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Você sabia que existe um jeito adequado de construir propostas comerciais para agência de marketing e publicidade?
Principais aprendizados deste artigo:
- A elaboração de uma proposta comercial para agências de marketing ou publicidade é fundamental no processo de vendas, pois traz personalização e criatividade para destacar o potencial do serviço.
- As condições da prestação do serviço devem ser claras e incluir precificação adequada e responsabilidades das partes. A inclusão do portfólio da agência fortalece a credibilidade e pode influenciar positivamente a decisão do prospect.
- A proposta deve incluir elementos essenciais como uma introdução atraente, um diagnóstico detalhado dos desafios do cliente e um plano de ação claro e objetivo. Essa abordagem favorece a construção de um relacionamento com o cliente.
- Um sistema CRM possui ferramentas para centralizar todas as informações de clientes e facilitar a elaboração da proposta comercial. Faça seu cadastro para conhecer e testar o CRM Agendor!
- Agilize a construção da sua proposta de marketing: baixe gratuitamente um template grátis de modelo de apresentação comercial.
Se você não sabia, deve se atentar a isso! Afinal, o envio da proposta comercial é uma das etapas mais cruciais de um processo de venda e pode ser determinante para o fechamento de um negócio.
As agências de publicidade possuem algumas particularidades no mercado, principalmente no que diz respeito à precificação do seu serviço.
Além disso, por ser uma agência, os clientes esperam receber uma proposta criativa e concisa que demonstre o potencial que existe para fazer o seu negócio brilhar.
Para te ajudar a construir uma proposta comercial para sua agência de publicidade que seja realmente encantadora, separamos 5 dicas para você seguir e conquistar mais vendas. Continue a leitura!
O que é uma proposta comercial para agência de publicidade?
Uma proposta comercial de agência de marketing ou de publicidade é um registro que centraliza, reforça e formaliza tudo aquilo que foi anteriormente acordado com o cliente.
Para que seja elaborada da maneira certa, é crucial que você respeite tudo aquilo que já foi conversado com o comprador. Um aliado nessas horas, é o seu CRM.
A possibilidade de registrar todas as interações e informações do cliente no sistema de CRM o ajudará a não perder nenhum detalhe sobre as particularidades dessa negociação, desde o primeiro contato, até o envio da proposta.
Sabemos como é a rotina das agências e cada job, por mais que toda a equipe se planeje muito bem, pode precisar de mais tempo para ser concluído, ou de diferentes recursos que não foram previstos.
Atualmente, o mercado está feroz, sem espaço para amadorismo. Portanto, se você quer se destacar da concorrência e acelerar o processo de decisão de compra dos seus clientes, é hora de entender como fazer uma proposta comercial para agência de publicidade da maneira correta.
E, sim, existe uma maneira mais assertiva de elaborar essas propostas, que compreende duas etapas: estrutura do modelo de proposta comercial e passo a passo para montar o documento.
Confira a seguir.
O que colocar em uma proposta comercial de publicidade?
Aqui, estamos falando da estrutura da proposta de marketing para que o prospect tenha, em um único documento, todas as informações que precisa saber sobre a agência e o seu serviço.
Portanto, precisa conter:
- introdução;
- diagnóstico;
- escopo do projeto;
- condições;
- portfólio;
- contatos da agência.
Entenda a importância de cada elemento.
Introdução
A introdução é a primeira impressão que o prospect terá de sua agência. Ela deve ser clara, concisa, envolvente e explicar brevemente quem é a agência, os tipos de serviços prestados e por que o cliente deveria escolhê-la.
Apresente uma proposta única de valor para criar uma conexão inicial. Esta primeira seção estabelece o tom da abordagem para o restante da proposta; por isso, seja profissional, mas mostre empatia e disposição para realizar o serviço.
Diagnóstico
Nesta seção, você demonstra seu entendimento dos desafios e necessidades específicas do cliente.
Por meio de uma análise detalhada, mostre que você estudou o mercado, os concorrentes e a situação atual do prospect.
Essa atenção transmite não apenas a sua expertise, mas também constrói confiança ao mostrar que sua abordagem é baseada em dados concretos e não em suposições.
Escopo do projeto
O escopo do projeto é a parte onde você delineia sua estratégia para enfrentar os desafios identificados no diagnóstico. Em outras palavras, é o seu plano de ação, com metas, objetivos e um cronograma bem definidos.
Detalhe os serviços específicos que serão oferecidos, como eles serão executados e como cada ação contribuirá para atingir os objetivos desejados. É importante que esta seção seja realista, garantindo que o cliente consiga ver um caminho claro para o sucesso do projeto.
Condições da prestação do serviço
Nesta parte do documento, você deve esclarecer todos os termos e condições do serviço proposto, incluindo preços, formas de pagamento, responsabilidades das partes e qualquer outra informação legal relevante.
Lembre-se de que clareza e transparência evitam mal-entendidos futuros e constroem uma base sólida para um relacionamento duradouro com o cliente.
Portfólio
O portfólio é sua chance de brilhar. Mostre seus projetos anteriores e depoimentos de clientes para exemplificar seu histórico de trabalho.
E não se esqueça dos cases de sucesso! Aliás, o papel deles é tão importante no processo de decisão do cliente que, mais adiante no texto, dedicamos um tópico apenas para falar sobre isso.
Escolha exemplos que sejam relevantes para o prospect e que destaquem sua experiência e os resultados na área de interesse dele.
Contatos da agência
Por fim, forneça todas as informações necessárias para que o cliente possa facilmente entrar em contato com sua agência por diversos canais de comunicação —telefone, e-mail, WhatsApp e as redes sociais, como Instagram e LinkedIn.
Mostre-se aberto e disponível para responder quaisquer dúvidas e encoraje o prospect a entrar em contato sempre que necessário.
Como elaborar uma proposta de publicidade?
Seja qual for o segmento do seu negócio, a elaboração de uma proposta comercial de agência de marketing deve considerar algumas premissas básicas. Logo, as propostas devem:
- ser altamente personalizadas;
- ser originais;
- ser legíveis e claras;
- conter elementos visuais com boa resolução;
- transmitir profissionalismo;
- apresentar cases e resultados alcançados.
Dito isso, podemos iniciar as nossas dicas para criar a proposta comercial para agência de publicidade perfeita. E para isso, devemos começar do ponto zero.
Isso mesmo. Existe uma etapa que antecede todas as nossas dicas, e é fundamental para estruturar a proposta: consultar seu sistema de CRM.
Reforçarmos isso porque o CRM é uma ferramenta essencial de gestão comercial que facilita o trabalho do vendedor, centralizando todas as propriedades de cada negociação.
Com este sistema, você terá a certeza de que possui todas as informações que precisa para dar andamento na venda. E sem ele, pode correr o risco de deixar passar detalhes importantes que poderão gerar uma nova reunião para alinhar novamente os pontos.
Além de desacelerar o fechamento do negócio, isso demonstra falta de profissionalismo dos vendedores.
Não queremos isso, não é mesmo?
Então, caso você ainda não tenha um sistema de CRM na sua empresa, considere implementar um!
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Agora sim, vamos adiante com nossas dicas para elaborar uma proposta comercial para agência de publicidade:
1. Entenda profundamente necessidade do cliente
Se você não compreendeu qual é a necessidade do seu cliente, como espera criar o projeto perfeito para ele?
A consciência da dor do cliente deve não apenas direcionar o seu projeto, mas também deve estar presente em toda a proposta.
Isso significa que o ponto de partida é expor a necessidade e, em seguida, detalhar como sua agência poderá reverter isso.
Para elevar ainda mais o senso de urgência dos decisores, mostre o que ele está perdendo por não resolver isso.
Isso o ajudará a criar valor na sua proposta comercial e pode acelerar a decisão dos compradores.
2. Use a identidade visual da agência
Estamos falando de uma proposta comercial para agência de publicidade, portanto, presença visual importa muito!
Até porque, como uma agência, você oferece soluções criativas para resolver problemas. Essa criatividade deve estar presente também no documento da proposta comercial.
Então, capriche nos elementos visuais e garanta a boa qualidade deles para que não atrapalhem a legibilidade da proposta.
3. Elabore um cronograma do projeto
Já falamos aqui que o cronograma precisa estar incluído no escopo do projeto. O detalhamento de tarefas e prazos é tão importante quanto a definição das metas. Afinal, todo cliente gosta de ter uma previsão de quando os serviços serão concluídos, concorda?
Além disso, montar um cronograma é importante para manter a transparência durante o projeto e oferecer ao cliente um parâmetro sobre o status das tarefas em seu andamento.
Veja como é simples montar um calendário de tarefas no CRM do Agendor:
E você ainda pode personalizar a visualização da maneira que preferir para facilitar a compreensão pela equipe e pelo cliente.
Dessa maneira, ruídos na comunicação são evitados e sua agência e o cliente podem construir uma relação de confiança e sinceridade.
Além disso, os cronogramas:
- evitam erros e atrasos nas entregas;
- aumentam a produtividade dos colaboradores;
- ajudam a priorizar atividades.
Veja dicas extras neste infográfico:
4. Acerte na precificação do serviço
Este é um ponto muito importante da proposta comercial para agência de publicidade, visto que encontrar o valor ideal para o seu serviço é realmente um desafio.
Se o valor do seu serviço estiver muito acima do mercado, pode espantar o cliente. Por outro lado, se estiver muito abaixo, isso pode abrir margem para que os decisores questionem a qualidade dos projetos da sua agência.
Por isso, existem três formas de precificar os serviços da sua agência:
- precificação por horas dedicadas ao job;
- proposta fee mensal;
- preços variados de acordo com cada projeto, cliente ou negociação (cuidado para não ser injusto!).
5. Exponha seus cases de sucessos
Os cases de sucesso são uma ferramenta poderosa para obter autoridade no seu segmento. Eles comprovam, por meio de números e depoimentos de outros clientes, que sua agência ajudou empresas a superar desafios.
Logo, os cases de sucesso são um item indispensável em uma proposta comercial para agência de publicidade. E se você utilizar depoimentos de empresas do mesmo segmento que seu cliente em potencial, melhor ainda!
Nesse sentido, o cliente poderá perceber que seus concorrentes já estão aprimorando suas estratégias por meio do seu serviço e com certeza não vai querer ficar para trás. Sendo assim, temos mais uma vez o senso de urgência ativado.
Seguindo essas dicas, você poderá criar propostas comerciais diferenciadas e converterá mais vendas!
E não se esqueça de fazer um follow-up depois do envio da proposta para acompanhar a tomada de decisão do cliente.
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