Você começa a escrever um roteiro para apresentar a solução da sua empresa para um cliente durante uma ligação. Porém, na hora de colocar tudo no papel, sua mente fica em branco e você não sabe como colocar os argumentos em um fluxo coeso. Esta situação é familiar? Pois saiba que você pode contorná-la usando os prompts de vendas certos!
Principais aprendizados deste artigo:
- Os prompts de vendas são comandos que você dá para ferramentas que usam inteligência artificial, como o ChatGPT, para indicar o que deve ser criado.
- Esses comandos podem ajudar a montar scripts de prospecção para e-mail ou telefone e ainda gerar ideias para publicações nas redes sociais visando aumentar as vendas.
- Após usar os prompts para criar conteúdos, não se esqueça de acompanhar suas vendas para verificar se as estratégias estão no caminho certo ou precisam ser alteradas.
- Os prompts de vendas ajudam a agilizar o dia a dia dos vendedores. Para acompanhar de perto esse resultado, use uma planilha de vendas por vendedor e produtividade em vendas.
Esses prompts de vendas são direcionamentos — instruções — para que ferramentas como o ChatGPT consigam entender o que você quer criar e, assim, gerar ideias do que falar na hora de conversar com o cliente.
Por isso, é importante saber inserir os inputs corretos para obter os resultados esperados — e é justamente que mostramos neste artigo. Nas próximas linhas, você descobre como pode usar o ChatGPT em vendas e 20 exemplos de prompts para experimentar à vontade!
Primeiro, o que são prompts?
O significado de prompts é, literalmente, comandos, em português. Trata-se dos direcionamentos para que as ferramentas que usam inteligência artificial — como o ChatGPT e o Gemini do Google — criem conteúdos ou ajudem com outras tarefas. Ou seja, são instruções para que o resultado seja o que você espera.
Esses direcionamentos dão contexto para a ferramenta, explicando o que precisa ser feito. Por exemplo: me dê 5 exemplos de marketing de conteúdo, é um prompt, pois mostra o que você deseja que a plataforma mostre.
Vale lembrar, claro, que quanto mais aprofundado for o prompt, maiores são as chances de obter resultados alinhados à sua expectativa.
Neste caso, vamos falar sobre os prompts de vendas. Isto é, direcionamentos voltados para a área comercial. Mas, primeiro, que tal conferir como esses comandos podem ser usados?
Como usar os prompts de vendas para melhorar seus resultados?
Os prompts de vendas podem ser usados para auxiliar a criação de diversos tipos de conteúdos, como copys, e-mails de prospecção, abordagem e fechamento, roteiros para vídeos e ligações.
Adicionalmente, os comandos podem ajudar a ter ideias para suas publicações no LinkedIn. Tudo depende do que você pede para que a ferramenta escolhida crie.
Contudo, como pontuamos anteriormente, lembre-se sempre de adaptar e oferecer o máximo de informações para a ferramenta, como o segmento do seu negócio, condições específicas que devem ser citadas e até o tamanho do conteúdo a ser gerado.
Esses detalhes extras fazem com que a criação seja mais direcionada, aumentando as chances de conseguir uma boa versão logo de primeira.
De qualquer forma, quando bem usadas, ferramentas como o ChatGPT ajudam a driblar o bloqueio criativo e agilizar o trabalho da sua equipe de vendas, evitando que os vendedores percam o timing para o envio de uma proposta porque não sabiam o que falar.
>>>> Veja mais sobre o assunto em: ChatGPT — como o novo fenômeno da tecnologia pode impactar as vendas
20 exemplos de prompts de vendas para usar em diferentes etapas da jornada do cliente
Agora, chegou o momento mais esperado: os exemplos de prompts para ChatGPT em vendas para copiar e personalizar a vontade.
IMPORTANTE: são comandos bastante simples, que quanto mais personalizados, melhores resultados trarão. Use-os como base para desenvolver prompts mais elaborados e certeiros.
Para facilitar, separamos os modelos em quatro categorias:
- prompts de prospecção;
- prompts de marketing;
- prompts de abordagem;
- prompts de fechamento.
Os comandos podem ser usados para elaborar roteiros de vendas, escrever e-mails de apresentação ou de envio de propostas mais precisas e pensadas no fechamento de vendas, facilitando o trabalho da sua equipe de vendas.
Vamos conferir?
1. Prompts de prospecção
Para criar ações de prospecção, use um destes 5 prompts:
- “me fale quais são as tendências para o setor [incluir segmento que irá prospectar] e crie uma lista de benefícios da [sua solução] conectadas a elas”;
- “escreva um e-mail de apresentação para a [nome da empresa], do segmento [nome do setor], que será abordada pela primeira vez para falar sobre [sua empresa]. O e-mail deve ter como objetivo pedir o agendamento de uma reunião”;
- “liste possíveis objeções que potenciais clientes podem apresentar em uma ligação de venda para [seu produto ou serviço] e sugira forma de contorná-las”;
- “faça uma lista de perguntas de qualificação que podem ser usadas em um cold call para uma empresa que é potencial cliente de [sua solução]”;
- “sugira uma cadência de prospecção por e-mail com foco no segmento [setor do cliente] para apresentação da [sua solução]”.
Aproveite para conferir 8 estratégias imbatíveis para conquistar clientes e se inspire para criar seus próprios prompts de vendas!
2. Prompts de marketing
Confira 5 exemplos de prompts de marketing:
- “crie uma ação de marketing apresentando [sua solução] para os clientes que assinaram minha newsletter”;
- “crie um fluxo de e-mail marketing falando sobre como [sua empresa] pode ajudar o cliente, apresentando estes cases de sucesso [listar os cases]”;
- “escreva um post para o LinkedIn falando sobre a importância de fazer [objetivo da sua solução] para as empresas do ramo de [segmento do seu cliente ideal]” e convidando para conhecer meu blog;
- “crie um modelo de e-mail marketing para ser usado na ação de vendas de [sua solução]”;
- “escreva uma newsletter convidando os assinantes para conferir estes textos [insira o título dos conteúdos] do meu blog que falam sobre [tema central da companha]”.
3. Prompts de abordagem
Veja exemplos de prompts de abordagem de vendas:
- “escreva um roteiro para ligação explicando como [sua solução] pode ajudar o cliente, com um convite para fazer uma reunião”;
- “escreva um e-mail, com assunto, apresentando a [sua empresa] para o cliente”;
- “crie um roteiro para abordar o cliente pela primeira vez e fale que foi indicação de um contato em comum”;
- “escreva uma mensagem para o LinkedIn apresentando a [sua empresa] para um lead frio”;
- “escreva um roteiro para cold call de 30 segundos apresentando [sua empresa] e convidando para uma reunião para passar detalhes sobre [sua solução].
Também temos algumas dicas extras que podem melhorar — e muito — sua abordagem de vendas!
4. Prompts de fechamento
Confira mais cinco prompts, dessa vez, de fechamento de vendas:
- “escreva um e-mail para convencer o cliente de que a proposta de [sua solução] é a ideal para resolver seu problema”;
- “escreva um roteiro para ligação reforçando os benefícios da [sua solução] e sinalize o envio da proposta por e-mail”;
- “crie um roteiro para ligação confirmando o recebimento da proposta e marcando uma data para fechar o negócio”;
- “escreva um e-mail perguntando se o cliente está pronto para assinar a proposta, destacando os bons frutos da parceria”;
- “escreva um e-mail curto agradecendo ao cliente pelo seu tempo, enviando a proposta e confirmando se ele está pronto para assinar”.
E aí, gostou de ver nossas ideias de prompts de vendas? Então, aproveite para adotar os modelos na sua estratégia comercial. Além disso, é claro, não se esqueça de gerenciar os resultados para garantir que está no caminho certo.
Para te ajudar no acompanhamento, indicamos adotar um bom sistema de CRM para monitorar seu processo comercial do início ao fim, criar e fazer a gestão do funil de vendas e entender melhor os seus clientes para, assim, criar comandos ainda mais precisos.
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