Uma empresa, qualquer que seja seu segmento, precisa de estratégias para se diferenciar da concorrência. O posicionamento estratégico é capaz de auxiliar nesta necessidade empresarial.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O grande objetivo do posicionamento estratégico é possuir vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes, e para isso é preciso estruturar e adaptar seus métodos às necessidades e metas estabelecidas.
  • Segundo Michael Porter, existem três estratégias básicas para se alcançar essa vantagem competitiva: liderança em custos, diferenciação ou enfoque, a última podendo estar atrelada às duas primeiras para direcionamento.
  • Para ter sucesso, crie uma proposta de valor e invista seus recursos nas dores da sua persona, adaptando seu produto a realidade do cliente, tornando-o uma solução eficaz para suas necessidades.
  • Para estruturar um planejamento estratégico, analise qual problema a sua empresa pode solucionar, a proposta de valor utilizada, os canais e a linguagem da sua marca, além do diferencial, que precisa entregar algo além do que os concorrentes já oferecem.
  • Um excelente passo para nutrir e fortalecer o seu relacionamento com os clientes, é identificar o seu momento de compra e levá-lo até a conversão sem que ele note sua intenção. Para isso, sua empresa precisa compreender tudo sobre o FUNIL DE VENDAS. Confira nosso EBOOK GRATUITO.

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Afinal, quanto mais os consumidores conhecerem os benefícios de uma marca, maiores as chances da empresa conquistar o público correto e ter sua preferência, concorda? Neste artigo você irá saber o que é posicionamento estratégico, quais seus benefícios e alguns exemplos. Boa leitura!

Posicionamento estratégico: o que é?

Posicionamento estratégico é a forma que uma empresa deseja ser percebida no mercado, como pretende estar na mente do público-alvo. Por isso, o posicionamento estratégico é uma maneira de se destacar entre as concorrentes, criando vantagem competitiva.  

Mas não basta definir o posicionamento da empresa na teoria, as ações da marca precisam estar alinhadas ao posicionamento estratégico de marketing – caso contrário, não haverá o posicionamento desejado. Isso vale para todas as empresas, desde startups até multinacionais.

O posicionamento estratégico de marketing é um dos fatores que determinam como será a vantagem competitiva da empresa. Há três estratégias genéricas para conseguir a vantagem competitiva, segundo Michael Porter: liderança em custos, diferenciação ou enfoque.

  • Liderança em custos: a marca investe ter o menor custo da concorrência para oferecer um produto ou serviço de baixo preço;
  • Diferenciação: são destacadas as características únicas da marca que a diferenciam da concorrência.
  • Enfoque: a empresa seleciona um nicho de mercado específico para atuar, podendo utilizar a liderança em custos ou diferenciação. 

Tenha em mente que as estratégias competitivas de Porter facilitarão as futuras decisões, já que toda a comunicação da marca deve ser guiada pela estratégia selecionada. Por exemplo, se você deseja que sua marca tenha um posicionamento premium, a liderança em custos não estará alinhada ao objetivo. 

Como o posicionamento estratégico pode contribuir para o fortalecimento do negócio?

O posicionamento é definido como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”, de acordo com Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing.

Com essa definição, já podemos concluir que o posicionamento estratégico fortalece a preferência dos clientes. Tendo uma estratégia bem definida, os diferenciais da marca ficarão muito claros para o público-alvo ideal, a tomada de decisão de compra será mais fácil e as chances de sucesso aumentarão

Benefícios do posicionamento estratégico

Uma empresa sem um posicionamento estratégico definido, ou que o tenha apenas na teoria, perde a oportunidade de se beneficiar em diversos aspectos. 

Conheça alguns dos benefícios que as marcas dispõem quando planejam e executam seu posicionamento estratégico:

  • Diferenciais da marca esclarecidos para o público-alvo;
  • Conquista de um local na mente dos consumidores;
  • Aumento da reputação da marca no segmento;
  • Maior chance de preferência dos clientes;
  • Conquista do público ideal;
  • Objetivo da marca definido e organizado.

Posicionar sua marca também é uma forma de persuasão. Veja as dicas:

Como fazer um posicionamento estratégico?

O posicionamento estratégico é uma das últimas etapas do branding, então isso significa que a empresa já deve saber seu propósito, público-alvo, proposta de valor, diferenciais e benefícios do produto, além do posicionamento das concorrentes do setor.

Ao entender os itens acima, chega o momento de definir como a marca deseja ser percebida para começar a colocar o plano em prática. Mas é importante saber que não é um processo de curto prazo e deve ser sempre trabalhado. 

Veja abaixo um passo a passo para conseguir um bom posicionamento estratégico:

  1. Estude o público-alvo e saiba quais suas dores;
  2. Entenda quais dores sua marca irá solucionar;
  3. Crie uma proposta de valor interessante para o público-alvo;
  4. Tenha claro quais são os diferenciais da empresa;
  5. Invista em discursos que valorizem os diferenciais;
  6. Lembre-se de basear toda a comunicação no posicionamento.

O que fazer para fortalecer a marca da empresa?

Fortalecer a marca e ser lembrado pelo público exige uma estratégia de posicionamento sólida, assim como um marketing consolidado. 

A importância de ter um posicionamento estratégico para se destacar no mercado é tanta que todos os anos acontece uma pesquisa nacional para saber quais marcas estão mais presentes na memória do consumidor, a Top of Mind.

Então, para fortalecer a marca da sua empresa, tenha um bom posicionamento estratégico, avalie se há necessidade de reposicionamento e tenha clara a percepção que a empresa deseja transmitir. Avalie as seguintes questões:

  • Qual o real problema que sua empresa soluciona para o público-alvo?
  • A proposta de valor está de acordo com o que os consumidores buscam?
  • A linguagem e os canais de comunicação estão adequados para o público?
  • O que a marca oferece como diferencial da concorrência?

Exemplos de posicionamento estratégico

Quando chega o momento de definir o posicionamento estratégico pode acontecer de você achar complexa essa tarefa. Se esse for o caso, buscar por exemplos de posicionamento estratégico pode ajudar bastante! Siga a leitura e conheça alguns deles.

Coca-Cola

Uma das marcas muito bem posicionadas no mercado é a Coca-Cola. Aqui o posicionamento não é vender apenas um refrigerante: seus consumidores terão experiências, momentos de felicidade com a família e amigos. 

Mesmo passando por várias gerações, ela segue como a marca mais consolidada de refrigerantes, pois soube adaptar sua estratégia aos diversos cenários. 

Nike

Just do it. A marca conseguiu se fortalecer no mercado internacional com o posicionamento de qualidade para todos os atletas, desde profissionais até iniciantes nos esportes.

A Nike foca no culto à marca, investe em uma comunicação que a aproxima do público com um posicionamento de qualidade nos produtos, assim como abordagem de temas que conversam diretamente com as dores do consumidor.

Assista ao vídeo para conhecer a história de sucesso do posicionamento de marca da Nike:

Crie sua estratégia de posicionamento 

Para criar seu posicionamento estratégico, tente reunir a resposta para os principais pontos já citados neste artigo. Veja o exemplo: 

“A empresa Exemplo, desenvolvedora de softwares de gerenciamento de mídias sociais, lançou um produto inovador com as funcionalidades mais buscadas pelos gestores de marketing. Assim os clientes podem reduzir o tempo de ações operacionais e focar na estratégia. Relatórios disponíveis de forma rápida e suporte técnico 24 horas são apenas alguns dos benefícios. Tudo pelo menor preço de mercado!”.

Percebe como o público-alvo, a solução da dor e os diferenciais da marca estão claros? Ter essa estrutura irá facilitar a elaboração do seu posicionamento estratégico.

Neste artigo vimos que quando uma marca define qual será seu posicionamento estratégico há diversos benefícios já que também é definida a forma como irá se diferenciar das concorrentes, qual será sua vantagem competitiva e como os clientes irão enxergá-la.

Lembre-se que para elaborar um posicionamento estratégico é preciso ter definido o público que se deseja atingir, quais necessidades serão atendidas e os diferenciais do produto. Quando um posicionamento estratégico de marketing é bem estruturado, as chances de alcançar os resultados esperados aumentam.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo sobre como o design pode melhorar o posicionamento de marca e a competitividade empresarial!

Continue aprendendo: assista a essa aula sobre Account-Based Sales e saiba como implementar essa metodologia de sucesso na sua empresa!