Saiba quando ficar alerta à rotatividade nas empresas, como detectar os motivos e que providências tomar para evitá-la
Quando se fala em rotatividade nas empresas, estamos falando do índice de substituição de mão de obra, isto é, quantos funcionários são substituídos em uma organização em determinado período.
Já falamos sobre esse assunto aqui no blog e sabemos que a alta rotatividade de funcionários nas empresas não é benéfica e que é motivada por diversos fatores.
- clima organizacional ruim;
- falta de motivação;
- salários e benefícios defasados;
- entrada de concorrentes na empresa;
- ciclos econômicos;
- mudança do perfil dos trabalhadores no mercado;
- mudanças estratégicas na empresa.
Entre outros motivos, esses são os principais.
Mas quando devemos ficar alertas, quando tomar e quais são as providências necessárias ao se notar rotatividade nas empresas?
Para ajudar gestores e empreendedores a entenderem melhor esse assunto e se precaverem de eventuais problemas, selecionamos uma série de tópicos como clima organizacional, pesquisa de satisfação de funcionários, motivação de equipes e comunicação interna que serão detalhados a seguir.
Mas antes de falarmos de providências a serem tomadas, vamos entender o que exatamente significa rotatividade de funcionários na empresa.
O que você vai conferir:
O que é rotatividade nas empresas?
Segundo o renomado professor Chiavenato, rotatividade nas empresas, também chamada de rotatividade de pessoal ou turnover, é um termo usado para definir uma flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente, em outras palavras, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o ambiente.
Podemos dizer também que a rotatividade empresarial determina a taxa média referente às demissões e saídas de colaboradores da empresa em relação ao seu número médio de colaboradores.
De forma mais simples: qual a porcentagem média de funcionários de sua empresa que estão se demitindo ou sendo demitidos em um período de um mês, por exemplo.
A fórmula para calcular o índice de rotatividade varia de especialista para especialista, mas esta é uma das mais usadas:
Admissões + Desligamentos / 2 x 100
Média de Funcionários no Período
Para ver outras fórmulas usadas por especialistas e mais informações sobre rotatividade em empresa, leia: Tudo sobre índice de rotatividade e como gerenciá-lo.
O que leva a rotatividade nas empresas?
A rotatividade nas empresas (turnover) pode ser consequência de diversos fatores, desde o clima organizacional ruim a cenários econômicos desafiadores, queda nas receitas, pressão por resultados ou, inclusive, falta de motivação dos funcionários.
Quais problemas a alta rotatividade de pessoas traz a empresa?
Seus funcionários estão indo embora e isso não é uma iniciativa sua ou um plano de renovação da força de trabalho? Veja quando se preocupar com isso:
- perda de talentos para concorrentes;
- a empresa não consegue atender clientes por falta de pessoal;
- atendimento inadequado e sem qualidade devido à falta de experiência e qualificação dos colaboradores;
- altos custos de verbas rescisórias e despesas burocráticas de RH;
- gastos com treinamento e integração de novos funcionários, como onboarding de vendedores;
- instalações visivelmente vazias e subaproveitadas, gerando gastos de manutenção e aluguel desnecessárias;
- ociosidade produtiva, com máquinas e equipamentos parados, mesmo com demanda;
- clima organizacional ruim na empresa;
- fama de empresa que não atrai ou mantém funcionários se espalhando no mercado.
Leia também: Como montar um treinamento de vendas: é preciso dar um show?
Como você viu, todos estes sintomas são alarmantes!
Mas repetimos: deve ser levado em conta um eventual movimento estratégico da empresa que esteja levando a tal quadro. De qualquer forma, providências precisam ser tomadas.
Em uma postagem anterior, comentamos quando realizar uma pesquisa de clima organizacional, providência que vamos tratar em seguida. Leia mais sobre o assunto aqui: Quando aplicar uma pesquisa de satisfação de funcionários?
Como evitar a rotatividade nas empresas?
Várias medidas devem ser empregadas para evitar a alta rotatividade de funcionários na empresa. A primeira delas com certeza é fazer uma pesquisa de clima organizacional!
Pesquisa de clima organizacional
Nem sempre é fácil detectar os motivos que levam à alta rotatividade de funcionários nas empresas. É por isso que a pesquisa de clima organizacional é fundamental para um diagnóstico adequado.
De nada vai valer aumentar salários e benefícios, por exemplo, se o verdadeiro problema for outro, como falta de perspectivas de carreira, treinamentos ou de estruturas e equipamentos para trabalhar adequadamente.
Para se ter uma ideia, uma boa pesquisa de clima organizacional deve verificar fatores como estes:
- a empresa é um bom local para trabalhar?
- existem condições adequadas de trabalho?
- identificar por que os colaboradores estão desmotivados e o que os motivaria.
- conceito dos funcionários sobre gestão de pessoas na organização.
- a remuneração é justa?
- as tarefas são delegadas de forma justa pelos gestores?
- todos trabalham integrados por um objetivo comum?
- os benefícios são suficientes?
- os colaboradores conhecem a missão, visão, e valores da empresa?
- os conflitos são intermediados com justiça?
- os líderes comprovam ter as competências necessárias para seu cargo?
- os relacionamentos na empresa são saudáveis?
- os critérios de promoção são justos?
Com tudo isso detectado, passe a tomar as devidas providências.
Veja mais sobre pesquisa de clima organizacional neste post: Entenda o conceito de clima organizacional e como mudá-lo.
Conheça também três modelos para a elaboração de perguntas para pesquisa de clima organizacional.
Motivação de equipes
Dentre as diversas ações que podem ser recomendadas depois de uma pesquisa de clima, saber como motivar funcionários pode ser uma das mais desafiadoras.
Mas sem isso será muito difícil diminuir a alta rotatividade de funcionários.
Entre outros pontos importantes, algumas atitudes que podem ser colocadas em prática:
- programas de inventivo de vendas e resultados;
- treinamento e incentivo à capacitação: línguas e cursos de graduação e pós-graduação;
- participação nas decisões da empresa, quando couber;
- valorização das opiniões dos funcionários;
- feedback adequado de seus desempenhos;
- percepção de que existe um plano de carreira e perspectivas de crescimento;
- meritocracia, comissões e bônus adequados;
- tarefas desafiadoras para aqueles que se destacam;
- possibilidade de desenvolver novas competências.
Saiba mais: Como motivar vendedores desmotivados e reduzir o turnover do time de vendas: 5 estratégias
E tudo isso precisa de uma boa comunicação interna!
Não deixe de ler: Turnover no trabalho remoto? Como gerenciar o índice de rotatividade em tempos de home office
Comunicação interna e endomarketing
Muito do que falamos nos tópicos anteriores depende de uma boa comunicação interna. Até mesmo o uso de uma boa pedagogia empresarial é uma boa estratégia para melhorar a comunicação de colaboradores e RH.
Mas também é importante deixar claros os objetivos da empresa, passar feedback, desenvolver treinamentos, fazer circular jornais e newsletters podem ajudar muito a manter a equipe integrada e motivada. A conclusão final que deixamos é a seguinte:
Ao notar que a rotatividade de colaboradores está sendo prejudicial à empesa, realize uma pesquisa de clima e tome as atitudes corretas, de modo objetivo.
Para saber mais sobre endomarketing e comunicação interna e como usá-los em sua empresa, confira o conteúdo deste texto de nosso blog: Comunicação interna e endomarketing: equipes bem informadas.
Como lidar com a alta rotatividade de funcionários nas empresas?
Um fator importante para diminuir a alta rotatividade de funcionários nas empresas é saber liderar a equipe, principalmente, por meio do exemplo. Quer saber como ser um bom gestor de vendas? Então confira o nosso guia exclusivo: Gestão da equipe de vendas: tudo que você precisa fazer.
Aprenda a desenvolver a liderança
O primeiro passo para a gestão eficaz da equipe de vendas é ser visto como um líder por sua equipe. É por meio desse respeito que os resultados surgirão. Para isso, você vai aprender a:
- deixar de microgerenciar;
- posicionar-se como líder;
- ter um pensamento crítico;
- delegar tarefas;
- escutar a verdade;
- tomar a iniciativa.
- resolver conflitos.
Saiba como manter a equipe unida
A força de uma equipe está totalmente ligada a sua energia. É justamente a união que vai mostrar o potencial de realização. Sem isso, é impossível fazer uma gestão eficaz da equipe de vendas. Nesse sentido, você verá como:
- criar uma cultura acolhedora;
- implantar um política de portas abertas;
- valorizar pessoas que ajudam;
- incentivar a união da equipe.
Desenvolva um método de acompanhamento da sua equipe
Todo processo precisa de acompanhamento para acontecer. Veja como criar uma dinâmica de diálogo e fomentá-la ao máximo com todos da sua equipe. Você verá que não há como fazer a gestão de equipe de vendas de forma eficaz sem um sistema CRM para:
- conhecer seus clientes;
- descobrir sua necessidades;
- manter um follow-up adequado;
- ter informações na palma de sua mão.
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