Como é feita a organização das negociações comerciais e das prospecções na sua empresa? Você faz uso de um pipeline de vendas bem estruturado?
Essa é uma ferramenta empresarial muito importante para conseguir converter leads em clientes e serve para orientar os vendedores sobre como conduzir o processo comercial de maneira bem sucedida.
Se você quer saber tudo sobre pipeline de vendas, saiba que você clicou no artigo certo. Nas próximas linhas deste conteúdo, você vai conferir:
- O que é pipeline de vendas?
- Para que serve o pipeline de vendas?
- Quais as vantagens de adotar o pipeline de vendas?
- Como criar um pipeline de vendas?
- O que é gestão de pipeline?
- Como otimizar o gerenciamento do pipeline?
- Como um CRM pode ajudar na gestão do pipeline de vendas?
Veja também: Trabalhando com o Pipeline de Vendas no Agendor
O que é pipeline de vendas?
O pipeline de vendas é uma representação das etapas do processo comercial de uma empresa.
Trata-se de uma ferramenta que mostra todas as oportunidades de negócio que estão em andamento, apontando em qual etapa cada uma se encontra e o que deve ser feito para encaminhá-las ao fechamento.
O pipeline de vendas também pode ser entendido como um manual que vai orientar o time comercial sobre como gerar conversas e interações com prospects, leads e clientes a fim de concretizar uma venda.
Leia mais: O que é pipeline de vendas e como ganhar mais dinheiro com ele
Para que serve o pipeline de vendas?
O pipeline de vendas é uma ferramenta que serve para que a empresa tenha maior controle sobre o seu processo comercial. Com ele, é possível acompanhar de perto o andamento das negociações e ainda projetar resultados.
O pipeline de vendas também serve para visualizar qual oportunidade de venda merece uma atenção especial para que ela possa avançar.
Veja mais: Mapeamento de processo de vendas: o que é, para que serve e como fazer em 4 passos
Quais as vantagens de adotar o pipeline de vendas?
A implementação de um pipeline de vendas bem estruturado pode trazer uma série de vantagens para a empresa. Dentre os principais benefícios dessa ferramenta, podemos destacar:
- Visão mais ampla sobre o andamento das oportunidades de venda;
- Maior controle o tempo médio de duração do ciclo de vendas;
- Facilidade para gerenciar as ações e o desempenho do time de vendas;
- Acesso a dados e informações relevantes para orientar as tomadas de decisão;
- Previsibilidade das vendas;
- Padronização dos processos.
Leia também: Como melhorar o funil de vendas online e projetar suas vendas em cada etapa do pipeline
Passo a passo: como criar um pipeline de vendas?
Para que você possa acompanhar o seu processo comercial e definir as ações necessárias para alavancar os resultados, é necessário saber como criar um pipeline de vendas.
Os passos que você deve seguir são:
- Desenhe a jornada de compra do cliente;
- Determine as ações correspondentes a cada etapa da jornada do cliente;
- Defina o tempo médio de duração de cada etapa do pipeline de vendas;
- Estabeleça critérios e gatilhos para a mudança de uma etapa para outra;
- Determine a porcentagem de leads que devem avançar para cada etapa seguinte.
Confira em nosso blog: Como montar um pipeline de vendas: passo a passo
Conhecer as etapas do processo comercial vai ajudar muito na hora de criar seu pipeline de vendas, conheça-as:
O que é gestão de pipeline?
A gestão do pipeline se refere ao conjunto de ações que são tomadas de modo a manter sob controle o caminho pelo qual os clientes passam do momento em que têm o primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio.
A gestão do pipeline também trata da captação de leads, nutrição de leads e segmentação das oportunidades de vendas.
Confira também: Como fazer a gestão de pipeline de vendas? Comece derrubando alguns mitos!
Personalizar as etapas do processo de vendas é fundamental e o CRM Agendor pode te ajudar a fazer isso rapidamente, veja:
Como otimizar o gerenciamento do pipeline
Para otimizar a gestão do seu pipeline de vendas e torná-la mais eficiente, existem algumas boas práticas que podem ser implementadas. Veja a seguir quais são elas:
- Promova o alinhamento de metas e expectativas com o time de vendas;
- Personalize o discurso de vendas a partir de dados específicos dos leads;
- Automatize o acompanhamento de tarefas repetitivas, como o follow-up;
- Verifique se há leads estacionados no pipeline;
- Faça uso de indicadores de desempenho;
- Ofereça treinamentos sobre técnicas de venda e negociação.
Leia também: Como um app para funil de vendas pode otimizar seus resultados
Como um CRM pode ajudar na gestão do pipeline de vendas?
Um sistema de CRM pode ser bastante útil para a gestão do seu pipeline de vendas. Ele te ajuda a organizar melhor as etapas e ainda permite automatizar uma série de tarefas.
Além disso, o software de CRM te dá maior visibilidade sobre cada negociação em andamento.
Com o CRM do Agendor, por exemplo, você consegue controlar e visualizar cada etapa do processo comercial. Ele já vem com uma configuração prévia de 4 etapas (Contato, Envio de Proposta, Follow-up e Fechamento). No entanto,é possível personalizar o pipeline para a sua empresa.
Conheça melhor o Agendor:
Saiba mais: Sales pipeline: crie o seu em 6 etapas
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