Quando você vai à nutricionista, por exemplo, é possível que sejam agendadas algumas datas de retorno para verificar seu progresso ao seguir o plano alimentar. Aos poucos, há o cumprimento de metas e ajustes para adequar ainda mais a alimentação à rotina. E é exatamente essa a lógica por trás do planejamento 30 60 90 para vendas.
Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂
Principais aprendizados deste artigo:
- O plano 30 60 90 é uma ferramenta de gestão que divide o objetivo em três partes: 30, 60 e 90 dias. Logo, cada uma dessas fases têm suas metas e seus prazos específicos.
- O planejamento de vendas 30 60 90 dura em três períodos: dias 1 a 30 (etapa de aprendizagem); dias 31 a 60 (etapa de implementação); e dias 61 a 90 (etapa da melhoria contínua).
- Os benefícios de usar esse plano é facilitar a execução das tarefas e o progresso da equipe rumo às metas desejadas. Além de estimular a cultura da melhoria contínua na equipe, melhorar a tomada de decisões, elevar a motivação e a produtividade, entre outros.
- Para fazer um plano de vendas 30 60 90 é preciso: definir seu objetivo, suas metas de curto prazo e as tarefas executadas em cada etapa; entender a disponibilidade dos recursos necessários; estudar os possíveis desafios e mitigar os riscos; e acompanhar o resultado regularmente por meio do sistema de CRM.
- Baixe grátis nossa Planilha de vendas por vendedor e produtividade em vendas e otimize a gestão da sua equipe! Aproveite e potencialize seus resultados e a criação de planos eficientes com o CRM do Agendor: faça um teste gratuito agora!
Esse plano divide o processo em três etapas diferentes com foco em alcançar o objetivo final, que, na verdade, é vender mais e com maior qualidade. Só que ele pode ser usado ainda em outras situações, como:
- onboarding de novos colaboradores;
- adaptação de um novo gestor;
- melhora de habilidades ou aplicação de treinamentos;
- implementação de novos processos e tecnologias;
- conquista de projetos e metas anuais de vendas.
Ou seja: independentemente do seu objetivo, dá para aplicar esse método de planejamento e atingir suas metas de forma organizada, mensurável e eficaz.
Aprenda agora tudo sobre essa metodologia para elevar a performance da sua gestão! Saiba o que é plano 30 60 90, como funciona, suas vantagens e como fazer um do zero.
O que é plano 30 60 90?
O plano 30 60 90 nada mais é do que uma ferramenta de gestão que divide o processo da conquista de um objetivo em três fases: 30, 60 e 90 dias. Cada etapa engloba determinado período para atingir metas e evoluir na jornada rumo à conclusão do projeto.
Logo, seu foco maior são as metas de curto prazo, organizando tudo o que precisa ser feito para conquistar o objetivo com sucesso.
Se você quiser implementar um sistema de CRM na equipe de vendas, por exemplo, pode usar esse plano. Ou então aplicá-lo trimestralmente no processo comercial para vender o suficiente e alcançar a meta do final do ano.
A ideia é ter um começo, meio e fim, com marcos mensuráveis para tornar o progresso mais fluido e eficiente.
Como funciona o plano 30 60 90?
Como já dissemos, ele é dividido em três estágios, que são adaptados de acordo com a necessidade do gestor e a finalidade do planejamento.
Veja um exemplo de como funciona o plano 30 60 90:
- Dias 1 a 30: etapa de aprendizagem. Os 30 primeiros dias são para aprender sobre o processo comercial da empresa, as soluções oferecidas, informações sobre os clientes, estratégias utilizadas, explorar um software para conhecer seus recursos, entre outros.
- Dias 31 a 60: etapa da implementação. Depois de aprender, é hora de colocar em prática o plano, seguindo as estratégias determinadas e suas respectivas metas. Aqui é importante começar a monitorar de perto os resultados para ver se há dificuldade em alguma tarefa, por exemplo.
- Dias 61 a 90: etapa da melhoria contínua. Ao avaliar e mensurar métricas e indicadores de desempenho, é possível entender o que deu certo ou não e, assim, aplicar melhorias. Não se esqueça de definir também um plano e suas metas para a realização dos ajustes e a conquista do objetivo.
Leia também: Guia do planejamento estratégico: tudo que você precisa saber para ser assertivo no seu
Benefícios do planejamento 30 60 90
O que merece destaque ao falarmos sobre as vantagens do plano 30 60 90 é a possibilidade de ajudar não só os gestores, mas também cada vendedor que o utilizar em seu trabalho diário.
E isso porque ele contribui para esmiuçar metas e planos grandes em partes menores, facilitando a execução de cada etapa e o progresso das ações. Logo, ele se torna um guia altamente eficiente para seus vendedores saberem o que deve ser feito e conquistado durante o período.
E ainda oferece metas mensuráveis para os gestores monitorarem o avanço dos resultados e o desempenho individual e coletivo do time.
Sendo assim, concluímos que usar essa ferramenta eleva a produtividade de todos e a capacidade de atingir os resultados esperados.
Citamos ainda outros grandes benefícios:
- implementação da cultura de melhoria contínua;
- maior agilidade e precisão na tomada de decisões;
- melhor visualização das metas de curto prazo;
- aumento da motivação e do engajamento do time;
- desenvolvimento de sensação de conquista, que dá mais confiança;
- adaptação rápida a mudanças internas e do mercado.
Em suma, esse planejamento estratégico é o primeiro passo para o sucesso da equipe em bater suas metas ou até mesmo superá-las!
Como fazer um plano de vendas 30 60 90?
Bem, o primeiro passo para criar seu plano de vendas 30 60 90 é definir seu objetivo maior: qual é o propósito desse planejamento? Aonde quer chegar? O que deve ser conquistado?
Após essa preparação inicial, veja um passo a passo e aprenda a fazer um plano de vendas 30 60 90!
1. Defina suas metas de curto prazo
Depois de entender o que deseja alcançar com esse planejamento, é hora de esmiuçar o objetivo geral em metas menores. A melhor forma é usar o método SMART, que ajuda a criar metas que são:
- específicas;
- alcançáveis e realistas;
- relevantes;
- com prazo determinado.
Elas devem desafiar o time na medida certa a fim de motivá-lo e, claro, ter bons resultados.
2. Determine tarefas e ações
O próximo passo é enumerar as tarefas que devem ser feitas para atingir as metas definidas.
Lembre de também dividir as atividades, montando etapas para atingir as metas de cada etapa: 30, 60 e 90 dias.
As ações devem ser objetivas, claras e realistas. Assim, o vendedor tem um guia para seguir de modo eficiente, sem gerar dúvidas ou até mesmo retrabalhados.
Veja um exemplo de como dividir essas tarefas:
- fazer pesquisa de mercado;
- estudar o perfil do cliente ideal;
- qualificar os leads;
- nutrir os prospects de acordo com seu estágio no funil;
- fazer a primeira abordagem;
- anotar as informações no CRM;
- follow-up;
- envio de proposta;
- entre outros.
3. Entenda os recursos e as restrições
Outro ponto fundamental é entender quais recursos são essenciais para que o trabalho seja realizado. E isso inclui tecnologias, infraestrutura do escritório, equipe, tempo, equipamentos como celular e tablet, entre outros.
Além disso, é importante avaliar os desafios da empresa e do time para atingir os resultados desejados, como limitação de tempo, orçamento, colaboradores, recursos, prazo etc.
Porém, essas limitações não precisam ser empecilhos para atingir as metas. A ideia é analisá-las para, então, se planejar e entender como mitigar os riscos.
4. Acompanhe o progresso do plano
Por último, mas não menos importante, está o acompanhamento dos resultados conquistados! Afinal, essa é a comprovação de que o plano é ou não eficiente.
Dessa forma, há como fazer ajustes durante a jornada e não apenas no final, quando já não há mais tempo para recalcular a rota e ter sucesso.
Para isso, faça reuniões regulares com todos para mostrar o que está dando certo ou não e definir os próximos passos, deixando todos na “mesma página”.
Não se esqueça de definir os indicadores de desempenho que mostram realmente se o plano de vendas 30 60 90 está caminhando da forma esperada e como está o sucesso de cada etapa.
5. Use um sistema de CRM completo
O CRM não ajuda apenas a monitorar os resultados de forma rápida e em tempo real, mas também em coletar e integrar dados valiosos para a equipe desempenhar seu papel de forma excepcional.
O sistema de CRM do Agendor, por exemplo, oferece muitas funcionalidades estratégicas, que podem ser personalizadas de acordo com o objetivo do gestor, como:
- criação e monitoramento do processo comercial;
- gerenciamento de múltiplos funis de venda;
- acompanhamento de KPIs de desempenho coletivo e individual;
- relatórios personalizáveis e em tempo real;
- calendário de atividades com envio de lembretes;
- fluxo inteligente de atividades;
- geração de leads;
- previsão de vendas;
- histórico de clientes e negócios.
- e muito mais!
Quer continuar aprofundando suas técnicas e seus conhecimentos? Então baixe grátis nosso e-book Como definir e alinhar metas de vendas com o planejamento estratégico da empresa!
Nele, além de aprender tudo sobre criação de metas e planejamento estratégico, você vai dominar a arte de usar o CRM a favor dos seus negócios e, claro, do seu plano 30 60 90. Bons estudos!