O setor comercial de um escritório de contabilidade é a área responsável por atrair clientes e aumentar as vendas de prestação de serviços contábeis. Montar um setor comercial significa ter time exclusivo para a atividade e deixar os contadores livres para realizarem apenas as tarefas relacionadas ao trabalho contábil.

Principais aprendizados deste artigo

Quais as vantagens da estrutura comercial contábil? Muitas! A primeira é que os contadores não precisam se desdobrar para atender aos clientes que já estão na base e ainda buscar novos para aumentar a receita do escritório.

Outros pontos positivos são o aprimoramento da gestão de vendas da contabilidade e a criação de estratégias de marketing contábil eficientes. Afinal, contar uma equipe especializada e focada nessas atividades gera resultados muito melhores.

Entretanto, é preciso construir um setor comercial para escritório de contabilidade sólido, com objetivos claros, metas realistas e conhecimento pleno do público-alvo.

Como montar essa estrutura comercial contábil? Siga a leitura e descubra!

Por que criar um setor comercial em um escritório de contabilidade?

Criar um setor comercial para um escritório de contabilidade é importante porque ajuda o negócio crescer, a destacá-lo no mercado, a expandir a base de clientes e a aumentar a receita a partir da geração de novas oportunidades de vendas. 

Sim! Poucos gestores e contadores enxergam dessa forma, mas um negócio desse tipo também vende — no caso, o produto comercializado é a prestação de serviços contábeis.

Logo, se há algo a vender, é essencial adotar técnicas que ajudem a encontrar os clientes certos, desenvolver as negociações, trazê-los para o escritório e fidelizá-los.

Quanto a esse fluxo, pense no seguinte: os contadores são os profissionais perfeitos para lidar com tarefas como abertura de empresas, cálculo de impostos e emissão de guias de tributos e declarações fiscais obrigatórias. Porém, será que têm a expertise necessária para definir estratégias de atração e retenção de clientes?

Por motivos como esse, é importante “separar as áreas” e criar um setor comercial para o escritório de contabilidade. Essa divisão gera vantagens como:

  • identificação mais precisa de boas oportunidades de negócios;
  • melhora da comunicação com leads, prospects e clientes;
  • aumento da eficiência operacional;
  • fortalecimento de marca;
  • elevação da receita.

Dica! Não deixe de ler o artigo: “​​Como captar clientes de contabilidade: 11 dicas para gerar mais oportunidades de negócios” 

Como criar um setor comercial para escritório de contabilidade?

Para criar o setor comercial para escritório de contabilidade, o ideal é:

  1. definir objetivos e metas;
  2. identificar o público-alvo;
  3. analisar o mercado;
  4. estruturar o time de vendas;
  5. escolher as tecnologias;
  6. monitorar os resultados;
  7. treinar a equipe continuamente.

Vamos aos detalhes?

1. Definir objetivos e metas

Apesar de todas as vantagens, montar um setor comercial gera gastos. Logo, é essencial ter motivos claros para criar a estrutura, do contrário, o investimento pode ser em vão.

Assim, o primeiro passo é definir os objetivos dessa estruturação, por exemplo:

  • aumentar a base de clientes;
  • expandir a atuação no mercado;
  • gerar novas receitas recorrentes.

2. Identificar o público-alvo

O público-alvo é o grupo de pessoas com potencial para se beneficiar dos serviços que o seu escritório de contabilidade oferece

Para identificar o seu, liste todos os problemas contábeis que você e seu time resolvem. Essa parte é importante porque cada nicho precisa de um suporte contábil diferente. Assim, ao definir o que seu negócio supre, fica mais fácil direcionar esforços para os clientes certos. 

Este artigo tem dicas para te ajudar nessa identificação. Não deixe de ler! “O que é uma buyer persona e como irá ajudar no seu processo de vendas

3. Analisar o mercado

Busque pesquisas que mostram o que os clientes precisam e esperam receber dos escritórios de contabilidade — entidades como a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) costumam publicar conteúdos interessantes.

Aqui, o objetivo é ter uma base de como está o mercado, quais são as tendências e o que falta entregar. 

A partir dessas informações, fica mais fácil criar um plano de ação para melhorar a gestão de vendas da sua contabilidade, definir estratégias de marketing contábil direcionadas e eficientes e aumentar as chances de conversão. 

4. Estruturar o time de vendas

Definir a estrutura comercial contábil é outro desafio para muitos gestores. Afinal, como saber quantas pessoas contratar para formar esse time? Porém, não se preocupe, pois essa decisão é mais simples do que parece!

No infográfico abaixo, você vê os cinco passos principais para decidir o tamanho ideal de uma equipe de vendas. Confira!

Setor comercial escritório de contabilidade

5. Escolher as tecnologias

Ninguém tem tempo a perder para realizar tarefas manualmente, concorda? Por esse motivo, não tem como montar um setor comercial para escritório de contabilidade sem usar a tecnologia.

Para as estratégias de marketing contábil, procure soluções que automatizam processos como criação de campanhas e envio de e-mails de nutrição de leads.

Já para otimizar o fluxo de vendas, utilize um CRM, Customer Relationship Management, ou gestão do relacionamento com o cliente, em português. 

Esse sistema ajuda a, por exemplo:

  • centralizar e organizar todos os dados dos leads, prospects e clientes;
  • registrar e criar um histórico de interações;
  • automatizar follow-ups; 
  • estruturar processos;
  • enxergar exatamente em qual etapa do funil de vendas o cliente em potencial está.

Com todas essas informações acessíveis, o time comercial sabe exatamente o que fazer, quando e qual a melhor forma, e essa maneira de trabalhar aumenta as chances de fechar boas vendas!

Setor comercial escritório de contabilidade

6. Monitorar os resultados

Antes mesmo de o setor comercial do seu escritório de contabilidade começar as operações, você precisa definir meios de mensurar a performance do time. Essa é a única maneira de descobrir se todo o planejamento e investimento trouxe os resultados esperados.

Alguns KPIs de vendas que ajudam nessa mensuração são:

  • taxa de conversão;
  • valor médio de venda;
  • taxa de conversão por lead gerado;
  • número de vendas;
  • oportunidades abertas;
  • oportunidades encerradas.

Entenda mais sobre indicadores de performance neste artigo: “AULA 4 | Construindo um processo comercial: 6 KPIs de vendas para avaliar o desempenho do seu processo comercial”  

7. Treinar a equipe continuamente

Fechamos este passo a passo de como montar uma estrutura comercial contábil com a importância de fornecer treinamentos e capacitação contínua para o seu time de vendas. 

Essa é uma das melhores maneiras de mantê-los atualizados, desenvolver novas técnicas de vendas e ensiná-los como usar ao máximo as ferramentas de gestão implementadas.

Assista ao webinar: Como treinar equipe de atendimento e melhorar relacionamento e descubra pontos importantes, como quais métricas acompanhar, qual o perfil de profissional ideal e as melhores práticas de treinamento.

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