Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, existem mais de 94 mil organizações contábeis e mais de 532 profissionais, entre contadores e técnicos, no Brasil. Logo, se você não criar propostas de serviços contábeis diferenciadas, não se destaca dos concorrentes.

Aqui, é fundamental deixarmos claro que esse documento é extremamente importante para atrair novos clientes e fidelizar os que já estão na sua base quando a data de renovação do contrato se aproxima.

Porém, é preciso saber como elaborar proposta de contabilidade e o que não pode faltar na sua estrutura.

Principais aprendizados deste artigo

  • Para atrair clientes e destacar o seu escritório contábil dos concorrentes, é essencial personalizar a experiência entregue a eles, e essa parte começa já no envio da proposta de prestação de serviços.
  • Porém, após enviar esse importante documento, é fundamental cuidar da gestão das propostas comerciais e realizar processos de follow-up pontuais.
  • Um CRM para contabilidade ajuda a controlar esse fluxo e a evitar a perda de boas oportunidades de negócio. 
  • Conheça as vantagens de usar um CRM no seu escritório de contabilidade e como o sistema melhora o relacionamento com os clientes em todas as etapas comerciais.
  • E para aplicar o seu aprendizado, abra uma conta gratuita no Agendor e teste todas as funcionalidades do nosso CRM.

O motivo é que as propostas de serviços contábeis incluem dados e informações técnicas e burocráticas como escopo das soluções, preços e formas de pagamento, mas também detalhes que alinham expectativas e personalização.

Além disso, é o passo que antecede o fechamento de contrato. Por esse motivo, precisa ser perfeito para o cliente em potencial não desconsiderar o seu escritório e contratar um de seus concorrentes.

Certamente, não é esse o resultado que você busca. Então, confira neste artigo, dicas, técnicas e estratégias sobre como criar propostas de serviços contábeis realmente irresistíveis!

O que deve ter em uma estrutura de proposta de serviços contábeis?

Para uma estrutura de proposta de serviços contábeis eficiente é essencial incluir:

  • apresentação do seu escritório: conte um pouco sobre o seu negócio, tempo de atuação e informações relevantes para a tomada de decisão, a exemplo de clientes atendidos e premiações recebidas;
  • descrição das soluções: liste tudo o que o cliente terá ao fechar contrato com você. Só tome cuidado para não exagerar nos termos contábeis e dificultar o entendimento do cliente;
  • forma de trabalho: conte um pouco sobre como o seu escritório trabalha, por exemplo, se é uma contabilidade digital ou não;
  • prazos de atendimento: tanto para os serviços contábeis, como emissão de guias e declarações acessórias, quanto para as respostas nos diferentes canais de contato, como e-mails e mensagens via WhatsApp Business;
  • preços e formas de pagamento: inclusive, os métodos aceitos e se há descontos para pagamentos realizados antes do vencimento;
  • diferenciais e benefícios: a exemplo da vantagem financeira anterior e também questões como programas de indicação e serviços de auditoria e consultoria contábil;
  • termos e condições especiais: como detalhes relacionados a cláusulas de confidencialidade e multas em casos de encerramento do contrato antes do prazo estipulado.

Extra! Confira: “Como montar uma proposta de prestação de serviços perfeita” e aprenda mais com o infográfico abaixo:

propostas de serviços contábeis

Como elaborar uma proposta de contabilidade vencedora? 7 dicas!

Estes são os passos mais indicados para elaborar uma proposta de contabilidade vencedora:

  1. entenda as necessidades do seu cliente;
  2. use linguagem apropriada para explicar os serviços;
  3. construa um documento claro e visualmente agradável;
  4. atente-se aos detalhes;
  5. ressalte o valor da sua proposta;
  6. não negligencie a personalização;
  7. acompanhe a resposta do cliente de perto.

Veja os detalhes a seguir.

1. Entenda as necessidades do seu cliente

Esta dica varia conforme o modelo do seu negócio contábil e metodologia de venda. 

Por exemplo, para uma estratégia outbound — aquela que você procura ativamente o cliente — utilize recursos como cold calling, cold mailing, networking, participação em eventos e plataformas como o LinkedIn para conversar com o potencial cliente e entender suas necessidades.

Já em uma abordagem inbound — na qual o cliente é atraído para o seu negócio por meio de recursos como marketing de conteúdo —, analise a evolução pelo funil de vendas para identificar padrões de comportamento e assuntos de interesse que ajudam a escolher qual solução você deve oferecer.

Entenda mais no artigo: “Inbound e outbound: qual a diferença e como vender em cada modelo

2. Use linguagem apropriada para explicar os serviços

Com as informações mais importantes nas mãos, inicie a estrutura das suas propostas de serviços contábeis. O primeiro passo é listar quais serviços o seu escritório oferece para resolver os problemas identificados anteriormente.

Porém, não basta nomear cada solução e não explicar. Para garantir o fechamento do contrato, use uma linguagem de fácil entendimento. Lembre-se de que o profissional expert em termos contábeis é você, não o cliente!

Cuidado apenas para não ser informal demais e comprometer o profissionalismo, nem faltar objetividade, pois pode levar o cliente a desistir de ler sua proposta.

3. Construa um documento claro e visualmente agradável

Boas propostas de serviços contábeis são agradáveis aos olhos. Não devem, por exemplo, conter excesso de números, ainda que este seja o foco do setor.

Para se diferenciar, explore layouts que facilitem a leitura, melhorem a experiência do cliente, mas que também carreguem a identidade visual do seu escritório.

Inclusive, temos alguns artigos que ajudarão você a entender a importância desse conceito:

4. Atente-se aos detalhes

Por detalhes, entenda todas as informações que ajudam o cliente a escolher a sua em meio a outras propostas de serviços contábeis.

Pense que o setor contábil é um mistério para muita gente. Para diversos gestores, não passa de uma obrigação que devem cumprir. 

Porém, se você garantir que entendam particularidades como o prazo de entrega das principais guias e a importância de definir o pró-labore, conseguirá criar uma conexão diferenciada com eles.

Assim, se quer saber como elaborar uma proposta de contabilidade vencedora, pense nesses detalhe e em outros como:

  • questões financeiras (preços e formas de pagamento);
  • regras de confidencialidade;
  • termos e condições especiais, como cláusulas que levam à quebra do contrato e as penalidades relacionadas.

5. Ressalte o valor da sua proposta

Para destacar o valor da sua proposta de prestação de serviços contábeis, prove para o seu cliente que o seu escritório é a melhor opção para ele. 

De que maneira? Por meio de estratégias e técnicas como:

  • prova social: depoimento de outros clientes e apresentação de estudos de caso;
  • diferenciais: benefícios que somente o seu negócio fornece, a exemplo de descontos para clientes que fizerem indicações a outras empresas.

Para estimular a tomada de decisão, use um call-to-action claro e motivador, que é uma chamada para a ação que diz claramente o que o cliente deve fazer ao terminar de analisar a sua proposta, como “Entre em contato agora” ou “Agende uma conversa”.

Conheça mais sobre a estratégia no artigo: “Call to action: o que é e como convencer o usuário em 4 dicas práticas

6. Não negligencie a personalização

Você pode usar um modelo de proposta contábil pronto, pois facilita a sua rotina. Porém, não deixe de personalizá-lo. 

Garanta essa característica com a apresentação de serviços de contabilidade compatíveis com as dores e as necessidades do cliente que receberá o documento. Pacotes de contratação, preços, formas e condições de pagamento devem seguir a mesma linha.

Não se esqueça: propostas genéricas são facilmente identificadas, comprometem a imagem do seu escritório e impactam diretamente as chances de fechar bons contratos.

7. Acompanhe a resposta do cliente de perto

Você seguiu todas as dicas que demos e enviou diversas propostas de serviços contábeis. Ótimo! Porém, o que fazer agora? Acompanhar cada uma de perto! Assim, a sua oferta não cai no esquecimento, e se algum cliente tiver dúvidas, você se mostra disponível para esclarecê-las o quanto antes e aumenta as chances de conversão.

Um CRM como o Agendor ajuda a realizar processos de follow-up muito mais eficientes, ao oferecer funcionalidades como:

  • histórico de alterações atualizado em tempo real;
  • calendário de atividades;
  • resumo diário de compromissos;
  • automação de tarefas.

Veja no vídeo abaixo as dicas de um expert sobre como fazer um follow-up efetivo e baixe o whitepaper com o passo a passo de como usar o Agendor nessa importante atividade.

Vale a pena usar um modelo de proposta contábil pronto?

Sim, vale a pena usar um modelo de proposta contábil pronto. Essa ferramenta otimiza o tempo de criação e ajuda a criar documentos mais profissionais e visualmente agradáveis.

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