, e justamente por esse motivo que nem todas as empresas se importam. 

Porém, se você quer se destacar dos concorrentes e aumentar o nível de satisfação do seu cliente, é fundamental pensar (e agir) diferente.

Dica de leitura: “Experiências grandiosas: o segredo da qualidade do atendimento ao cliente

Os 3 principais elementos da experiência do cliente

Após entender o que é experiência do cliente e a importância para a sua empresa, é fundamental que você conheça os elementos que tornam essa entrega realmente sensacional.

A seguir, separamos as três características principais que tornam uma experiência do cliente incrível. Veja!

#1 Deve ser positiva

Experiências do cliente impressionantes são sempre positivas — e impressionante, por definição, significa “inspirado por aquilo que é grande ou sublime”. Assim, criar experiências positivas garante que o seu público sempre queira revivê-las. 

Com esse ponto de vista em mente, responda: quais indicadores você usa para definir o que é experiência do cliente no seu negócio e saber se a que a sua empresa oferece é positiva?

Por exemplo, durante o atendimento ao cliente, utiliza o CRM para anotar o histórico das interações? Você transcreve a conversa, parte dela, ou faz um resumo? Em seguida, aproveita para medir se o ponto de contato com o cliente foi bom ou ruim?

Torne a experiência positiva!

Quando os times interagem com um cliente, independentemente do canal de conversação, é fundamental analisar como ele se sentiu após a interação. A estratégia aqui é não permitir que a sensação de que algo faltou tome conta de você. 

Se, ao reler o seu histórico de interação, tiver a impressão de que o tratamento e atendimento ao cliente não foi positivo, busque meios de reverter o quadro imediatamente. Será um longo caminho, mas é perfeitamente possível transformar clientes problemáticos em fãs da sua empresa. 

No final do dia, você precisa ter a certeza de que a experiência do cliente com a sua empresa é a mais positiva possível. 

Então, use o histórico de relacionamento com cliente armazenado no CRM para confirmar Com certeza, seu trabalho será mais fácil.

Dica! Conheça mais sobre como melhorar o relacionamento com o cliente com as orientações deste vídeo:

#2 Deve ser significativa

Qual é o sentido em fazer algo que ninguém se importa? O significado de algo vem do contexto e do impacto que causa. Se ninguém fala sobre a sua experiência, certamente, não foi tão incrível quanto você acredita.

O cliente não pode ir embora e se esquecer:

  • quem é você; 
  • sua empresa;
  • o que você faz e representa.

Por outro lado, as pessoas se lembram de critérios como:

  • a simpatia do time; 
  • a maneira como foram ouvidas;
  • a postura dos funcionários ao tentar ajudá-las a solucionar seus problemas e, principalmente, pelo comprometimento com o seu sucesso.

Um traço muito admirado em empresas e vendedores é o respeito ao momento do cliente. Só assim é possível ter sua confiança e comprovar que não tem interesse em “empurrar” um produto sem que esteja realmente pronto para comprar.

Como funciona?

Na prática, o CRM é o melhor termômetro para identificar o momento ideal porque ajuda você a:

  • entender o que é experiência do cliente no contexto do seu negócio; 
  • respeitar cada fase do processo de vendas
  • descobrir o que fazer para impulsionar os leads para as próximas etapas.

Além disso, o CRM aprimora o relacionamento com o cliente ao lembrar a hora certa de ligar, mandar um e-mail ou agendar uma reunião. Assim, você não se esquece dos seus clientes e eles não se esquecem de você. 

Trabalhar dessa forma passa a imagem de que a empresa realmente se preocupa em ajudá-lo a resolver o problema que tem, o que contribui para aumentar a confiança em quem vende e na solução.

Agende os eventos no CRM para o sistema lembrar você das interações com os clientes e garantir que eles avancem até a próxima etapa da venda no funil sem nenhuma desconfiança das suas intenções. E tudo com a garantia de uma ótima customer experience.

Veja, no infográfico abaixo, as vantagens de usar um CRM na sua empresa.

5 vantagens do CRM para empresas

#3. Deve ser memorável

Uma experiência do cliente memorável também precisa refletir sobre os negócios ou os pontos de contato subsequentes.

Não tenha medo do adjetivo, pois não falamos impecável ou perfeita. E lembre-se também de que não mencionamos aqui sobre superar expectativas. Nos referimos a ser memorável!

Muitas vezes, os vendedores prometem mundos e fundos a clientes por acreditarem que essa estratégia é a que faz a diferença no momento de vender. Entretanto, não é bem assim que funciona.

Prometer mais não fará as pessoas preferirem a sua empresa. O que dá resultado é cumprir o que promete. A consequência tende ser uma empolgação fantástica nas pessoas, que as levam a não esperar mais nem um minuto para compartilharem a experiência que tiveram.

Como chegar a esse ponto?

Você deve encontrar uma maneira de se conectar por meio de uma mensagem convincente que “gruda” no cérebro. Não se esqueça: experiências memoráveis não têm nada a ver com prometer a felicidade eterna e a perfeição, mas, sim, tratar o cliente com:

  • dignidade; 
  • atenção; 
  • educação; 
  • não o menosprezar;
  • não prometer o que você não pode cumprir.

Oferecer uma experiência do cliente memorável é também ouvi-lo até o final para depois prometer algo que realmente tenha a ver com os seus anseios. As pessoas não querem mais receber propostas prontas. Não querem pedir a oferta do dia. Na verdade, não há como melhorar a experiência do cliente sem escutar o que elas têm a dizer.

Atualmente, os clientes querem dialogar, ver o que a sua empresa pode fazer por eles antes de receber qualquer oferta de produto ou serviço.

Quando você para de oferecer soluções prontas, sem prestar atenção nas necessidades das pessoas, e começa a ouvir o que elas precisam, está há poucos passos de surpreender o cliente e de entregar uma experiência memorável.

Tem como melhorar?

É possível criar experiências impressionantes a qualquer hora, em qualquer lugar. Então, por que as empresas não se concentram em fazer mais vivências memoráveis para os clientes?

Entre os motivos, sabemos que criar uma experiência assim requer:

  • prudência, 
  • criatividade, 
  • planejamento,
  • execução.

Chegar a esse resultado leva tempo, exige habilidade e entendimento de como transformar uma experiência medíocre em uma experiência “OK” para chegar a uma significativa e memorável para todos.

Se você quer passar uma boa impressão para os clientes ou criar momentos incríveis quando se relacionarem com a sua marca, mais adiante revelaremos o segredo!

Sugestão de leitura: “O que dar de presente para clientes? 10 ideias criativas

Os 3 principais benefícios de investir na experiência do cliente 

A experiência do cliente gera impactos reais e significativos para uma empresa. Estes são os principais: 

  • clientes fidelizados e aumento no volume de vendas;
  • mais chances de indicação e feedbacks positivos;
  • recursos empregados com mais efetividade.

Vamos aos detalhes? 

1. Clientes fidelizados e aumento no volume de vendas

Após uma experiência de compra ruim, é bastante comum os consumidores deixarem de fazer negócios com a marca. Logo, desconsiderar a experiência do cliente tende a comprometer o volume de vendas do seu negócio. 

O estudo da Invespcro mostrou que um aumento de somente 5% no nível de fidelidade de um cliente pode impactar em até 25% no lucro médio de cada comprador. O motivo é que clientes fidelizados costumam comprar mais itens da empresa na qual confiam. Além do volume, também adquirem de forma recorrente. 

Para sermos mais precisos, a matéria da Forbes que citamos também mostrou que 81% dos consumidores dizem que ter uma boa experiência aumenta as chances de comprarem novamente de uma marca.

É ou não é hora de pensar em fidelização de clientes por meio da experiência de compra?

2. Mais chances de indicação e feedbacks positivos

Outro benefício de entender como melhorar a experiência do cliente é o impacto positivo nas indicações e avaliações do negócio. Ao saírem satisfeitos de uma jornada de compra, os clientes tendem a falar bem para amigos e conhecidos — o chamado marketing de indicação. 

Ainda segundo a Forbes, 87% dos clientes evitam comprar de marcas que eles não confiam e, como tal, essa confiança pode ser adquirida por meio de indicações de amigos e familiares.

3. Recursos empregados com mais efetividade

Por fim, é importante ressaltar como uma boa experiência do cliente pode contribuir para o melhor direcionamento interno de recursos.  

A pesquisa The true value of customer experience é específica quanto a esse quesito: entregar boas experiências pode contribuir para uma redução de mais de 30% nos custos do atendimento ao cliente. 

A razão é que as condutas anteriores ao ponto alto da experiência do cliente tendem a ser mais assertivas. Assim, minimizam o retrabalho ou a necessidade de realizar processos operacionais repetidamente. 

6 dicas práticas para melhorar a experiência do cliente

Estas são as dicas mais eficazes de como melhorar a experiência do cliente na sua empresa:

  1. mantenha o time engajado e motivado com treinamentos e atualizações; 
  2. adote uma estratégia omnichannel para se comunicar com os clientes; 
  3. desenvolva uma cultura customer centric (centrada no cliente); 
  4. aposte no big data para acompanhar a trajetória dos consumidores na empresa; 
  5. estude as preferências dos clientes por meio de pesquisas de satisfação e questionários; 
  6. adote uma ferramenta de CRM para integrar áreas da força de vendas e agilizar a resposta aos tickets. 

Se você sente que tem tudo o que precisa para dar o próximo passo e se tornar um dos exemplos de experiência do cliente, nós podemos te ajudar! 

Comece com a escolha do melhor software de CRM do mercado para potencializar sua estratégia. Procure uma plataforma simples, intuitiva e completa, que permita colocar o cliente no centro da estratégia. O Agendor é assim! Assista a esta demonstração e confira.

Exemplos de empresas que oferecem uma experiência do cliente diferenciada

Após ler todas as vantagens de investir na estratégia, temos certeza de que nossos cases de experiência do cliente serão a cereja do bolo para te convencer a redirecionar agora mesmo seus esforços de vendas. 

Separamos quatro casos inspiradores de companhias globalmente conhecidas por seu desempenho centrado no cliente. 

1. Nubank

Primeiro exemplo da nossa lista de cases de experiência do cliente, o Nubank não poupa esforços para impressionar seus consumidores. Inclusive, em 2023, a fintech registrou um lucro recorde e credita o feito a uma boa experiência de atendimento. 

Para a fintech brasileira, o importante é criar conexões reais, compartilhar histórias com os clientes e entregar um atendimento humano e personalizado. 

Mesmo sem agências físicas abertas, o canal de atendimento entrega confiança aos clientes e desmistifica o medo relacionado a novos bancos e a transações virtuais. 

Dessa forma, a empresa oferece um serviço gratuito, de qualidade, com suporte eficiente e atendimento empático, rápido e resolutivo. 

Todos esses elementos fazem parte da cultura do Nubank e de seus valores, o que coloca a experiência do cliente no centro de todas as decisões. Para entender mais sobre esse  exemplo de experiência de cliente, confira o vídeo abaixo. 

2. Netflix

Autenticidade, senso de humor e agilidade. Com esses três adjetivos, conseguimos descrever um pouco do que é o atendimento ao cliente da Netflix.

Se você segue ou acompanha o canal de streaming nas redes sociais, já se deparou com uma resposta espirituosa ou um anúncio de títulos fora do convencional, certo? Veja alguns exemplos no portal Publicitários Criativos

Essa é a estratégia desenvolvida pela rede para se aproximar do público, cuidadosamente estudada pelo serviço por intermédio de um algoritmo preciso e específico. 

Conforme a própria Netflix, além de acompanhar as opções selecionadas pelos usuários, observa-se também: 

  • o horário que o cliente assiste;
  • os aparelhos que utiliza;
  • quanto tempo fica conectado. 

3. Disney

A maior rede de parques temáticos do mundo não poderia ficar de fora da lista de exemplos de experiência do cliente. Afinal, toda criança (e até adulto) já sonhou em frequentar o mundo mágico de Walt Disney — e, se teve oportunidade de fazê-lo, não se decepcionou. 

A expertise dos funcionários Disney em proporcionar aos seus clientes a melhor experiência possível se transformou no “método Disney de atendimento ao cliente”, replicado por empresas ao redor do mundo, além de estar presente em livros e filmes sobre o tema. 

Alguns dos pilares do método mundialmente famoso de encantamento são: 

  • experiências imersivas; 
  • consciência ambiental;
  • funcionários engajados; 
  • personalização em todos os serviços;
  • tecnologia como aliada em processos simples e rotineiros. 

Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre os pilares da experiência ao cliente segundo a Disney: 

4. Duolingo

O último exemplo da nossa lista é o Duolingo, aplicativo para aprendizagem de idiomas que entrega uma jornada de estudo personalizada e, também, uma interação com os usuários cheia de bom humor. 

Além disso, para garantir que os estudantes não percam nenhum dia de aula, a plataforma conta com ofensivas que recompensam os mais aplicados. Para aumentar a satisfação do cliente, o aplicativo é intuitivo e fácil de usar, fora que fala a língua dos usuários. 

A experiência do cliente funciona no B2B?

Se você atua no mercado B2B (business to business) e se perguntou se os exemplos acima também se encaixam na sua estratégia, a resposta é: sim! 

Além de serem muito bem replicadas em operações B2C, as estratégias acima funcionam perfeitamente em negócios que vendem para outras empresas. 

Um bom exemplo é o método Disney de atendimento ao cliente, utilizado por companhias de diversos portes e segmentos ao redor do mundo. 

O segredo para gerar boas experiências para o cliente (seja ele uma pessoa física ou jurídica) é conhecer o perfil do público-alvo e trabalhar para adquirir informações relevantes sobre ele. 

Ao saber o que seu cliente espera, fica mais fácil superar as expectativas e proporcionar momentos incríveis com a marca.

Leia também: “Desenvolvimento de estratégias de mercado para vendas B2B” 

Quanto a experiência do cliente influencia a venda?

Seja em um e-commerce, em uma loja física, em empresas B2B ou B2C, investir em uma experiência do cliente completa e surpreendente contribuirá para levar o usuário até a venda. 

Como as pesquisas citadas e os cases, empresas se destacam por meio da experiência que oferecem.

Além disso, pessoas satisfeitas contam sua experiência com as marcas para uma média de 11 pessoas. Assim, ampliam o potencial de indicação de novos clientes e funcionam como prova social de alto valor no mercado. 

Por esse motivo, leads que chegam até o seu negócio por indicação têm mais chance de se tornarem clientes. 

É claro que uma estratégia de experiência do cliente não deve focar apenas em quem já está na base e se preocupar que indiquem a marca a outras pessoas.

É fundamental gerar uma experiência de qualidade para leads e usuários que chegaram até a sua empresa por outros canais, como ações de marketing e pesquisa ativa do setor de vendas por prospects. 

Como gerar vendas por meio de boas experiências?

Para adotar essa estratégia, ofereça um canal de comunicação direto e rápido, que atenda ao lead com velocidade e eficiência, preste um apoio consultivo e gere valor a ele. Então:

  • torne o processo de compra simples e eficiente;
  • entenda as demandas do lead;
  • ofereça uma solução personalizada; 
  • preste uma venda consultiva; 
  • concentre-se em contribuir para o sucesso do cliente; 
  • busque qualificar o lead; 
  • realize as perguntas corretas para entender as demandas; 
  • crie uma postura empática no setor de vendas e mais. 

Dica! O artigo “6 etapas de como implementar vendas consultivas com sucesso” explica como esse modelo comercial pode mudar os resultados da sua empresa. Confira!

Como entregar uma boa experiência para o cliente?

Atenda as necessidades dos clientes

Descubra o mínimo que o cliente quer que o seu produto/serviço faça. Com essa informação, ficará muito mais fácil saber como transformar a sua oferta em algo que supere as necessidades básicas dos clientes.

Tenha em mente que, para uma experiência do cliente ser no mínimo boa, exige confiança e resolução de qualquer necessidade nas atribuições da empresa. Qualquer cenário diferente se caracteriza como uma experiência ruim.

O seu cliente quer atingir determinado nível de segurança quando faz negócios com você. As pessoas anseiam por confiabilidade. Sem atender às necessidades básicas, elas ficam ansiosas, preocupadas e totalmente fechadas para a venda.

Proporcione entretenimento

Você pode passar de bom a ótimo ao tornar a experiência do cliente divertida. Portanto, envolva os participantes para desfrutarem do que você tem para agregar. Essa é uma ótima maneira de melhorar a experiência do cliente.

Muitas vezes, em vendas, construir relacionamentos precisa ser divertido e levar entretenimento às pessoas. Inclusive, é muito mais interessante criar uma experiência nova e transformar o seu produto em uma vivência incrível. 

O motivo é que tudo fica mais fácil quando as pessoas ao seu redor se divertem com a sua empresa.

A retenção de clientes depende desse pequeno elemento. E vale lembrar que tem um impacto direto na área financeira da empresa, afinal, é de cinco a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que fidelizar um. 

Se o que você vende é encarado como sofrível de comprar, encontre uma maneira de tornar o processo algo fácil, transparente e descontraído. Dados já apontam que 74% dos consumidores mudam de empresa se acharem o fluxo de compra muito difícil.

Crie o inesperado

Este é, certamente, o mais difícil dos componentes da experiência do cliente a alcançar, e de longe o mais crítico. Hoje, com a transformação digital, as pessoas são bombardeadas com muita informação e é raro que se surpreendam com um produto ou serviço.

Encontre uma maneira de abordar as pessoas de forma relevante para que sempre se lembrem da experiência da sua empresa.

Em alguns segmentos, significa simplesmente entregar o que você prometeu. Porém, criar o inesperado é encontrar alguma maneira de entregar valor ao cliente para que ele sinta que fazer negócios com você foi vantajoso.

Quando uma marca cria algo inesperado, consegue desenvolver uma conexão pessoal entre ela e seu cliente e, assim, o relacionamento comercial se transforma e se torna possível entregar uma experiência do cliente incrível.

Leia também “Maneiras criativas para ficar conectado com o seu cliente

Não deixe o cliente se decepcionar com você

Quando um cliente se decepciona com a sua empresa — isto é, as expectativas que ele tinha com seu negócio não se confirmam — gera uma experiência extremamente negativa para ele. Esse cenário é o oposto do que falamos até o momento.  

Você pode usar do humor ou até mesmo da beleza, mas precisa:

  • saber o que o cliente espera da sua empresa; 
  • alinhar expectativas;
  • cumprir o que foi alinhado.

O ideal é levar a experiência do cliente para outra direção, melhor ainda do que os eles esperavam.

Uma das formas de evitar que as pessoas se decepcionem com o seu negócio é entender como qualificar leads para encontrar contatos que realmente precisam do que você oferece. 

Dessa forma, eles têm uma grande experiência da qual se lembrarão por um longo tempo.

Como a tecnologia pode aprimorar a experiência do cliente?

A experiência do cliente incrível não requer muito dinheiro, adereços ou até mesmo outras pessoas. Ela exige, principalmente, uma decisão por parte dos vendedores e execução da ideia até o fim.

Claro que perseguir uma experiência do cliente incrível não garante que aconteça, mas se você não tentar, a sua empresa sempre será rodeada pela mediocridade.

A experiência excelente não é apenas um fator, mas um conjunto de fatores que, quando acontecem em todo o processo comercial, faz com que seu cliente se sinta não apenas satisfeito, mas muito agradecido por tudo que a sua empresa fez por ele.

O CRM pode ser um grande aliado no momento de gerar valor para o cliente e na hora de trabalhar em uma estratégia de criar uma experiência excelente.

Quando o vendedor usa o sistema CRM como arma para concretizar essa experiência do cliente, ele tem muito mais chances de ter um resultado satisfatório.

Saiba tudo sobre este assunto no nosso e-book: Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais e aproveite para assistir ao vídeo abaixo e conhecer mais sobre como usar o CRM do Agendor para vendas.

E deixamos o melhor para o final! Baixe agora o Kit do Atendimento Estratégico(planilha + checklist + audioaulas) feito pelo Agendor e Octadesk e descubra por quais motivos 50% dos clientes voltam a comprar de uma marca devido ao atendimento rápido e preciso.