A liderança é uma das habilidades mais requisitadas e valorizadas nas organizações.
Principais aprendizados deste artigo:
- Um bom líder deve, antes de tudo, acreditar na empresa. Por isso, é importante que a pessoa que ocupe esse cargo tenha essa afinidade com a empresa e com os valores defendidos pela mesma.
- Além de cumprir com suas próprias atividades, os líderes precisam realizar a gestão da equipe. Por isso, é importante ter um bom “jogo de cintura”.
- É muito importante que o líder possua habilidade para solucionar conflitos, pois eles são inevitáveis em qualquer time. É preciso agir o quanto antes, para evitar que a situação piore.
- Outra habilidade imprescindível é o acompanhamento de cada integrante do time. Para isso, o líder pode utilizar KPIs de acompanhamento de performance que são importantes para um time de vendas.
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂
Cada vez mais as empresas buscam por profissionais que saibam assumir o controle de determinadas situações e que se sintam confortáveis para tomar decisões importantes que afetam o coletivo.
Bons líderes sabem lidar com situações de crise e são capazes de conduzir a equipe a metas e objetivos propostos.
Tendo isso em vista, separamos aqui uma lista com 8 perguntas sobre liderança para avaliar essa habilidade durante o recrutamento e seleção de novos talentos ou em processo seletivo interno para cargos de gerência na sua empresa.
Você também pode usar essa lista de perguntas para se auto avaliar quanto às suas habilidades de liderança:
- Qual você acredita ser o papel do líder na motivação dos colaboradores?
- Você se considera capaz de conciliar a gestão da equipe com a execução de suas próprias tarefas?
- Como você conduziria a sua equipe se esta apresentasse resistência a mudanças implementadas pela direção da empresa?
- Você se sentiria confortável em liderar antigos colegas de trabalho?
- Como você faria a gestão de conflitos na sua equipe?
- Na sua opinião, quais são os pilares para uma liderança bem-sucedida?
- Como um líder deve agir quando seus superiores não dão respaldo às suas decisões?
- De que maneira o líder pode colaborar para reduzir a rotatividade de funcionários?
8 perguntas sobre liderança para avaliar essa habilidade nos colaboradores
É verdade que a liderança é um aspecto relativamente complexo para ser avaliado a partir de meia dúzia de perguntas. Afinal, existe uma infinidade de fatores a serem considerados antes de determinar se um colaborador tem ou não tem potencial para ser um bom líder.
No entanto, contando com boas perguntas sobre liderança para uma entrevista pessoal, é possível ter uma noção mais clara sobre como cada colaborador se comportaria diante de determinadas situações comuns para quem assume posição de liderança em uma empresa.
Confira a partir de agora 8 perguntas que você pode fazer para avaliar competências de liderança nos seus colaboradores e tomar decisões mais acertadas ao contratar novos talentos para assumir cargos gerenciais.
1. Qual você acredita ser o papel do líder na motivação dos colaboradores?
Iniciando a nossa lista de perguntas sobre liderança, você pode questionar o profissional sobre qual é o papel do líder na motivação dos colaboradores.
É muito importante que ele saiba que o líder precisa acreditar no sucesso da empresa e comunicar os valores e a visão organizacional para seus liderados.
Ele também deve delegar metas objetivas, para que os colaboradores saibam o que se espera deles, medir os desempenhos com clareza, segundo critérios preestabelecidos, dar feedback dos resultados, orientar como melhorar e premiar as melhores performances.
Para quem trabalha com vendas, campanhas de premiação por desempenho são excelentes para motivar a equipe, veja como criar uma:
2. Você se considera capaz de conciliar a gestão da equipe com a execução de suas próprias tarefas?
Além de gerenciar a equipe que está sob a sua liderança, o líder também precisa lidar com as suas próprias tarefas.
Portanto, essa pergunta ajuda a avaliar a capacidade que o profissional tem de se organizar, evitando negligenciar a gestão de pessoas.
Boas respostas para essa pergunta você encontra aqui: Gestão do tempo e produtividade: como se organizar para ter resultados melhores e bater metas
3. Como você conduziria a sua equipe se esta apresentasse resistência a mudanças implementadas pela direção da empresa?
Em situações que envolvem mudanças significativas na rotina dos colaboradores e na dinâmica de trabalho, é comum que os colaboradores apresentem certa resistência.
Nesse caso, o líder precisa ser capaz de controlar os ânimos e esclarecer como as coisas serão daqui pra frente, auxiliando seus liderados durante o processo de adaptação.
Veja mais neste texto de nosso blog: Por que as empresas demoram tanto para aceitar mudanças organizacionais?
4. Você se sentiria confortável em liderar antigos colegas de trabalho?
Essa é uma das mais importantes perguntas sobre liderança em entrevista para processo de seleção interna para cargos mais altos na empresa.
Isso porque o colaborador pode se sentir desconfortável ao se tornar o líder daqueles que até ontem ocupavam o mesmo nível hierárquico que o dele.
É necessário se certificar de que isso não será um problema.
5. Como você faria a gestão de conflitos na sua equipe?
Não é incomum que o líder se depare com situações de conflito entre os membros do time que ele lidera.
Saber interferir e solucionar esses conflitos é uma habilidade que se espera de um bom líder.
Para fazer uma boa gestão de conflitos, o líder precisa ser capaz de entender os lados envolvidos, ouvir cada um atentamente e fazer com que todos cheguem a um consenso.
6. Na sua opinião, quais são os pilares para uma liderança bem-sucedida?
O objetivo dessa pergunta é observar o que o colaborador considera como a base para o exercício de uma liderança de sucesso.
Apesar de essa pergunta ter um apelo subjetivo, é muito importante que a resposta dele esteja alinhada com os valores da organização.
Este post pode te dar algumas dicas para responder a essa pergunta: Como ser um bom gestor de vendas? Conheça o 3 pilares da liderança de vendas!
7. Como um líder deve agir quando seus superiores não dão respaldo às suas decisões?
Essa falta de alinhamento entre o líder e seus superiores pode ser bastante prejudicial para a empresa.
Em situações desse tipo, pode ser que o líder tenha uma visão, mas não está sabendo comunicá-la para seus superiores.
O que, então, o líder precisaria fazer para alinhar esses pontos de vista e conseguir o respaldo necessário para determinadas decisões?
A resposta é delicada e envolve apresentar de forma clara seus argumentos, com dados objetivos e como isso impactará positivamente para a empresa.
Selecionamos, abaixo, algumas dicas de como ser mais persuasivo:
8. De que maneira o líder pode colaborar para reduzir a rotatividade de funcionários?
A postura do líder e a forma com que ele conduz uma equipe ou departamento pode impactar no índice de rotatividade da empresa.
É importante perguntar para o profissional qual ele acredita ser o papel dele na redução do turnover e na criação de um ambiente de trabalho mais harmonioso e saudável para os colaboradores que ele lidera.
Saiba mais: Absenteísmo e turnover: descubra o que são, como calcular e o que fazer para diminuir esses dois índices
Faça as perguntas que importam nos processos seletivos!
Bom, conta pra gente o que você achou dessas perguntas sobre liderança para entrevista de talentos.
Incorpore esses questionamentos nos seus próximos processos seletivos para encontrar os líderes mais preparados.
Se você está procurando dicas de liderança e de gestão de equipes, temos alguns e-books gratuitos que podem te ajudar, baixe agora: