Conheça os tipos de sistemas de CRM e quanto custa um CRM e sua implantação dissecados em detalhes!
Principais aprendizados deste artigo:
- Os valores de contratação de uma ferramenta de CRM podem variar muito em função do seu tipo, os principais tipos de CRM são de software livre ou código aberto, CRM “on-demand” e software projetado.
- CRMs de software livre ou de código aberto geralmente são gratuitos e cobram taxas pelo suporte técnico ou funcionalidades adicionais por meio de assinaturas.
- Na modalidade “on-demand” os CRMs já estão prontos para uso, geralmente são oferecidos como serviço, podem ser acessados pela internet e também são chamados de SaaS (Software as a Service).
- Existem também os softwares de CRM que são elaborados para atender as necessidades específicas de uma empresa, essa modalidade é conhecida como software projetado por se tratar de um desenvolvimento sob medida.
- Com o apoio de uma ferramenta de CRM fica mais fácil organizar a rotina comercial e manter um relacionamento mais estratégico com seu público. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.
Existem diferentes modalidades e custos de implantação dos sistemas de CRM (Customer Relationship Management), começando por gratuitas até instalações complexas. Mas quanto custa um CRM, afinal?
Vou detalhar aqui os principais tipos de sistemas de CRM no mercado e em um próximo artigo, as modalidades de implantação em detalhes e custo do CRM.
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Quanto custa um CRM? depende do tipo…
O preço do CRM varia muito em função de seu tipo. Confira os 3 principais e descubra quanto custa um CRM!
1- Software livre e de código aberto
Esse tipo são aplicativos gratuitos. Alguns cobram taxas pelo suporte técnico ou funcionalidades adicionais através de assinaturas.
Esse tipo de sistema de CRM exige que sua empresa tenha o conhecimento técnico e a infra-estrutura adequada para realizar a instalação, porém oferece maior flexibilidade e te deixa com controle total sobre o sistema.
Serão necessários profissionais com conhecimento técnico e capacitações adequadas para instalar esses sistemas.
Como o próprio nome diz, os softwares de código aberto (open source) possibilitam que novas funcionalidades sejam inseridas no sistema, porém nesse caso, será necessário encontrar os profissionais qualificados.
Esses profissionais recebem em torno de R$50 / hora (ou R$8.400 / mês). Some ao valor da infra-estrutura (servidores e equipamentos de rede) onde irá implantar o sistema, que giram em torno de R$10.000.
Há também a modalidade de implantação em nuvem, como alternativa, onde são cobradas mensalidades próximas de R$300.
Veja também: O que é CRM e para que serve?
2- CRM “on-demand”
Nessa modalidade, os sistemas de CRM já estão prontos para usar. As novas funcionalidades são adicionadas para vários clientes, ao invés de uma única empresa em específico.
Eles geralmente são oferecidos como serviço e podem ser acessados pela internet: o software fica hospedado na infra-estrutura do fornecedor, que é responsável por toda manutenção e segurança do sistema.
Nesse caso, eles são chamados de SaaS (Software as a Service), sua empresa não precisa se preocupar com a parte técnica e na maioria das soluções, esses sistemas podem ser adquiridos através de assinaturas mensais / anuais.
O investimento realizado nesses sistemas fica entre R$50 e R$500 mensais, dependendo sempre das necessidades de sua empresa.
Quanto mais recursos são utilizados, como espaço necessário para armazenamento de arquivos, contatos, ou o número de funcionalidades, maior será o valor da assinatura.
Confira em nosso blog: Saiba tudo que um software de CRM pode fazer por sua empresa
3- Software projetado
Há também os softwares CRM que são elaborados especificamente para sua empresa.
Esses projetos são criados sob medida e envolvem horas caras de uma equipe técnica trabalhando especificamente nos projetos.
Dependendo das necessidades de sua empresa, esses projetos podem ser a melhor escolha.
Os valores variam bastante de projeto para projeto, pois a maioria das empresas trabalham com valores por hora técnica.
Ou seja, se a hora técnica custa R$100 e o projeto vai levar 100 horas para ser concluído, o valor total do projeto será de R$10.000.
Desse forma, é importante fazer um bom contrato, com um escopo bem-definido e prazos de entregas rígidos para evitar custos extras no decorrer do projeto e, assim, poder avaliar corretamente quanto vai custar esse CRM, no final.
Leia mais: CRM na gestão do relacionamento com o cliente: ágil e eficiente
Conclusão: o custo do CRM varia em função do tipo escolhido
Ao entender o que é CRM, compreende-se que esse sistema possui variados tipos, oferecendo funcionalidades e recursos dos mais simples até os mais avançados. Entre as diversas opções, um CRM SaaS online costuma ser o mais econômico, principalmente para empresas de pequeno e médio porte.
Mas para saber mesmo quanto custa um CRM em seu negócio, o ideal e verificar as diversas possibilidades e fazer uma análise de custos.
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