Prontinha para usar, esta planilha de cadastro de clientes para o Excel é grátis e vai te ajudar a controlar as vendas e os clientes de sua empresa!

Principais aprendizados deste artigo: 

  • Entre as vantagens da planilha de clientes em Excel estão a centralização de informações em um único arquivo, possibilidade de fazer cálculos e aplicar fórmulas, uso de filtros para identificar informações necessárias, visualização de gráficos e mais! 
  • Essa ferramenta é ideal para empresas que não têm acesso a um sistema CRM completo, baseado na nuvem, com atualizações em tempo real e acesso remoto, entre outras vantagens. 
  • Organize todas as áreas da sua empresa com nosso Kit de planilhas de vendas: indicadores, KPIs e métricas. Com essa ferramenta, além do controle de clientes, você tem em mãos planilhas prontas para fazer o planejamento das vendas e a prospecção de possíveis compradores. 
  • As planilhas eletrônicas trazem benefícios para a fase inicial da gestão do seu negócio, mas, com o tempo, é necessário usar ferramentas mais avançadas, como um CRM. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.

Se você ainda está começando a profissionalizar a gestão da carteira de clientes, ou seja, migrando do controle feito no papel para algo mais organizado, essa ferramenta pode ser um bom começo! Por isso, que tal ganhar de presente uma planilha de cadastro de clientes Excel grátis?

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O que é planilha de cadastro de clientes?

Uma planilha de cadastro de clientes é uma ferramenta que centraliza e organiza todos os dados dos compradores de uma empresa, podendo incluir os atuais (clientes antigos e fiéis) e os futuros (leads e prospects). Esse recurso pode ser digital ou físico, sendo a primeira opção mais adequada e prática.

Como exemplo de planilha de cadastro de clientes, podemos citar uma montada no Excel — como esta que estamos oferecendo gratuitamente para você!

Ao usar o Excel como base, você tem a chance de inserir os campos e informações necessários para o dia a dia do seu time de vendas, tais como:

  • dados pessoais do cliente: nome completo, RG, CPF/CNPJ, e-mail, telefone, entre outros;
  • dados da compra: produto e/ou serviço adquirido, data da última aquisição, valor, meio e forma de pagamento etc;
  • dados do vendedor: nome, identificação, percentual de comissão sobre a venda, e outras informações.

O objetivo dessa solução é facilitar a rotina da equipe comercial e dos gestores, dando uma visão geral do quanto está sendo vendido, a média de valores e outras referências que ajudam a criar estratégias para vender cada dia mais.

Como organizar uma planilha de clientes?

Para organizar essa ferramenta, o primeiro passo é descobrir como criar uma planilha para cadastro de clientes. Em seguida, é necessário definir quais campos farão parte dessa ferramenta, quais informações devem ser preenchidas, formatá-la adequadamente, criar fórmulas, e estabelecer uma rotina de preenchimento.

Vamos aos detalhes?

  1. escolha a base de criação: o Excel tende a ser a solução mais usada por quem está descobrindo como criar planilha para cadastro de clientes. Existe a versão paga e a gratuita online deste sistema. Outra alternativa é o Google Sheets, programa de planilha do Google, que também é grátis;
  2. defina os objetivos: os quais podem melhorar a gestão de leads, aprimorar o follow up de vendas, ou outro;
  3. decida os campos: com base no passo anterior, veja quais informações precisa para chegar ao seu objetivo e crie as colunas e linhas; 
  4. monte as fórmulas: esse recurso faz os cálculos automaticamente, evitando a necessidade de fazer isso na mão, o que aumenta o tempo necessário para finalizar a tarefa, além da chance de erros;
  5. oriente o time: mostrando a forma certa de usar a ferramenta e quando deve alimentá-la com novos dados e informações.

Dica: lembre-se sempre de escolher dados e informações que são relevantes para a sua empresa e que realmente ajudarão os vendedores a converter mais. A ordem na qual as células devem estar também deve seguir esse princípio. 

Então, ainda que encontre alguns ​​exemplos de planilha de cadastro de cliente por aí, ajuste a que utilizará de acordo com as necessidade do seu time.

Muito coisa para fazer? Para facilitar, você pode usar um modelo de planilha para cadastro de clientes pronto, como o do Agendor, que contempla todos os pontos que citamos.

Comece a profissionalizar sua gestão com uma planilha de cadastro de clientes! 

Você vai adorar a planilha de cadastro de clientes que preparamos! Essa ferramenta é um kit formado por outros dois materiais: a planilha para planejamento de vendas e a planilha de prospecção de clientes.

As vantagens de uma planilha eletrônica são imensas, e fazemos questão de detalhar aqui tudo o que esse tipo de recurso trará de benefícios para alavancar os resultados do seu negócio, inicialmente.

Por que destacamos que tais benefícios são para a fase inicial da gestão? Porque, com o tempo, verá que precisará de ferramentas mais avançadas para analisar e trabalhar com a sua carteira de clientes, como os sistemas que relacionem atividades, orçamentos, negócios e lista de consumidores.

Nesse ponto, um sistema de CRM cumpre de forma eficaz esse papel, trazendo mais eficiência e inteligência à rotina comercial. 

Ferramentas como o Agendor centralizam e relacionam todas as informações geradas pelo time de vendas, sem riscos e, ainda, com recursos para impulsionar os resultados.

Como o Agendor, existem diversos outros aplicativos que podem ser usados e integrados para que você consiga fazer, além da gestão comercial, a gestão de controle financeiro ou a gestão da automação de marketing, entre tantas outras atividades que desafiam o empreendedor em seu dia a dia de trabalho.

Veja, na prática, como funciona o CRM do Agendor:

Voltando ao foco do texto, vamos falar um pouco mais sobre o nosso modelo de planilha para cadastro de clientes, que foi criada em Excel, e é totalmente grátis para você!

Outro ponto positivo de usar uma boa planilha de cadastro de clientes é fazer também o acompanhamento de compromissos. 

Sobre isso, veja como ter sucesso com o follow-up e colocá-lo em prática agilmente em sua empresa.

Vantagens da planilha de cadastro de clientes em Excel 

Afinal, por que baixar uma planilha para cadastro de clientes grátis? Confira 10 bons motivos:

  1. informações centralizadas em um único arquivo;
  2. dados de fácil leitura e ágeis para “copiar” e “colar” em outros programas;
  3. possibilidade de fazer cálculos e aplicar fórmulas, sempre com o resultado da “conta” certinho;
  4. padronização das informações colhidas sobre cada um dos clientes;
  5. uso de filtros de busca para achar o que precisa na planilha de cadastro de clientes;
  6. visualização de gráficos, bastando selecionar as células certas e dar o comando adequado;
  7. informações de contato de clientes preservadas, mas faça backups e mantenha sigilo;
  8. dados cadastrados mais precisos que qualquer outro sistema de cadastro em pastas ou fichas;
  9. facilidade para analisar tendências e fazer relatórios;
  10. retomar o contato com um cliente antigo, sem precisar correr para encontrar papelada ou cartões: está tudo lá na planilha!

Se sua empresa não tem acesso a um sistema CRM completo, que é baseado na nuvem, com atualizações em tempo real e acesso remoto, baixar a planilha de cadastro de clientes pode ser uma boa alternativa, desde que ela seja bem planejada e estruturada.

E lembre-se: à medida que a sua empresa cresce e os dados dos clientes aumentam, é fundamental que as ferramentas utilizadas acompanhem sua demanda. E é por isso que os sistemas de CRM completos são tão eficazes para as vendas.

Por que investir em um sistema CRM completo?

Ainda com dúvidas sobre os benefícios de um CRM? Veja esta lista das principais vantagens dessa plataforma:

  • informações sobre seus clientes em um só lugar;
  • acesso remoto de onde e quando precisar;
  • lembretes para follow-ups;
  • funil de vendas fácil de gerenciar;
  • oportunidades de negócio acessíveis em alguns cliques;
  • histórico completo do relacionamento com os clientes;
  • estatísticas e dados do desempenho da equipe;
  • possibilidade de segmentar grupos de clientes por características específicas;
  • permite analisar dados para criar ofertas personalizadas;
  • informações sobre os clientes transparentes e acessíveis para todos;
  • relatórios gerenciais precisos e atualizados;
  • documentação dos motivos de perdas de vendas;
  • a gestão da equipe comercial se torna muito mais ágil e assertiva.

Com todas essas vantagens, sua equipe poderá construir relacionamentos mais sólidos e duradouros com os clientes, fidelizá-los e gerar mais receita para a empresa. 

Saiba mais sobre relacionamento com o cliente no artigo: O que é relacionamento com o cliente – 9 dicas para construir laços sólidos

Aliás, se sua empresa já tem um modelo de planilha de cadastro de clientes, a migração para um CRM está com meio caminho andado, pois não é difícil aproveitar esses dados para exportá-los para o sistema. 

Confira como importar os dados de suas planilhas para o Agendor.

planilha cadastro de clientes

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Como você pôde ver, uma planilha de cadastro de clientes em Excel traz muito mais segurança, assertividade e agilidade aos seus dados sobre os clientes e as vendas.

Porém, não basta ter esses dados, é vital saber usar adequadamente a planilha para essa ferramenta não se tornar um transtorno para a equipe de vendas, ou apenas um monte de nomes e números desatualizados em um arquivo eletrônico no qual ninguém confia mais.

Veja, a seguir, algumas dicas sobre isso.

Como usar o modelo de planilha de cadastro de clientes do Agendor?

Acha que será fácil controlar os acessos e as alterações em sua planilha de vendas sem que surja algum erro ou problema? Pode ser! Basta seguir estas recomendações:

  • defina uma máquina ou pasta no servidor no qual ficará a planilha disponível para acesso;
  • sempre que alguém atualizar ou alterar algum dado, deve mudar seu nome e gravar em cima do anterior, alterando apenas o final com a data, como: planilha-vendas-2023-05-22. Só assim os outros funcionários saberão que estão consultando uma versão atualizada;
  • disciplina é essencial. Assim, sempre que um novo dado de contato for alterado, uma venda for efetuada ou qualquer outra informação relevante for definida, a planilha precisa ser atualizada;
  • se já não sabe, aprenda como transformar os dados da planilha em gráficos e os use em reuniões de vendas ou para ilustrar relatórios;
  • utilize o recurso “proteger um arquivo do Excel” para definir uma senha e, com isso, evitar que o arquivo seja aberto por estranhos;
  • faça backup deste arquivo toda vez que for alterado. O procedimento deve ser: alterou, copie e salve também na outra pasta, na máquina X, por exemplo. Além disso, um terceiro backup pode ser feito por um responsável, ao final de cada dia, em uma terceira máquina.

Essas são apenas algumas de nossas recomendações para usar com mais segurança e praticidade sua planilha de cadastro de clientes.

Está esperando o que para baixar a planilha para cadastro de clientes grátis que criamos para você? 

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Depois escreva para dizer o que achou dos materiais. Boas vendas!