Sem dúvidas você já ouviu falar sobre reunião de brainstorming, mas você sabe como conduzir esse tipo de reunião de forma organizada?
Principais aprendizados deste artigo:
- Uma reunião de brainstorming é capaz não apenas de solucionar problemas, mas também de desenvolver novos produtos, otimizar processos e elaborar o planejamento estratégico de uma empresa.
- São muitas as vantagens de um brainstorming. Além de encontrar soluções criativas, essa dinâmica pode fortalecer a cultura da empresa, melhorar o clima organizacional e motivar o trabalho em equipe.
- O brainstorming nasce da necessidade de encontrar a solução para um problema. Para identificar a causa-raiz de uma questão a ser resolvida, o Diagrama de Ishikawa pode ser utilizado.
- A dinâmica de brainstorming é fruto de uma análise de resultados capaz de identificar pontos de melhoria. Utilize uma Planilha de avaliação de desempenho de vendedores em Excel gratuita para auxiliar no reconhecimento de problemas.
Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, uma reunião de brainstorming é uma dinâmica que envolve várias pessoas, podendo ser de áreas diferentes ou não, que incentiva a busca por soluções de problemas de maneira criativa.
A tradução literal para brainstorming é “tempestade de ideias”. Então, imagine o quão desafiador é orientar uma reunião como esta.
É por esse motivo que, neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é uma reunião de brainstorming e dar 7 dicas para que você consiga conduzir uma dinâmica como essa com excelência!
Continue a leitura do artigo para conferir!
O que é uma reunião de brainstorming?
Afinal, o que é e qual o objetivo principal do brainstorming?
Uma reunião de brainstorming é uma ferramenta utilizada para levantar soluções e ideias criativas que pode ser feita para diversos fins, como:
- desenvolver novas estratégias;
- construir novos processos;
- solucionar problemas;
- criar campanhas;
- criar novos produtos ou serviços;
- elaborar um planejamento estratégico.
Esta é uma das práticas feitas por agências de publicidade mais populares. Trata-se de uma reunião que envolve várias pessoas, que trabalham com maior colaboração e, juntas, encontram diversas soluções para problemas e desafios enfrentados pela empresa, ou por um departamento.
Esta é uma excelente maneira de inovar processos, produtos, estratégias e até mesmo a organização da empresa em si.
Afinal, se uma mente criativa já encontra soluções incríveis, quem pode imaginar o que várias mentes criativas podem fazer juntas? Esse é o espírito das reuniões de brainstorming!
Como surgiu o conceito de brainstorming?
O conceito de brainstorming foi criado pelo publicitário Alex Faickney Osborn, um dos fundadores da agência BBDO, com o objetivo de incentivar a construção de campanhas melhores e mais criativas para seus clientes.
Segundo Osborn, uma reunião de brainstorming que realmente funciona deve seguir os 5 critérios:
- Quanto mais ideias, melhor. Aqui, o foco é quantidade e, não, qualidade.
- Críticas e julgamos não são bem-vindos. É preciso que todos estejam confortáveis o suficiente para expressar suas ideias.
- Combinar ideias pode levar a resultados melhores.
- É preciso colocar as ideias resultantes do brainstorming em ação. Assim, a reunião não se torna obsoleta.
- O líder deve apresentar para a equipe os resultados da solução proposta pelo brainstorming. Dessa forma, ele incentiva a participação em novas reuniões.
Quais são as vantagens de uma reunião de brainstorming?
Se for realizada corretamente seguindo os princípios citados no tópico anterior, uma reunião pode trazer benefícios que vão além da resolução dos problemas. Veja alguns exemplos:
- encontra soluções mais criativas;
- fortalece a cultura da empresa;
- melhora a comunicação interna;
- gera mais empatia entre os participantes;
- gera mais ideias em menos tempo;
- valoriza as ideias dos colaboradores;
- promove mais confiança do líder, em seus liderados;
- motiva o trabalho em equipe.
Como conduzir uma reunião de brainstorming? 7 dicas!
Conheça 7 dicas que te ajudarão a organizar e incentivar mais ideais durante uma tempestade:
1. Tenha claro qual é o problema que deve ser solucionado
Uma reunião de brainstorming pode ser muito divertida, isso é fato. Mas é esse mesmo motivo que pode torná-la um tanto quanto desorganizada, caso você não tenha claro qual é a questão central a ser resolvida.
Além disso, quando exercitamos nossa criatividade, estamos abrindo uma porta para um mar de ideias e de referências que temos. Então, um risco que corremos é nos distanciarmos daquilo que realmente precisa ser o foco.
Pode ser que isso não seja exatamente culpa da nossa criatividade. Essa distração pode ocorrer que o objetivo da reunião de brainstorming não esteja evidente para todos os participantes.
Por essa razão, se preocupe em identificar e estudar o problema e, logo no início da dinâmica, contextualize a equipe e coloque-os na mesma página.
Para te ajudar a encontrar a causa raiz de problemas enfrentados pela sua equipe, tente o Diagrama de Ishikawa! Falamos mais profundamente sobre essa metodologia neste artigo: Diagrama de Ishikawa: cortando o mal pela raíz!
2. Envolva as pessoas certas
É muito bom poder contar com várias pessoas para contribuírem com sua criatividade. No entanto, saiba que quanto mais pessoas participarem, mais difícil será organizar suas anotações e mais tempo será preciso para realizar a reunião.
Logo, se preocupe em envolver as pessoas certas. Procure convocar uma pessoa de cada área, e sobretudo, vincule as áreas certas.
Se, por exemplo, você possui um grande time de vendas e gostaria de propor uma reunião de brainstorming para melhorar o processo comercial, você pode envolver representantes de cada etapa do funil de vendas, como:
- captação;
- prospecção;
- fechamento;
- pós-venda.
E se surgir algum conflito, saiba como resolver:
3. Deixe os participantes confortáveis
A reunião de brainstorming deve ser leve e estimular ideias genuínas. Para tanto, é preciso promover um ambiente em que os participantes se sintam confortáveis o suficiente para apresentarem suas ideias.
Lembre-se de um dos princípios de Osborn: sem críticas e sem julgamos!
4. Foco nas ideias, e não na implementação
O foco principal de uma reunião de brainstorming é coletar a maior quantidade de ideias possível.
Para que isso aconteça, é preciso deixar a preocupação com a viabilidade dessas ideias em segundo plano. Isso pode ser um empecilho para a criatividade.
Primeiro, colete as ideias. Depois, se alguma delas fizer sentido, estude uma possível implementação.
5. Utilize recursos visuais para a reunião
Você pode utilizar quadros e post-its para conseguir organizar as ideias da melhor forma. Quando conseguimos ter uma representação visual dessa organização, conseguimos assimilar mais facilmente as ideias.
Caso você trabalhe remotamente, existem alguns aplicativos que podem te ajudar com isso, como:
- Popplet;
- LucidChart;
- Miro.
6. Tenha um moderador durante a reunião de brainstorming
Considere contar com a ajuda de um moderador que esteja envolvido com a proposta da reunião, que não julgue e que se dedique a manter o grupo focado.
Além disso, é o moderador que irá apresentar o problema, coletar as anotações e, principalmente, controlar o tempo de cada atividade, uma vez que todas as etapas do brainstorming possuem um tempo pré-determinado para acontecerem.
7. Faça um roteiro para guiar a dinâmica
Para facilitar a condução da reunião de brainstorming, elabore, previamente, um roteiro, garantindo que todas as etapas estão sendo abordadas.
As etapas do brainstorming são:
- apresentação do problema;
- anotação das ideias por parte de cada participante;
- apresentação de cada ideia;
- combinação de ideias.
Para iniciar uma reunião de brainstorming, é preciso ter consciência sobre os resultados
A reunião de brainstorming nasce de um problema, algo a ser resolvido, ou aprimorado.
Portanto, não se deixe levar pela diversão. Uma reunião como esta precisa ser sucessora de uma boa análise de indicadores e performance. Caso contrário, o objetivo da reunião estará nebuloso e pode provocar uma verdadeira perda de tempo.
Então, comece por um diagnóstico da sua área e da sua empresa.
Quais são os desafios que você tem hoje? O que deve ser melhorado para trazer os melhores resultados?
Se você lidera a área comercial de uma empresa, temos um material de diagnóstico perfeito para você! Baixe agora mesmo nossa Planilha | Diagnóstico de Vendas Automático