A qualidade do atendimento oferecido aos clientes é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa.
Nesse sentido, humanizar a relação entre a marca e seus públicos fará toda a diferença para que se consiga satisfazer os clientes e ocupar uma posição de destaque em um mercado cada vez mais competitivo.
Nas próximas linhas deste conteúdo, você vai descobrir o que é o atendimento humanizado ao cliente, quais os benefícios essa prática oferece e qual a importância da humanização no atendimento na Era Digital.
Além disso, você poderá conferir também 6 dicas indispensáveis para promover um excelente atendimento humanizado ao cliente:
- Pratique a escuta ativa;
- Demonstre empatia durante o atendimento;
- Não se prenda a um script;
- Personalize sua abordagem;
- Tenha proatividade;
- Treine o time de atendimento.
Leia também: Como fazer um bom atendimento pessoal? 5 dicas infalíveis
O que é atendimento humanizado ao cliente?
O atendimento humanizado ao cliente é uma forma de solucionar os problemas e questionamentos apresentados pelos clientes da empresa por meio de uma abordagem mais acolhedora e empática.
Na humanização do atendimento, valoriza-se o cliente enquanto indivíduo, buscando entender as suas dores e necessidades.
Leia mais: Atendimento personalizado: o que é e quais técnicas utilizar para fazer o cliente se sentir único e especial
Quais os benefícios da humanização do atendimento ao cliente?
O atendimento humanizado ao cliente pode trazer inúmeros benefícios para as empresas que adotam essa abordagem.
Em primeiro lugar, os clientes tendem a ficar mais satisfeitos quando percebem que a empresa os enxerga como indivíduos únicos e não como “só mais um número”. Essa maior satisfação acaba se traduzindo no aumento da fidelização de clientes.
Com a humanização no atendimento, é possível fortalecer a relação de confiança entre a empresa e seus clientes.
Além disso, atender de maneira humanizada é também um diferencial competitivo e faz com que a empresa se fortaleça no mercado em que atua.
Qual a importância do atendimento humanizado na Era Digital?
É notório que, com o avanço das tecnologias nos últimos anos, as empresas fazem uso de recursos digitais para se relacionarem com o público e oferecer um atendimento mais ágil e automatizado.
No entanto, não se pode deixar de lado o aspecto humano, mesmo na Era Digital. Investir na humanização do atendimento e se pautar mais na qualidade do que na quantidade é importante para que a empresa se aproxime melhor de seus clientes e consiga fidelizá-los mais facilmente.
Ferramentas tecnológicas, mesmo podendo ser grandes aliadas, não são capazes de substituir a capacidade humana de compreender o sentimento de outro.
Como humanizar o atendimento ao cliente?
Por meio de algumas boas práticas, é possível promover um atendimento humanizado ao cliente e estreitar o relacionamento entre ele e a sua empresa.
Confira a seguir 6 dicas de como humanizar seu atendimento e deixar seus clientes satisfeitos.
1. Pratique a escuta ativa
Para humanizar o atendimento, ouça com atenção o que o cliente tem a dizer. Pratique a escuta ativa para entender o problema relatado pelo cliente e, assim, encontrar a solução mais adequada.
Uma regra prática de como fazer isso é passar mais tempo escutando o cliente do que falando. Ao contrário da crença comum, um bom vendedor deve falar menos e ouvir mais.
Entenda isso melhor assistindo a este vídeo do Raul Candeloro:
2. Demonstre empatia durante o atendimento
Empatia é considerada a peça-chave para a humanização do atendimento. Trata-se da capacidade de se colocar no lugar do outro.
Ao demonstrar empatia durante o atendimento, é possível identificar os sentimentos do cliente e entender o problema sob a perspectiva dele.
Este post de nosso blog tem ótimas dicas para você por a empatia em prática na sua empresa: Como criar um mapa de empatia respondendo 35 perguntas
3. Não se prenda a um script
Um script engessado não favorece em nada a promoção de um atendimento humanizado. De fato, você pode contar com um roteiro de apoio; mas evite se prender a ele e segui-lo à risca.
4. Personalize sua abordagem
Não há como promover a humanização no atendimento se você não personalizar sua abordagem. Levante informações específicas sobre o cliente, como nome, cargo que ocupa na empresa, histórico de relacionamento e compras anteriores.
Mas como fazer isso na prática? A tecnologia é sua principal parceira nessa hora. Um sistema automatizado de relacionamento com o cliente pode te dar todas as informações que precisa, além de segmentar seus clientes automaticamente, facilitando uma abordagem personalizada.
Veja como o Agendor pode te ajudar a fazer isso:
5. Tenha proatividade
Em vez de esperar que o cliente faça certas exigências durante o atendimento, seja proativo e as antecipe. Ofereça soluções que vão além do problema apresentado pelo cliente.
6. Treine o time de atendimento
Invista em capacitação e ofereça treinamentos constantes para os agentes de modo a conscientizá-los sobre a importância de humanizar o atendimento e ensinar as melhores práticas para isso.
E aí, ficou o que é atendimento humanizado e por que ele é tão necessário? Utilize as dicas que você acabou de conferir e promova um atendimento de qualidade para os clientes da sua empresa.
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