Você sabe o real significado de SaaS em Cloud?
Cloud, como você sabe, significa nuvem em inglês e se refere à famosa nuvem de dados da internet: um local na web, fora de sua máquina ou de seus servidores próprios, onde uma empresa disponibiliza, muitas vezes em caráter gratuito, um espaço para armazenamento de arquivos, dados e informações e outros serviços mais elaborados, como softwares.
Mas e SaaS, o que significa? SaaS: Software as a Service. Novamente uma expressão inglesa, poderia ser traduzida por algo como: Software como um Serviço.
A expressão SaaS, Software as a Service, indica que você ou sua empresa têm a possibilidade de usar este aplicativo baseado na nuvem sem ter que instalá-lo em suas máquinas ou servidores (como o Agendor, por exemplo), de forma totalmente remota e, normalmente, responsivo para qualquer tipo de aparelho, seja tablet, notebook ou smartphone.
Além de aplicativos SaaS, conheça outras maneiras de melhorar a sua performance, baixe nosso Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas.
As vantagens são muitas, além do fato de grande parte deles oferecerem versões gratuitas extremamente funcionais e práticas, principalmente para pequenas empresas. Talvez você nem saiba, mas já está usando um software do tipo SaaS em Cloud. Quer ver?
SaaS em Cloud mais usados:
Veja alguns dos SaaS que selecionamos e suas características.
Dropbox
Difícil acreditar que você nunca tenha usado esta ferramenta SaaS (Software as a Service) para compartilhar arquivos. Com ela você pode acessar arquivos de onde estiver e compartilhar com outros usuários. Além disso, é possível sincronizar sua caixa do Dropbox com diversos dispositivos, permitindo enviar arquivos pesados, como vídeos, de modo bastante ágil e seguro. É excelente para fazer um backup de fotos pessoais ou de documentos importantes de sua empresa.
Dê uma olhada: https://www.dropbox.com/
Google Docs e Google Drive
Usar estes dois SaaS em conjunto já se tornou rotina em muitas empresas. O Google Docs disponibiliza versões próprias de editores de texto, planilhas eletrônicas e softwares de apresentação de slides totalmente compatíveis com os famosos Word, Excel e Power Point, além de outros programas, incluindo um editor de imagens.
A vantagem é que esses arquivos são compartilhados e editáveis por múltiplos usuários. Imagine poder compartilhar sua planilha de vendas online em tempo real com seus vendedores, determinando quem pode ver e quem pode editar, e atualizar tudo instantaneamente para todos eles, sem ter que ficar enviando e-mails, copiando e anexando as últimas versões de cada arquivo.
Use em conjunto com o Google Drive e armazene seus arquivos nessa nuvem, ou, se preferir chamar assim: nesse SaaS em Cloud…
Experimente: https://www.google.com/docs/about/
Trello
Até agora falamos de SaaS, Software as a Servisse, mais gerais e menos específicos. É por isso que gostaríamos de falar do Trello, um organizador de tarefas e projetos que pode auxiliar muito na gestão de sua força de vendas.
Com o Trello você monta quadros de listas de cartões, cada um deles com as tarefas que precisam ser cumpridas, prazos e responsáveis. Ele tem muitas outras funcionalidades, como conversas em chat, anexar arquivos e selecionar categorias por cores. Por dar uma visão global do projeto, do início ao fim, auxilia o gestor ou qualquer um dos usuários a se posicionarem rapidamente sobre o status e andamento das tarefas, além de manter um histórico de tudo o que foi feito.
Confira: https://trello.com/
Google Analytics
É bastante improvável que uma empresa que se preocupa com a performance de seu site ou de seus blog na internet não tenha usado o Google Analytcs. Uma ferramenta de monitoramento e análise de performance na web que não pode ser deixada de lado por ninguém, oferecendo diversos dados e estatísticas importantes sobre o tráfego na web e abrangendo vários canais.
Tudo é apresentado por meio de gráficos bastante fáceis de interpretar e interagir, proporcionando excelentes materiais para montar apresentações e estruturar relatórios.
Saiba mais: https://www.google.com/intl/pt-BR/analytics/
Querendo divulgar a Newsletter de sua empresa para um público qualificado? Ou deseja encontrar bons currículos de profissionais para ocupar vagas em seu negócio? Muito mais do que isso o LinkedIn é outro SaaS em Cloud Computing que pode te manter atualizado sobre novas tendências do mercado, fazer networking e até procurar vagas. O Brasil é um dos líderes mundiais no uso deste Software as a Service.
Já tem um perfil? https://www.linkedin.com/
Zendesk
Um dos mais procurados serviços de atendimento ao cliente baseado na web. Disponibiliza um jeito prático de dar o suporte que seu público precisa, utilizando os mais diferentes meios, como telefone, mídias sociais, chat e e-mail.
Veja o site: https://www.zendesk.com.br/
E estes são apenas alguns dos exemplos de SaaS em Cloud, existem muitos outros para você utilizar e aumentar a produtividade em sua empresa.
Saiba como usar o SaaS para alinhar equipes: Como alinhar os times de Sucesso do Cliente e Vendas?
Tendências SaaS em Cloud para 2016
SaaS são muito mais ágeis e econômicos para as empresas.A tendência é que este tipo de SaaS (Software as a Service) seja cada vez mais usado, principalmente no Brasil onde a necessidade de reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas tem se tornado imprescindível.
Confira algumas vantagens dos Softwares as a Service:
- Todo processo de compra, avaliação e instalação são online, trazendo muito mais agilidade.
- Todo desenvolvimento do software e a infraestrutura de uso (servidores etc.) é de responsabilidade da empresa fornecedora.
- A atualização dos sistemas é constante e online, sempre com melhorias e novas funcionalidades.
- Não é preciso instalar nada em suas máquinas ou servidores.
- A segurança das informações costuma ser excelente e é de responsabilidade dos criadores do SaaS que você utiliza.
Como você viu os SaaS em nuvem tem se mostrado uma excelente solução, ágil e mais econômica, para diversas empresas de diferentes portes e ramos.
Soluções SaaS para gerenciar o relacionamento com o cliente não são exceção. Dê uma olhada nesta postagem e saiba mais sobre o assunto: Como escolher um sistema de CRM para a sua empresa