O processo seletivo online acontece quando a maior parte do contato e da interação entre uma empresa e os candidatos a uma vaga ocorre de forma digital, ou seja, pela internet. Com a adoção do modelo de trabalho remoto ou misto por muitas organizações, principalmente em função da pandemia de Covid-19, esse formato de recrutamento tornou-se muito comum e hoje está bastante presente também na área comercial.
É fato que, com a aceleração da substituição do trabalho presencial pelo home office, o setor de RH precisou se adequar e tem passado por uma série de mudanças. Isso inclui não apenas adaptações, mas, sobretudo, o desenho e a implantação de novas estratégias, além da integração de novas tecnologias.
Assim, se já era uma tendência anteriormente, no contexto pós-pandemia o processo seletivo online passou a ser uma realidade e as equipes de Recursos Humanos se viram obrigadas a reformular sua forma de trabalhar e a criar um novo modelo eficiente para garantir a contratação de bons profissionais.
No entanto, isso não quer dizer que não existem, ainda, desafios nesse sentido. Como as circunstâncias exigiram ações rápidas, gestores e profissionais de RH ainda estão no meio do caminho da busca por um formato de processo seletivo online totalmente satisfatório.
Por isso, neste artigo vamos tratar sobre o tema e trazer dicas valiosas especialmente no que se refere ao recrutamento e contratação de vendedores. Acompanhe!
Principais desafios do processo seletivo online de vendedores
Um dos principais desafios da seleção pela internet está relacionado ao fato de que muitas empresas partem do princípio de que é possível pegar exatamente o mesmo processo e adaptá-lo ao digital, quando na verdade não é bem assim.
Ao utilizar um “suporte” diferente, mais do que simplesmente transpor um modelo, é preciso trabalhar em cima de estratégias que funcionem para esse novo contexto. Por não fazer isso, muitas equipes acabam cometendo erros.
Basta pensar, por exemplo, que o processo seletivo online é muito mais impessoal e alguns detalhes importantes que são perceptíveis em um encontro presencial, à distância não são tão óbvios.
Quando se faz uma entrevista frente a frente com um candidato, é possível fazer a leitura da linguagem corporal e “pescar” muitas informações a partir disso. No ambiente digital, não temos isso, então, será preciso desenvolver outras técnicas para fazer a leitura mais acertada possível dos candidatos.
Conheça alguns indicadores de performance para vendedores que podem auxiliar nas entrevistas de seleção:
Confira 5 dicas para ter sucesso no processo seletivo online de profissionais de vendas
Mas, então, como realizar um processo seletivo online de vendedores? Em primeiro lugar, é importante focar em algumas premissas que devem ser previamente definidas. É preciso saber, por exemplo, que tipo de profissional a empresa busca, quais serão as etapas de seleção e o que será avaliado em cada uma.
É interessante que o RH se reúna com o gestor comercial para essas definições e que todo o processo seja acompanhado de perto por ele. Reunimos cinco dicas para tornar a seleção digital de profissionais de vendas mais assertiva e ágil.
1. Estabelecer os canais estrategicamente
É verdade que utilizar diferentes canais para recrutar candidatos ajuda a garantir uma maior diversidade, mas é preciso ser minimamente estratégico para não receber um volume de candidaturas impossível de gerenciar.
Logo, antes de mais nada, cabe o questionamento sobre onde você pode encontrar o perfil de candidato que está procurando. Os canais de divulgação atuam como filtros e fazer bom uso disso auxilia na otimização da seleção.
Além disso, considere que um processo seletivo online aumenta a chance de identificar candidatos passivos e reserve tempo/equipe para ir atrás deles. Trata-se de profissionais com o perfil que você procura, que têm currículo online disponível, mas que estão trabalhando no momento e por isso não estão ativos na busca e, assim, ainda não sabem que querem trabalhar na sua empresa.
2. Trabalhar bem na definição do perfil profissional
A definição do perfil do profissional de vendas que se está buscando recrutar é crucial para segmentar a divulgação da vaga, evitar o trabalho de análise de currículos de candidatos que não se encaixam e agilizar o processo como um todo.
Sendo assim, a dica é dar uma atenção especial à produção da job description. Ela deve ser escrita, reescrita, revisada e refinada até ficar redondinha. Não tenha pressa nem simplesmente copie e cole de processos anteriores.
Leia também: Turnover no trabalho remoto: como gerenciar o índice de rotatividade em tempos de home office
3. Contar com as ferramentas adequadas
Atualmente, existem plataformas específicas para a realização de recrutamento e seleção digital nas mais variadas áreas. Essas tecnologias auxiliam em várias etapas, desde a recolha de candidaturas e a aplicação de testes online até no envio da documentação e a assinatura do contrato.
O fato é que é impossível realizar um processo seletivo online sem os recursos adequados, pois até para fazer a entrevista por vídeo você irá precisar de uma ferramenta adequada. E além dessas mais óbvias, hoje existem também algumas mais avançadas e específicas, como aquelas para checagem de referências, por exemplo.
Ainda, é possível contar com softwares que ajudam a facilitar e otimizar a comunicação interna da empresa sobre a seleção. Para isso, você pode usar ferramentas colaborativas que já são utilizadas em outros contextos, como Slack, G Suite ou Evernote.
4. Alinhar expectativas desde o início
Dois grandes desafios do processo seletivo online de vendedores são: 1) atrair candidatos que tenham afinidade com a cultura da empresa e 2) alinhar expectativas.
É necessário ter isso presente desde o recrutamento e em todas as etapas da seleção. Portanto, a descrição da vaga já tem um papel importante nesses dois aspectos. Mostrar a personalidade da empresa nesse texto já é um bom caminho para que se candidatem profissionais que realmente se identificam com a cultura.
Quanto ao alinhamento de expectativas, é preciso ser claro sobre tudo e evitar promessas que não vão se realizar. Por exemplo, se a empresa trabalha com um ciclo de vendas mais longo, que significa que o profissional vai levar algum tempo para começar a receber variável, é essencial que ele saiba disso antes de ser contratado.
Veja também: Gestão de equipe de vendas: um guia para aumentar a produtividade de seu time
5. Preparar um bom onboarding digital de vendedores
Além do processo seletivo online, será preciso também desenvolver um onboarding de vendedores digital. O projeto pode incluir um ambiente virtual por meio do qual a pessoa contratada envia os seus documentos de admissão e, na mesma plataforma, tem acesso a conteúdos sobre os valores e a cultura da empresa.
Ademais, é preciso considerar que o novo integrante deverá ser apresentado à equipe comercial e receber todas as orientações sobre as suas funções de forma online. Pensar em um processo interativo e amigável certamente vai facilitar a adaptação do profissional e ajudar na retenção de talentos.
Entenda como o Agendor permite acompanhar o desempenho dos membros do time de vendas:
Processo seletivo online de vendedores tem muitas vantagens: é preciso aproveitá-las
Do anúncio da vaga até a entrevista, hoje em dia boa parte das seleções para profissionais de vendas está acontecendo à distância, ou seja, no mundo virtual.
A Gupy, em um artigo sobre as principais vantagens e desvantagens do processo seletivo online de vendedores, elencou alguns pontos positivos como:
- Menores custos e mais assertividade;
- Mais insumos para avaliação dos candidatos;
- Triagem de currículos mais rápida e inteligente;
- Maior poder de alcance;
- Integração de diferentes tecnologias;
- Possibilidade de construção de um processo seletivo focado na experiência satisfatória do candidato.
Por outro lado, é preciso considerar que, além dos benefícios, existem nesse formato alguns pontos que merecem atenção especial. Certamente, estamos falando de um processo mais impessoal, por exemplo. Mas, o uso de uma comunicação mais próxima torna a seleção menos fria e mais amigável. Além disso, formulários e perguntas personalizadas permitem que você conheça ao máximo cada profissional e ajudam a evitar erros de leitura.
Isso para dizer que é possível minimizar o impacto desses pontos e, usando as dicas que elencamos aqui, aproveitar ao máximo as vantagens que o processo seletivo online de vendedores oferece – e que são muitas.
A capacitação dos profissionais de vendas é um dos pilares do RH estratégico para a área comercial. Quer ver dicas dos experts em vendas sobre esse tema? Confira o Kit Gestão e treinamento de equipes comerciais!