Saber o que é holding é essencial para um time de vendas de sucesso. Isso porque esse formato exige abordagens e estratégias diferentes das usadas em outros modelos de negócio, principalmente por conta de quem são os tomadores de decisão.

Principais aprendizados deste artigo

Em linhas gerais, uma holding é uma configuração estratégica de gestão empresarial, no qual uma companhia, conhecida como matriz, controla e influencia as operações de suas subsidiárias. 

O modelo gerencial das holdings ajuda a construir um ecossistema que mantém tudo organizado, incluindo a parte administrativa, estratégica e financeira dos negócios que estão sob esse grande “guarda-chuva”.

Por se tratar de um modelo de gestão distinto, na hora de vender para essas companhias, é importante pensar em suas particularidades. E o primeiro passo para isso é entender o que é holding. 

Então, siga a leitura, entenda tudo sobre o modelo de gerenciamento e veja dicas do que é preciso fazer para fechar bons negócios com essas empresas.

Afinal, o que é holding?

Uma holding pode ser definida como uma forma de gerenciamento central que administra negócios ou bens de pessoas físicas e famílias. O objetivo é organizar estrategicamente toda a parte administrativa e financeira desses subsidiários, de forma neutra e justa nas tomadas de decisão. 

Para entender melhor, aqui vai uma curiosidade: a palavra holding vem do termo em inglês “to hold”, que, na tradução para o nosso idioma, quer dizer manter, segurar ou controlar. Logo, uma holding “dá as ordens” a quem está sob seu comando.

Entretanto, não pense que isso seja feito arbitrariamente. Como comentamos, a ideia é otimizar o gerenciamento de empresas, bens de famílias e de pessoas físicas, porém, considerando seus planejamentos, propósitos e metas de crescimento.

Para chegar a esses resultados, entre as diversas funções de uma holding, estão:

Tudo isso acontece por meio da oferta de serviços legais, financeiros e administrativos às empresas, pessoas físicas e famílias contratantes.

Este vídeo, do canal “Proteja Seus Bens”, explica um pouco mais sobre o que é holding. Confira!

Quais tipos de holding existem?

Separada a holding empresarial, a qual explicaremos em detalhes a seguir, é interessante saber que existem diversas classificações neste modelo de gestão. Alguns exemplos são:

  • holding pura: participa do capital das empresas menores e exerce o papel de controladora de suas subsidiárias;
  • holding mista: participa dos negócios menores e também explora outras atividades comerciais;
  • holding de participação: é a que tem participação minoritária sobre os outros negócios de seu ecossistema;
  • holding de controle: tem a maior parte das ações e o poder de decidir ou influenciar decisões;
  • holding administrativa: tem atuação mais ativa na parte gerencial dos negócios, com foco nas áreas administrativa, financeira, jurídica, entre outras relacionadas.

O que é e como funciona a holding empresarial? 

Acabamos de explicar o que é holding no contexto geral, certo? Agora, focaremos a área que, possivelmente, mais interessa a você, que é a holding empresarial.

Trata-se de uma empresa matriz que tem participação acionista majoritária nas cotas de outras companhias — as quais são chamadas de subsidiárias — e que as controla e influencia .

Há também casos nos quais as holdings têm cotas menores de ações, e são formadas não para gerenciar, mas, sim, para realizar investir

Sobre holding empresarial, tem um detalhe importante : esse conceito não é um tipo societário, como uma sociedade limitada (LTDA), ou uma sociedade anônima (SA). Como comentamos, trata-se de uma empresa que comanda um ecossistema formado especialmente para melhorar a gestão de outros negócios.

Dois bons exemplos de holding empresarial que ajudam a entender o que comentamos são:

  • Itaúsa: holding brasileira de investimentos de capital aberto que controla empresas como a Alpargatas e o Itaú-Unibanco
  • J&F Investimentos: outra holding brasileira que controla companhias como Eldorado Brasil, PicPay, Banco Original, entre outras.

Dica de leitura: “Revenue Growth Management: como fazer o gerenciamento do crescimento de receita?

Como vender para uma holding? 3 passos principais!

Com todas as explicações sobre o que é holding em mente, fica mais fácil entender os passos necessários para vender para empresas que estão sob esse modelo de gestão. Então, dividiremos a estratégia em três momentos:

  1. revisar as características das holdings;
  2. entender os desafios de vendas;
  3. adotar as abordagens certas

Vamos aos detalhes?

1. Revisar as características das holdings 

Companhias desse tipo têm quatro particularidades que impactam os processos de vendas:

  • complexidade na estrutura: por ser formada por subsidiárias e coligadas, as decisões de compras incluem diferentes agentes com necessidades e prioridades distintas;
  • processo de decisão demorado: o fato de haver tantos responsáveis faz com que as aprovações passem por diferentes níveis hierárquicos, demorando para serem liberadas;
  • valores altos de negociação: comumente, as compras feitas pelas holdings têm custos elevados, o que aumenta a pressão sobre os vendedores para melhorar condições de pagamento e acordos;
  • conhecimento técnico e nível elevado de exigência: empresas que fazem parte da estrutura tendem a ter processos com padrões técnicos elevados, e os vendedores precisam de amplo entendimento sobre os produtos/serviços para debater e argumentar com os compradores. 

2. Entender os desafios de vendas 

Holdings também têm desafios bem particulares. Entre os principais, estão:

  • identificar quem são os verdadeiros tomadores de decisão;
  • compreender as necessidades de cada empresa sob o “guarda-chuva” ;
  • realizar a gestão de relacionamento com os múltiplos interessados.

3. Adotar as abordagens certas

Entretanto, por mais que seja uma venda desafiadora, com as técnicas certas, é possível fechar bons negócios. Alguns exemplos são:

  • fazer uma pesquisa aprofundada sobre a holding, as subsidiárias, quais soluções comercializam e quem é o público-alvo;
  • usar ferramentas, como o LinkedIn, para identificar os tomadores de decisão;
  • manter a persistência por meio de contatos regulares, porém, cuidando para não transmitir um ar de “desespero” para fechar a venda ou de impaciência;
  • usar resultados anteriores para comprovar por que seus produtos e/ou serviços são os melhores para a holding;
  • montar uma proposta de venda personalizada.

Sobre essa última estratégia, temos um material que vai te ajudar! Baixe agora mesmo o Modelo de Apresentação Comercial [TEMPLATE GRÁTIS!] e descubra como construir, em poucos minutos, uma apresentação de sucesso para vender mais!