Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, existem mais de 94 mil organizações contábeis e mais de 532 profissionais, entre contadores e técnicos, no Brasil. Logo, se você não criar propostas de serviços contábeis diferenciadas, não se destaca dos concorrentes.
Aqui, é fundamental deixarmos claro que esse documento é extremamente importante para atrair novos clientes e fidelizar os que já estão na sua base quando a data de renovação do contrato se aproxima.
Porém, é preciso saber como elaborar proposta de contabilidade e o que não pode faltar na sua estrutura.
Principais aprendizados deste artigo
- Para atrair clientes e destacar o seu escritório contábil dos concorrentes, é essencial personalizar a experiência entregue a eles, e essa parte começa já no envio da proposta de prestação de serviços.
- Porém, após enviar esse importante documento, é fundamental cuidar da gestão das propostas comerciais e realizar processos de follow-up pontuais.
- Um CRM para contabilidade ajuda a controlar esse fluxo e a evitar a perda de boas oportunidades de negócio.
- Conheça as vantagens de usar um CRM no seu escritório de contabilidade e como o sistema melhora o relacionamento com os clientes em todas as etapas comerciais.
- E para aplicar o seu aprendizado, abra uma conta gratuita no Agendor e teste todas as funcionalidades do nosso CRM.
O motivo é que as propostas de serviços contábeis incluem dados e informações técnicas e burocráticas como escopo das soluções, preços e formas de pagamento, mas também detalhes que alinham expectativas e personalização.
Além disso, é o passo que antecede o fechamento de contrato. Por esse motivo, precisa ser perfeito para o cliente em potencial não desconsiderar o seu escritório e contratar um de seus concorrentes.
Certamente, não é esse o resultado que você busca. Então, confira neste artigo, dicas, técnicas e estratégias sobre como criar propostas de serviços contábeis realmente irresistíveis!
O que deve ter em uma estrutura de proposta de serviços contábeis?
Para uma estrutura de proposta de serviços contábeis eficiente é essencial incluir:
- apresentação do seu escritório: conte um pouco sobre o seu negócio, tempo de atuação e informações relevantes para a tomada de decisão, a exemplo de clientes atendidos e premiações recebidas;
- descrição das soluções: liste tudo o que o cliente terá ao fechar contrato com você. Só tome cuidado para não exagerar nos termos contábeis e dificultar o entendimento do cliente;
- forma de trabalho: conte um pouco sobre como o seu escritório trabalha, por exemplo, se é uma contabilidade digital ou não;
- prazos de atendimento: tanto para os serviços contábeis, como emissão de guias e declarações acessórias, quanto para as respostas nos diferentes canais de contato, como e-mails e mensagens via WhatsApp Business;
- preços e formas de pagamento: inclusive, os métodos aceitos e se há descontos para pagamentos realizados antes do vencimento;
- diferenciais e benefícios: a exemplo da vantagem financeira anterior e também questões como programas de indicação e serviços de auditoria e consultoria contábil;
- termos e condições especiais: como detalhes relacionados a cláusulas de confidencialidade e multas em casos de encerramento do contrato antes do prazo estipulado.
Extra! Confira: “Como montar uma proposta de prestação de serviços perfeita” e aprenda mais com o infográfico abaixo:
Como elaborar uma proposta de contabilidade vencedora? 7 dicas!
Estes são os passos mais indicados para elaborar uma proposta de contabilidade vencedora:
- entenda as necessidades do seu cliente;
- use linguagem apropriada para explicar os serviços;
- construa um documento claro e visualmente agradável;
- atente-se aos detalhes;
- ressalte o valor da sua proposta;
- não negligencie a personalização;
- acompanhe a resposta do cliente de perto.
Veja os detalhes a seguir.
1. Entenda as necessidades do seu cliente
Esta dica varia conforme o modelo do seu negócio contábil e metodologia de venda.
Por exemplo, para uma estratégia outbound — aquela que você procura ativamente o cliente — utilize recursos como cold calling, cold mailing, networking, participação em eventos e plataformas como o LinkedIn para conversar com o potencial cliente e entender suas necessidades.
Já em uma abordagem inbound — na qual o cliente é atraído para o seu negócio por meio de recursos como marketing de conteúdo —, analise a evolução pelo funil de vendas para identificar padrões de comportamento e assuntos de interesse que ajudam a escolher qual solução você deve oferecer.
Entenda mais no artigo: “Inbound e outbound: qual a diferença e como vender em cada modelo”
2. Use linguagem apropriada para explicar os serviços
Com as informações mais importantes nas mãos, inicie a estrutura das suas propostas de serviços contábeis. O primeiro passo é listar quais serviços o seu escritório oferece para resolver os problemas identificados anteriormente.
Porém, não basta nomear cada solução e não explicar. Para garantir o fechamento do contrato, use uma linguagem de fácil entendimento. Lembre-se de que o profissional expert em termos contábeis é você, não o cliente!
Cuidado apenas para não ser informal demais e comprometer o profissionalismo, nem faltar objetividade, pois pode levar o cliente a desistir de ler sua proposta.
3. Construa um documento claro e visualmente agradável
Boas propostas de serviços contábeis são agradáveis aos olhos. Não devem, por exemplo, conter excesso de números, ainda que este seja o foco do setor.
Para se diferenciar, explore layouts que facilitem a leitura, melhorem a experiência do cliente, mas que também carreguem a identidade visual do seu escritório.
Inclusive, temos alguns artigos que ajudarão você a entender a importância desse conceito:
- A influência do design no sucesso das vendas
- 4 estratégias de marketing e design para destacar empresas
- Como melhorar o posicionamento de marca e a competitividade empresarial usando o design
4. Atente-se aos detalhes
Por detalhes, entenda todas as informações que ajudam o cliente a escolher a sua em meio a outras propostas de serviços contábeis.
Pense que o setor contábil é um mistério para muita gente. Para diversos gestores, não passa de uma obrigação que devem cumprir.
Porém, se você garantir que entendam particularidades como o prazo de entrega das principais guias e a importância de definir o pró-labore, conseguirá criar uma conexão diferenciada com eles.
Assim, se quer saber como elaborar uma proposta de contabilidade vencedora, pense nesses detalhe e em outros como:
- questões financeiras (preços e formas de pagamento);
- regras de confidencialidade;
- termos e condições especiais, como cláusulas que levam à quebra do contrato e as penalidades relacionadas.
5. Ressalte o valor da sua proposta
Para destacar o valor da sua proposta de prestação de serviços contábeis, prove para o seu cliente que o seu escritório é a melhor opção para ele.
De que maneira? Por meio de estratégias e técnicas como:
- prova social: depoimento de outros clientes e apresentação de estudos de caso;
- diferenciais: benefícios que somente o seu negócio fornece, a exemplo de descontos para clientes que fizerem indicações a outras empresas.
Para estimular a tomada de decisão, use um call-to-action claro e motivador, que é uma chamada para a ação que diz claramente o que o cliente deve fazer ao terminar de analisar a sua proposta, como “Entre em contato agora” ou “Agende uma conversa”.
Conheça mais sobre a estratégia no artigo: “Call to action: o que é e como convencer o usuário em 4 dicas práticas“
6. Não negligencie a personalização
Você pode usar um modelo de proposta contábil pronto, pois facilita a sua rotina. Porém, não deixe de personalizá-lo.
Garanta essa característica com a apresentação de serviços de contabilidade compatíveis com as dores e as necessidades do cliente que receberá o documento. Pacotes de contratação, preços, formas e condições de pagamento devem seguir a mesma linha.
Não se esqueça: propostas genéricas são facilmente identificadas, comprometem a imagem do seu escritório e impactam diretamente as chances de fechar bons contratos.
7. Acompanhe a resposta do cliente de perto
Você seguiu todas as dicas que demos e enviou diversas propostas de serviços contábeis. Ótimo! Porém, o que fazer agora? Acompanhar cada uma de perto! Assim, a sua oferta não cai no esquecimento, e se algum cliente tiver dúvidas, você se mostra disponível para esclarecê-las o quanto antes e aumenta as chances de conversão.
Um CRM como o Agendor ajuda a realizar processos de follow-up muito mais eficientes, ao oferecer funcionalidades como:
- histórico de alterações atualizado em tempo real;
- calendário de atividades;
- resumo diário de compromissos;
- automação de tarefas.
Veja no vídeo abaixo as dicas de um expert sobre como fazer um follow-up efetivo e baixe o whitepaper com o passo a passo de como usar o Agendor nessa importante atividade.
Vale a pena usar um modelo de proposta contábil pronto?
Sim, vale a pena usar um modelo de proposta contábil pronto. Essa ferramenta otimiza o tempo de criação e ajuda a criar documentos mais profissionais e visualmente agradáveis.
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