Todos precisam gerar novos negócios, até os não-vendedores. Você sabe quais habilidades você precisa para acompanhar os novos tempos?
O mundo já não é mais o mesmo. O consumidor tem menos tempo, está mais exigente e desenvolveu novos padrões de comportamento com diferentes hábitos de consumo.
O mundo corporativo precisou acompanhar as evoluções rapidamente. E, dentro desse cenário, há uma figura essencial: o vendedor.
E não estamos falando daquele atendente que apenas fica do outro lado do balcão esperando o cliente para entregar um produto ou serviço. Estamos falando de você, vendedor de verdade, que busca resultados e tem paixão pelo que faz!
Entenda: o vendedor que se acomodar, que se prender às ideias e técnicas do passado, está fadado ao insucesso. Para crescer e conquistar o mercado, é preciso disposição para o novo! Mas, afinal, o que diferencia o vendedor do futuro?
É exatamente isso que é tratado no livro “O vendedor do futuro”. Existem 11 características essenciais a serem desenvolvidas pelo profissional que deseja acompanhar os novos tempos.
Confira um pequeno resumo abaixo.
1 – Adaptação
O vendedor precisa ser flexível, ter disposição para adaptar-se às mudanças. Esse comportamento permitirá mais aprendizado e novas conquistas.
2 – Humildade e sensibilidade
O vendedor precisa ser humilde para admitir suas limitações e sensível para transformar problemas e demandas em oportunidades.
3 – Amor pelo trabalho
O vendedor precisa trabalhar com o que ama para que possa produzir bem e efetivamente se destacar no mercado.
4 – Poder de dispensar
O vendedor precisa ter autonomia para fazer alterações profundas em seus planos, a qualquer momento. Abandonar tudo e mudar de direção, de forma planejada, pode ser saudável.
5 – Cultivo de relações honestas
O vendedor deve ser honesto com o cliente. Para que sejam bem-sucedidas, as relações comerciais precisam ser transparentes.
6 – Liderança
O vendedor deve assumir posição de liderança para se destacar. Lembre-se: o líder não é aquele que ocupa o cargo mais alto, mas aquele que consegue influenciar a equipe positivamente em busca de resultados.
7 – Controle e influência
O vendedor também precisa ter controle e saber influenciar o processo de negociação com o cliente. Demonstrando autoridade, ele passará ao consumidor a sensação de que fez a escolha certa ao fechar a compra.
8 – Mais do mesmo
O vendedor que faz mais do mesmo diariamente aprende com o processo e ganha em eficiência e escala. Sim, os procedimentos de rotina aerfeiçoam as técnicas.
9 – Simplificação
O vendedor precisa saber explicar de maneira bastante simples o que é o produto/serviço que vende ao apresentar uma proposta. Também é essencial que simplifique processos e relações.
10 – Questionamento
O vendedor não deve se conformar facilmente. É essencial que questione a própria empresa para que consiga entregar um produto/serviço cada vez melhor.
11 – Mais emoção
O vendedor deve colocar mais emoção que razão nas negociações. As pessoas são movidas pelos mais diversos sentimentos e o vendedor deve entender como lidar com eles durante um processo de negociação.
Esses são os “11 pontos fundamentais que indicam o caminho para o sucesso no mundo corporativo atual”.
Você se identificou com as características do vendedor do futuro? Quer saber como desenvolver cada habilidade? Leia o livro na íntegra e aprofunde-se no assunto! Você pode acessá-lo gratuitamente!
Sobre o Autor: Renato Gosling é sócio-fundador e CEO da ProspectaInc, empresa que tem como propósito ajudar as empresas a fazerem novos negócios mais facilmente. Autor do livro “O vendedor do futuro“, além de ser professor da Faculdade Impacta e mentor na Endeavor e na ABStartup. Pescador frustrado, esquiador empolgado e golfista interessado. É marido de Juliana e pai de Gustavo, 6 anos e Eduardo, 3 anos.