Definir quanto cobrar por um treinamento de vendas é tão complicado quanto finalizar uma negociação com um cliente B2B (Business-to-business).
Assim como no processo comercial, a etapa de precificação de treinamento passa por várias análises.
Aqui, é necessário, por exemplo, avaliar o perfil do cliente, a sua expertise, o nível de conhecimento dos professores, entre outras questões.
Por isso, não basta especular, é fundamental seguir todos os caminhos para cobrar um valor justo não só pelo seu material, mas principalmente para o investimento do cliente.
Para ajudá-lo nesse processo, desenvolvemos um guia que ensina quanto cobrar por um treinamento de vendas.
Dessa forma, você estará mais preparado para tirar a sua ideia do papel.
Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.
Quanto cobrar por um treinamento de vendas? 5 dicas de ouro!
De acordo com a pesquisa de Panorama do Treinamento no Brasil, a média de investimento em treinamento de vendas no Brasil, em 2019, foi de R$652 por vendedor.
Mas como chegar a esse valor?
A partir de agora, listamos diversas dicas para que você aprenda quanto cobrar por um treinamento de vendas.
Acompanhe!
1- Registre todos os gastos com a produção
O primeiro passo é registrar os gastos com a produção e criação do curso.
Nesse, cálculo, é vital adicionar os seguintes itens:
- horas gastas na produção e edição do conteúdo;
- design;
- equipamentos;
- plataforma EAD;
- materiais de apoio.
Também é importante acrescentar custos posteriores como:
- divulgação;
- suporte ao cliente;
- atualizações.
Para fazer um controle de despesas e futuros ganhos, use o Excel ao seu favor. Essa ferramenta ajuda a organizar os dados, garantindo mais agilidade e profissionalismo ao processo.
2- Avalie a qualidade do conteúdo
É importante levar em consideração o tipo e o nível do material que será oferecido para os alunos.
Outro elemento essencial é o objetivo final do seu treinamento de vendas e a transformação realizada na vida do profissional.
Nesse contexto, um curso avançado sobre técnicas de abordagem e fechamento, por exemplo, pode custar mais caro.
Já um material básico sobre negociação de vendas, pode ter um custo mais baixo.
3- Faça uma autoavaliação da sua expertise do profissional
Um dos elementos que mais sofre oscilações durante a precificação é a expertise do profissional.
Cobrar menos nem sempre é a melhor estratégia para desenvolver um treinamento de vendas. Isso porque, se o custo for baixo demais, muitas empresas podem não levar o material a sério.
Neste momento, a autoavaliação é o melhor caminho para descobrir quanto vale o seu curso.
4- Estude a sua audiência
Entender quanto cobrar por um treinamento de vendas exige um conhecimento mais aprofundo do perfil dos clientes que você quer atrair e engajar com o seu conteúdo.
Se a intenção é atrair empresas de vários segmentos, você pode cobrar um preço mais em conta.
Por outro lado, se o conteúdo é direcionado para vendedores de empresas de tecnologia, você pode optar por um valor mais alto para cobrir os gastos.
Quer entender como se destacar no mercado e oferecer mais valor para os clientes?
Dê o play abaixo e conheça algumas dicas incríveis para dar aula online. Confira:
5- Analise a concorrência
Analisar os seus concorrentes também é uma ótima estratégia para descobrir quanto cobrar por um treinamento de vendas.
Conhecer o quantos eles cobram te dará uma ótima ideia de quanto você pode pedir neste primeiro momento e ainda incremente o seu material para aumentar o faturamento.
Se, após essa etapa, você optar por cobrar um valor mais alto do que a concorrência, crie uma estratégia de marketing eficiente.
Afinal de contas, você precisará explicar, com detalhes, quais são as vantagens do seu curso e quais são os motivos pelos quais o aluno deve optar pelo seu material.
Mas, se você está no início do trabalho e ainda tem pouco conhecimento sobre a sua área de atuação, mantenha a calma. Escolha um valor mais atrativo para garantir a sua reputação e, depois, dar passos mais avançados.
6- Faça uma projeção de vendas
Agora que você já conhece todo o investimento inicial e os custos posteriores, o mais indicado é aplicar a projeção de vendas.
Trata-se de uma ferramenta que ajuda a definir qual valor o especialista deve cobrar por seu curso para alcançar a margem de lucro.
Ficou confuso?
Confira um exemplo abaixo para tirar todas as suas dúvidas:
Imagine que o João pretende faturar R$10 mil com seu curso online e projeta vendê-lo para aproximadamente 50 pessoas.
Então, o empreendedor terá que cobrar R$ 200 por aluno.
Porém, se o João considera que o mais provável conseguir 25 estudantes, será necessário cobrar R$ 400.
Apesar da segunda possibilidade exigir um investimento maior por parte do aluno, ela não deve ser desconsiderada.
Para isso, crie um material diferenciado e trabalhe com uma estratégia de marketing de qualidade para convencer os potenciais alunos a fazerem o investimento.
Bem, agora que você já sabe quanto cobrar por um treinamento de vendas, provavelmente, está com dúvidas sobre como aumentar o faturamento com seu negócio online, não é mesmo?
No próximo tópico, revelamos uma estratégia que pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Acompanhe!
Como deixar o curso mais atraente e rentável?
Uma dica interessante para atrair novos alunos e aumentar o seu lucro é oferecer certificados de conclusão de curso. Afinal, qual estudante não gosta de mostrar o “troféu” para valorizar o currículo?
Também recomendamos investir em outros materiais de apoio para agregar ainda mais valor para o seu curso, como:
- apostilas;
- e-books;
- biblioteca virtual;
- provas;
- chat para comunicação em tempo real.
O lado positivo é que tais recursos estão disponíveis em ferramentas que permitem criar e vender seus cursos, como a EAD Plataforma.
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.