A proposta de prestação de serviços jurídicos é um documento ou apresentação visual que descreve todas as soluções oferecidas, forma de trabalho, cronogramas, prazos, custos e honorários advocatícios e os benefícios que o cliente terá ao contratar o seu escritório e não o de um concorrente.

Principais aprendizados deste artigo

A proposta comercial ajuda a ressaltar o profissionalismo e o comprometimento dos advogados, a construir e assegurar a reputação da empresa e, consequentemente, a conquistar mais clientes e aumentar o faturamento.

Porém, para chegar a esses resultados, é fundamental pensar com cuidado na estrutura de proposta jurídica e sobre quais informações colocar ou deixar de fora para não sobrecarregar o potencial cliente com explicações desnecessárias. 

Além disso, na hora da apresentação, usar técnicas de persuasão para advogados complementa o descrito no documento e aumenta as chances de fechar a contratação.

Precisa de ajuda para criar uma proposta de prestação de serviços jurídicos diferenciada, profissional, única e vencedora? Então, siga a leitura deste artigo e confira as dicas que separamos para você!

Como deve ser a estrutura de uma proposta jurídica? 4 partes

Uma proposta de prestação de serviços jurídicos de sucesso começa pela definição da estrutura do documento. Essa etapa é essencial para você saber o que listar e, assim, garantir que nenhuma informação importante fique de fora.

Na estrutura da sua proposta jurídica não podem faltar:

  1. introdução;
  2. corpo da proposta;
  3. conclusão;
  4. apêndices.

1. Introdução

É nesse espaço que você apresenta o escritório e todo o seu potencial profissional. Então, é interessante trazer detalhes como especialidade, tempo de atuação no mercado e clientes já atendidos.

Essa descrição precisa ser cativante, pois é a primeira parte do documento que o futuro contratante vê. Assim, é fundamental utilizar técnicas que ajudem a prender a sua atenção desde o início. 

O storytelling é uma ótima estratégia para usar no início da estrutura da proposta jurídica. Trata-se da capacidade de contar histórias de uma forma única e envolvente.

E aqui vai uma dica! Procure não focar tanto em você e no seu escritório durante a introdução. Lembre-se de que o objetivo de quem recebe a sua proposta é resolver o problema que tem. 

Principalmente em uma apresentação de propostas jurídicas B2B, tempo é dinheiro, e os tomadores de decisão têm diversas outras atividades para dar conta naquele dia. Então, monte uma introdução com informações suficientes para destacar sua capacidade de atendimento e competência.

E sobre a técnica de contar histórias que citamos, aprenda mais neste artigo: “Os benefícios e como fazer storytelling dentro de uma empresa B2B

2. Corpo da proposta

Essa é uma das partes principais de uma proposta de prestação de serviços jurídicos. É aqui que você deve apresentar:

  • descrição detalhada de todas as soluções oferecidas;
  • metodologia e abordagem do trabalho;
  • cronograma e prazos;
  • custos, honorários e formas de pagamento;
  • experiência na causa tratada;
  • termos e condições gerais de contratação.

Durante a apresentação da proposta jurídica, este é um ótimo momento para mostrar que você entendeu realmente o problema e as necessidades do seu cliente, e que se compromete a resolvê-los. 

Para deixar essa percepção mais clara, revise rapidamente com o potencial cliente a questão e apresente algumas abordagens que pretende usar se ele contratar os seus serviços.

Se tiver cases de sucesso, esta é a hora de apresentá-los para potencializar a estratégia de convencimento. 

3. Conclusão

Rumo ao final da sua apresentação de propostas jurídicas, use a conclusão para reforçar todos os benefícios e diferenciais do seu escritório. Destaque também por quais motivos vale a pena o cliente contratar você e seu time, e não outros advogados.

No mercado B2B, a apresentação de números faz toda a diferença. Então, inclua nessa parte da estrutura da proposta dados sobre seus resultados, como total de causas ganhas no último ano ou de contratos fechados, mas sem divulgar os nomes dos clientes para garantir o sigilo da prestação de serviço. 

4. Apêndices 

Feche sua proposta de prestação de serviços jurídicos com documentos relevantes, a exemplo dos currículos de advogados, estudos de caso e depoimentos de clientes atuais e anteriores.

Certificados, prêmios de reconhecimento e comprovantes de participação em causas importantes, como ambientais e sociais, também ajudam a destacar a credibilidade e a confiabilidade do seu escritório.

Extra! No infográfico abaixo, você confere cinco dicas de como fazer uma proposta comercial incrível!

Proposta de prestação de serviços jurídicos

9 dicas para criar uma proposta de prestação de serviços jurídicos vencedora!

Para tornar a sua proposta de prestação de serviços jurídicos irresistível para os futuros clientes, adote estas dicas:

  1. use gráficos, tabelas, diagramas e recursos visuais para facilitar a compreensão dos ouvintes;
  2. monte a apresentação com a identidade visual do seu escritório, pois esse cuidado confirma o profissionalismo;
  3. jamais apresente propostas genéricas e não personalizadas.
  4. revise o conteúdo para evitar erros gramaticais, falta de clareza e objetividade;
  5. use linguagem técnica e jurídica somente quando tiver certeza de que é comum na rotina do prospect;
  6. apresente dados, depoimentos, pesquisas, dados e referências que comprovem suas falas;
  7. deixe claros os custos, mas foque os benefícios que o cliente terá com a contratação;
  8. explore técnicas de persuasão para advogados, como narrativa cativante, uso de precedentes jurídicos, apelo à autoridade, argumentação lógica, perguntas retóricas e empatia e conexão emocional com o ouvinte;
  9. use um CRM (Customer Relationship Management) para controlar as propostas de prestação de serviços jurídicos enviadas e facilitar o follow-up. 

Extra! Veja como fazer esse acompanhamento com um sistema de gestão do relacionamento com o cliente.

Proposta de prestação de serviços jurídicos

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