O ditado “a união faz a força” nunca fez tanto sentido, afinal, as parcerias entre empresas são um instrumento muito importante para alavancarem ambos os negócios. Por isso, o assunto de hoje é a proposta de parceria.
Principais aprendizados deste artigo:
- Estabelecer parcerias pode trazer muitos benefícios para as partes envolvidas, como o maior alcance de público, aumento da vantagem competitiva, posicionamento estratégico de marca e redução de custos.
- O primeiro e mais fundamental elemento de uma proposta de parceria, é ter um objetivo claro sobre essa estratégia.
- Na proposta devem constar uma explicação sobre como a parceria irá ocorrer, duração, obrigações das partes, investimento necessário e expectativas de resultado.
- As parcerias são uma estratégia muito assertiva para gerar vendas. Conheça outra maneira de alavancar os resultados comerciais na Gravação do Webinar | Como integrar ferramentas pode ajudar a vender mais.
Para firmar essa união, esse tipo de documento é imprescindível, já que este centralizará todas as condições, benefícios, objetivos e as expectativas dessa relação.
Se esses pontos ficarem pouco claros, essa parceria pode estar seriamente em risco e gerar desconforto e, inclusive, prejuízos para as duas partes.
Por isso, é preciso caprichar na proposta comercial para evitar questionamentos e cobranças desnecessárias. Pegando carona em outro ditado popular que se encaixa muito bem aqui: o combinado não sai caro, concorda?
Para tanto, preparamos um artigo recheado de diretrizes importantes que você deve seguir para elaborar esse documento sem erros. Continue a leitura e confira.
Por que investir em parcerias B2B?
Antes de partirmos para o nosso passo a passo sobre como fazer uma proposta de parceria com outras empresas, precisamos reforçar os (muitos) benefícios dessa estratégia.
Essas vantagens podem ajudá-lo a entender a relevância de uma proposta de parceria bem construída e que facilita o acesso a essas vantagens. Acompanhe:
1. Expansão de mercado
Imagine estabelecer uma com uma empresa que produz um serviço ou um produto complementar ao seu. Isso atrairia muito mais clientes para a sua carteira, e para o seu parceiro também.
Uma vez que os públicos são somados, os parceiros podem ter um maior alcance de mercado e expandir seus negócios.
Além disso, combinar soluções complementares ajuda a elevar o nível de satisfação dos seus clientes e fidelizá-los.
2. Aumenta a vantagem competitiva
As parcerias podem ser firmadas para diferentes objetivos, desde a oferta de produtos e serviços para os consumidores, até otimizar processos internos com fornecedores.
De qualquer maneira, as parcerias representam ganho na produtividade e na eficiência das organizações e na sua precificação, o que gera vantagem competitiva para se destacarem mais facilmente no mercado.
3. Reconhecimento de marca
Reputação é essencial.
Atualmente, os consumidores consideram a imagem de uma marca em seu processo de decisão de compra.
Principalmente no mercado B2B, onde as compras são realizadas com mais racionalidade, a autoridade das empresas conta muito.
Por isso, uma vez que uma parceira é estabelecida com uma empresa grande ou de boa reputação, essa identificação é passada imediatamente por um parceiro, que se torna mais reconhecido pelo público.
4. Redução de custos
As parcerias são também uma tática para manter a saúde financeira do seu negócio.
É muito mais barato firmar uma parceria, do que planejar uma nova estrutura de equipe, ou contratar novos fornecedores.
Mas para isso, é preciso estabelecer uma relação de ganha-ganha. Nenhuma das empresas envolvidas podem obter algum tipo de perda.
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Como fazer uma proposta de parceria?
De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company sobre parcerias comerciais, uma das chaves do sucesso de uma parceria está na manutenção do relacionamento entre as partes envolvidas.
Fatores de sucesso de parcerias comerciais. Fonte: McKinsey & Company
Logo, você precisa ter essa informação em mente para que a colaboração, de fato, funcione e seja produtiva e vantajosa para a sua empresa e a do seu parceiro comercial.
E nada melhor para começar um relacionamento com o pé direito do que uma proposta de parceria clara e bem estruturada.
A seguir, você irá conferir 5 passos práticos para elaborar uma proposta objetiva, sucinta e assertiva.
1. Entenda qual o objetivo dessa parceria
Por que, exatamente, você está buscando essa parceria?
As parcerias podem ser baseadas para atender a diversos objetivos, como:
- aumentar as vendas;
- ampliar a carteira de cliente;
- melhorar o posicionamento da marca;
- expansão de mercado em determinado território;
- enfrentar a sazonalidade de vendas;
- otimizar processos e tarefas;
- redução da precificação.
Seja qual for o propósito, ele precisa estar claro para todos os envolvidos nessa parceria. Até porque, será por meio dela que as ações serão direcionadas.
Portanto, logo no início da proposta de parceria, se certifique de apresentar, de forma breve, o principal objetivo dessa relação.
2. Apresentação
Faça uma breve apresentação da sua organização para que seu futuro parceiro tenha mais conhecimento sobre sua atuação.
Essa etapa também precisa ser breve, clara e sucinta, já que sabemos que, no mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Sem contar que conteúdos excessivamente longos podem desengajar a leitura, ocasionando a perda do possível parceiro.
Além da apresentação em si, a proposta de parceria deve conter todos os canais disponíveis para contatos da sua empresa.
3. Conteúdo da proposta de parceria
A sua oferta deve ser única, adaptada às necessidades do possível parceiro. Você pode até usar um modelo de proposta de parceria padronizado, mas mostre que você fez o dever de casa e estudou a empresa antes de propor a colaboração.
Esse cuidado personalizado transmite que você tem um interesse genuíno em trabalhar junto com a marca.
Além do mais, se o seu potencial parceiro se sentir especial e valorizado, as chances de aceitar sua oferta tendem a ser maiores.
A proposta deve esclarecer claramente os objetivos, estratégias, prazos e os benefícios financeiros do projeto.
Apresente sua proposta de uma maneira profissional que seja mais adequada e respeitosa para com seus parceiros. Veja o que não pode faltar no documento.
Como descrever uma proposta de parceria?
O seu modelo de proposta de parceria deve conter:
- o objetivo previamente definido;
- vantagens e benefícios para as empresas;
- obrigações das partes e tarefas necessárias;
- prazo de duração da parceria;
- exemplo de proposta de parceria que deu certo;
- investimento necessário;
- metas e expectativas de lucros e resultados.
A explicação de cada tópico também deve ser curta e objetiva, no entanto, é fundamental que essas informações estejam completamente claras e de acordo com a realidade do projeto.
Dentro da proposta de parceria, os elementos mencionados representam o plano de ação dessa relação. Por essa razão, valide, mais de uma vez, se esses pontos estão sendo abordados e, sobretudo, se estão coerentes com o seu planejamento.
Também é preciso reforçar os benefícios dessa parceria. Lembre-se de que esta deve ser uma relação ganha-ganha. Caso as vantagens dessa parceria não sejam atraentes para o seu possível parceiro, toda a sua proposta pode cair por terra.
Então, tenha certeza de que essa estratégia é favorável para ambas as partes, combinado?
4. Termos e condições
Qual critério seria motivo de rompimento da parceria? Por que?
Reflita sobre essas questões. Elas guiarão seus termos e condições.
Esse componente da sua proposta de parceria previne que concorrentes sejam envolvidos ou, de alguma forma, favorecidos por essa estratégia.
Por outro lado, também o ajudarão a ter controle sobre essa relação e garantem que a estratégia ocorra como foi combinado.
Além do mais, os termos e condições são uma ferramenta de proteção para as partes, assegurando as empresas de que dados, informações ou táticas de nenhuma das envolvidas serão vazadas ou compartilhadas durante a parceria.
Leia também: Termo de confidencialidade: entenda como e quando incluí-lo na sua proposta comercial
5. Cases de sucesso
Sua empresa já realizou uma parceria que gerou resultados positivos? Se sim, não deixe de incluir isso na sua proposta de parceria.
Os cases de sucesso certificam de que a sua estratégia funciona e pode, de fato, trazer vantagens para o parceiro.
Quer conhecer um exemplo de proposta de parceria bem-sucedida? Veja esse case de sucesso do Agendor com a Alutec:
“Se os dados são o novo petróleo, o Agendor se tornou a nossa refinaria.” (Alexandre França, gerente comercial nacional da Alutec).
Hora de construir parcerias de sucesso!
Esteja atento aos números. Nesse cenário, nada melhor do que indicadores que expressem o sucesso das parcerias anteriormente realizadas.
Com esse passo a passo, você estará pronto para enviar propostas de parcerias que realmente convertem em melhores resultados para a sua empresa.
E se quiser uma ajudinha com um modelo pronto de propostas e apresentações comerciais, não deixe de baixar nosso Modelo de Apresentação Comercial [TEMPLATE GRÁTIS!]