A proposta comercial de design, assim como outras, é definida como uma oferta de serviço a um cliente.
Mas, não pense que ela contém apenas a descrição das tarefas que serão executadas e seus respectivos prazos e valores. Ela é muito mais do isso: é um documento que pode facilitar o fechamento do negócio e uma ótima oportunidade de venda!
Principais aprendizados deste artigo:
- A proposta comercial de design é importante para consolidar tudo o que é negociado e criar valor para o cliente, estreitando o relacionamento com ele.
- O modelo de proposta comercial deve ser adaptado de acordo com o perfil do cliente e a natureza do trabalho. Ele deve incluir tópicos essenciais, como capa, introdução, sumário executivo, argumentação, detalhes sobre o serviço, prazos, valores etc.
- Para montar uma proposta comercial de design é preciso definir o objetivo do documento, conhecer profundamente o cliente, escolher o formato do documento, organizar o conteúdo e fazer follow-up.
- O follow-up é essencial para que o cliente não se sinta esquecido ou desvalorizado. O sistema de CRM é essencial para ajudar nesse quesito: ele armazena todas as informações do cliente e sugere a melhor hora de o vendedor retornar o contato.
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Afinal, quando o assunto é design, as preferências do cliente importam — e muito. Foi-se o tempo em que o consumidor não se preocupava com personalização e inovação.
Aliás, esses dois fatores são essenciais em uma proposta comercial de design: atendem aos desejos do cliente e geram fidelização.
Contudo, apesar do crescimento no faturamento dos negócios de design nos últimos anos, segundo pesquisa da McKinsey, mais de 40% das empresas de design não conversam com seus clientes durante a negociação para o desenvolvimento de produtos ou serviços.
Está aí um erro que você não deve cometer. Sabemos que não é fácil elaborar uma proposta comercial e, geralmente, o profissional busca modelos prontos na internet para evitar erros e esquecimentos de itens importantes.
Porém, a nossa ideia é ir além e oferecer a você toda a informação que precisa para saber como montar uma proposta comercial oferecendo seus serviços de designer — partindo do zero. E, claro, como adaptá-la para cada cliente e trabalho que aparecer.
Vamos aprender como criar valor para o cliente e fechar negócios com mais facilidade? Boa leitura!
Qual a importância da proposta comercial de design?
Todas as etapas do processo de vendas são importantes, não apenas a negociação de produtos e serviços. Há quem pense que o envio da proposta é apenas para formalizar algo que já foi combinado oralmente. Mas, ela oferece muitos mais benefícios do que a mera descrição dos serviços.
É verdade que ela serve para consolidar uma negociação e organizar tudo o que foi conversado. Só que ela pode ser um documento que conquiste de vez o cliente e faça a diferença na hora de fidelizá-lo.
Veja mais dicas para ter sucesso em negociações:
Ou seja, a proposta comercial de design é o resumo de todos os benefícios que serão entregues ao cliente, mostrando como resolver o seu problema. Logo, ela estreita o relacionamento com o consumidor e transmite confiança e profissionalismo.
O que precisa ter em uma proposta comercial de design?
Há alguns elementos que são obrigatórios em uma proposta comercial. Entretanto, não significa que o modelo da proposta deve ser único e engessado. Ela deve ser alterada a cada novo cliente sem deixar de conter determinados tópicos.
O ideal é entender o que precisa ser escrito, elaborar uma estrutura e, conforme as negociações avançarem, alterar o conteúdo de acordo com o trabalho a ser realizado.
Concorda que uma proposta enviada a uma empresa jurídica é muito diferente de uma encaminhada a uma startup de marketing? Por isso é essencial entender cada detalhe do documento para surpreender o cliente e conseguir vender mais seus serviços.
Estrutura da proposta comercial de design
Confira todos os pontos que são necessários em uma proposta comercial:
- capa e título: independentemente do formato da proposta (online ou impresso) é preciso fazer uma capa impactante visualmente, sem se esquecer de incluir logomarca e seguir a identidade visual da marca. Se for impressa, atente-se à escolher bem o papel da capa, ele pode ser mais duro, com maior gramatura;
- índice: não se esqueça de incluir o índice do documento e números em todas as páginas. Facilite o trabalho do cliente e permita que ele acesse a determinadas informações de maneira rápida;
- introdução: no sumário executivo apresente de forma geral o serviço que será realizado, citando brevemente os benefícios gerados pelo trabalho;
- argumentação: inclua a necessidade do cliente de forma clara e explique como o serviço do profissional ou da agência vai ajudá-lo a resolver seus problemas;
- informações sobre o serviço: detalhe cada etapa do serviço a ser realizado e suas respectivas características. Inclua também materiais e informações que deverão ser enviadas pelo cliente;
- prazos: mostre profissionalismo e confiança e adicione um cronograma bem-estruturado com prazos de entrega de cada tarefa;
- valores: coloque o valor de cada tarefa ou do serviço em geral e ofereça pelo menos duas formas de pagamento para evitar objeções do cliente;
- termo de confidencialidade: muitos designers e agências esquecem desse ponto tão essencial no envio da proposta. É preciso garantir que o cliente não divulgará valores, ideias e descrição do serviço para mais alguém, principalmente a concorrência;
- histórico da empresa: por fim, resuma a história da marca e conte sobre seus principais clientes, cases de sucesso, prêmios, certificados e diferenciais do negócio. A ideia é passar credibilidade e confiança;
- finalização: insira o contato da empresa.
Leia também: Gestão de propostas comerciais: entenda o que é, sua importância e boas práticas
Como fazer uma proposta comercial de design?
Agora que você já sabe os principais pontos que devem ser abordados em uma proposta comercial de design, é hora de saber como escrever o conteúdo de forma adequada, objetiva e persuasiva!
1. Determine o objetivo
Defina o objetivo principal da proposta para focar nele ao longo de todo o texto e facilitar a escolha dos elementos visuais e do layout do documento.
2. Estude sobre o cliente e sua empresa
Mesmo que haja bastante conhecimento sobre o cliente e suas necessidades, é necessário estudar novamente para não se esquecer de nenhum detalhe valioso.
Pense em como o design pode resolver o problema do cliente, quais são os diferenciais da empresa em relação à concorrência e como isso fará a diferença na qualidade do trabalho entregue.
Dica: use o software de CRM para colher dados em tempo real de cada cliente e surpreendê-lo durante a apresentação!
3. Escolha o formato da proposta
A verdade é que o cliente espera uma proposta bem-formatada e visualmente atraente, principalmente quando é enviada por um design ou uma agência.
Para determinar o melhor formato (impresso ou online) entenda o que faz sentido com o objetivo da proposta e o perfil do cliente.
Uma dica importante é que o documento pode ser elaborado nos dois formatos: um para ser apresentado e enviado por e-mail e outro entregue em mãos durante a apresentação.
Saiba mais: A influência do design no sucesso das vendas
4. Organize as informações
A organização das informações também deve acompanhar o perfil do cliente. Se ele é mais tradicional, pense em seguir uma ordem mais comum. Mas, se for mais criativo e flexível, pode-se usar storytelling e envolver quem está assistindo à apresentação.
No conteúdo da proposta, não se esqueça de inserir um resumo, detalhes sobre os serviços e o diferencial da empresa e dos profissionais responsáveis pelo projeto.
5. Faça follow-up
Há como cobrar resposta de proposta comercial sem ser chato ou insistente. E isso é feito por meio de um follow-up adequado.
Muitos vendedores e outros profissionais têm dúvidas sobre o melhor momento de retornar para o cliente e pedir uma resposta.
Essa dúvida pode ser resolvida com o uso do sistema de CRM. O CRM do Agendor organiza o funil de vendas e integra todos os dados do cliente, sugerindo o melhor momento de fazer follow-up.
Essa visualização completa evita que o responsável pela negociação esqueça do cliente e não retorne mais o contato após a proposta enviada. Aliás, você pode até personalizar as etapas do funil para que ele se adeque melhor ao processo de venda do seu negócio. Veja só!
Se quiser aprender mais, baixe nosso e-book Guia: o que é follow-up de vendas e como fazer.
Confira mais dicas de como fazer uma proposta comercial bem-sucedida.
Como apresentar uma proposta comercial?
Caso seja uma proposta referente a um trabalho de alto valor, evite enviá-la por e-mail. Peça para apresentá-la pessoalmente, seja de modo presencial ou online. O contato direto aumenta as chances de fechar negócio.
Além disso, ele permite que o cliente tire dúvidas de modo rápido e tenha mais confiança e segurança na empresa.
Além da parte visual, a apresentação deve ser bem-pensada para não ser longa demais, mesmo que o projeto dure meses ou anos. A ideia é ser objetivo e abrir espaço para o cliente se aprofundar no ponto em que ele sentir necessidade.
Por fim, lembre-se de sempre incluir dados e estatísticas na sua apresentação de proposta comercial! Eles passam credibilidade e autoridade da marca. Mas, como encontrá-los? O sistema de CRM coleta, integra e analisa todas as informações de clientes.
Por meio dele é possível gerar relatórios completos com métricas e indicadores de desempenho que podem ser utilizados para encantar e conquistar novos clientes. Use e abuse de sistemas modernos e inteligentes que ajudam a vender mais e melhor!
Se quiser mais ajuda, aproveite e baixe gratuitamente o nosso Modelo de Apresentação Comercial! Lembre-se de adaptá-lo para a realidade do seu trabalho e o perfil de cada cliente. Boas vendas!
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Caso seja uma proposta referente a um trabalho de alto valor, evite enviá-la por e-mail. Peça para apresentá-la pessoalmente, seja de modo presencial ou online. O contato direto aumenta as chances de fechar negócio.
Além disso, ele permite que o cliente tire dúvidas de modo rápido e tenha mais confiança e segurança na empresa.
Além da parte visual, a apresentação deve ser bem-pensada para não ser longa demais, mesmo que o projeto dure meses ou anos. A ideia é ser objetivo e abrir espaço para o cliente se aprofundar no ponto em que ele sentir necessidade.
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