Entender como prospectar cliente para corretora de seguros está entre as ações mais importantes para a empresa, já que possui relação direta com a qualidade e a quantidade de vendas produzidas pelo time comercial.
Principais aprendizados deste artigo:
- Para começar a definir o processo de prospecção de clientes da corretora, é necessário conhecer os dois modelos principais: prospecção ativa e prospecção passiva.
- A prospecção ativa gera mais objeções, uma vez que os clientes não esperam o contato dos vendedores. Por outro lado, o retorno financeiro acontece com mais velocidade.
- O passo inicial e mais importante para entender como prospectar clientes para corretora de seguros, é por meio da identificação do ICP. Esta ferramenta ajudará a corretora conhecer mais profundamente o cliente e definir abordagens de vendas alinhadas.
- Além disso, é preciso saber exatamente em qual momento entrar em contato com os clientes. Saiba como estabelecer um processo de prospecção em Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados
- O uso de ferramentas de prospecção torna este processo mais otimizado, escalável e produtivo.
- O sistema de CRM também é um aliado. Através desta plataforma, os corretores podem centralizar seus contatos e acompanhar os resultados das prospecção. TESTE GRATUITAMENTE o Agendor e conheça as funcionalidades de prospecção de clientes!
Ao realizar a prospecção da forma corretora, além de gerar mais vendas, as corretoras se beneficiam com o aumento da produtividade dos vendedores e do maior alcance de mercado.
Sendo uma etapa crucial do processo de vendas, a prospecção é um grande e trabalhoso desafio para as corretoras. Afinal, para conseguir mais vendas, não basta sair ligando aleatoriamente para diversos contatos com a esperança de conseguir uma venda aqui e ali.
É preciso ter planejamento e estratégia para que o esforço da equipe de vendas seja direcionado de forma assertiva, e assim, converter vendas realmente qualificadas.
Pensando em facilitar a construção deste processo para as corretoras, escrevemos um artigo objetivo e completo sobre como prospectar clientes para a corretora de seguros.
Para isso, vamos revisitar o conceito e os modelos de prospecção, e então, abordaremos cinco dicas essenciais para que a prospecção ocorra da maneira certa.
Então, se você quer atrair e converter clientes realmente qualificados para sua corretora e aumentar suas vendas, não deixe de continuar a leitura deste conteúdo!
O que é prospecção de clientes?
A prospecção de clientes é a etapa do processo de venda onde são identificados clientes em potencial que se beneficiam de um determinado produto ou serviço que uma empresa oferece. Assim, inicia-se a jornada de compra do cliente e novas oportunidades de negócio são geradas para a organização.
Nesta etapa, um conjunto de atividades são desenvolvidas pelo time de vendas para mapear os dados de contato dos possíveis clientes e tentar estabelecer uma comunicação para iniciar um relacionamento.
A partir de um contato estabelecido, os vendedores devem acompanhar os clientes até o potenciais clientes por meio do follow-up, até que se tornem clientes ativos.
Nesse contexto, existem dois tipos de prospecção diferentes: a prospecção ativa e passiva Vamos tratar destes dois modelos no tópico a seguir, acompanhe.
O que é prospecção ativa e passiva?
A principal diferença entre prospecção ativa e passiva está no esforço de quem está buscando tomar a iniciativa de uma oportunidade de negócio, podendo ser a própria corretora, ou então, um possível cliente.
Na prospecção ativa, é a corretora inicia o contato para buscar clientes Já na prospecção passiva, são os clientes que procuram pelas corretoras que possam atender suas necessidades.
Para compreender como prospectar clientes para a corretora de seguros, é preciso ter em mente que cada modelo de prospecção exige técnicas, processos, habilidades e conhecimentos distintos. Entenda a diferença entre esses dois modelos:
Prospecção ativa
A prospecção ativa acontece quando a corretora se dispõe a buscar ativamente novos clientes, um modelo bastante comum nas vendas e empresas mais tradicionais, antes do crescimento dos meios digitais.
Este é tido como o modelo mais agressivo, uma vez que, na maioria das vezes, os potenciais clientes não estão aguardando uma ligação dos vendedores.
Por essa razão, a prospecção ativa demanda habilidades específicas dos vendedores, como:
- gerar necessidade;
- gerar senso de urgência;
- resiliência, já que na prospecção ativa os clientes se mostram mais resistentes.
Como os clientes não estão aguardando um contato, ou então, sequer se dão conta da necessidade de contratar um seguro, é preciso realizar muitas ligações e tentativas de contato para que sejam geradas oportunidades de vendas.
Entenda que, neste modelo, a quantidade de esforço que os vendedores devem fazer para converter o mesmo número de vendas que a prospecção passiva pode gerar é maior, já que a taxa de retorno da prospecção ativa é menor devido a resistência dos clientes.
Alguns canais de prospecção ativa são:
- cold calling;
- cold mailing;
- prospecção porta a porta;
- eventos;
- outbound marketing.
Prospecção passiva
Mesmo que a corretora defina seu processo de prospecção para o modelo passivo, é possível construir estratégias que atraiam os clientes para que tomem a iniciativa e iniciem o primeiro contato, ao invés de apenas aguardar uma movimentação natural do mercado para buscar as corretoras.
Esperar que os clientes entrem em contato com a corretora é muito arriscado, e isso está longe de definir o real conceito de prospecção passiva.
Na prospecção passiva, são os clientes que entram em contato com as corretoras, todavia, eles devem ter certos estímulos para isso, podendo ser através de:
- indicações;
- anúncios digitais;
- conteúdos publicados nas redes sociais;
- artigos em blogs;
- site;
- buscas em ferramentas como Google.
Você deve ter percebido o volume de estímulos digitais que citamos, não é mesmo? Isso se deu porque a transformação digital impactou diretamente os modelos de vendas e, consequentemente, de prospecção.
Com isso, surge o marketing digital; a arte de atrair, converter e fidelizar clientes por meio de canais digitais.
Tendo relevância e uma boa presença na internet, a atração de clientes ocorre de maneira orgânica, escalável, e torna os vendedores mais produtivos.
Afinal, qual é o melhor formato?
Não existe o formato ideal. Existe aquilo que faz mais sentido para cada modelo de negócio.
A prospecção ativa, por exemplo, consegue gerar um retorno financeiro mais veloz, entretanto, demanda muito esforço operacional e é mais difícil de ser escalável.
Além disso, os clientes se sentem um pouco incomodados por receber contatos de forma desprevenida, e podem enxergar a corretora com maus olhos.
Já a prospecção passiva é mais orgânica e mais agradável para a experiência do cliente e tem fácil escalabilidade. Apesar disso, os leads gerados pela prospecção passiva podem levar à sobrecarga do funil de vendas com oportunidades pouco alinhadas com o público-alvo da corretora.
Para saber como prospectar clientes para a corretora de seguros, independentemente do modelo escolhido, podemos então afirmar que é primordial conhecer o processo de decisão de compra do cliente.
Estudar esse processo o ajudará a entender como o seu cliente ideal se comporta, e assim, você poderá definir o modelo de prospecção mais adequado para o seu negócio.
De forma geral, o processo de decisão de compra do cliente acontece da seguinte maneira:
Para ambos os modelos, existem alguns pontos que devem estar bem estabelecidos para que a prospecção ocorra de forma assertiva, aumentando as vendas da corretora de seguros. Entenda, a seguir.
Como prospectar clientes para corretora de seguros?
Você se lembra que no início do artigo citamos que a prospecção é um dos processos mais importantes e igualmente trabalhosos para uma corretora? Pois bem.
Isso acontece porque a corretora precisa aparar várias arestas para tornar esse processo coeso e assertivo. Para tanto, os gestores devem se atentar aos seguintes aspectos:
- Identificação do perfil de cliente ideal para guiar as ações;
- Desenvolve um processo de prospecção;
- Treinamento e capacitação da equipe de vendas e prospecção;
- Construção de presença digital
- Ferramentas de prospecção
- Acompanhamento de indicadores
Explicamos cada ponto mais profundamente.
1. Mapeie o perfil de cliente ideal da corretora
Este é o passo zero para começar a entender como prospectar clientes para corretora de seguros.
Aqui, nós te perguntamos: você sabe exatamente para quem você quer vender? Quais são os seus clientes mais lucrativos?
Para ambos os modelos disponíveis de prospecção, um ponto é vital: você deve conhecer o seu cliente.
Este conhecimento contribuirá para a definição das atividades necessárias de prospecção, as abordagens de vendas que realmente fazem sentido para o cliente e para o tom de voz adequado de tais abordagens.
Seu cliente precisa olhar para o que você oferece e pensar: “OK, isso atende as minhas necessidades”.
Então, você deve orientar sua estratégia de prospecção para esse fim, a identificação.
Para tanto, desenhe o seu perfil de cliente ideal, o seu ICP (Ideal Customer Profile).
Esta é uma ferramenta de marketing que agrupa um conjunto de características que devem ser consideradas na hora de identificar clientes em potencial. O ICP representará, portanto, o cliente que tem maiores chances de se tornar um segurado.
Temos um artigo completo onde explicamos em detalhe como identificar o seu ICP. Aproveite e complemente seu conhecimento: ICP: o que é, por que é importante e 5 dicas essenciais de como definir o ICP da sua empresa
2. Desenvolva um processo de prospecção
Se você considerar que o modelo mais adequado para a sua corretora é a prospecção ativa, construa uma cadência de atividades que devem ser realizadas até converter o contato em um cliente interessado.
Responda às seguintes perguntas:
- Como você captará os contatos? Nesta questão, leve em consideração o canal de captação utilizado. Pode ser uma lista de e-mails, indicações dos próprios clientes, porta a porta ou eventos.
- Quando você entrará em contato? Com os dados em mãos, defina o momento certo de estabelecer uma comunicação (lembre-se do processo de decisão de compra do cliente e encontre o momento mais adequado para entrar em ação).
- Como você entrará em contato? Quais os meios de comunicação serão utilizados (e-mail, telefone etc)?
- Quantas vezes você tentará estabelecer um contato até obter retorno? Nem sempre o cliente responderá seu contato de primeira, então, é importante definir quantas vezes será necessário tentar.
Por outro lado, se a prospecção passiva foi a mais adequada para sua corretora, escolha uma estratégia de marketing digital e defina gatilhos de conversão destes leads, que os direcionarão ao seu funil de vendas.
3. Forneça treinamento e capacite sua força de vendas
Seus vendedores estão preparados para prospectar potenciais clientes da maneira corretora?
Eles devem, essencialmente, ter os insumos necessários para realizar as atividades necessárias e oferecer as abordagens certas e alinhadas com o perfil de clientes ideal definido.
Então, depois de encontrar seu ICP e definir seu processo de prospecção, tenha como uma das suas prioridades o treinamento de equipe para este processo.
Não há como prospectar clientes para corretora de seguros, caso seus corretores não estejam por dentro do novo processo e das práticas requisitadas para converter mais clientes.
Neste momento, é crucial que os gestores da corretora exponham os resultados que são esperados e proporcionem acesso às ferramentas que ajudarão os vendedores a prospectar.
4. Construa presença digital
Atualmente, a presença digital é uma obrigação para qualquer modelo de negócio.
Mesmo que seus clientes estejam sendo abordados de maneira ativa, sem dúvidas, após o contato, buscarão pela sua corretora na internet.
Os potenciais clientes querem conhecer mais sobre a corretora e saber da sua reputação. Nos dias de hoje, a presença digital diz muito sobre isso.
Logo, um site contendo mais informações sobre a corretora é muito importante para que os potenciais clientes se sintam seguros em iniciar uma tratativa mais profunda. Para elevar ainda mais a reputação da corretora, insira cases de sucesso e depoimento de satisfação dos segurados.
5. Utilize ferramentas de prospecção e a tecnologia a seu favor
Existem algumas ferramentas de prospecção que podem otimizar as atividades e tornar os vendedores mais produtivos.
Tais ferramentas podem ser utilizadas em ambos os modelos, e são elementos importantes para manter o controle das prospecções, explorar novas abordagens e acompanhar os resultados com mais facilidades.
Alguns nomes relevantes no mercado são:
Além destas, focadas exclusivamente em prospecção, é crucial ter o apoio de um sistema de CRM para centralizar os dados e o histórico de interação dos clientes, estruturar um funil de vendas para guiá-lo até a etapa de fechamento, organizar as tarefas dos corretores e mensurar indicadores.
O WhatsApp também é uma relevante ferramenta de prospecção e, provavelmente, você já o utiliza para entrar em contato com os segurados, não é mesmo?
Já imaginou otimizar a prospecção pelo WhatsApp, integrando-o com um CRM? Conheça a nova integração entre o WhatsApp e o Agendor!
6. Por falar em indicadores, não se esqueça de acompanhar os resultados da prospecção!
Por último, o acompanhamento de resultados é indispensável. É por meio desta análise que os gestores e vendedores poderão compreender se a estratégia de prospecção definida está realmente gerando vendas, ou não.
Este é outro benefício em ter o CRM como aliado neste processo.
A partir desta ferramenta, você poderá identificar as taxas de conversão, a quantidade de vendas geradas, os principais motivos de perda de negócio e, inclusive, entender como tem sido o desempenho do time de vendas.
Veja, na prática, como analisar estes indicadores utilizando o CRM do Agendor.
Na prospecção, facilidade e otimização são aspectos fundamentais. Teste gratuitamente o Agendor e inicie a prospecção de clientes de forma estruturada e estratégica, basta clicar aqui para começar!
Agora que você entendeu como prospectar clientes para corretora de seguros, conheça outras maneiras de impulsionar as vendas por meio de um conteúdo exclusivo para corretora. Baixe nosso eBook gratuito: Como vender Seguros: Guia de vendas do corretor de seguros