Uma proposta de consultoria de RH é um documento que formaliza o que foi negociado entre uma empresa que presta serviços de recursos humanos e uma empresa contratante durante uma relação comercial.
Principais aprendizados deste artigo:
- À medida que as empresas reconhecem a importância de investir no capital humano, passam a buscar soluções para suas demandas. Logo, para o sucesso na prospecção de clientes, as propostas de consultoria de RH devem ser assertivas e persuasivas.
- Uma proposta comercial de consultoria em RH pode ser elaborada em 5 passos: apresentação, situação e necessidade, descrição da solução, credenciais da empresa e preços e condições de pagamento.
- Após apresentação da proposta, fazer o follow-up é indispensável para manter o interesse do cliente e garantir avanço nas negociações.
- Tem dúvidas de como fazer a apresentação da sua proposta de consultoria de RH? Baixe gratuitamente um modelo de apresentação comercial para personalizar do jeito que quiser.
E por que é tão importante entender como fazer uma proposta de consultoria de RH de maneira detalhada e persuasiva?
Desde o momento em que as empresas perceberam que seu ativo mais valioso é o capital humano, a procura por métodos que tornassem os colaboradores mais eficientes de maneira estratégica cresceu consideravelmente.
Isso porque, no passado, o mercado se concentrava em oferecer produtos e serviços de qualidade. Agora compreendem que a capacidade de produção estava diretamente ligada aos colaboradores, suas motivações e seu bem-estar físico, mental e econômico.
Por esse motivo a procura por consultorias de RH tem aumentado cada vez mais, o que aquece o mercado e o torna cada vez mais competitivo.
E isso é um fato. Uma pesquisa da IBCO aponta que, nos últimos 40 anos, o mercado de consultoria cresceu até se tornar uma indústria multimilionária.
E para se destacar e conseguir atrair mais clientes, neste artigo você poderá economizar tempo e esforço e entender, na prática, como fazer uma proposta de consultoria de RH que realmente gera negócios. Boa leitura!
O que é uma proposta de consultoria de RH?
Uma proposta de consultoria de RH é o documento que formaliza tudo o que foi negociado entre uma empresa que presta serviços de recursos humanos e seu possível cliente.
No documento, devem ser apresentados todos os serviços que serão prestados de maneira detalhada, atrelando-os a seus devidos valores, para que no futuro não haja cobranças equivocadas e questionamentos desnecessários, preservando o relacionamento com o cliente.
O envio de uma proposta de consultoria de RH representa uma das últimas etapas de um processo de vendas e é determinante para o sucesso de uma negociação.
Este é o momento em que o possível cliente poderá ter uma visão geral dos serviços que serão prestados e decidirá qual fornecedor escolher.
Relembre as principais etapas de um processo de vendas:
Por isso, a proposta precisa ser rica em detalhes e persuasiva. Afinal, imagine acompanhar toda a jornada do cliente e perdê-lo logo na última etapa. Frustrante, não é mesmo?
Portanto, caprichar na sua proposta de prestação de serviços de consultoria em RH é fundamental! E, antes de tudo, tenha sempre em mente que uma boa proposta deve:
- respeitar tudo o que foi acordado com o cliente anteriormente;
- ser legível e objetiva;
- ser personalizada;
- passar confiança e profissionalismo;
- ter detalhes sobre os serviços prestados;
- ter detalhes sobre valores e condições de pagamentos.
Dito isso, vamos entender como fazer um modelo de proposta de consultoria de RH em 4 passos básicos.
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Como fazer uma proposta de consultoria de RH? 5 passos essenciais
Uma proposta de consultoria de RH segue a seguinte estrutura:
- Apresentação;
- Situação e necessidade;
- Descrição da solução;
- Credenciais;
- Preços e condições de pagamento.
O conteúdo da proposta de consultoria em RH que traz resultados deve, essencialmente, abordar os 5 passos básicos que iremos detalhar a partir de agora.
A partir deles, você pode elaborar o seu próprio modelo de proposta de consultoria, de modo que ele atenda à realidade da sua empresa. Sendo assim, você pode — e deve — adaptá-lo para que haja sinergia com sua cultura organizacional e demonstrar ainda mais profissionalismo neste documento.
Vamos entender cada etapa:
1. Apresentação
Para começar, é necessário que haja uma parte dedicada à trajetória da sua empresa, uma espécie de “Sobre nós”.
Conte sobre como a empresa iniciou suas atividades, quais foram as suas principais conquistas durante sua jornada e, o mais importante: qual o seu propósito. Onde a empresa quer chegar com as parcerias que firma? Será que este objetivo está alinhado com os objetivos do seu cliente? Como poderão, juntos, conquistar isso?
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Como mencionamos anteriormente, a competitividade dentro deste mercado é altíssima, portanto, esta apresentação precisa ser impactante e compatível com o ideal do seu possível cliente.
Além disso, uma premissa básica deste primeiro passo é: seja breve. Imagine a quantidade de propostas que seu cliente está analisando. Ler sobre uma longa descrição sobre a sua empresa pode deixar a proposta maçante e desinteressante.
Logo, dedique-se mais à necessidade do seu cliente, do que à trajetória da sua empresa, combinado?
2. Situação e necessidade
A proposta de consultoria em RH deve deixar claro quais são os problemas do seu cliente e quais os impactos que esta dor causa.
Então, depois da breve apresentação da sua empresa, faça um diagnóstico da situação atual do seu cliente. Destaque os seus pontos de dor e como isso o prejudica em sua rotina.
Dessa forma, você evidencia esses problemas e desperta urgência na negociação.
Por exemplo: o problema do seu cliente é a desmotivação dos colaboradores no ambiente de trabalho.
O que isso pode causar?
- gera estresse e ansiedade nos funcionários;
- conflitos nas equipes;
- aumento no índice de rotatividade;
- absenteísmo;
- afeta a imagem da empresa.
De posse dessas informações essenciais, você pode dar continuidade ao conteúdo da proposta de consultoria em RH já sabendo se orientar quanto a que soluções pode propor ao cliente.
Aliás, este é o próximo passo.
3. Descrição da solução
Ofereça a solução para a necessidade do prospect. Como sua empresa ajudará seu cliente? Por meio de quais produtos e serviços?
Seguindo com o exemplo anterior, como sua consultoria de RH pode resolver a desmotivação dos colaboradores no ambiente de trabalho?
- desenvolvendo estratégias para aproximar os colaboradores e a empresa;
- elaborando ações de engajamento;
- estudando as competências, habilidades e dificuldade dos funcionários;
- remodelando a gestão de equipes por meio de treinamentos da liderança.
Também é importante inserir um cronograma do projeto para que ambas as partes estejam sempre na mesma página em relação ao andamento dos serviços prestados.
Agora, o seu cliente já sabe que você pode resolver seu problema. Mas, por que ele deve contratar você, e não seu concorrente?
4. Credenciais
Seu cliente precisa confiar em você. Como você poderá provar que é capaz de ajudá-lo?
Quando você busca por algum produto ou serviço na internet, aposto que procura por avaliações de outros clientes em relação à determinada marca, não é mesmo? Dependendo do que você encontrar, saberá se pode ou não confiar nesta empresa.
Aqui não é diferente. Para que seus clientes enxerguem profissionalismo e credibilidade no seu trabalho, exponha seus cases de sucesso, como depoimentos e números que comprovam a assertividade de projetos anteriores.
Assim, eles se sentirão mais seguros em tomar uma decisão que lhe favoreça.
5. Preços e condições de pagamento
Nesta seção da proposta, seja claro e aberto. Explique detalhadamente os custos dos serviços, mostrando o que está incluído no preço estabelecido.
Ofereça diversas opções de pagamento — é sempre bom considerar a situação financeira dos clientes — e destaque possíveis descontos para pagamentos à vista, além das condições de parcelamento.
E lembre-se: transparência é fundamental. Procure se mostrar disponível para discutir quaisquer dúvidas e negociações — desde que ninguém saia prejudicado no acordo.
Essa flexibilidade ajuda a construir confiança na sua empresa de RH e facilita o início de uma parceria produtiva e duradoura.
O que fazer depois de apresentar a proposta de consultoria de RH?
A resposta é simples e direta: cuide do follow-up.
Se você tem a oportunidade de enviar uma proposta comercial para um cliente mas não faz follow-up, saiba que está cometendo um erro gravíssimo em seu processo comercial.
O follow-up de proposta é crucial para o fechamento de negócios. Se você enviar uma proposta e deixar seu cliente à deriva, pode ter certeza que um vendedor concorrente que seja mais proativo tomará seu lugar.
Para evitar esse tipo de situação e mostrar profissionalismo, conte com um sistema de CRM simples e intuitivo que te ajude a controlar o envio das propostas e te lembre dos follow-ups que tem agendado com seus clientes.
Dessa forma, você estará sempre à frente das negociações e ganha agilidade no processo de venda.
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Muito simples, não?
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