Se você acompanha nossos conteúdos, já deve ter percebido que temos vários artigos em nosso blog explicando como montar uma proposta comercial para diversos setores.
Principais aprendizados deste artigo:
- A proposta comercial é um documento que centraliza tudo aquilo que foi alinhado com o cliente durante uma tratativa. Assim, evita exigências incoerentes e cobranças desnecessárias.
- A proposta pode deixar o cliente verdadeiramente deslumbrado quando feita da maneira certa, com elementos gráficos de qualidade. Confira um modelo pronto em Modelo de Apresentação Comercial [TEMPLATE GRÁTIS!]
- O briefing é um item obrigatório na proposta comercial, já que ele garante que as necessidades e expectativas dos clientes serão atendidas.
- É preciso utilizar um sistema de CRM para se lembrar de realizar o follow-up após o envio da proposta. COMECE A USAR GRATUITAMENTE o Agendor e conheça a funcionalidade de calendário de atividades!
Fazemos questão de tratar a proposta comercial de maneiras diferentes porque, para cada segmento, existem algumas particularidades essenciais que não devem ser esquecidas para garantir o sucesso no fechamento de uma venda.
Este também é o caso da proposta comercial de social media.
Para este tipo de serviço, tópicos como briefing, projeto, fluxo de criação e método de trabalho são indispensáveis.
Para conferir tudo o que precisa estar em uma proposta comercial de social media?
Então não deixe de continuar a leitura deste artigo!
A importância de uma proposta comercial de social media
A proposta comercial de social media é um documento oficial que concentra todos os pontos que foram alinhados com um cliente durante uma negociação e a construção de um projeto, desde o primeiro contato, passando pelo briefing e chegando à precificação.
Este documento tem o poder de fazer com que o cliente tome a decisão de fechar a venda rapidamente, ou declinar a proposta.
Tudo dependerá da qualidade deste registro.
Visto que o envio da proposta é uma das últimas etapas de um processo de vendas, é necessário tomar todo o cuidado para não elaborar uma proposta comercial de social media que não trabalhe a seu favor.
Afinal, foram muitas interações com o cliente e não queremos perdê-lo na reta final de uma negociação, não é mesmo?
Por isso este documento é tão importante.
Além disso, a proposta pode garantir mais segurança para ambas as partes da venda, evitando exigências incoerentes.
E para que você possa construir uma proposta de qualidade, que passe confiabilidade e profissionalismo, veja quais são os 8 itens essenciais em uma proposta comercial de social media no tópico a seguir.
[Checklist] 8 itens fundamentais em uma proposta comercial de social media
Em síntese, os 8 itens que precisam estar presentes em uma proposta comercial de social media são:
- Apresentação da agência;
- Briefing;
- Resumo da solução;
- Projeto;
- Método de trabalho;
- Estrutura do time;
- Cases de sucesso;
- Precificação;
- Formas de pagamento.
Agora, vamos entender exatamente o que deve conter em cada um dos tópicos.
1. Apresentação da agência
Como você deve imaginar, o primeiro tópico é uma breve apresentação da sua agência. Ou então, caso você seja um social media freelancer, conte um pouco sobre a sua experiência e jornada profissional para que seu cliente te conheça melhor!
A proposta comercial de social media tende a ser longa por si só, por isso, seja breve, sucinto, e evite “encher linguiça”.
2. Briefing
O briefing é a centralização de todos os dados necessários para a criação de um projeto.
Ele guiará todo o projeto e manterá as expectativas do cliente alinhadas com o projeto.
Por isso, certifique-se de inserir o briefing feito anteriormente com o cliente na proposta comercial, de forma detalhada e aprofundada.
3. Resumo da solução
Basicamente, neste tópico o profissional de social media deve fazer um resumo sobre como o seu serviço (ou a sua agência) ajudará seu cliente a atingir seus objetivos.
É importante apontar os problemas enfrentados pelo seu cliente hoje, e ilustrar o poder da sua solução para sanar essas questões.
Por exemplo: mostre-lhe como está o engajamento do público do cliente em suas redes sociais, e como ele pode aumentar com o seu serviço.
Lembre-se: você deve se destacar da concorrência, então, capriche neste tópico para reafirmar sua credibilidade e gerar urgência no cliente.
4. Projeto
Chegamos a um dos tópicos mais importantes: a descrição do projeto. Essa descrição é fundamental para que o cliente consiga visualizar e compreender toda a prestação do serviço.
Cite, em primeiro lugar, todos os processos que devem ser feitos na primeira fase do projeto, como a construção de um novo perfil, por exemplo.
Depois, descreva todas as demais fases que serão realizadas de forma contínua, como:
- reuniões;
- produção de conteúdo,
- relatórios de acompanhamento;
- processo de aprovação de postagem;
- alinhamento do cronograma de postagem.
Neste mesmo item, é preciso expor seu fluxo de criação e a curadoria de conteúdo para o cliente e sinalizá-lo sobre as etapas da criação que ele mesmo deverá agir, como a aprovação dos conteúdos e peças gráficas.
Outro ponto relevante, é alinhar com o cliente quando você estará disponível para interagir nas redes sociais e quanto tempo você dedicará ao cliente.
5. Método de trabalho
Aqui, você deve expor a periodicidade do seu trabalho e quais os formatos e canais que serão utilizados para interagir com o cliente.
Não se esqueça de que a proposta comercial de social media também é capaz de evitar desentendimentos, portanto, seja transparente e realista no momento em que for expor seu método de trabalho.
6. Estrutura do time
Quais são os profissionais que trabalharão neste projeto?
Claro, se você é um social media freelancer que trabalha sozinho, este item é dispensável, afinal, você já se apresentou no início da proposta.
Mas se você é uma agência, apresente os membros do time que participarão do projeto. Coloque uma foto de cada um deles, seus nomes, contatos profissionais, cargos e, especialmente, suas obrigações.
Dessa forma, o cliente entenderá exatamente quais são as “carinhas” por trás de cada etapa do projeto.
7. Cases de sucesso
Este é o momento em que você comprova que seu serviço é realmente eficaz, mostrando para o cliente que outras empresas, como a dele, já aprovaram seu serviço e obtiveram sucesso com ele.
Em outras palavras, você deve utilizar o gatilho mental de prova social para acelerar o processo de decisão de compra do cliente. Saiba mais como este gatilho funciona neste artigo:
Não sabe por quais etapas um cliente passa até comprar um produto ou serviço? Entenda no infográfico abaixo:
8. Precificação e formas de pagamento
Independente do seu formato de precificação, é primordial que este item seja escrito com toda a cautela. Reforçamos mais uma vez: não queremos cobranças desnecessárias.
Por essa razão, seja detalhista e não se esqueça de destacar as cláusulas que levariam ao rompimento do contrato.
Na reunião em que você for apresentar a proposta, esclareça todos os recursos que devem ser investidos, de ponta a ponta.
Considere também oferecer condições ou descontos especiais para o clientes, se quiser acelerar ainda mais sua compra!
[BÔNUS] 9. Agende um follow-up
Trouxemos um item bônus e, arriscamos dizer, que é o mais determinante de todos.
Isso porque, como esperar ter uma resposta positiva sobre a proposta sem que um follow-up seja agendado?
Enviar uma proposta e não agendar um follow-up mostra descomprometimento e falta de profissionalismo. Você não quer arriscar toda uma negociação por conta disso, não é mesmo?
Ninguém quer.
Contudo, pela falta de ferramentas adequadas, muitos vendedores podem se esquecer, sem querer, dessa tarefa essencial.
Por isso, um CRM é tão importante na gestão de vendas de qualquer negócio.
Veja, por exemplo, como funciona o calendário de atividades do CRM do Agendor:
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