A motivação vai muito além de comissões e bônus. Pesquisas mostram que a falta de reconhecimento no trabalho é um fator determinante para afastar os colaboradores de seus objetivos. Dessa forma, investir em boas estratégias de engajamento pode ser o segredo para times mais produtivos e engajados.
Não existe área da empresa onde os resultados são mais cobrados do que na área de vendas. E para bater como metas e atingir os objetivos estipulados, é preciso saber motivar seus vendedores.
Neste contexto a falta de reconhecimento profissional pode ser fatal, ao impedir que sua força de vendas se sinta prestigiada e continue dando o melhor de si.
Antes de falarmos das formas tradicionais de motivação da equipe e sugerir outras abordagens mais comportamentais, vamos analisar os dados desta pesquisa sobre como os profissionais se sentem quanto ao reconhecimento no trabalho.
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Pesquisas apontam a importância do reconhecimento no trabalho
- 89% das pessoas afirmam que retorno de estresse por falta de reconhecimento no trabalho .
Os outros motivos de estresse são:
- 78% falta de tempo devido a longa jornada de trabalho.
- 69% separação interpessoais com colegas de trabalho.
Veja o artigo na íntegra aqui: Estudo foi feito em Porto Alegre e São Paulo pelo International Stress Management Association
Como você pode perceber, não apenas o desequilíbrio entre esforço a falta de reconhecimento do trabalho, mas os outros fatores, como falta de tempo e problemas de relacionamento , também acabam por afetar o desempenho das equipes.
Uma outra pesquisa, desta vez realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios, aponta resultados que apenas confirmam essas pesquisas.
O nome da pesquisa não poderia se encaixar melhor em nossa conversa:
“Quais são as hipóteses mais desmotivantes”
- 55,61% falta de reconhecimento no trabalho
- 14,5% ser contratado para uma tarefa e atuar em outra
- 12,42% fazer as atividades de um colega, mas com salario menor
- 8,79% acumular funções de outras pessoas
- 7,67% realizar atividades diferentes da minha profissão
Para ver mais detalhes da pesquisa, acesse: Falta de reconhecimento no trabalho é o que mais desmotiva os jovens, aponta pesquisa
Novamente, a falta de reconhecimento profissional é o fator que mais se destaca. Essa já é uma boa pista do que fazer para motivar sua equipe e atingir os resultados, sem criar um clima de pressão e descontentamento.
Muitos gestores de vendas acreditam que sua equipe precisa reagir a pressão. Sim, a profissão de vendedor exige competências de resiliência , mas nada que supere certos limites, a partir dos quais o efeito exatamente o contrário: menor desempenho!
Veja dados da pesquisa apresentada pela revista Exame e que falam sobre isso:
Pesquisa: 3 vilões da motivação do trabalho
Perguntados sobre o que mais os desmotiva no trabalho, os 3 primeiros motivos foram os seguintes (divididos por faixas etárias):
- 24,1% dos jovens, entre 21 e 28 anos ficam desmotivados com: Salário abaixo da expectativa
- 24,3% dos maduros, entre 29 e 35 anos ficam desmotivados com: Atmosfera pesada na organização
- 26,3% dos mais experientes, entre 43 e 49 anos ficam desmotivados com: Falta de reconhecimento do trabalho
Se quiser ver mais dados da reportagem, leia: 3 vilões da motivação do trabalho e como encará-los
Mais uma vez, a falta de reconhecimento no trabalho se destaca e, ainda mais grave, entre os profissionais mais experientes , que geralmente estão em sua fase mais produtiva, com transferência consolidados com boa parte da carteira de clientes e amplos conhecimentos de “manhas ”Do mercado.
Já existe um deles trocar sua empresa pela concorrência?
Quer saber como motivar sua equipe , reconhecer seu trabalho, para atingir os melhores resultados?
Veja primeiro quais são as formas mais tradicionais do reconhecimento do trabalho por meio de remuneração e premiações:
Praticando o reconhecimento no trabalho e motivação
Normalmente os funcionários tem um salário fixo e os ele podem ser agregados outros valores, vantagens e benefícios como forma de incentivo ao desempenho.
No Brasil, férias remuneradas e décimo terceiro salário, além de outros, como licença maternidade, são obrigatórios.
Assim, as formas mais comuns de motivar os funcionários seriam:
1. Benefícios como cesta básica, vale alimentação, seguro saúde etc.
Tem um caráter mais geral. Não premiam o esforço individual, mas é uma forma de reconhecimento, dado que nem todas as empresas suportadas.
2. Comissão sobre vendas
Uma das mais usadas, deve ser muito bem estudada para que seus percentuais não levem a distorções.
Com o tempo, o vendedor acaba se acostumando com ela, que deixa de ser um fator de motivação para ser encarada apenas como parte do salário a partir de um desempenho mínimo que ele sabe que pode atingir.
3. Prêmios por atingir metas
Os vendedores cumprir metas que devem ser atingidas para que possam receber prêmios e bonificações. A vantagem é que o gestor pode adequar seus objetivos gerenciais com o desempenho da equipe.
A desvantagem é a possibilidade de errar ao estipular como metas de cada vendedor e acabar comentado injustiças.
As metas podem ser estipuladas para a empresa como um todo, em conjunto com metas individuais ou não. Metas coletivas levam a um maior engajamento do grupo e cobranças internas na equipe, o que pode trazer mais resultados, mas também gerar um clima ruim.
4. Campanhas especiais de vendas
Grandes corporações costumam criar campanhas de incentivo de vendas, oferecem prêmios como viagens, eletrodomésticos e até carros.
Existe um grande esforço de endomarketing, com campanhas por e-mail marketing, cartazes e decoração dos ambientes, as vezes até com a criação de logotipos e mascotes da campanha.
Acontecem treinamentos e palestras motivacionais . Tudo isso, muitas vezes, em conjunto com uma campanha de publicidade junto aos clientes.
Tem uma grande força motivacional sobre as equipes e melhoram muito o clima organizacional, mas são bastante caras e devem ter um planejamento perfeito.
5. Convenções de vendas
Reunir a equipe de vendedores para fazer um balanço dos resultados do ano , anunciar novos projetos para o ano seguinte, apresentar produtos ou serviços que serão lançados e como metas para o período e, se for possível, fazer isso em um clima mais agradável e festivo, em um hotel ou mesmo resort.
O resultado sobre a motivação das equipes fica evidente.
Mas que outras medidas podem ser encaminhadas para motivar as equipes?
Como lidar com a falta de reconhecimento no trabalho?
Como vimos, o reconhecimento do trabalho é muito valorizado pelos funcionários. Muitas vezes, algumas atitudes simples podem ter um grande efeito:
- Consulte os vendedores diretamente comprometidos antes de tomar uma decisão importante.
- Dê feedback constante sobre qualquer solicitação especial que confiou a um funcionário.
- Promover cursos , treinamentos e capacitação é outra maneira de incentivar a equipe.
- Crie programas de sugestões para que a equipe como um todo sinta que seus conhecimentos e experiência são qualificados e podem ajudar a empresa.
- Caso a empresa ofereça benefícios, crie cestas de benefícios opcionais, em que o colaborador pode escolher quais quer receber em troca de outros que não necessita.
- Pratique o elogio em público e a crítica em particular.
- Deixe claro que critérios a empresa usa para oferecer oportunidades de crescimento profissional em função do desempenho.
- Por fim, reconheça o sua equipe em 4 níveis de percepção:
- Reconheça cada colaborador como indivíduo e não apenas como empregado, fazendo-o notar que é tratado com respeito e dignidade.
- Reconheça os resultados, não só com comissões e bônus, mas com elogios por seu desempenho e até diplomas e troféus de valor simbólicos.
- Reconhecer o esforço . Muitas vezes a conjuntura econômica ou outros fatores afetam o desempenho de um vendedor que se esforçou muito. Ele deve reconhecer que você reconhece isso.
- Reconhecer pelas competências. Todos os conhecimentos, habilidades e técnicas que aquela vendedor domina e que emprega tão bem para ajudar a empresa a atingir seus resultados ser percebidos e aproveitados. Convide um desses vendedores para dar uma palestra aos demais, por exemplo.
Motivação no trabalho: ajude seu time a realizar sonhos pessoais e potencializar as conquistas profissionais!
Além de investir nas dicas acima para fugir da falta de reconhecimento no trabalho, separamos uma dica bônus que pode te ajudar a alcançar resultados inacreditáveis em motivação de equipes: o Funil dos Sonhos.
Trata-se de uma ferramenta que tem, como objetivo principal, conectar os objetivos dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.
Seu preenchimento é simples e didático: basta seguir o passo a passo descrito na ferramenta. Com base em informações inputadas pelo vendedor sobre seus sonhos pessoais (casa? carro? estudos? viagem?) e sobre sua performance em vendas, o sistema cruza dados e oferece um dashboard SUPER completo e visual. A partir das metas estabelecidas na plataforma, o vendedor consegue entender o quão perto está de realizar seu sonho com base nas comissões recebidas por venda fechada.
Incrível, não é?
Entenda como o Funil de Vendas foi idealizado:
Para saber mais sobre este assunto, você também pode ler este artigo: Como motivar seus vendedores de forma a otimizar resultados