Aperfeiçoamento constante: em qualquer profissão, esta atitude é essencial para o crescimento e para o sucesso. Não poderia ser diferente para quem atua no setor comercial, especialmente por seu dinamismo e competitividade.
Principais aprendizados deste artigo:
- A pós-graduação pode ser a peça-chave para o crescimento profissional dentro da carreira em vendas, principalmente para os profissionais que desejam alcançar cargos mais estratégicos.
- Em uma pós-graduação é possível aprofundar conhecimentos e habilidades em disciplinas como negociação, estratégias de precificação, gestão de equipes e marketing.
- Além disso, a pós-graduação em vendas é um bom meio de conhecer profissionais de vendas de outras empresas e setores e ativar uma rede de contatos profissional.
- Comece a aprofundar seus conhecimentos em liderança de vendas agora mesmo. Baixe o conteúdo: Gestão de equipe de vendas: um guia para aumentar a produtividade de seu time
Para isso, além dos tradicionais treinamentos de vendas e leituras especializadas, um bom caminho é investir em uma pós-graduação em vendas, principalmente se o desejo é chegar a cargos estratégicos dentro da empresa.
Neste artigo, vamos listar boas opções de cursos presenciais e à distância para ajudá-lo na escolha de sua pós ou de seu MBA. Confira!
Por que buscar uma pós-graduação em vendas?
Mencionamos que aprimorar os conhecimentos por meio de uma pós-graduação pode ser a peça-chave para seu crescimento profissional dentro da área de vendas.
Mas por que isso acontece? Veja abaixo os principais motivos:
1. Conhecimentos aprofundados
Ao contrário de cursos rápidos e treinamentos, em uma pós-graduação você consegue aprofundar conhecimentos e habilidades em disciplinas como:
- negociação;
- estratégia de preços;
- gestão de equipes;
- marketing.
Desta forma, passa a ter uma visão mais estratégica sobre a área e sobre toda a empresa.
2. Networking
Uma pós-graduação em vendas é um bom meio de conhecer profissionais de vendas de outras empresas e setores e ativar uma rede de relacionamentos.
Esse networking permite entender o mercado de forma mais global, contar com suporte para diferentes desafios e até obter indicações e recomendações para novos desafios profissionais.
3. Contato com professores
Além do networking com os colegas, o relacionamento com professores também traz grande valor para a sua carreira.
Especialmente se a instituição de ensino escolhida tiver em seu corpo docente tanto professores vindos do mercado quanto do meio acadêmico, o que torna o seu aprendizado mais rico.
4 cursos presenciais de pós-graduação em vendas
Os cursos de pós-graduação em vendas presenciais são ideais para quem está nas grandes cidades (onde há maior oferta) e para quem tem disponibilidade de assistir às aulas nos períodos disponíveis.
Selecionamos 4 opções de formações de algumas das principais universidades e escolas de negócios do país!
1. MBA em Gestão Comercial – FGV
Na FGV (Fundação Getúlio Vargas), uma boa opção para quem deseja se especializar em gestão comercial é ingressar no MBA em Gestão Comercial, disponível em São Paulo.
Também há outras opções de MBA na área de Marketing e Vendas em outras unidades da FGV pelo país.
Nesta formação, o foco é desenvolver competências e apresentar conceitos essenciais para a gestão estratégica em vendas, com duração de 14 meses e 432 horas/aula.
No programa do curso, você encontra os seguintes conteúdos:
- Aspectos legais nas relações de consumo
- Administração de vendas
- Big data para vendas
- Customer experience management e social commerce
- Comunicação interpessoal e corporativa
- Desenho e gestão integrada de canais de vendas
- Economia Comportamental e Tomada de Decisão
- E-commerce e internet das coisas
- Formação e administração de preços
- Finanças para Não Financeiros
- Gestão de projetos
- Gestão de tributos
- Liderança de Equipes de Alto Desempenho
- Mídias digitais e vendas
- Negociação e administração de conflitos
- Workshop em formulação da política comercial
- Workshop de planejamento de vendas & marketing
- Workshop em sales analytics
De fato, esta é uma opção bastante completa para quem deseja ocupar posições estratégicas na empresa.
2. MBA Gestão em Vendas – UNIP
Mais uma opção de MBA presencial, este oferecido pela UNIP em São Paulo e outras localidades em que a instituição está presente.
A formação tem 400 horas de aula e é voltada para profissionais que ocupam cargos gerenciais, supervisores e representantes comerciais, com graduação em nível superior, preferencialmente, em administração de empresas, marketing, ciências econômicas e contábeis.
No programa deste MBA, você encontra as seguintes disciplinas:
- Liderança e Motivação de Equipes
- Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado
- Negociação e Inteligência Emocional
- Competências Gerenciais
- Gestão do Relacionamento com os Clientes
- Gestão do Fator Humano
- Planejamento de Negócios e Ações de Marketing
- Planejamento de Comunicação
- Supply Chain Management
- Influência
3. Pós-graduação em Marketing e Gestão de Vendas – Saint Paul
A escola de negócios Saint Paul oferece ao público esta pós-graduação em vendas que tem como objetivo formar profissionais para assumir posição de destaque em grandes organizações e instituições financeiras.
A pós é realizada no campus Vila Olímpia, em São Paulo, com aulas noturnas duas vezes por semana. Veja abaixo os assuntos abordados nas aulas:
- Planejamento estratégico de marketing
- Marketing digital
- Análise multivariada de dados para tomada de decisões em marketing
- Branding: gestão estratégica de marcas
- Gerenciamento estratégico de vendas
- Empreendedorismo, inovação e criatividade
- Gestão dos canais de distribuição;
- Formação de preços
- Análise do comportamento do consumidor
4. MBA em Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance – Anhanguera
Para quem está no Paraná, uma boa opção é o MBA em Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance, oferecido pela Anhanguera, na cidade de Bandeirantes.
São 18 meses de curso, com aulas durante a semana para cumprir a carga horária das seguintes disciplinas:
- Gestão de carreira
- Competências socioemocionais
- Agile leadership practices
- Gestão de comunicação e pessoas
- Negociação e gestão de conflitos
- Fundamentos da psicologia positiva
- Programação Neurolinguística (PNL)
- Gestão de desempenho com ênfase em data mining e resultados de alta performance
- Ferramentas e técnicas de coaching
- Comunicação e motivação nas organizações
- Estratégias de gerenciamento de gente
Esta formação é presencial, mas a Anhanguera Educacional também possui opções à distância na mesma área.
4 cursos EAD de pós-graduação em vendas
Nem sempre, entretanto, é possível encontrar um bom curso em sua cidade.
Nesses casos, as pós-graduações no modelo EAD (ensino à distância) não deixam nada a desejar – e podem ter mensalidades com valores bem mais baixos também.
Listamos 4 opções com bons programas curriculares para você conhecer!
1. MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance – PUCRS
A PUC do Rio Grande do Sul montou em parceria com a UOL EdTech um MBA no modelo à distância com excelentes professores, direto do mercado.
Entre eles estão Cris Arcangeli, Sandro Magaldi, Rony Meisler e os internacionais Tim Ash e Robert Cialdini.
O curso é totalmente online. Conheça as disciplinas abaixo:
- Canais de logística e distribuição
- Customer Success: relacionamento, fidelização e recuperação de clientes
- Prospecção: estratégias de segmentação e tendências de consumo
- Vendas no Atacado
- Vendas no Varejo
- Negociação e técnicas de vendas
- Business Intelligence: CRM, KPIs (indicadores estratégicos) e Data Science
- E-commerce e varejo eletrônico
- Time de vendas: recrutamento, treinamento e avaliação de vendedores
- Usando as redes sociais para vender mais
- Marketing Digital: SEO, SEM e Inbound
- Metas: como usar?
- CRO: como aumentar o índice de conversão de clientes
- Sucesso: motivação e resiliência do profissional de vendas
- Infoprodutos: construindo imaginários em vendas
- O relógio como aliado: como administrar e otimizar o tempo
- Oficina de Vendas: planejamento estratégico de estrutura e ações de vendas
- Persuasão: como negociar, mediar e conquistar o “sim”?
- Programação Neurolinguística (PNL)
- Marketing e promoção pessoal
2. MBA em Marketing e Vendas – Unopar
A Unopar é uma boa instituição de ensino da região sul do país que disponibiliza este MBA 100% online para os alunos que desejam se aperfeiçoar tanto na área de Vendas quanto na área de Marketing.
As disciplinas estão listadas abaixo:
- Plano de marketing
- Marketing digital
- Planejamento de comunicação
- Estratégia executiva
- Gestão de vendas
- Marketing de serviços e relacionamentos
- Branding e pesquisa de mercado
- Produção, consumo e marketing em plataformas multimídias
- Produção de conteúdo midiático: formatos e novas tendências
3. MBA em Marketing e Vendas – FAM
O Centro Universitário FAM também possui um MBA à distância que combina conceitos e estratégias de Marketing e Vendas em sua grade curricular.
O intuito é capacitar os alunos a assumirem áreas estratégicas dentro da empresa, com disciplinas divididas em 10 meses de aulas.
Veja abaixo os temas abordados nesta pós-graduação:
- Planejamento e Execução da Estratégia
- Comportamento do Consumidor na era Digital
- Gerenciamento de Projetos
- Marketing Digital e Comunicação em Redes
- Comunicação Integrada de Marketing
- Marketing no Varejo e Gestão de Vendas
- Pesquisa de Marketing e Inteligência de Mercado
- Empreendedorismo e Modelagem de Novos Negócios
- Liderança, Gestão de Equipes e Comportamento Organizacional
4. Gestão de Vendas e Negociação – FIA
A FIA (Fundação Instituto de Administração) oferece este curso de pós-graduação 100% EDA. As aulas são ao vivo, contendo 420 horas, com duração de 14 meses.
De acordo com as informações disponíveis no site da formação, a matriz curricular é composta pelos seguintes tópicos:
- Estratégia de Marketing e Vendas
- Planejamento de Vendas e Gestão de Canais
- Gestão de Pessoas em Vendas
- Técnicas de Apresentação e Marketing Pessoal
- Gestão Financeira e Controladoria de Vendas I
- Gestão Financeira e Controladoria de Vendas II
- Técnicas de Vendas, Tecnologia e Inovação
- Negociação e Marketing em Vendas
- Laboratório de Negociação
- Simulação Empresarial
Como escolher o curso ideal para você?
Apresentamos neste artigo boas opções de cursos presenciais e EAD para quem busca uma pós-graduação em vendas.
Sem dúvidas, na sua cidade ou região também existem outras formações neste estilo, que devem ser consideradas na sua decisão.
O importante na hora de decidir qual o melhor curso para a sua carreira é levar em conta fatores como:
- qualidade do ensino;
- recomendações de ex-alunos;
- valor do curso e impacto no seu orçamento;
- carga horária e sua disponibilidade atual de tempo e
- o conteúdo abordado nas disciplinas.
Listamos a matriz curricular das opções que apresentamos no texto e você pode perceber que, mesmo sendo semelhantes entre si, existem abordagens e focos diferentes em cada uma delas.
Saiba o que pode ser mais relevante para o seu desenvolvimento como gestor e escolha a pós-graduação que atenda à sua expectativa e o ajude a se tornar o melhor profissional de vendas!