Aumentar a participação no mercado é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Afinal, isso é um indicativo de força competitiva.
No entanto, manter o foco apenas em conquistar uma parcela maior das vendas do mercado pode ser uma estratégia pouco eficaz em se tratando de pequenas e médias empresas.
No caso de empresas que não são grandes corporações, pode ser mais interessante concentrar os esforços na obtenção de um maior customer share (ou share of customer).
Se você não tem ideia do que isso significa e deseja saber mais sobre esse importante indicador, fica tranquilo que este artigo vai esclarecer todas as suas dúvidas.
Nos parágrafos a seguir, você vai entender o que é share of customer e qual a diferença para o market share.
Continue a leitura para descobrir também 4 dicas de share of customer marketing para implementar na sua empresa.
Leia também: O que é market share? Tudo o que você precisa saber
O que é share of customer?
O customer share é um conceito recente no mundo dos negócios. Basicamente, ele se refere à quantidade de negócios que são fechados com cada cliente de uma empresa.
O objetivo do share of customer é mensurar o engajamento dos clientes com os produtos e serviços de uma marca.
Em vez de vender uma única solução para o maior número possível de clientes, no customer share busca-se vender o maior número possível de soluções para o mesmo cliente.
Acompanhar esse indicador é importante para que a empresa consiga ajustar suas estratégias voltadas ao engajamento, satisfação e fidelização da sua base de clientes.
O share of customer é fruto de uma visão mais centrada no cliente e que busca atender suas necessidades oferecendo diferentes opções de compra.
Leia mais: Técnicas de Wallet Share: como capturar a maior parte da verba total de seu cliente
Qual a diferença entre market share e share of customer?
Market share e share of customer são conceitos que apresentam diferenças consideráveis.
O market share se preocupa em mensurar a fatia do mercado que uma empresa detém. Para isso, é feita a relação entre as vendas totais do mercado e as vendas da empresa em questão.
Imagine que você tenha uma empresa de software de gestão. Se 20% das vendas de software de gestão feitas no mercado brasileiro forem da sua empresa, logo o seu market share será de 20%.
O share of customer, por sua vez, trata da quantidade de vendas feitas para cada cliente já existente. O foco muda do produto em si para o cliente como principal fonte de renda.
No marketing share, concentra-se em levar as soluções da empresa para cada vez mais pessoas, conquistando novos clientes. Na abordagem do customer share, busca-se explorar o potencial de crescimento e lucro da empresa fortalecendo o relacionamento com seus clientes atuais.
Veja também: Nem todos podem ser o líder de mercado: como ganhar Market Share, então?
4 dicas de como aumentar o customer share da sua empresa
Existem algumas boas práticas de share of customer marketing que podem ajudar a sua empresa a reter seus clientes e incentivá-los a comprar mais vezes as suas soluções.
Confira a seguir 4 dicas para aumentar o customer share do seu modelo de negócio.
1. Diversifique seu portfólio
Invista na diversificação do portfólio da sua empresa e ofereça diferentes soluções para os seus clientes. Dessa forma, é possível contemplar diferentes necessidades colocando à disposição dos clientes produtos que se complementam.
Veja mais: Segredos de como definir o mix de produtos de uma empresa
2. Ofereça um atendimento de qualidade
Um atendimento de qualidade é a chave para estreitar o relacionamento com os clientes e fazer com que eles realizem novas compras e com mais frequência.
Procure personalizar as interações e criar soluções sob medida para os clientes.
Se sua empresa vai investir na melhoria do atendimento ao cliente, aqui vão algumas dicas preciosas:
E mais algumas: Entenda tudo sobre atendimento ao cliente: o que é, qual é a importância e mais
3. Mantenha a excelência no pós-venda
O mesmo nível de excelência empregado no fechamento de uma venda deve ser mantido mesmo após a conclusão de uma negociação.
Busque garantir que os clientes tenham uma experiência positiva no uso de seu produto ou serviço.
Confira: Como fazer um pós-venda eficiente: mostre que vai continuar ajudando
Veja mais dicas de como transformar seu pós-vendas em uma verdadeira máquina de vendas:
4. Interaja com os clientes em diferentes canais
É importante que a empresa ofereça diferentes opções de canais para que os clientes possam interagir com a marca, realizar pedidos e esclarecer suas dúvidas.
Hoje, as redes sociais precisam fazer parte desse mix de opções. O chamado omnichannel integra as mídias usadas para se comunicar com o cliente, seja por e-mail, telefone, chats ou outras, que precisam estar conectadas entre si e trocando informações.
Entenda isso melhor neste post de nosso blog: [GUIA] O que é omnichannel: exemplos, conceitos e como aplicar na sua empresa
Hora de monitorar o share of customer!
Bom, agora que você já sabe mais sobre share of customer, mantenha o foco nos clientes que a sua empresa já possui e obtenha bons resultados de faturamento e lucratividade a longo prazo.
Conquistar uma fatia maior do mercado ou aumentar as vendas para cada cliente depende de saber usar omarketing corretamente. Veja dicas de como fazer isso baixando nosso e-book gratuito: Como usar o Marketing para escalar suas vendas