Plataformas de Fidelidade são alternativas para aproximar a marca dos seus clientes. Nesse modelo de fidelização, são oferecidas vantagens e diferenciais que vem para somar ao produto ou serviço, deixando ele mais atrativo e o cliente mais satisfeito.

Segundo pesquisa realizada pelo Tudo Sobre Incentivos, 77,1% dos respondentes afirmaram participar de ao menos um programa de fidelidade. Isso demonstra a boa recepção dos brasileiros com essa alternativa.

Mas como escolher a melhor plataforma de fidelidade para sua marca? Separamos neste artigo algumas dicas que vão lhe ajudar a responder essa pergunta e levar o melhor programa de fidelidade para os seus clientes.

Busque uma Plataforma de Fidelidade que tenha as melhores recompensas

Diversos são os tipos de recompensas que podem ser oferecidas nesses programas, como descontos, milhas e cashbacks. No entanto, tenha cuidado ao escolher o tipo de benefício a ser oferecido para o cliente, e prezar sempre pela qualidade em vez da quantidade.

Uma boa forma de resolver esse primeiro ponto, é realizando pesquisas com os clientes e identificando quais são as recompensas que fazem mais sentido para o seu público. 

Se você analisou que desconto é algo importante para os seus clientes, ao buscar a plataforma, veja em quais marcas são oferecidos os descontos, se são instantâneos e se é possível que você inclua também parceiros que você considera importantes para complementar o seu serviço ou produto. 

Ter parcerias estratégicas de sua escolha é essencial para reforçar os valores da sua marca. Assim, você pode buscar parceiros locais que complementam o seu serviço e contribuam para que os clientes tenham recorrência no acesso da sua plataforma. 

Em resumo, as melhores recompensas são aquelas:

  • São fácies de serem utilizadas;
  • Possam ser utilizadas de forma instantânea;
  • Estão em parceiros que você tenha conhecimento que seu cliente utiliza.

Experiência do Cliente em primeiro lugar

Vivemos na era da informação, e o cliente está cada vez mais mais empoderado e informado. Por isso, a experiência que ele vai ter com a plataforma precisa ser um dos critérios na hora da escolha. 

A base dessa ideia vem do conceito de Customer Experience. Traduzido para o português, esse termo significa experiência com o cliente, uma estratégia sólida e bem definida a partir do entendimento sobre quem é o consumidor e quais percepções podem gerar uma melhor conexão entre empresa e cliente.

Ou seja, busque uma plataforma que ofereça uma boa usabilidade, que gere conexões com seus clientes e que tenha benefícios simples de usar. 

Sobre esse último, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABAMF), realizada no fim de 2020, muitos clientes sentem falta do relacionamento através do programa de recompensa.

Um dos casos citados, é o do programa de pontos: “há a sensação de que é difícil conseguir a quantidade de pontos necessária para uma boa recompensa e alguma fricção no entendimento de suas regras.” (Fonte: Blog Rede Parcerias

Por isso, verifique se tanto a plataforma como se os benefícios são simples e acessíveis de serem usados para não gerar empecilhos na experiência do seu cliente com o seu programa de fidelização.

Escolha uma Plataforma de Fidelização White Label

A plataforma White Label permite que uma empresa tenha soluções de identidade para a própria marca, além de conseguir terceirizar essa identidade visual e outras demandas de personalização de forma totalmente completa.

Logo, por meio de uma alternativa nesse modelo, sua empresa terá uma plataforma personalizada com a sua marca, cores, logo e identidade. Assim, mesmo que o serviço seja criado e administrado por outra empresa, é a sua identidade que aparecerá no site ou app disponibilizado aos clientes.

Vale lembrar que isso não é apenas um diferencial na escolha, sendo esse um segredo para o sucesso dessa estratégia. A máxima “quem é visto não é lembrado”, também é válido aqui.

Não adianta você ter uma plataforma, ou um programa, com a marca de um terceiro em que você só dá acesso ao seu usuário. Por isso, é importantíssimo que o seu programa de benefícios tenha a sua marca e esteja no seu domínio.

Clube de Vantagens: Uma Plataforma completa de Fidelização

O Clube de Vantagens é uma alternativa completa de fidelização que vai muito além de oferecer descontos. Dessa forma, a plataforma inclui também diversos outros benefícios como sorteios, vouchers e concursos.

Com isso, é possível criar uma estratégia de relacionamento mais consistente que não se resume ao momento de compra, sendo baseada em diferenciais que agreguem valor à marca e a outras necessidades do cliente.

O principal trunfo dos Clubes de Vantagens e Benefícios, é a possibilidade de ofertar preços e serviços especiais independente do acúmulo de pontos. Embora a modalidade de pontos seja válida para determinados negócios, o Clube de Vantagens e Benefícios atende muito melhor o desejo dos consumidores por recompensas e experiências cada vez mais ricas com marcas e empresas. (Fonte: Blog Rede Parcerias)

Dessa forma, o clube resume tudo que foi aqui apontado e consegue ser uma plataforma que oferece recompensas instantâneas, prioriza a experiência do cliente e aproxima pessoas e negócios. 


Este artigo foi escrito pela equipe do Rede Parcerias, empresa que administra Clubes de Vantagens e transforma o relacionamento de clientes e empresas por meio de uma plataforma completa de fidelização.