O Sales Navigator é uma ferramenta de vendas do LinkedIn voltada para que empresas do mercado B2B possam melhorar a prospecção de leads e aumentar suas vendas, contando com diversas funcionalidades úteis para o sucesso do time comercial.
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Principais aprendizados deste artigo:
- O Sales Navigator é uma ferramenta de vendas do LinkedIn premium, que visa ajudar as empresas B2B a prospectar mais clientes e otimizar seus processos comerciais.
- A ferramenta usa o algoritmo do LinkedIn para encontrar os melhores leads e, assim, prospectar mais clientes pela plataforma.
- A solução permite fazer a integração com o CRM para transferir a carteira de clientes, atualizar automaticamente quaisquer mudanças e melhorar o fluxo de vendas.
- Por sinal, o Sales Navigator pode ser usado em conjunto com outras ferramentas, como o funil de vendas. Confira como isso funciona na prática com nosso e-book GRATUITO!
A propósito, segundo dados compartilhados pelo próprio LinkedIn, após analisar os resultados dos usuários, o Sales Navigator ajuda a conseguir negociações 42% maiores e 15% a mais de oportunidades no pipeline de vendas.
Quer aprender como usar essa ferramenta no seu negócio? Continue lendo, pois explicamos o que é e como funciona o Sales Navigator, com 6 dicas de como usá-lo na sua estratégia comercial!
O que é Sales Navigator?
O Sales Navigator é uma ferramenta do LinkedIn para ajudar os profissionais da área comercial a não apenas encontrar, mas também se conectar com os leads de maneira mais prática, já que tudo acontece na própria plataforma. Devido a isso, a ferramenta é ideal para usar em uma estratégia de social selling B2B.
O recurso é premium — ou seja, é pago — e conta com diversas funcionalidades que permitem encontrar os melhores leads para o seu negócio e, assim, dar início a uma estratégia de vendas mais assertiva.
Ademais, a plataforma oferece diversos planos para a contratação da ferramenta, com recursos variados para cada tamanho de negócio e estratégia comercial.
>>>> Você pode gostar: ferramentas de social selling — 6 plataformas para otimizar a venda social
Como funciona o Sales Navigator?
O Sales Navigator funciona usando o algoritmo do LinkedIn para encontrar os melhores leads. Em outras palavras, a ferramenta analisa as informações entregues pelos próprios usuários para segmentar os contatos conforme as pesquisas.
A ferramenta conta, por exemplo, com um recurso de pesquisa avançado, que possibilita filtrar as buscas com diversos critérios. Assim, você pode encontrar apenas pessoas que atuam em determinado setor e são as tomadoras de decisão.
Aliás, a plataforma também usa os dados analisados para recomendar possíveis clientes, com base em buscas anteriores, além de acompanhar a movimentação destes usuários na rede social.
Por último, é possível usar o Sales Navigator para enviar mensagens diretamente para os melhores leads, sem precisar ser adicionado por eles na plataforma, compartilhar conteúdos e criar uma rede privada para seu time de vendas poder se comunicar diretamente.
Agora que você já sabe o conceito, que tal aprender como usar o Sales Navigator para otimizar sua estratégia de vendas pelo LinkedIn? Para isso, basta continuar a leitura para conferir as 6 dicas que trouxemos a seguir!
Como usar o Sales Navigator na sua estratégia de vendas?
Para usar o Sales Navigator em uma estratégia de vendas, considere as seguintes dicas:
- envie sua carteira de clientes para a plataforma;
- procure os leads mais promissores;
- segmente os leads;
- salve pesquisas para gerar leads automaticamente;
- contate os possíveis clientes;
- não se esqueça do follow-up.
A seguir, explicamos como colocar cada uma destas dicas em prática. Vamos conferir?
1. Envie sua carteira de clientes para a plataforma
Um dos recursos mais úteis disponíveis no Sales Navigator é a integração com os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), que propicia enviar os dados da sua carteira atual de clientes para a plataforma.
Desse modo, você não precisa procurar por todos os perfis, já que a ferramenta faz isso automaticamente ao se conectar com o CRM de vendas. Assim, você tem acesso fácil aos perfis e pode dar início à estratégia de prospecção mais rapidamente.
No entanto, vale destacar que essa funcionalidade não está disponível em todos os planos.
2. Procure os leads mais promissores
A função de busca avançada permite que você segmente sua pesquisa para encontrar apenas os perfis que se adequam com o que você procura. Por exemplo, gestores de empresas de médio porte da sua região que trabalham home office.
Essa divisão traz mais assertividade para suas ações, já que permite encontrar apenas os leads mais promissores. Isto é, aqueles que se encaixam na sua estratégia e, portanto, têm mais chances de se tornar clientes.
3. Segmente os leads
Além de usar a busca avançada para encontrar os melhores leads, é interessante segmentar os contatos para fazer uma abordagem mais direta e personalizada.
Esse processo é necessário porque, muitas vezes, não há apenas um tomador de decisões nas compras B2B. Logo, será necessário falar com várias pessoas e cada uma demanda um método diferente de aproximação.
Além disso, há diferenças entre as próprias empresas B2B, dependendo do tamanho e área de atuação. Por isso, é vital separar para personalizar a comunicação, evitando que as mensagens pareçam “travadas” e artificiais.
Por outro lado, há leads que ainda não estão prontos para a compra, mas demonstram potencial. Estes podem ser guardados para um contato futuro, após um trabalho de qualificação.
A propósito, um dos recursos do Sales Navigator é a criação de marcadores, que, inclusive, podem ser sincronizados com seu software de CRM.
>>>> Aprenda mais em: vendas B2B — 19 dicas para vencer no business to business
4. Salve pesquisas para gerar leads automaticamente
Você fez sua pesquisa com diversas tags até encontrar os leads perfeitos. E agora? Bem, salve as informações que adicionou na plataforma. O Sales Navigator usa esses dados para recomendar novos leads automaticamente.
Assim, você não precisa repetir suas buscas. Basta ficar de olho nas notificações, apresentando contas com características em comum aquelas que você pesquisou.
5. Contate os possíveis clientes
Para dar continuidade ao processo de vendas, é preciso abordar os possíveis clientes, certo? E você pode fazer isso usando a funcionalidade de InMail da própria plataforma.
E, como o LinkedIn é uma rede profissional, não é estranho receber uma mensagem chamando para conhecer a solução de uma empresa ou apresentando os benefícios que determinado produto pode oferecer para a companhia do usuário.
>>>> Temos o artigo perfeito para ensinar como escrever esse tipo de mensagem no nosso blog: modelos de LinkedIn InMail — 3 templates para copiar e adaptar
6. Não se esqueça do follow-up
Follow-up é o processo de acompanhar o cliente durante a jornada comercial, sendo essencial para quem deseja fechar mais vendas. A boa notícia é que o Sales Navigator conta com um recurso que avisa sobre mudanças nos leads — como troca de cargo — e outras atualizações relevantes.
Indicamos que você confira esse vídeo do nosso canal do YouTube, no qual o Kesley Henrique dá dicas de como fazer follow-up:
Como falamos, é possível integrar o Sales Navigator com o CRM. E, caso você ainda não use a ferramenta, temos mais uma dica valiosa: o software do Agendor. Com ele, é possível fazer toda a gestão comercial, desde o planejamento até o pós-venda, de um só lugar.
Inclusive, no Agendor você cria e gerencia seus funis de venda, adiciona todas as informações essenciais sobre cada cliente e, ainda, programa lembretes para nunca mais se esquecer do follow-up.
Quer testar? Então, aproveite para usar o CRM do Agendor gratuitamente. Basta fazer sua inscrição!