Estratégias de push e pull marketing são maneiras opostas, mas que podem ser usadas de formas complementares, para impactar prospects e captar leads para seu negócio, com o objetivo de transformá-los em clientes ao longo do processo de venda.
Você já tinha ouviu falar nas estratégias push and pull marketing?
Existem diferentes formas de conseguir impactar o público-alvo da sua empresa e fazer com que as suas soluções cheguem ao conhecimento de mais clientes em potencial.
O push e o pull são dois tipos de abordagem de marketing utilizados para ampliar o alcance da empresa em relação ao público para o qual ela se destina e, assim, aumentar as conversões.
Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e quais as principais diferenças entre push vs pull marketing.
Continue a leitura e confira também alguns exemplos de estratégias push e pull para você se inspirar e implementar na sua empresa.
Leia também: 5 estratégias de marketing para vendas que você deveria aprender
Para organizar suas estratégias, seja pull, push ou ambas, montar um pipeline de vendas vai ser bastante útil. Veja como fazer o seu:
O que é estratégia push and pull marketing?
Podemos começar definindo o que é push vs pull marketing pelo significado desses termos. Em livre tradução, “push” significa “empurrar”; já “pull” significa “puxar”. Trazendo para o contexto de marketing, tratam-se de duas abordagens estratégicas para comunicar e se relacionar com o público-alvo.
Enquanto o push marketing busca “empurrar” uma oferta ou uma mensagem para o público de maneira ativa e direta, o pull marketing se preocupa mais em atrair voluntariamente esse público-alvo e desenvolver um relacionamento mais próximo com potenciais clientes realmente interessados no que a empresa tem a oferecer.
Como funcionam as estratégias push vs pull marketing?
Push marketing
No push marketing, a empresa vai até o seu público para expor suas ofertas. A intenção é levar a mensagem para o maior número possível de clientes em potencial.
Para isso, é comum desenvolver campanhas e anúncios de grande alcance, seja offline ou online. Esse tipo de marketing é mais direto, com foco mais voltado para a quantidade de prospects impactados.
O push marketing é comumente observado em empresas que querem ganhar uma maior visibilidade no mercado e de maneira mais rápida. Além disso, empresas já estabelecidas também fazem uso da abordagem push quando querem lançar um novo produto ou reforçar seu posicionamento.
O outbound marketing é muito usado em estratégias push, conheça mais sobre ele nestes posts:
- Prospecção Outbound: o que é e como colocar em prática na sua área de vendas?
- Outbound Sales: o que é e quando apostar neste modelo de vendas
Pull marketing
Já o pull marketing funciona de maneira oposta ao push. Sua intenção é desenvolver estratégias capazes de atrair prospects voluntariamente.
No pull marketing, as ações são pensadas mirando resultados de médio e longo prazo. Busca-se construir uma relação mais próxima e de confiança com os clientes a fim de torná-los fiéis à marca.
O SEO e o marketing de atração são consagradas estratégias de pull marketing, entenda melhor nestes posts do nosso blog:
- Como pesquisar palavras-chave: por que elas são essenciais para criar conteúdos que convertem
- Leads inbound: 5 passos para aumentar sua taxa de conversão
Tanto para pull como para push, o marketing digital pode ser um grande aliado. Mas vale destacar que o inbound marketing, uma técnica de pull marketing, é uma das mais usadas no digital.
Confira mais detalhes neste vídeo:
Exemplos de estratégias push e pull
Como exemplos de estratégias push e pull, podemos citar o caso da Globo Play. A plataforma de streaming brasileira de produções audiovisuais ultrapassou a Netflix no número de usuários ativos no Brasil.
Para conquistar seus mais de 20 milhões de contas, a Globo Play utilizou estratégias de push marketing para comunicar suas ofertas em larga escala. Para isso, ela recorreu aos vários tipos de inserções publicitárias na TV aberta e fechada e também a anúncios em ambiente digital.
Além disso, a Globo Play também fez uso de estratégias de pull marketing para desenvolver um relacionamento com a sua base de assinantes. Como exemplo, podemos citar as notificações que ela envia para o celular dos usuários com dicas sobre o que assistir, as interações nas redes sociais e os e-mails marketing avisando sobre os próximos lançamentos com base nas preferências dos assinantes.
5 dicas de como implementar a estratégia push and pull marketing na sua empresa
Agora que você já sabe o que é e qual a diferença entre push vs pull marketing, é hora de conferir algumas recomendações básicas de como implementar essas abordagens na sua empresa.
Veja a seguir os principais fatores que devem ser levados em consideração:
- Analise o perfil do seu público-alvo e suas preferências;
- Conheça as características da suas soluções;
- Defina seus objetivos de marketing;
- Saiba qual orçamento você tem disponível;
- Monitore os resultados das suas estratégias, sejam elas de push ou pull marketing.
Como você pôde perceber, push vs pull marketing são estratégias de marketing totalmente diferentes. Avalie qual combina melhor com a sua empresa e melhore o seu desempenho na geração de novas oportunidades de negócio.
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