O RFV, ou Recência, Frequência e Valor, é uma métrica importante para as empresas. O indicador permite que os negócios aprofundem a compreensão sobre a sua carteira de clientes e, assim, otimizem suas estratégias de vendas. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • RFV significa recência, frequência e valor e é uma métrica de vendas que ajuda a identificar os clientes com maior potencial para receberem uma abordagem mais intensa da equipe comercial. 
  • Usar os dados do RFV na sua estratégia de vendas permite fazer uma melhor gestão da carteira de clientes, personalizar as abordagens e reduzir a taxa de churn da empresa.
  • Fora isso, é possível usar os dados sobre os clientes mais importantes para direcionar as estratégias de retenção e fidelização e otimizar o processo comercial. 
  • O RFV não é a única métrica que vale a pena acompanhar. Conheça outras igualmente importantes no e-book: indicadores de vendas e marketing — KPIs que você deve usar!

Na prática, o RFV ajuda a identificar quem são os clientes mais valiosos para os negócios. Isto é, aquelas pessoas — ou empresas — que compram com mais frequência e gastam mais dinheiro, e, por isso, são consideradas especialmente lucrativas pela equipe de vendas.

Você ainda não usa a ferramenta? Então, saiba que veio ao lugar certo, porque neste artigo ensinamos:

  • o que é RFV; 
  • como calcular; 
  • como usar. 

Confira!

O que é RFV?

RFV é a sigla para recência, frequência e valor. A recência indica o tempo desde a última compra. A frequência, quantas vezes cada cliente costuma fazer negócios com a empresa e o valor representa o ticket médio de cada consumidor. Ou seja, quanto ele gasta no negócio em um período. 

A métrica permite que as empresas identifiquem quem são seus clientes mais importantes, ou quem são os consumidores mais lucrativos, que costumam fazer compras com mais frequência e de valores maiores.

Assim, é possível traçar estratégias que colocam esses contatos como prioridade dos vendedores.

Fazer a análise RFV permite, portanto, que os negócios façam uma melhor gestão da sua carteira de clientes e aumentem as vendas, afinal, concentrar o esforço da equipe comercial nos contatos mais promissores aumenta as chances de retorno, concorda?

Como calcular o RFV?

O cálculo é feito usando uma matriz RFV. Na prática, você usa um sistema de pontuação que categoriza cada cliente de 1 a 5. O 1 pode indicar os consumidores menos rentáveis e o 5, os mais rentáveis. No final, basta descobrir a média para ter em mãos o valor do RFV. 

Suas tabelas podem se parecer com estas que trouxemos abaixo. Inclusive, você pode copiar e usar à vontade, viu? Só lembrando que este é um exemplo. Logo, você deve adaptar os números conforme a realidade do seu negócio.

RecênciaÚltimo pedido
1há mais de 180 dias
2até 120 dias
3até 90 dias
4até 60 dias
5até 20 dias
FrequênciaQuantidade de pedidos
1até 2
2até 5
3até 8
4até 12
5mais de 15
ValorTicket médio
1até R$ 100,00
2até R$ 250,00
3até R$ 500,00
4até R$ 750,00
5mais de R$ 1.000,00

Vamos ver um exemplo prático?

Digamos que um cliente comprou duas vezes em um mês. Sua última compra foi há 10 dias e seu ticket médio no período foi de R$ 2.000,00. 

Neste caso, a recência é 5, a frequência é 1 e o valor é 5, conforme as tabelas acima, resultando em uma média de 3.6, que é seu RFV. Considerando uma escala de 1 a 5, podemos estabelecer que:

  • clientes de 1 a 2 são pouco promissores;
  • clientes 3 são promissores; 
  • e clientes de 4 a 5 são muito promissores.

Portanto, esse é um cliente promissor, ou seja, não compra com tanta frequência, mas traz um bom rendimento para o negócio.

Você também pode analisar períodos maiores de tempo, como por trimestre ou semestre. Basta seguir o mesmo processo do exemplo acima, aumentando o tempo avaliado. Bem fácil, não é mesmo?

Agora, que tal descobrir por que e como usar a matriz RFV na sua empresa? Continue lendo para ver os benefícios da ferramenta e como implementá-la a seguir!

Quais os benefícios do RFV para a estratégia de vendas?

Fazer a análise RFV da carteira de clientes pode ajudar seu negócio a:

  • avaliar a carteira de clientes; 
  • personalizar as abordagens;
  • reduzir a taxa de churn;
  • aumentar as vendas

Esses benefícios só são vistos caso você use a matriz RFV corretamente. Aprenda como no tópico a seguir!

Como usar o RFV no seu negócio?

Agora que você já sabe o que é recência, frequência e valor e como calcular o RFV dos clientes, confira dicas de como usar a métrica para otimizar o seu processo de vendas!

1. Segmentar os clientes 

Um dos principais usos da análise RFV é na segmentação dos clientes. Na prática, o processo envolve identificar os consumidores mais promissores e que merecem mais atenção dos vendedores, já que trazem mais lucro, destacando-os em relação àqueles que compram menos. 

A ação ajuda a determinar onde colocar o foco na abordagem de vendas, permitindo que os vendedores trabalhem com afinco para conquistar e reter os clientes com uma maior possibilidade de retorno, evitando perda de tempo. 

>>>> Leia também: lead scoring — como um sistema de pontuação pode otimizar suas vendas

2. Criar ações estratégicas de retenção e fidelização 

Ao mesmo tempo, o RFV pode ajudar na adoção de estratégias de retenção e fidelização mais assertivas. Afinal, você saberá quais clientes têm mais chances de continuar comprando com a empresa, bem como a frequência em que as conversões acontecem.

Como resultado, é possível pensar em ações para incentivar esse processo, aumentando ainda mais a participação desses consumidores. 

3. Melhorar o processo comercial

Por último, é possível usar a métrica para otimizar o processo comercial. Isso porque, ao segmentar os clientes, é possível encontrar pontos de melhorias visando agilizar a jornada de compra. 

Aproveite e confira quais são as 7 etapas do processo comercial para otimizar suas vendas!

O que é o RFV

Essa, porém, não é a única maneira de melhorar o processo comercial do seu negócio. Outra solução é adotar um bom sistema de CRM. 

Com a ferramenta, você consegue fazer a gestão de todo o processo, desde o planejamento até o pós-venda, acompanhar os indicadores e o desempenho da sua equipe e compreender melhor seus clientes.

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A melhor parte é que você pode começar a usá-lo sem pagar nada, sem compromisso. Basta fazer o seu cadastro e aproveitar. 

Não deixe de conferir também o nosso e-book gratuito: como definir e alinhar metas de vendas com o planejamento estratégico da empresa e descobrir como usar os resultados do RFV para alavancar seu negócio!