A centralização do cadastro de clientes vai transformar sua rotina de atendimento e, consequentemente, suas vendas
As empresas têm passado por algumas dificuldades na tentativa de melhoria de atendimento ao cliente em virtude da falta de comunicação entre os departamentos.
Em muitos casos, problemas que poderiam ser tratados em minutos demoram horas ou até dias para que a informação se alinhe por completo entre os funcionários.
Uma medida que ajuda a minimizar esse tipo de questão é a centralização de dados do cadastro de clientes por meio de um software CRM, voltado para a gestão comercial, um programa de vendas.
Dessa forma, vários processos de sua empresa vão ser otimizados.
Quer saber porque usar um bom programa de vendas? Conheça 5 motivos para você começar já!
O que você vai conferir:
Por que usar um programa de vendas?
Um programa de controle de vendas e cadastro de clientes permite coletar, arquivar e consultar todas as informações que você precisa. Assim, fica muito mais fácil tomar decisões, sempre baseadas em fatos.
Além disso, essas informações fornecidas pelo software de vendas permitem fazer um planejamento muito mais certeiro e confiável.
Mas isso não é tudo. Veja, a seguir, mais 5 bons motivos para adotar um sistema de vendas em sua empresa.
Motivo 1 – Conexão de informações
A centralização do cadastro de clientes, fornecedores ou parceiros facilita o processo de consulta sobre as informações de cada cliente. Por isso, os problemas de comunicação entre departamentos são minimizados.
Quando, por exemplo, um cliente entrar em contato com sua empresa para tratar do posicionamento de um pedido, qualquer colaborador que tiver acesso liberado ao sistema obterá a informação rapidamente.
Com um bom programa de vendas, isso acontece sem a necessidade de consultar outros departamentos ou fazer perguntas desnecessárias para entender com o cliente o que ele precisa.
Isso agiliza a solução de problemas e torna o atendimento mais eficiente.
Outro ponto importante de usar um programa para controlar vendas é a centralização o registro de todas as informações, que você confere abaixo!
Leia também: Como um app para vendedores deixa a gestão de vendas na palma de sua mão
Motivo 2 – Registro de informações
O cadastro de clientes consolidado aumenta o acervo de informações a respeito dos clientes e permite uma leitura completa de todas as personas de sua carteira, bem como suas preferências e interesses.
Isso facilita a tomada de decisão, a mudança ou gerenciamento de processos de atendimento e a implementação de novidades em produtos, serviços ou processos e promoções assertivas para sua base.
Imagine que cada vendedor de sua equipe guarde as anotações referentes a seus principais clientes em cadernos dentro do carro.
E se o veículo for roubado? Seu arquivo vai junto! O mesmo vale para o uso de diversas planilhas arquivadas em computadores diferentes. E se uma dessas máquinas quebra? Tchau, tchau, clientes!
Outra situação bastante comum é quando o vendedor pede demissão e leva consigo todas as informações de sua carteira.
Quem fica para atender seus clientes, então, precisa começar o trabalho do zero (nova investigação de persona), o que pode gerar certo desconforto para o cliente.
Leia mais: A importância do cadastro de clientes: veja 4 motivos para manter um cadastro perfeito!
Motivo 3 – Gestão do relacionamento
Um aplicativo para gestão comercial auxilia na gestão do relacionamento com o cliente, pois centraliza todas informações sobre ele:
- suas preferências;
- últimas requisições;
- reclamações;
- atendimentos já realizados;
- necessidades especiais.
entre outros dados valiosos que podem favorecer a agilidade do departamento de Vendas ou da área de Customer Success (CS), aprimorando, assim, a experiência do cliente com sua empresa.
Veja mais: Qual é a melhor forma de relacionamento com o cliente?
Motivo 4 – Melhora na conversão de vendas
Com ligações objetivas e atendentes preparados com informações consistentes dos clientes, é possível melhorar o atendimento e o resultado de vendas por telefone ou outros meios.
Nessa condição, com o auxílio de um programa para vendas, os atendimentos deixam de ser robotizados e passam a ser personalizados.
Com um cadastro eficiente de clientes, é possível estreitar o relacionamento, o que traz ainda mais benefícios para sua empresa, como a fidelização desses consumidores, indicações positivas para o mercado, entre outros.
Veja também: Como aumentar a taxa de conversão das vendas B2B
Motivo 5 – Credibilidade
Ter equipes munidas de informações com ajuda de um programa de vendas é um diferencial.
O cliente sente mais credibilidade ao entrar em contato com sua empresa ou ao receber seu contato quando percebe que os vendedores ou profissionais de CS possuem as informações necessárias e atendem com agilidade e eficiência. Assim, a organização de sua empresa fica evidente.
E organização é sempre um bom sinal!
Confira em nosso blog: Organização de vendas: como se tornar um mestre com 10 dicas
Quer conhecer mais um bom motivo para adotar um sistema de vendas em sua empresa?
Então, confira este case de sucesso que mostra diversas vantagens de contar com um deles em seu negócio:
O que procurar em um programa de controle de vendas e cadastro de clientes?
Você acabou de ver as vantagens de contar com um programa de vendas e cadastro de clientes. Mas como escolher um para sua empresa?
Selecionamos 8 dicas do que você deve procurar em um bom programa para controle de vendas. Confira cada uma delas e analise como podem contribuir para o seu negócio. Assim, você escolherá o programa para vendas ideal para o seu negócio.
1. Acesso on-line
Ter um programa para controle de vendas que só funciona nas máquinas de sua empresa não faz mais o menor sentido. Imagine que seu vendedor está visitando um cliente, colhe um monte de informações importantes, inclusive os detalhes de um pedido.
Somente quando chegar na empresa, cansado, no final do dia, é que ele poderá passar tudo isso para o sistema de controle de vendas. É por isso que muitos vendedores não fazem essas atualizações do sistema, ou as fazem com erros e incompletas.
O ideal é contar com um programas para vendas que seja acessível online e possa ser consultado e alimentado onde e quando o vendedor quiser
2. Modelo SaaS
SaaS significa Software as a Service, isto é: software como um serviço, em português. Trata-se de um modelo de negócios para softwares online em que se paga uma mensalidade para ter acesso a eles, que estão na nuvem.
Assim, no lugar de se pagar um valor alto ao adquirir o software, esse investimento se dilui nas mensalidades, bem mais acessíveis. Além disso, todas as atualizações do software são automáticas. Não é preciso adquirir novas licenças a cada versão atualizada.
Outra vantagem é que bastam alguns cliques para ter casso ao software e caso a equipe aumente ou diminua, é só mudar o plano de acesso para o mais adequado para a sua empresa.
3. Base da dados centralizada
Outro ponto importante que um programa de controle de vendas e cadastro de clientes precisa ter bem desenvolvido é a base de dados.
É muito importante que se garanta que as informações estão todas consolidadas em uma única “fonte da verdade“. Assim, não há duplicidade de informações nem dados conflitantes.
Porque se isso não ocorrer de forma adequado, além da possibilidade de se usar informações antigas e cometer erros, os vendedores passam a não confiar mais no sistema. E, dessa forma, haverá falta de engajamento ou até mesmo abandono da feramente de vendas por parte da equipe comercial.
4. Ferramenta de funil de vendas
Funil de vendas é uma representação visual de todas as oportunidades de negócio que estão em andamento na empresa em determinado intervalo de tempo.
Ele contem informações como:
- A etapa da jornada de compra em que se encontra cada negócio;
- Valor da oportunidade em negociação;
- Probabilidade de fechamento da venda;
- Vendedor responsável;
- Dados resumidos do cliente.
Assim, com uma rápida olhada é possível entender tudo que está acontecendo no negócio e como a equipe está lidando com cada negociação.
Veja um exemplo de funil de vendas:
O funil de vendas do Agendor é totalmente personalizável. Isto é: você define quais são as etapas do seu funil de vendas, as mais adequadas para o seu modelo de negócio.
Além disso, ele usa a metodologia kanban, em que você arrasta e solta os leads conforme passam de uma etapa do processo de vendas para outra!
5. App para celular
Se o objetivo de um programa de vendas online é que ele seja acessível onde e quando o vendedor estiver, nada mais apropriado que ele conte com um app para celular.
Portanto, verifique se o programa para controle de vendas que está analisando tem uma versão para smartphone. Verifique também se ela é responsiva, isto é: se adapta a qualquer formato de tela e se mantém legível e operacional.
Porque de nada adiantará ter uma versão para celular da ferramenta de vendas se ela não funcionar adequadamente.
Conheça o app para celular do Agendor:
Com este app os vendedores têm acesso a todas as informações que precisam onde quer que estejam. Assim, podem visitar clientes, negociar e fechar negócios com muito mais confiança e agilidade.
6. Histórico dos contatos com clientes
Toda vez que um vendedor ou mesmo um integrante da equipe de suporte de sua empresa entra em contato com um cliente, é muito importante que ele saiba o contexto da ligação e as caraterísticas desse cliente.
E isso só será possível se o software de vendas tiver um bom histórico registrando todas as interações do cliente com a empresa.
Assim, sempre que se inicia um atendimento ou contato com o cliente, o responsável poderá saber o que foi tratado com ele antes, se é a continuação de um atendimento anterior e também dados importantes para quem quer fazer uma venda.
7. Relatórios gerenciais
Com bons relatórios gerenciais o líder da equipe de vendas poderá desempenhar suas atividades de forma muito mais rápida e confiável.
Ela terá a possibilidade de verificar se as metas estão sendo atingidas, segmentar clientes, descobrir os produtos ou serviços mais vendidos e até fazer previsão de vendas.
Isso é estratégico para qualquer gestor de vendas. Porque, sem esses dados, ele não tem como dar feedbacks aos colaboradores sobre seu desempenho, nem calcular comissões ou fazer um bom planeamento de vendas.
Dê uma olhada em alguns dos relatórios gerenciais do Agendor:
Relatórios são muito importantes para ver o desempenho da área comercial. Precisa saber como anda a produtividade em vendas da sua equipe, mas não sabe por onde começar? Baixe nossas planilhas gratuitas aqui.
8. Motivos de perda de negócio
Esse é um diferencial interessante que um bom programa para controle de vendas pode possuir.
Munido do motivo que fez com que o cliente não fechasse uma compra, o vendedor poderá evitar cometer esse mesmo erro em um outra oportunidade com ele, ou mesmo com outro cliente de perfil semelhante.
Além disso, é possível descobrir quais são os motivos mais comuns de perda de vendas e, com isso, aprimorar o processo de vendas ou, até mesmo, melhorar as características dos produtos e serviços da empresa.
Leia também: Motivos de Perda de Negócio: confira a nova funcionalidade do Agendor
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