Se você deseja tornar a sua equipe de vendas mais produtiva e potencializar os lucros da sua empresa, é fundamental contar com um processo comercial eficiente e bem estruturado.
Principais aprendizados deste artigo:
- A definição de buyer persona classifica seu cliente ideal a partir de informações como localização, área de atuação, principais necessidades e expectativas.
- Montar um processo de vendas de forma ilustrada pode ser uma boa maneira de facilitar a assimilação do time de vendas.
- Quando os vendedores têm em mente o que é necessário fazer, seus pontos de partida e onde querem chegar, os resultados são melhores.
- Um bom processo de vendas é orientado para estratégias de condução da equipe comercial, logo, se bem estruturado, fará toda a diferença no desempenho.
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂
Quando esse processo não está claramente definido para todos os membros do time de vendas, os vendedores ficam sem saber o que fazer e como conduzir o potencial cliente pela jornada de compra.
Na nossa aula anterior dessa lista de leitura, você conferiu o que é o processo comercial e suas etapas básicas.
Nesta segunda aula, vamos mostrar um passo a passo de como montar o processo comercial do seu modelo de negócio de forma ágil e prática, para que você atinja os melhores resultados:
- Desenhe as suas buyer personas;
- Estruture a sua cadência de prospecção;
- Faça a qualificação dos leads;
- Apresente a sua solução;
- Defina os gatilhos de passagem;
- Estabeleça as técnicas para contornar objeções;
- Alinhe as expectativas antes de concluir a venda;
- Defina as metas e os indicadores de desempenho;
- Ilustre o seu processo comercial.
Leia também: Como controlar o processo comercial de uma empresa
Passo a passo: como montar o processo comercial da sua empresa?
Estabelecer um processo comercial claro e coeso, com etapas, atividades, procedimentos, metas e responsáveis bem definidos, fará toda a diferença no desempenho das vendas da sua empresa.
Confira a seguir os passos para criar um processo tangível para o seu time comercial.
Passo 1 – Desenhe as suas buyer personas
O primeiro passo para montar o seu processo comercial consiste em definir o perfil das suas buyer personas. Trata-se de uma representação do perfil de cliente que você considera ideal para o seu modelo de negócio.
Para isso, leve em consideração informações como localização, tempo de mercado, área de atuação, porte, experiência prévia com seu produto ou serviço, principais necessidades e expectativas.
Veja mais: O que é uma buyer persona e como irá ajudar no seu processo de vendas
Passo 2 – Estruture a sua cadência de prospecção
A cadência de prospecção se refere à organização das interações com potenciais clientes nos momentos iniciais do processo de vendas.
Ao estruturar a cadência de prospecção, você irá definir quantos e-mails enviar para o prospect ou quantas ligações fazer. Além disso, o intervalo entre essas interações também deve ser estabelecido.
Lembre-se de que, na etapa de prospecção, o objetivo não é vender, mas sim conhecer melhor seu potencial cliente.
Veja também: O que é um fluxo de cadência e porque você deve ter um na sua empresa
Passo 3 – Faça a qualificação dos leads
Um bom processo comercial também precisa contemplar a etapa dedicada à qualificação dos leads.
Nesse momento, deve-se fazer perguntas a fim de investigar se o lead tem condições de pagar por sua solução e se o seu produto ou serviço pode mesmo solucionar os problemas do lead.
Leia mais: Como qualificar os leads para fechar os melhores negócios?
Passo 4 – Apresente a sua solução
Nesta etapa, o vendedor deve mostrar para o lead como o produto que ele oferece pode atender suas necessidades.
Lembre-se: mais importante do que focar nas características e funcionalidade do produto é mostrar valor para o cliente.
Confira: 21 dicas para criar uma apresentação comercial matadora
Passo 5 – Defina os gatilhos de passagem
É importante que os vendedores saibam quais são os gatilhos que vão determinar o momento de avançar de uma etapa para outra.
Dessa forma, evita-se perder muito tempo em uma mesma etapa do processo comercial ou avançar com o lead antes da hora.
Passo 6 – Estabeleça as técnicas para contornar objeções
Na fase de negociação, é importante que os vendedores possam contar com protocolos e técnicas para contornar possíveis objeções dos clientes.
Normalmente, é preciso entender o porquê da objeção do cliente e mostrar como sua solução não se encaixa nessa dúvida .
Veja mais dicas em nosso blog:
- Sem medo de contornar objeções em vendas
- Exemplos de objeções em vendas mais comuns e como contorná-las
- Como lidar com objeções em vendas: 5 técnicas infalíveis
A persuasão é uma excelente maneira de contornar objeções, veja como neste infográfico:
Passo 7 – Alinhe as expectativas antes de concluir a venda
Antes de assinar o contrato de venda, é importante que nessa etapa do processo comercial o vendedor faça o alinhamento de expectativas com o cliente. É fundamental garantir que tudo o que foi tratado e prometido na negociação esteja presente no contrato de venda.
DICA: Como superar as expectativas do cliente? 10 dicas de ouro
Passo 8 – Defina as metas e os indicadores de desempenho
Não há como montar um processo comercial se a equipe de vendas não tiver metas bem definidas para cada etapa. Além disso, é importante contar com indicadores de desempenho para fazer o monitoramento do time.
Não basta definir as metas de vendas, é preciso saber atingi-las, por isso, trouxemos algumas dicas para você:
Leia também: Metas em CRM: monitore e avalie as suas com o Agendor
Passo 9 – Ilustre o seu processo comercial
Uma representação visual das etapas do processo comercial favorece bastante a assimilação do time de vendas. Portanto, procure montar um infográfico para ilustrar o processo e deixe-o à vista dos colaboradores.
Veja um exemplo aqui:
Engajamento do time é essencial!
Montar um processo de vendas é uma forma de esclarecer para os vendedores o que se espera que eles façam e como eles devem fazer.
Dessa forma, mantêm-se as expectativas alinhadas, favorecendo o alcance de resultados melhores.
Portanto, coloque no papel o processo comercial da sua empresa e dê o direcionamento que seus vendedores precisam para conduzir as vendas.
Confira os outros conteúdos da série:
- AULA 1 | Construindo um processo comercial: o que é, por que é importante definir e quais são as 7 etapas principais
- AULA 3 | Construindo um processo comercial: 6 dicas de como treinar a equipe de vendas para atingir a alta performance
- AULA 4 | Construindo um processo comercial: 6 KPIs de vendas para avaliar o desempenho do seu processo comercial
Quer uma ajuda da tecnologia? Use um software CRM como o Agendor, veja como neste e-book gratuito: Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais